100 filmes baseados em fatos reais para descobrir novas histórias

Escrito por Mariana Bianchini

Se você gosta de conhecer mais sobre o passado através de filmes baseados em fatos reais, dê uma olhadinha nesta lista, que apresenta 100 exemplares inspirados em histórias verídicas.

As opções são diversas e vão desde títulos com eventos mais conhecidos – relacionados às Grandes Guerras, por exemplo – até obras que falam sobre biografias, crimes e acidentes específicos. Prepare a pipoca e aproveite!

Filmes baseados em fatos reais emocionantes

Aqui, você confere filmes baseados em fatos reais que são, ao mesmo tempo, emocionantes e inspiradores e por muitas vezes até tristes.

1. Green Book: O Guia (2018)

O filme vencedor do Oscar de 2019 conta a história sobre a improvável amizade entre Tony Lip e Don Shirley. Tony foi contratado como motorista e segurança de Don Shirley, um pianista renomado de música clássica e negro. O longa trabalha a relação de amizade, confiança compreensão que se estabelece entre os dois.

2. Bohemian Rhapsody (2018)

Não deixe de assistir Bohemian Rhapsody, o premiado filme biográfico da banda Queen. O longa aborda os altos e baixos da banda a partir do momento em que Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Deacon decidem dar vida ao Queen.

3. Garota Dinamarquesa (2016)

Lili Elbe – nascida Einar Wegener – foi uma das primeiras pessoas do mundo a se submeter a uma série de cirurgias de redesignação sexual. Garota Dinamarquesa gira em torno da relação de Lili com sua esposa, Gerda Wegener.

4. A Teoria de Tudo (2015)

Stephen Hawking foi um físico teórico extremamente reconhecido e renomado. Em 1963, ele foi diagnosticado com uma doença conhecida como esclerose lateral amiotrófica, que o paralisou gradualmente ao longo das anos. Este filme aborda sua trajetória ao lado de sua esposa Jane Wilde.

5. À Procura da Felicidade (2007)

Pai solteiro, Chris Gardner é despejado de seu apartamento e passa a viver em abrigos com seu filho de cinco anos. Trabalhando em um estágio não remunerado, ele se esforça para ser efetivado e, assim, conseguir uma vida melhor para sua família.

6. Marley & Eu (2008)

Novos na Flórida, o casal John e Jenny decide adotar Marley, um filhote de labrador. Baseado em fatos reais, o filme tem o livro de memórias escrito por John Grogan como diretriz e conta com roteiro de Scott Frank e Don Roos.

7. Sempre Ao Seu Lado (2009)

Essa é mais uma história de lealdade entre humano e cão! Baseado em uma história que aconteceu no Japão, Sempre Ao Seu Lado conta a história de Parker Wilson, um professor universitário que adota um filhote de Akita Inu. O cachorro, então, o acompanha todos os dias até a estação de trem e o espera voltar.

8. O Impossível (2012)

O casal Maria e Henry está passando as férias na Tailândia ao lado de seus filhos Lucas, Thomas e Simon. Entretanto, um tsunami de proporções gigantescas atinge a costa do país. A família, então, se vê separada em dois grupos, sem saber se todos estão vivos.

9. Boy Erased (2018)

Jared tem 19 anos, mora em uma cidade pequena e conservadora, é filho de pastor e gay. Em determinado momento, Jared é obrigado pela família a entrar em um programa de terapia que tem como objetivo curar a homossexualidade.

10. 100 Metros (2016)

Baseado na história real de Ramón Arroyo, 100 metros conta a história de um publicitário que é diagnosticado com esclerose múltipla aos 35 anos. Ele, então, enfrenta a doença alinhado com o esporte e se esforça para concluir a prova de triathlon – natação, ciclismo e corrida – chamada Ironman.

11. Grandes Olhos (2015)

Margaret Keane é uma pintora talentosa cujas obras são caracterizadas por representar retratos de mulheres e crianças com olhos grandes. Ela decide assinar seus quadros utilizando o sobrenome do marido, já que o trabalho feminino era pouco reconhecido nos anos 50. Entretanto, Walter, marido de Margaret, recebe todos os créditos pelo trabalho. Para recuperar sua dignidade, Margaret leva o marido a uma batalha judicial pelo seu trabalho.

