7 malefícios do café para não exagerar na dose

Escrito por Jonara Cordova

Tudo que nós fazemos em exagero tende a dar errado. O melhor é sempre buscar um equilíbrio. No caso do café, não é diferente. A maioria das pessoas pode consumir seu cafezinho (salvo quem tem alguma intolerância) sem ter nenhum problema, desde que não passe dos limites, é claro.

Apesar dos benefícios do café, existem alguns motivos para ficar alerta na hora de consumir a bebida. Confira os malefícios que o consumo do café pode trazer:

1. Pode fazer mal pro sistema nervoso

Gif: Reprodução / Giphy

Se você exagerar no café (principalmente quando estiver de estômago vazio), as chances de sentir uma agitação desconfortável é grande. Seu coração pode acelerar e você tende a sentir ansiedade, irritabilidade e até mesmo espasmos no corpo. Se você achar que exagerou no café, beba bastante água e coma algo.

2. Pode aumentar as chances de osteoporose

Gif: Reprodução / Giphy

Ao consumir muita cafeína, seu organismo terá mais dificuldade na absorção de cálcio. Isso pode acarretar, a longo prazo, em uma osteoporose. Portanto, o ideal é beber seu cafezinho com moderação. Além disso, procure consumir alimentos ricos em fibras, que facilitam a absorção do cálcio, equilibrando o efeito do café.

3. Causa dependência

Gif: Reprodução / Giphy

O café tem ótimos benefícios, porém, ele pode causar dependência se for consumido em muita quantidade e com uma frequência exagerada. Além disso, se você parar de repente com o café, terá sintomas de abstinência, como desconforto estomacal, tontura e dor de cabeça. Portanto, diminua a dose aos poucos.

4. O espresso aumenta os níveis de colesterol

Gif: Reprodução / Giphy

Um dos malefícios do café espresso é a substância cafestol, que faz parte da sua composição. Ela interfere nos receptores do intestino que fazem a absorção do LDL (colesterol ruim), podendo aumentar os níveis de colesterol. Por isso, é mais saudável beber o cafezinho coado, porque o filtro é capaz de separar o cafestol.

5. Pode prejudicar seu sono

Gif: Reprodução / Giphy

Como o café é estimulante, ele normalmente faz com que quem beba perca o sono. O problema é que, às vezes, por beber muito café ao longo do dia, você pode perder o sono na hora de dormir. Assim, você acaba dormindo tarde e na manhã seguinte está sentindo o cansaço novamente. Se você sentir que está acontecendo isso, beba somente pela manhã e evite no restante do dia.

6. Pode causar desidratação

Gif: Reprodução / Giphy

O café é bastante diurético, ou seja, ao beber, você sentirá bastante vontade de urinar, o que é bom até certo ponto, porque estará limpando o seu organismo de impurezas. O problema é que, se ele for consumido de forma exagerada, você irá tanto ao banheiro, que vai acabar perdendo muito líquido e ficando com seu corpo desidratado. Após um cafezinho, sempre beba água para garantir.

7. Pode aumentar a acidez estomacal

Gif: Reprodução / Giphy

Outro dos malefícios do café em exagero é a irritabilidade no estômago que ele pode causar, por aumentar a acidez do suco gástrico. Essa irritação na mucosa do estômago pode até mesmo chegar a se tornar uma gastrite. Principalmente, no caso de fumantes. Portanto, se você sente um incômodo estomacal, a dica de beber muita água vale aqui também, além de ser importante diminuir o consumo do café.

Agora que você já sabe dos malefícios do café, lembre-se de beber com moderação. É importante lembrar que todos esses sintomas variam de pessoa para pessoa, pois, alguns organismos são mais sensíveis que outros. O ideal é beber seu cafezinho sem exagero e, se mesmo assim você sentir algo ruim, procurar um médico para saber exatamente como tratar.