25 melhores charadas para desafiar sua família e amigos

Escrito por Bruna Soder

Uma característica comum entre todos nós é a curiosidade. Temos desejo em saber mais sobre os mistérios da vida, dos mais simples aos mais intrigantes, porque há uma satisfação em resolver esses enigmas. Para treinar seu cérebro na busca dessas respostas, veja a seguir uma seleção com as melhores charadas e divirta-se compartilhando com seus amigos.

Charadas para decifrar

iStock

Será que você é capaz de desvendar essas charadas de “o que é, o que é”? Assim que conseguir, copie e mande para seus amigos!

1. O que é mais leve que uma pluma, mas nem o homem mais forte do mundo pode segurá-la por muito tempo?

A respiração! ?

2. O que anda sobre quatro membros de manhã, dois à tarde e três à noite?

O ser humano: ele engatinha quando é bebê, anda sobre duas pernas quando cresce e usa bengala quando envelhece.

3. O que te pertence, mas as outras pessoas usam mais do que você?

O seu nome! ??

4. O senhor e a senhora Silva têm 6 filhas. Cada filha tem um irmão. Quantas pessoas fazem parte da família Silva?

9 pessoas fazem parte da família Silva: o pai, a mãe, as seis filhas (meninas) e mais um irmão (menino).

5. Você tira a minha pele, mas eu não choro. Quem chora é você. Quem sou eu?

A cebola! ?

Charadas de família

iStock

Vamos subir de nível e tentar adivinhar algumas charadas de família? Anote as respostas antes de conferi-las abaixo.

6. Dois pais e dois filhos saíram para pescar. No final do dia, eles haviam pescado três peixes. Um dos pais disse: “Isso é o suficiente. Temos um peixe para cada um de nós”. Como isso é possível?

As três pessoas são: um avô, seu filho e o filho de seu filho (seu neto). Assim, temos duas pessoas que são pais e duas que são filhos.

7. Quais são os membros da família que gostam de falar e cantar?

Avós (a voz)! ????

8. São sete irmãos: cinco vão à feira e dois descansam. Quem são eles?

Os dias da semana!

9. Trinta homens e apenas duas mulheres, sendo elas as mais poderosas. Vestidos de preto e branco, eles podem lutar por horas. Quem são eles?

As peças de xadrez! ♟

10. Somos muitos irmãozinhos. Em uma só casa, vivemos. Se nos coçam a cabeça, num instante, morremos. Quem somos?

Os fósforos!

Charadas para WhatsApp

iStock

Estas charadas estão prontinhas para você copiar e mandar para seus amigos nos grupos de WhatsApp. Vamos começar?

11. Denis saiu para caminhar quando começou a chover. Ele não tinha guarda-chuva nem usava chapéu. Quando voltou, suas roupas estavam ensopadas, mas nenhum fio de cabelo estava molhado. Como isso aconteceu?

Denis é careca! ?‍?

12. Duas pessoas estão na margem de um rio. Ambas querem cruzar para o outro lado usando um bote, mas o bote só suporta o peso de uma pessoa. As duas conseguiram cruzar, como isso é possível?

Cada uma estava em um dos lados do rio, assim, passaram uma de cada vez.

13. Paulo estava de pé em uma escada de 25 metros. Mas escorregou e caiu no chão. Ele não morreu nem se machucou gravemente. Como isso é possível?

Paulo estava no primeiro degrau da escada! ??

14. Nelson tinha três cachorros. Ana tem dois coelhos. Carlos terá cinco passarinhos. Quem tem mais bichinhos?

A Ana, pois o Nelson não tem mais os cachorros (ele tinha) e o Carlos ainda não tem os passarinhos (ele terá).

15. Num quarto estão 10 pessoas, e cada uma delas pode ver o quarto inteiro e todas as outras pessoas. Você precisa posicionar uma maçã de modo que todas as pessoas, menos uma, possam vê-la. Onde a maçã deve ficar?

Sobre a cabeça de uma das pessoas! ?

Charadas matemáticas

iStock

Teste sua inteligência lógica com estas charadas matemáticas. Dica: você pode fazer uns rascunhos em um papel para te ajudar nas contas!

16. No meu jardim existem 3 pés de alface, 1 de pepino e 5 de cenoura. Quantos pés eu tenho no total?

Eu tenho dois pés! ??

17. Há 5 passarinhos em um galho de árvore. Um menino atira em um deles, quantos passarinhos sobraram no galho?

Nenhum, pois os quatro que sobraram voaram com o barulho do tiro.

18. Há um pato entre dois patos, um pato atrás de um pato e um pato na frente de outro pato. De quantos patos estamos falando?

3 patos! ???

19. 100 estudantes entraram na universidade. 55 se inscreveram no curso de música, 44 no curso de esportes e 20 em ambos. Quantos estudantes não se inscreveram em nenhum desses cursos?

21! Se 20 se inscreveram em ambos os cursos citados, então sobraram mais 35 somente no curso de música e 24 no de esportes. Somando tudo, temos: 20 + 35 + 24 = 79. Por isso, dos 100 estudantes, apenas 21 não se inscreveram em nenhum desses cursos.

20. Uma mulher tem o dobro da idade de seu irmão e metade da idade do pai. Em 50 anos, seu irmão terá metade da idade do pai. Quantos anos a mulher tem agora?

Ela tem 50 anos! ✨

Charadas dificeis

iStock

Agora chegamos a charadas mais complicadas. Aqui, você precisa pensar com calma para resolver todos os mistérios. Vamos lá?

21. Você anda por uma estrada até chegar em dois caminhos. Um leva para a direção correta e o outro fará com que se perca para sempre. Duas irmãs sabem qual é o caminho certo, mas uma diz somente a verdade e a outra somente a mentira. Você não sabe qual é qual. O que deve perguntar para elas para descobrir o caminho certo?

Você deve perguntar o que a outra irmã diria sobre qual o caminho certo a seguir. Assim, a irmã que diz somente a verdade dirá que a irmã mentirosa falará o caminho errado, e a irmã mentirosa contará uma mentira sobre a resposta da irmã que não mente.

22. Uma menina tem tantos irmãos quanto irmãs (mesma quantidade). Cada irmão tem apenas metade de irmãos do que irmãs. Quantos irmãos e irmãs existem nesta família?

São quatro irmãs e três irmãos.

23. Dizem a um prisioneiro: se você mentir, vamos te enforcar. Se disser a verdade, atiraremos em você. O que o prisioneiro deve dizer para se salvar?

”Você vai me enforcar”.

24. A soma 2 + 2 tem o mesmo resultado da multiplicação 2 x 2. Agora, encontre um conjunto de três números inteiros e diferentes cuja soma é igual à multiplicação.

Os números são 1, 2 e 3: tanto a soma quanto a multiplicação resultam no número 6.

25. Lucas é um vigia noturno que vive dormindo durante o expediente. Um dia, seu chefe resolveu pegá-lo de surpresa. Foi até ao trabalho e o viu sentado com as mãos sobre os joelhos e a cabeça baixa. “Te peguei”, disse o chefe, mas, com uma só palavra, o vigia conseguiu se safar da situação. O que o vigia disse?

“Amém”! ??

Estas são algumas das melhores charadas para se lançar num momento de descontração. Agora, se o intuito é buscar por enigmas sem solução, que tal ler mais sobre os mistérios do mundo e tentar ser o novo Sherlock Holmes?