12. Intocáveis (2012)

Philippe é um milionário tetraplégico francês que precisa de um auxiliar de enfermagem. Ele, então, contrata, Driss, um homem da periferia sem experiência no cargo. Entretanto, a relação profissional muda e se torna uma amizade que vai mudar a vida de ambos.

13. Na Natureza Selvagem (2008)

Christopher McCandless é um jovem filho de uma família rica que se forma na universidade com bastante sucesso. Porém, ao invés de entrar no mundo dos negócios, ele decide doar suas economias e pertences para a caridade e viajar pelo Alasca em busca de autoconhecimento.

14. Histórias Cruzadas (2012)

Skeeter é uma jovem rica que terminou a faculdade e está determinada a se tornar uma escritora de prestígio. Ela volta para sua cidade natal, no Mississippi, e começa a entrevistar mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas de lado para trabalhar na criação dos filhos de famílias ricas e brancas.

15. Um Sonho Possível (2009)

A família Tuohy decide se tornar representante legal de Michael Oher, um adolescente negro que tem vivido em casas de famílias diferentes durante toda sua vida. O tamanho de Mike e seu instinto protetor são refletidos no futebol americano e, com a ajuda de sua nova família, ele começa a descobrir seu potencial.

16. Gandhi (1983)

Esse filme retrata os acontecimentos mais significativos da vida de Gandhi, o líder e político indiano que foi um dos responsáveis pela liberdade da Índia e grande defensor da revolução sem armas.

17. Walt Antes do Mickey (2015)

Conheça a trajetória de Walter Elias Disneys antes do sucesso. A vida do cineasta e empreendedor foi marcada por diversos fracassos até a criação do personagem que mudaria sua vida, o Mickey Mouse.

18. Steve Jobs (2016)

Conheça a história de Steve Jobs desde o lançamento do primeiro Macintosh, em 1984, até a revolução causada pelo iMac. E descubra também um pouco sobre a vida pessoal do cofundador da Apple.

19. O Garoto de Liverpool (2010)

Antes da formação dos Beatles, John Lennon era um adolescente rebelde que vivia em Liverpool com sua tia, Mimi. Apesar de não morar com sua mãe, Julia, é ela quem lhe apresenta à música popular e dá ao menino seu primeiro violão.

20. 12 Anos de Escravidão (2014)

Aqui, Solomon Northup é um homem negro e livre que vive em paz ao lado de sua família. Um dia, ele é enganado, sequestrado e vendido como escravo. Então, precisa lidar com a humilhação psicológica e com a tortura física para tentar sobreviver.

21. O Solista (2009)

Steve Lopez é um jornalista do L.A. Times que precisa dar um rumo novo para sua vida depois de se envolver em um acidente de bicicleta. Um dia, ele encontra um morador de rua talentoso que toca violino de apenas duas cordas. Ele, então, se interessa por sua história.

22. O Escafandro e a Borboleta (2008)

Jean-Dominique Bauby tem 43 anos de idade e é editor-chefe da revista Elle quando sofre um derrame grave que o deixe paralisado. A partir de então, ele consegue apenas mover o olho esquerdo e precisa aprender a se comunicar da maneira que pode.

23. Amistad (1997)

Conheça a história da batalha que aconteceu dentro de um navio cheio de escravos que se revoltaram contra seus sequestradores. O filme narra o início da revolta, que aconteceu em alto mar, até o julgamento e libertação desse povo já em solo americano.

24. Elefante (2003)

Inspirado no Massacre de Columbine, o filme Elefante gira em torno de dois adolescentes que, enquanto seus colegas estão envolvidos em atividades escolares, esperam em casa a chegada de uma metralhadora. Os dois, então, partem para a escola e se tornam protagonistas de uma tragédia gigantesca.

