20 melhores faculdades de medicina classificadas pela Folha de S. Paulo

Escrito por Bruna Soder

O RUF é o ranking entre as principais universidades do país, dentre públicas e privadas, realizado pela Folha de S. Paulo anualmente. Para esta classificação, são analisados aspectos como as pesquisas realizadas pelas instituições e seus projetos de inovação. Quer saber quais são as melhores faculdades de medicina do Brasil? Então, confira a lista a seguir!

10 melhores faculdades públicas de medicina

Uma boa universidade pode determinar o futuro de um estudante cheio de sonhos. Além da infraestrutura, professores qualificados também fazem a diferença. Veja agora quais são as melhores faculdades públicas de medicina do Brasil:

1. USP – Universidade de São Paulo

A USP é sonho de muitos estudantes brasileiros, pois é a maior universidade pública do nosso país. Sua avaliação pelo RUF de 2019 obteve média 98,02, correspondente com a qualidade e o seu compromisso com a educação.

2. UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas

Outra das universidades públicas do estado de São Paulo é a UNICAMP com nota 97,09 no ranking da Folha. A instituição tem forte ligação com a área de pesquisa, mantendo quase metade de seus alunos em cursos de pós-graduação.

3. UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais

A federal de Minas Gerais tem uma história de quase cem anos de tradição em áreas de estudo como a engenharia e a medicina. Sua avaliação pelo RUF obteve média geral de 96,72.

4. UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo

A segunda federal da lista é a UNIFESP, também de São Paulo. Sua origem remonta a fundação da Escola Paulista de Medicina em 1938, o que lhe confere autoridade nesta área. Segundo o RUF, a médica da universidade é de 86,73.

5. UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, a UFRGS é outra entre as melhores faculdades de medicina do país. Sua média entre pesquisa, ensino, mercado e outros fatores lhe rendeu uma nota 95,68 no ranking da Folha.

6. UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro

Com cem anos de tradição, sendo a primeira instituição a oferecer cursos de ensino superior em nosso país, a UFRJ obteve nota geral 97 no RUF de 2019, ficando em terceiro lugar considerando todos os cursos ofertados.

7. UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Com campi em sete cidades do Rio de Janeiro, a UERJ tem grande prestígio por seu curso de medicina. Segundo o ranking de universidades realizado pela Folha de S.Paulo, sua média é de 87,81.

8. UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Dentre as melhores faculdades de medicina, está outra instituição estadual de São Paulo, a UNESP. Com cerca de quarenta anos de história, a universidade conseguiu uma avaliação de 92,67 pelo RUF.

9. UFPE – Universidade Federal de Pernambuco

A UFPE é a federal de Pernambuco, uma das primeiras instituições universitárias do norte e do nordeste do país. Seu prestígio nas áreas da saúde lhe concederam boas avaliações, recebendo nota 89,77 pelo RUF de 2019.

10. UFF – Universidade Federal Fluminense

A UFF conquistou nota 86,66 no ranking da Folha, mas é considerada a 10ª melhor faculdade de medicina do Brasil. Seus anos de dedicação ao ensino superior lhe garantem diversos marcos no país e no mundo.

Acreditar no seu potencial vai te ajudar a garantir uma vaga nessas universidades, pois sonhar com o futuro nos leva adiante. Se na sua região as opções forem privadas, veja a lista que continua no próximo tópico.

10 melhores faculdades privadas de medicina

Apesar das mensalidades geralmente serem altas, o investimento total em um curso de medicina vai valer a pena no final das contas. As próximas instituições são consideradas as melhores faculdades privadas de medicina do Brasil:

1. PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Com avaliação 84,31 pelo RUF, a PUC do Rio Grande do Sul é considerada a maior universidade do seu estado e a primeira a ser fundada pelo Instituto dos Irmãos Maristas em todo o mundo.

2. FCMSCSP – Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa São Paulo

A tradição da FCMSCSP em oferecer cursos na área da saúde lhe confere o posto de uma das melhores faculdades de medicina privadas. Além dos cursos de bacharel, a faculdade oferece cursos tecnológicos e de pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado).

3. SLMANDIC – Faculdade São Leopoldo Mandic

A Faculdade São Leopoldo Mandic é uma instituição situada em Campinas, São Paulo. Foi fundada em 1972 e até hoje é respeitada por seus profissionais altamente qualificados: boa parte dos docentes com título de doutores.

4. Bahiana – Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

A Bahiana é mais uma faculdade com vestibular concorrido para o curso de medicina. A instituição fica em Salvador, foi fundada em 1952 e é especialista na área da saúde.

5. UNIFOR CE – Universidade de Fortaleza

Com o lema “Ensinando e Aprendendo”, a UNIFOR tem contribuído com o ensino superior desde 1973. Sua avaliação pelo ranking da Folha de S.Paulo é de 60,43.

6. PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

De nota 62,4 no RUF de 2019, a PUC de São Paulo é uma das melhores faculdades de medicina do país. Com mais de cinquenta cursos oferecidos, a instituição é reconhecida, não só no Brasil, mas também por rankings internacionais.

7. PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Com grande quantidade de publicações de artigos, a PUC do estado do Paraná também entra nesta lista. Sua avaliação pelo ranking de universidades da Folha de S.Paulo cheou a 76,88.

8. CESUPA – Centro Universitário do Estado do Pará

A CESUPA é o primeiro Centro Universitário da lista, o que lhe confere mais autonomia do que se comparado com outras faculdades. A instituição foi fundada em 1986 e oferece cursos de graduação e pós-graduação.

9. Santa Casa ES – Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória

Também conhecida como EMESCAM, a instituição filantrópica, surgiu em 1968. Hoje, oferece os cursos de medicina, enfermagem, fisioterapia e serviço social, além de uma pós-graduação.

10. UNP – Universidade Potiguar

Do Rio Grande do Norte, a UNP é uma universidade que oferece mais de cem cursos, dentre eles, o de medicina que é o único ofertado por uma instituição de ensino privado no estado.

Para conferir a lista completa das melhores faculdades de medicina, acesse o site do RUF. Veja também quais são as melhores universidades do mundo e tome coragem para se inscrever em um desses vestibulares.