7 dicas para diminuir a ansiedade e ter uma vida mais tranquila

Escrito por Jonara Cordova

O que fazer para diminuir a ansiedade, o mal do século? Provavelmente, você já se pegou com essa sensação agoniante de ter muitas questões para resolver e não conseguir parar de pensar nelas. Mas ela pode ir muito além, chegando a fazer com que a pessoa tenha dores físicas e crises muito fortes.

Esses sintomas têm muito a ver com o estilo de vida que levamos. Nós estamos usando as nossas mentes como nunca antes, mas cuidamos bem pouco do psicológico, em geral. Portanto, separamos 7 dicas para você experimentar e diminuir os sintomas da ansiedade. Confira:

1. Organize as suas tarefas

Gif: Reprodução / Giphy

Uma situação que pressiona e causa ansiedade é estar com muitas tarefas pendentes. A gente vê aquele monte de coisas por fazer e não sabe nem por onde começar. A vontade que dá é de procurar uma fuga nas redes sociais ou em qualquer outra distração. Mas procrastinar só vai fazer com que a lista de afazeres aumente e você se pressione ainda mais pelo tempo.

Para diminuir a ansiedade neste caso, o ideal é se organizar. Liste todas as suas tarefas, crie um planejamento do seu tempo. Caso você perceba que não tem como fazer tudo, negocie prazos, adie algumas coisas menos urgentes. Uma boa forma de se organizar é com um bullet jornal, que é como uma agenda personalizável, onde você pode anotar tudo que precisa fazer e planejar suas tarefas por lá.

2. Medite

Gif: Reprodução / Giphy

Para uma pessoa ansiosa que anda sem tempo, é difícil ouvir que é necessário meditar. Mas acredite, 10 minutinhos do seu dia já são suficientes. Em vez de usar esse tempo no feed do Instagram, experimente dedicá-lo a uma meditação. Vá para um lugar tranquilo, sente-se com a postura reta, escute uma música suave, feche os olhos e se concentre na sua respiração.

Quem é iniciante pode encontrar um pouco de dificuldade em se concentrar no início. Mas não desista, com o tempo, vai se tornando mais fácil e você vai sentir diminuir a ansiedade, além de outros benefícios. Se quiser, também é possível procurar por meditações guiadas, no YouTube. Elas tem uma narração que vai dizendo o que você deve fazer/pensar, tornando mais fácil a concentração para quem é iniciante.

3. Faça uma atividade física

Gif: Reprodução / Giphy

Fazer exercícios físicos faz com que o seu organismo produza endorfina, o hormônio que causa aquela sensação gostosa de bem-estar. Mover o corpo é uma forma interessante de diminuir a ansiedade, além de fazer superbem em vários outros aspectos.

Mesmo que você não seja muito fã de esforços físicos, é possível encontrar algum tipo de atividade que lhe atraia. Seja dança, yoga, crossfit, natação, arte marcial ou até mesmo uma simples caminhada. Só de movimentar o seu corpo, você se sentirá muito melhor.

4. Controle suas redes sociais

Gif: Reprodução / Giphy

Um dos principais agravantes da ansiedade, atualmente, são as redes sociais. Elas são extremamente viciantes e nos causam a sensação de que estamos perdendo algo, quando não damos aquela checada. E se o celular vibra, então, é quase impossível não dar uma olhadinha na notificação nova. O problema é que essa prática faz com que a gente ocupe muito tempo que poderia ser melhor aproveitado, scrollando o Facebook e o Instagram. Muitas vezes, vendo recortes editados de vidas “perfeitas” que nos fazem até mesmo desvalorizar o nosso contexto.

Para diminuir a ansiedade, sem ter que sair de vez das redes sociais, temos duas dicas. A primeira é estipular momentos do dia para verificar as notificações e o feed. Assim, em vez de olhar toda hora, você olha só nos horários que estipulou e consegue aproveitar melhor o resto do tempo. A outra dica é seguir pessoas mais reais, ou seja, gente que representa você e não que faça você se sentir mal por não conseguir alcançar determinado padrão estético ou de estilo de vida.

5. Cuide da sua saúde psicológica

Gif: Reprodução / Giphy

Quando você sente uma dor física que não passa, vai no médico verificar o que é, certo? Então, porque subestima as dores psicológicas, aquelas que tiram seu sono, fazem você não conseguir focar no que está fazendo e diminuem a qualidade de vida?

A terapia com o profissional da psicologia é algo que todo mundo deveria fazer, pois é praticamente impossível não ter questões na nossa cabeça que não conseguimos resolver sozinhos. Se você sente que precisa diminuir a ansiedade, procure um psicólogo, dê atenção para a sua saúde psicológica, pois ela é tão importante quanto o resto e implica em toda a sua vida. Organize a sua mente para conseguir organizar a sua vida.

6. Evite pessoas negativas

Gif: Reprodução / Giphy

Nem sempre podemos escolher com quem vamos conviver. Às vezes somos obrigados a compartilhar várias horas do dia com pessoas tóxicas, que estão sempre reclamando de tudo e nos puxando para baixo. Isso não ajuda em nada a diminuir a ansiedade que sentimos.

Mas o segredo, neste caso, é não alimentar essa prática. Se alguém começar a fazer isso perto de você, mude o teor do assunto, falando de algo positivo. Mostre uma música alegre ou conte alguma história engraçada. Se você sentir que a pessoa está realmente mal, tente ajudá-la, tomando cuidado para não absorver as bads, e sugira uma terapia.

7. Respeite o horário de trabalho e de descanso

Gif: Reprodução / Giphy

Todos nós precisamos de um equilíbrio entre o horário de trabalho e o momento de descanso. Você não pode passar por cima da sua necessidade de relaxar para continuar trabalhando. Do mesmo modo, se estiver no horário de trabalho, evite distrações e pausas prolongadas, pois elas vão fazer com que você sinta que trabalhou muitas horas e não rendeu nada.

Determinar um horário para cada situação e respeitá-lo é essencial e vai ajudar a diminuir a ansiedade. Uma dica é evitar as redes sociais no momento de trabalho. Às vezes, a sua intenção é apenas checar o Instagram e, quando vê, já se passou meia hora no feed. Já, no momento de descanso, elimine os assuntos do trabalho da sua cabeça. Quando eles surgirem, lembre a sua mente de que você irá resolvê-los no período de trabalho.

Esperamos que essas dicas ajudem você e façam diminuir a ansiedade. Mas se você sentir que não está adiantando, não deixe de seguir a dica 5 e procurar ajuda profissional.