25. O Menino Que Descobriu o Vento (2019)

Baseado no livro de memórias de mesmo nome, escrito por William Kamkwamba e Bryan Mealer, este filme narra a história de um jovem de Malawi que decide desenvolver uma turbina de vento para ajudar seus colegas e vizinhos.

Se você adora assistir filmes emocionantes, confira longas de histórias tristes que vão encher seus olhos de lágrimas. Prepare a pipoca e o lencinho!

Filmes baseados em fatos reais: suspense e mistério

Algumas histórias do nosso passado são cheias de aventura, mistério e ação. Abaixo, veja mais de 20 filmes de suspense baseados em fatos reais.

26. Infiltrado na Klan (2018)

Em 1978, um policial negro do Colorado conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunica por telefone com os outros membros da organização e tem a ajuda de um colega de trabalho branco para se passar por ele nos encontros presenciais.

27. O Exorcismo de Emily Rose (2005)

Neste filme, o reverendo Moore é processado por homicídio depois de executar técnicas exorcistas em uma menina que pensavam estar possuída por demônios. O promotor público afirma que a menina sofria de esquizofrenia e deveria ter sido tratada, enquanto a advogada de defesa argumenta que o caso não pode ser explicado somente pela ciência.

28. Spotlight: Segredos Revelados (2016)

Neste longa de 2016 – ganhador do Oscar de Melhor Filme -, um grupo de jornalistas investiga o abuso sexual de crianças por padres católicos acobertados pela Igreja. Eles tentam reunir documentos que podem provar a existência dos crimes e a tentativa de ocultar os casos.

29. As Sufragistas (2015)

As Sufragistas narra o início do movimento feminista e a história das mulheres que lutaram por igualdade e pelo direito de voto no início do século 20, na Inglaterra. O filme foi lançado no Reino Unido em 30 de outubro de 2015.

30. Invocação do Mal (2013)

Em Invocação do Mal, Ed e Lorraine Warren são investigadores paranormais que tentam ajudar uma família aterrorizada por entidades demoníacas. A história é baseada na família Perron, que comprou a Fazenda Arnold em 1970 e sofreu com aparições de fantasmas e espíritos por 10 anos.

31. Trapaça (2014)

O casal de trapaceiros e amantes Irving Rosenfeld e Sydney Prosser são forçados a colaborar com um agente do FBI, infiltrado no mundo da máfia. Seus planos vão bem até que a esposa de Irving decide interferir.

32. A Troca (2009)

Em 1928, na Califórnia, uma mãe solteira descobre que seu filho desapareceu. Cinco meses depois, ela recebe a notícia de que ele foi encontrado. Entretanto, o garoto que lhe é entregue não é seu filho. O filme é protagonizado por Angelina Jolie.

33. Um Crime Americano (2008)

Um Crime Americano conta a história de sofrimento e tortura de Sylvia Likens. Ela e a irmã foram deixadas pelos pais circenses na casa de vizinhos – enquanto eles precisavam viajar para trabalhar -, porém não tinham a menor ideia dos maus-tratos absurdos que iriam sofrer.

34. Effie Gray (2014)

Quando o marido de Effie Gray se recusa a consumar o casamento, ela percebe que viverá uma farsa. Ela, então, se apaixona por John Everett Millais e se torna a primeira mulher na história a pedir o divórcio. O filme é estrelado por Dakota Fanning.

35. A Rede Social (2010)

A Rede Social gira em torno da vida de Mark Zuckerberg. Em 2003, o estudante de Harvard começa a trabalhar em um projeto que acabaria se tornando o Facebook, uma das maiores rede sociais do mundo.

36. O Primeiro Homem (2018)

Conheça a trajetória de Neil Armstrong, o astronauta norte-americano famoso por ter sido o primeiro homem a pisar na Lua, em 1969. O filme foi lançado em 12 de outubro de 2018 e ganhou o Oscar de Melhores Efeitos Visuais.

