10 maiores pontes do mundo que desafiam a engenharia

Escrito por Bruna Soder

Você sabia que boa parte das maiores pontes do mundo fica na China? Muitas delas sendo responsáveis pelo transporte férreo de alta velocidade, essas travessias elevadas podem ultrapassar a marca de 100 km de extensão. Confira, a seguir, algumas dessas construções gigantescas.

1. Grande ponte de Danyang-Kunshan

A ponte com o recorde de maior extensão do mundo é a de Danyang-Kunshan, na China: são mais de 164 km de uma linha de alta velocidade para trens-bala. Sua construção ofereceu trabalho a dez mil pessoas em 2010. A obra foi inaugurada no ano seguinte.

2. Viaduto Changhua-Kaohsiung

O viaduto Changhua-Kaohsiung, construído em 2007, é considerado uma das pontes mais longas do mundo com cerca de 157 km. Assim como a anterior, essa ponte também possibilita o transporte por trens-bala, criando uma ligação por boa parte do território de Taiwan. Sua construção foi pensada para resistir até mesmo a abalos sísmicos e outras possíveis catástrofes.

3. Grande ponte de Tianjin

Essa ponte, de pouco mais de 113 km de extensão, também localizada na China, faz parte da linha férrea de trens-bala entre Pequim e Xangai. Suas obras terminaram em 2010 e a ponte foi inaugurada em 2011, sendo considerada pelo livro dos recordes como a segunda maior ponte do mundo.

4. Grande ponte de Cangde

Uma das maiores pontes do mundo mais uma vez vem da China, e também faz parte do perímetro férreo de alta velocidade Pequim-Xangai. Sua construção de 105 km, assim como o viaduto de Changhua-Kaohsiung, foi projetada para suportar abalos sísmicos que são comuns na região.

5. Grande ponte de Weinan Weihe

Interligando Zhengzhou a Xi’an, na China, a ponte Weinan Weihe é mais uma construção para trens-bala, construída em 2008. Sua extensão é de quase 80 km que passam por rios e estradas. Sua obra ajudou a empregar 10 mil trabalhadores o que movimentou a economia do país.

6. Via expressa de Bang Na

iStock

Também conhecida como Via expressa Burapha Withi, essa ponte é uma travessia de 55 km, divididos em seis pistas, e localizada na Tailândia. Suas obras foram finalizadas em 2000, quando foi considerada uma das maiores pontes do mundo.

7. Grande ponte de Pequim

iStock

A grande ponte de Pequim também faz parte da linha férrea de alta velocidade que passa por Pequim e Xangai. É mais uma entre as maiores pontes do mundo localizada na China, com cerca de 48 km de extensão.

8. Ponte do Lago Pontchartrain

iStock

Com cerca de 38 km, essa ponte dupla tem construção e inauguração em dois anos distintos: o lado sul em 1956 e o lado norte em 1969. Por ter uma história importante para o local e ser responsável pela travessia de muitos veículos diariamente, estuda-se a possibilidade de criar uma terceira via.

9. Linha 1 (Metrô de Wuhan)

A ponte que corresponde à linha 1 do metrô de Wuhan, na China, foi inaugurada em 2004 e tem um comprimento total de 38 km. Mais de 400 mil pessoas utilizam o meio de transporte por dia em períodos normais. A linha continuou recebendo atualizações ao longo dos anos, criando novas paradas e extensões.

10. Ponte do pântano Manchac

iStock

Essa ponte, que fica na Louisiana, nos Estados Unidos, tem um comprimento de 36 km, sendo considerada uma das maiores pontes do mundo. Sua inauguração aconteceu há um bom tempo, no ano de 1979, e é um ponto de passagem importante, por onde passam mais de 2 mil carros por dia.

Essas são as maiores pontes do mundo de acordo com o Wikipedia. Para ver mais curiosidades de grandes obras, confira uma lista com os maiores prédios do mundo.