16 filmes espíritas para entender melhor essa doutrina religiosa

Escrito por Mariana Bianchini

Se você pratica a doutrina espirita ou não a conhece muito bem, mas tem vontade de aprender sobre ela, confira uma lista com filmes espíritas que podem esclarecer suas dúvidas.

Entretanto, é importante lembrar que as obras abaixo contêm, em sua maioria, um alto nível de ficção e podem se basear em apenas algumas ideias do Espiritismo, sem expressar completamente suas crenças. Veja!

1. O Céu É De Verdade (2014)

Todd Burpo é um pastor que, ao lado de sua esposa, enfrenta uma situação complicada ao ver seu filho ser operado às pressas e quase morrer. Ao se recuperar milagrosamente, a criança conta que foi ao céu e que sabe de coisas que não teria como saber. Todd, então, precisará questionar sua fé e tudo o que pregava até então.

2. Causa e Efeito (2014)

A esposa e o filho do policial Paulo morrem em um acidente de carro causado por um motorista bêbado. Ao ver o culpado pela morte de sua família ser inocentado, Paulo se torna um matador profissional. Quando recebe uma proposta para assassinar uma garota de programa, ele encontra em seu caminho um trio de religiosos – um padre, um pastor e um espírita – e vê sua vida mudar.

3. E a Vida Continua… (2012)

Ernesto, de 50 anos, e Evelina, de 25, carregam seus traumas pessoais consigo. Um dia, o carro dela dá problemas em uma estrada e ele para para ajudá-la. Eles descobrem que estão indo para o mesmo hotel e, por isso, começam a construir uma bela amizade que parece transcender o plano terrestre.

4. As Mães De Chico Xavier (2011)

Ruth tem um filho adolescente que enfrenta problemas com drogas. Elisa dedica cada segundo de seu tempo ao pequeno Theo. Lara lida com o dilema de uma gravidez não planejada. Essas três mulheres buscam amparo e resoluções junto ao médium Chico Xavier.

5. O Filme dos Espíritos (2011)

Após a morte de sua esposa, Bruno considera seriamente a possibilidade de cometer suicídio. Entretanto, ele recebe “O Livro dos Espíritos” de um desconhecido e começa a descobrir os preceitos da doutrina espírita. Neste momento, tem início uma jornada de descobertas e compreensão do mundo espiritual.

6. Nosso Lar (2010)

O filme Nosso Lar é baseado em um dos livros psicografados de Chico Xavier e conta a história de André Luiz, um médico que desperta no mundo espiritual após sua morte. Inicialmente, ele passa por um longo período de sofrimento antes de ser recolhido e levado para a Colônia Nosso Lar.

7. Chico Xavier (2010)

Conheça a história e a vida do médium brasileiro Chico Xavier, que nasceu em 1910 e morreu em 2002. Além de prestar diversas atividades filantrópicas, ele foi um dos responsáveis pela expansão da doutrina espírita e se tornou mundialmente conhecido.

8. Bezerra de Menezes: O Diário do Espírito (2008)

Bezerra de Menezes foi um médico, escritor, militar, jornalista, política, filantropo e expoente da doutrina espírita. Sua vida foi transformada em filme com direção de Glauber Santos Paiva Filho e Joel Pimental. O orçamento do longa foi de quase 3 milhões de reais e as cenas foram gravadas no Ceará, em Pernambuco, em Brasília e no Rio de Janeiro.

9. As Cinco Pessoas Que Você Encontra no Céu (2004)

Ao completar 83 anos, Eddie sofre um acidente no parque de diversões onde trabalhou toda sua vida. Ele morre e começa a pensar que viveu uma vida sem propósito. A partir disso, encontra, aos poucos, cinco pessoas cujas vidas estiveram ligadas à sua e começa a compreender melhor sua missão.

10. O Mistério da Libélula (2002)

Joe Darrow é um médico que recentemente perdeu sua esposa, a também médica Emily, que morreu enquanto fazia trabalho voluntário na Venezuela. Ele passa a acreditar que a mulher está tentando se comunicar com ele ao passo em que também começa a ser perseguido por libélulas, lembrando-se ainda mais da amada.

11. Minha Vida na Outra Vida (2000)

Jenny Cole começa a ter sonhos estranhos sobre um lugar e um tempo que ela não conhece. Depois de muito refletir e pesquisar, ela descobre que as visões são uma cidade irlandesa na década de 30 e passa a acreditar aquela era sua vida passada.

12. Sexto Sentido (1999)

O psicólogo infantil Malcom Crowe se impenha em ajudar um garoto de nove anos, chamado Cole, que diz ver pessoas mortas. Malcom sugere a Cole que o menino use seu dom para ajudar esses espíritos a resolver seus problemas inacabados.

13. Amor Além da Vida (1998)

Chris e Annie perdem seus filhos em um acidente. Anos mais tarde, Chris também morre em outro acidente e é enviado para o Paraíso, onde pode escolher seu universo particular. Lá, ele fica sabendo que sua amada Annie cometeu suicídio e foi mandada para outro lugar. Mesmo assim, decide tentar encontrar uma maneira de achá-la.

14. Voltar a Morrer (1991)

Quando uma mulher muda e que sofre de amnésia chega em um orfanato, um detetive e um hipnotizador tentam ajudá-la a descobrir quem é e a recuperar sua voz. Seus sonhos trazem lembranças de um assassinato que aconteceu há quarenta anos atrás e ela descobre que esses fragmentos fazem parte de sua vida passada.

15. Ghost – Do Outro Lado da Vida (1990)

Depois que Sam Wheat morre assassinado durante um assalto, ele descobre que sua namorada, Molly, também está correndo perigo. Por esse motivo, ele decide tentar se comunicar com a amada através de uma médium trambiqueira que consegue ouvi-lo, tentando, assim, salvar a vida de Molly.

16. Além da Eternidade (1989)

Dirigido por Steven Spielberg, Além da Eternidade conta a história de um aviador que combate incêndios florestais e morre em um acidente. Então, ao chegar no Paraíso, é estimulado por um anjo a voltar para a terra e ajudar seu sucessor a adquirir seus conhecimentos e sua orientadora de voo a esquecê-lo.

Se você deseja se aprofundar ainda mais nesta filosofia, confira também 15 livros espíritas que podem te ajudar a estudar sobre o assunto.