37. A Outra (2008)

A Outra aborda a história das irmãs Bolena, Maria e Ana. Maria foi amante do rei Henrique VIII, da Inglaterra, mas, quando Maria engravida e fica de cama, Ana seduz o rei. Ele então, decide anular seu casamento com Catarina de Aragão para se casar com Ana Bolena, dando início à ruptura religiosa entre a Inglaterra e a Igreja Católica Romana.

38. A Órfã (2009)

Em A Órfã, um casal decide adotar uma menina de nove anos, chamada Esther, mas não imaginam que a menina, na verdade, é uma mulher adulta. A protagonista é baseada em Barbora Skrlová, uma mulher de 33 anos que, devido a uma rara doença, aparentava não ter mais que 12 anos.

39. Prenda-me Se For Capaz (2003)

Aos 17 anos, Frank Abagnale se tornou o mais famoso e bem-sucedido assaltante de bancos na história dos Estados Unidos. Este filme de 2003 narra a tentativa do agente do FBI Carl Hanratty em capturá-lo.

40. O Massacre da Serra Elétrica (1987)

Em 1973, a polícia do Texas dá por encerrado o caso de um massacre que matou 33 pessoas. Nos anos seguintes, os policias são acusados de negligência, então, o único sobrevivente decide contar em detalhes o que realmente aconteceu. Ed Gein foi o assassino que inspirou a criação do filme O Massacre da Serra Elétrica.

41. O Mafioso (2011)

Em O Mafioso, você pode conhecer a história real de Danny Greene, um irlandês que trabalhou para a máfia em Cleveland, nos Estados Unidos, nos anos 70, e travou uma guerra com a máfia italiana.

42. O Quinto Poder (2013)

O Quinto Poder narra a história da criação do website Wikileaks, fundado por Julian Assange com o apoio de seu amigo Daniel Domscheit-Berg. A plataforma foi responsável por revelar importantes segredos do governo e crimes corporativos.

43. A Dama de Ferro (2012)

Em A Dama de Ferro, Maryl Streep interpreta Margaret Thatcher, a primeira-ministra do Reino Unido de 1979 a 1990. O foco da história está em 1982, quando a Inglaterra declara guerra contra a Argentina, dando início a Guerra das Malvinas. O papel deu a Streep o Oscar de Melhor Atriz.

44. Conspiração e Poder (2016)

Durante a reeleição de George W. Bush, uma jornalista denuncia que o presidente mentiu sobre sua participação na Guerra do Vietnã, dando início a um jogo de pressões políticas que abala a credibilidade da emissora e muda a carreira dos profissionais envolvidos.

45. A Mulher Mais Odiada dos Estados Unidas (2017)

Madalyn Murray O’Hair foi uma ativista norte-americana que lutou pela separação entre Estado e religião nas instituições públicas nas décadas de 60 e 70 e, por isso, se tornou, para alguns, A Mulher Mais Odiada dos Estados Unidos.

46. A História Verdadeira (2015)

Michael Finkel, um jornalista do New York Times, vê sua vida virar de cabeça para baixo quando é acusado de desonestidade em uma reportagem e quando descobre que foi um homem chamado Christina Longo assumiu seu nome e está sendo acusado de assassinar sua própria família.

47. Carandiru (2003)

O filme Carandiru narra a história do massacre que aconteceu na famosa Casa de Detenção de São Paulo em 1992, causando a morte de 111 detentos quando uma intervenção da Polícia Militar do estado ultrapassou os limites ao conter uma rebelião interna.

48. A Travessia (2015)

A Travessia conta a história do acrobata francês Phillippe Petit que, em 1974, atravessou o espaço entre as torres gêmeas do World Trade Center sobre um cabo, mesmo sem autorização legal.

49. VIPs (2011)

Marcelo da Rocha trabalhou com contrabando enquanto assumia novas identidades para aplicar diferentes golpes. Ele, então, decide se passar pelo empresário Henrique Constantino, co-fundador da Gol, uma das maiores companhias aéreas do Brasil.

Quem é fã de suspense e aventura, não pode deixar de assistir esses filmes de ação que são capazes de deixar em pé no sofá!

