10 dicas para emagrecer com saúde e sem dietas radicais

Escrito por Jonara Cordova

Você decidiu emagrecer, mas não sabe por onde começar? Primeiro reflita se essa é realmente uma vontade sua, ou se está se pressionando por padrões estéticos. É possível ser uma pessoa gorda e linda, portanto, não se deixe levar por essa pressão. Mas, se você realmente quer emagrecer, saiba que existem muitas formas de fazer isso sem prejudicar a sua saúde. Reunimos 10 dicas para você emagrecer com saúde. Confira!

1. Faça uma reeducação alimentar

Gif: Reprodução / Giphy

A reeducação alimentar é algo que vai além do emagrecimento. Ela tem o propósito de fazer com que você reveja todos os seus hábitos alimentares, mudando aqueles que não são saudáveis. Como consequência disso, você poderá emagrecer com saúde.

Esse processo, diferente de uma dieta comum, não faz com que você tenha que comer pouco. Ele muda a sua forma de enxergar a comida, você passa a ter mais consciência do efeito de cada coisa que come. Toda reeducação alimentar deve ser feita com o acompanhamento de um profissional nutricionista.

2. Entenda de onde vem a vontade de comer

Gif: Reprodução / Giphy

Às vezes o nosso inconsciente associa a comida a um momento de ansiedade. Outras vezes, comemos demais por estresse, tédio… A verdade é que é bastante comum comer sem consciência, sem de fato estar com fome.

Portanto, é muito importante saber de onde vem essa vontade compulsiva de comer. A origem dela é que precisa ser resolvida para, então, você conseguir mudar seus hábitos alimentares. Por exemplo, se você come por ansiedade, procure métodos para tratar esses sintomas.

3. Pratique uma atividade física

Gif: Reprodução / Giphy

Fazer exercícios físicos (principalmente os aeróbicos) faz com que você gaste calorias e consiga emagrecer com saúde. Assim, é possível comer bem, sem engordar. Além disso, atividades físicas fazem muito bem para a autoestima e o seu organismo libera endorfina, o hormônio do prazer.

Se você não gosta de academia, não se preocupe, existem muitas opções. Você pode fazer aulas de dança, correr, praticar algum esporte em grupo, nadar, ou mesmo optar pelo crossfit, que é feito com mais pessoas, o que pode deixar você com mais motivação.

4. Tenha paciência

Gif: Reprodução / Giphy

Quando começamos a fazer algo para emagrecer, temos uma tendência a querer ver resultados imediatos. No entanto, não é assim tão rápido para perder peso. Sem contar que às vezes, você pode não diminuir o número de quilos, mas sim o percentual de gordura, o que é muito mais importante.

Sendo assim, tenha paciência para ver os resultados. Não é porque você ainda não alcançou o corpo que gostaria, que deve desistir de tudo. Emagrecer com saúde é um processo que não acontece tão rápido, mas a vantagem é que dificilmente você vai voltar ao peso de antes, diferente de quando faz dietas restritivas.

5. Não acredite em dietas radicais

Gif: Reprodução / Giphy

As dietas radicais têm muitos problemas. O primeiro é que você fará uma grande mudança muito repentina nos seus hábitos alimentares, o que pode fazer mal para o organismo. O segundo é que deixando de comer muitas coisas, você pode até emagrecer, mas ficará com deficiências nutricionais.

Além de tudo isso essas dietas não funcionam de verdade. No primeiro momento, você perderá bastante peso e isso vai lhe deixar feliz. Porém, não tem como manter esse tipo de dieta para sempre, porque ela não é saudável, ou seja, a tendência é que você acabe recuperando todo o peso que perdeu, podendo até engordar ainda mais. Esse efeito sanfona faz muito mal. Portanto, para emagrecer com saúde, o ideal é seguir a dica da reeducação alimentar.

6. Acelere o seu metabolismo

Gif: Reprodução / Giphy

Você sabia que alguns alimentos podem auxiliar no emagrecimento? É que, por serem termogênicos, eles aceleram o seu metabolismo, facilitando a queima de gordura no corpo. O metabolismo é o processo que faz com que o organismo transforme tudo que comemos em energia. Quando ele é mais lento, o corpo acaba concentrando gordura.

Mas afinal, quais alimentos têm essa função? A pimenta, o gengibre, o chá verde, a lentilha, a canela, o atum, entre outros, auxiliam acelerando o metabolismo. Procure fazer receitas que tenham esses alimentos como ingredientes.

7. Diminua o sal e o açúcar

Gif: Reprodução / Giphy

Que consumir açúcar faz com que a gente engorde, já estamos cansados de saber. Isso ocorre, porque ele é absorvido no intestino, se transformando em glicose. Seu organismo precisa de mais insulina para processar a glicose e, quando a insulina fica alta, a glicose vira triglicerídeo, o que faz com que você engorde.

Mas além do açúcar, o sal pode ser outro vilão, se você exagerar na quantidade. Além dele fazer mal para a saúde, aumentando a pressão arterial, o excesso de sal pode engordar, porque ele “mascara” alimentos gordurosos, fazendo com que o seu consumo seja maior. Ele também é responsável por reter líquido no organismo, o que causa bastante inchaço.

8. Jamais tome medicamentos sem prescrição médica

Gif: Reprodução / Giphy

Qualquer remédio que você tome sem a indicação de um médico pode ser extremamente prejudicial. Os medicamentos para emagrecer podem causar vício, prejudicar a absorção de nutrientes, causar diarreia, insônia, aumento da pressão arterial, entre outras coisas.

Além de tudo isso, assim como qualquer outra droga/remédio, após um tempo de uso, ele perde a eficácia. Ou seja, você acaba voltando a engordar, fazendo com que nada disso adiante.

9. Faça um acompanhamento com nutricionista

Gif: Reprodução / Giphy

Para emagrecer com saúde, é essencial ter um profissional nutricionista acompanhando todo o processo. Essa pessoa vai dizer desde o que você pode comer, até as quantidades, modificando a dieta ao longo do tempo, conforme os resultados que o seu organismo vai atingindo.

Não se preocupe, porque o nutricionista não vai exigir que você passe fome ou coma alimentos que não goste. Ele criará uma dieta adaptada à sua rotina e aos seus gostos.

10. Beba menos álcool

Gif: Reprodução / Giphy

Quando você consome bebidas alcoólicas, aumenta o nível de cortisol do seu organismo. Esse hormônio faz com que ocorra uma retenção de gordura no abdômen, ou seja, você acaba engordando num dos locais que mais causam incômodo. Isso, sem contar que as próprias bebidas possuem muitas calorias.

Portanto, se você quer emagrecer com saúde e costuma beber com frequência, precisa repensar esse hábito. Não é necessário parar por completo, mas sim, equilibrar-se e ter consciência de que não adianta comer alimentos saudáveis se você bebe muito.

Gostou das dicas? Então, coloque em prática e não se esqueça que para emagrecer com saúde, é muito importante ter um acompanhamento com nutricionista.