Filmes baseados em fatos reais: guerra

As Grandes Guerras são temas muito abordados em produções cinematográficas, mas guerras menores também aparecem em longas. Saiba mais sobre esses conflitos ao assistir estes filmes:

50. Estrelas Além do Tempo (2017)

Nesse filme, três matemáticas negras e que trabalham na NASA, lutam para provar seu valor e competência durante a Guerra Fria nos anos 60 em meio a profunda cisão racial existente na época.

51. A Lista de Schindler (1993)

Oskar Schindler usava a mão de obra judia como uma solução barata para lucrar em seus negócios durante a Segunda Guerra. Entretanto, ele abriu mão de sua fortuna para salvar mais de mil pessoas no meio do Holocausto.

52. Argo (2012)

Durante a crise do Irã em 1980, seis americanos ficaram presos na embaixada canadense da capital do país. Um agente da CIA, então, trabalha em uma estratégia surpreendente para tentar resgatá-los. O longa é de 2012 e levou o Oscar de Melhor Filme naquela ano.

53. O Fotógrafo de Mauthausen (2018)

Francesc Boix é um ex-soldado que se vê preso em um campo de concentração de Mauthausen durante a Segunda Guerra Mundial. Para tentar sobreviver, ele se torna o fotógrafo do diretor deste local e decide registrar os horrores daquela situação.

54. O Jogo da Imitação (2015)

O Jogo da Imitação gira em torno da participação de Alan Turing na decodificação de códigos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. O inventor constrói uma máquina capaz de decifrar as mensagens de “Enigma”, uma importante arma alemã.

55. O Destino de Uma Nação (2018)

Winston Churchill está prestes a tomar posse do cargo de primeiro-ministro da Grã-Bretanha. Ao mesmo tempo, ele tenta estabelecer um tratado de paz com a Alemanha nazista para colocar fim dos conflitos.

56. Dunkirk (2017)

Este filme retrata a Operação Dínamo – mais conhecida como a Evacuação de Dunquerque – onde soldados das tropas aliadas são cercados pelo exército alemão e precisam ser resgatados durante uma importante batalha no início da Segunda Guerra Mundial.

57. Sniper Americano (2015)

Sniper Americano conta a história de Chris Kyle – um atirador de elite da marinha norte-americana que tenta proteger a si mesmo e a seus companheiros durante a Guerra do Iraque, sem imaginar que se tornaria um dos maiores atiradores da história dos Estados Unidos.

58. Homens de Honra (2001)

Homens de Honra conta a trajetória de Carl Brashear, um negro que decide se alistar na Marinha norte-americana nos anos 50, quando o racismo ainda impedia que os negros ocupassem grande parte dos cargos tomados por brancos. Então, ele luta diariamente para conquistar o seu lugar num cenário de preconceito e guerra.

59. O Discurso do Rei (2011)

Nos anos que antecederam a Segunda Guerra Mundial, o Príncipe Albert da Inglaterra precisa assumir o trono do país como Rei George VI. Entretanto, ele tem um sério problema de fala. Sua mulher, Elizabeth contrata um fonoaudiólogo australiano – Lionel Logue – para ajudá-lo a superar sua gagueira.

60. Duas Rainhas (2018)

Mary foi prometida ao filho do rei Henrique II, Francis, e se casou com ele na França. Entretanto, Francis morre e Mary volta para a Escócia, seu país de origem, para recuperar seu trono e para derrubar sua prima Elizabeth I, Rainha da Inglaterra.

61. A Vida É Bela (1999)

O judeu Guido e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. O homem, então, tenta usar sua imaginação para fazer Giosué acreditar que o que estão vivendo não passa de uma grande brincadeira.

62. 13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi (2016)

O consulado dos Estados Unidos em Bengazi, na Líbia, foi alvo de um ataque terrorista responsável por matar o embaixador J. Christopher Stevens em 2012. Este filme narra como seis membros da Marinha americana defenderam e protegeram o local.

63. Um Ato de Liberdade (2009)

Em Um Ato de Liberdade, três irmãos judeus – Tuvia, Zus e Azael Bielski – se unem para erguer uma comunidade de resistência à ocupação nazista na floresta. Várias pessoas os procuram em busca de proteção, enquanto os três tentam manter a esperança de todos viva.

64. Olga (2004)

Olga é um filme brasileiro de 2004 que gira em torno da história da militante comunista alemã e judia que dá nome ao filme. Ela recebe treinamento militar em Moscou e é enviada para o Brasil para fazer parte de uma revolução. Então, é capturada pelo governo Vargas e enviada para a Alemanha nazista.

65. Operação Valquíria (2008)

Operação Valquíria é a tentativa mais famosa de assassinato de Adolf Hitler, que aconteceu em 1944 e é retratada neste filme. O plano foi organizado, entre outros, pelos generais Henning von Tresckow e Friedrich Olbricht e planejava um atentado com bomba.

66. 13 Dias Que Abalaram o Mundo (2001)

Em 1962, o presidente John F. Kennedy descobriu que a União Soviética estava colocando uma plataforma de lançamento de armas nucleares em Cuba. Então, as forças americanas precisam de um plano de ação contra os soviéticos.

67. Boa Noite e Boa Sorte (2006)

Este filme gira em torno do confronto público entre o apresentador Edward R. Morrow e o senador Joseph McCarthy. Morrow expõe as táticas e mentiras utilizadas por McCarthy em sua perseguição aos comunistas.

68. Jogos de Poder (2008)

Com o objetivo de impedir o avanço soviético no Afeganistão, o político norte-americano Charlie Wilson tenta estabelecer uma aliança entre Paquistão, Egito, Israel e Estados Unidos. Jogos de Poder foi lançado em 29 de fevereiro de 2008.

69. Feliz Natal (2005)

Em dezembro de 1914, os exércitos francês, escocês e alemão decidem propor uma trégua no meio da Primeira Guerra Mundial para que possam ter momentos de paz durante o Natal, ainda que estejam dentro de trincheiras.

70. Os Campos Voltarão (2014)

No final da Primeira Guerra Mundial, soldados italianos enfrentam os horrores do conflito e se aproximam de trincheiras inimigas. Quando recebem novas ordens, a tensão aumenta e ninguém sabe se vai sobreviver.

71. Lawrence da Arábia (1963)

Este filme explora a história de T.E. Lawrence, um arqueólogo, militar, agente secreto, diplomata e escritor britânico, que ficou conhecido por seu papel como oficial britânico de ligação durante a Revolta Árabe de 1916 a 1918.

72. A Batalha de Passchendaele (2008)

Com roteiro, produção, direção e atuação de Paul Gross, A Batalha de Passchendaele é ambientado na Primeira Guerra Mundial e conta a história do Sargento Michael Dunne, um militar canadense que luta na batalha que dá nome ao filme.

73. O Pianista (2003)

O pianista polonês Wladyslaw Szpilman viu sua realidade mudar com o surgimento do Gueto de Varsóvia – muros construídos pelos alemães em plena Segunda Guerra Mundial para encerrar os judeus em algumas áreas e levados, então, para campos de concentração.

74. 22 de Julho (2018)

Este é um filme original da Netflix e narra os ataques de Anders Behring Breivik a noruegueses cristãos e anti-islâmicos em 2011. Os sobreviventes pedem justiça enquanto os advogados do terrorista tentam defendê-lo.

Gosta de conhecer mais sobre guerras e quer encontrar títulos com facilidade? Confira essa lista com filmes de guerra disponíveis na Netflix.

Filmes baseados em fatos reais: romance

Algumas histórias reais de amor são ainda mais incríveis que histórias ficcionais, então, confira filmes de romance inspirados em fatos reais e apaixone-se!

75. Titanic (1998)

O Titanic foi um navio britânico que se dizia inafundável. O filme narra a história de amor entre um artista pobre e uma jovem rica prometida a um homem arrogante que se desenrola dentro do Titanic, antes do navio, de fato, afundar.

76. Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas (1967)

Bonnie Parker se apaixona por Clyde Barrow, um ex-presidiário. Juntos, eles iniciam uma carreira no crime, roubando carros e assaltando bancos. Eles se tornam, então, o casal de criminosos mais conhecido dos Estados Unidos e começam a ser perseguidos pela polícia em todo o país.

77. A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata (2018)

Juliet Ashton é uma jovem escritora que recebe uma carta misteriosa de uma organização chamada Sociedade Literária de Guernsey que se formou durante a ocupação nazista na Segunda Guerra Mundial. Ela decide, então, visitá-los. Essa jornada mudará Juliet para sempre.

78. Entre Dois Amores (1985)

Karen Blixen foi uma escritora dinamarquesa que, ao descobrir a infidelidade de seu marido, se apaixonou por um aventureiro caçador chamado Denys. Apesar de seus objetivos serem diferentes, o casal permanece junto até que o destino exige que Karen escolha entre amor e profissão.

79. Para Sempre (2012)

Em Para Sempre, Paige e Leo se casaram recentemente. Entretanto, um acidente deixa Paige em coma e quando ela acorda não se lembra do marido. E, pior, se sente atraída pelo ex-noivo! Leo, então, decide reconquistar sua esposa e reconstruir seu casamento.

80. Uma Mente Brilhante (2002)

Aos 21 anos, John Forbes Nash Jr. é reconhecido um um gênio da matemática e se casa cedo com a bela Alicia. Logo, começa a mostrar sinais de esquizofrenia e começa uma luta intensa com a doença.

81. Johnny e June (2006)

Johnny Cash é um cantor de música country que se muda para Memphis ao lado da esposa e começa a correr atrás de seu sucesso. Durante uma turnê, Johnny conhece June Carter, o grande amor de sua vida.

82. Amor Extremo (2010)

Dylan Thomas foi um dos poetas ingleses mais influentes do século XX. Este filme gira em torno da relação complexa de amor e conflitos que existia entre ele, sua esposa Caitlin e sua amiga de infância Vera. Ainda, o filme é ambientado na Segunda Guerra Mundial.

83. Amor e Inocência (2007)

Conheça a história da famosa escritora Jane Austen através desse filme. Aqui, ela está envolvida em um triângulo amoroso com o aristocrata Wisley e o malandro Tom, enquanto tenta se destacar na profissão que escolheu.

84. Amor e Revolução (2015)

Este suspense romântico conta a história de um jovem casal que se envolve no golpe de Estado do Chile em 1973. Ele é sequestrado pela polícia secreta, enquanto ela decide procurá-lo até o fim do mundo.

85. Amor Por Direito (2016)

A policial Laurel Hester acaba de ser diagnosticada com uma doença terminal. Ela, então, começa uma luta para que sua parceira, Stacie, receba todos os seus bens e benefícios de pensão depois de sua morte, mas as autoridades não estão dispostas a reconhecer uma união homoafetiva.

86. Holding The Man (2016)

Este drama romântico australiano de 2015 faz uma adaptação das memórias do ator e escritor Timothy Conigrave. Tim e John se apaixonam ainda adolescentes, mas o destino acaba tomando um rumo inesperado.

87. Juventudes Roubadas (2015)

Vera Brittain foi uma enfermeira, feminista e pacifista britânica que escreveu o livro Testamento de Juventude, relatando suas experiências durante a Primeira Guerra Mundial. O livro, então, foi adaptado para o cinema e, no Brasil, ganhou o nome de Juventudes Roubadas.

88. Como Se Fosse a Primeira Vez (2004)

Henry Roth é um veterinário que se apaixona por Lucy Whitmore. Porém, ele descobre que existe um problema: Lucy sofre de perda de memória de curto prazo, o que faz com que ela se esqueça de fatos recentes. Por esse motivo, Henry decide conquistá-la todos os dias.

Está procurando por filmes perfeitos para ver a dois? Essa lista de filmes românticos da Netflix pode ser útil para você!

Filmes baseados em fatos reais: evangélicos

Se você é um cristão evangélico, vai adorar conhecer os títulos abaixo, que abordam a fé e são inspirados em histórias reais. Aproveite!

89. Milagres do Paraíso (2016)

A família Beam é formada pelos pais Christy e Kevin e pelas filhas Abbie, Annabel e Adelynn. Cristãos fiéis, eles descobrem que Annabel possui uma grave doença no abdomen. Então, Christy tenta a todo custo encontrar uma forma de salvar a vida de sua filha, enquanto se afasta cada vez mais de Deus.

90. A Amante do Pastor (2013)

Gwen é uma mãe solteira que já passou por relacionamentos abusivos. Aqui, ela conhece o homem de seus sonhos, o pastor Ed Baker. Entretanto, o que Gwen não sabe é que ele é casado.

91. O Corajoso: O Início da Vida de Josh McDowell (2011)

Josh McDowell é um evangélico protestante. Autor de vários livros, ele nasceu em uma realidade bastante cruel: foi vítima de abuso sexual, teve um pai violento e alcoólatra e cresceu em uma família bastante complicada. Este filme aborda essa fase da vida do escritor e também a sua descoberta sobre a fé.

92. Uma Chama Na Escuridão (1998)

William Carey foi um dos maiores missionários na Índia. Enfrentou inúmeras dificuldades ao passo em que traduzia a Bíblia para diferentes dialetos da região. Também foi importante na abolição do Sati, um ritual pagão que queimava viúvas.

93. 90 Minutos No Paraíso (2015)

Em janeiro de 1989, o pasto Don Piper sofre um acidente de carro. Quando o socorro chega, seu corpo já está sem vida. Entretanto, ele é reanimado uma hora e meia depois. Quando acorda, tenta convencer a todos de que passou esses 90 minutos no paraíso.

94. Cartas Para Deus (2010)

Tyler Doherty é um menino de oito anos que trava uma difícil batalha com o câncer. Esperançoso, ele escreve cartas como pedidos de oração para Deus. Um dia, o carteiro Brady presta atenção nessas cartas e decide se aproximar do menino.

95. O Príncipe do Egito (1998)

Essa animação é baseada no livro do Êxodo, que narra a história de Moisés, que decide abandonar sua vida de príncipe para libertar o povo hebreu da escravidão. Milagrosamente, Moisés liberta os escravos e o Mar Vermelho abre-se para que eles saiam do Egito.

96. Redenção (2011)

Redenção conta a história de Sam Chidlers, um ex-traficante que se lutou pela defesa das crianças do Sudão. Ele viaja à África para ajudar a reconstruir casas que sofreram com a guerra civil e decide abrir um orfanato numa região controlada pelo crime.

97. Mãos Talentosas: A História de Ben Carson (2009)

Ben Carson não era um menino que gerava muitas expectativas. Pobre e com um histórico de notas baixas, ele surpreende a todos quando se torna um neurocirurgião renomado, caminhando lado a lado com sua fé.

98. Até o Último Homem (2017)

Conheça a história de Desmond T. Doss, um médico que se alista para servir na Segunda Guerra Mundial. Entretanto, ele se recusa a pegar em armas e passa seus dias salvando os homens que dão tudo de si em combate.

99. A Caminho da Fé (2018)

A Caminho da Fé fala sobre um pastor evangélico que gera discórdia ao afirmar que não existe inferno. Ele perde tudo – inclusive seus fiéis – e começa a questionar sua própria fé.

100. A Paixão de Cristo (2004)

Apesar de não ser um filme, de fato, evangélico, A Paixão de Cristo narra a mais importante história da Bíblia: a crucificação de Jesus Cristo e sua ressureição. O filme é bem avaliado e querido entre os evangélicos.

Outra doutrina religiosa que é bastante representada em longas é o espiritismo. Veja essa lista de filmes espíritas para entender melhor sobre o assunto!

Ainda, se você é apaixonado por filmes de história, vai adorar essa lista com exemplares que fazem recortes do passado a fim de ensinar e entreter o público.