15 séries de vampiros que vão do terror ao romance adolescente

Escrito por Mariana Bianchini

De Buffy a The Vampire Diaries, essa lista apresenta as séries de vampiros mais conhecidas e aclamadas da televisão e você, com certeza, vai encontrar um título que te agrade. Essas produções são perfeitas para quem gosta de explorar diferentes narrativas sobre esses seres mitológicos!

1. Buffy – A Caça Vampiros (1997)

“Buffy, a Caça-Vampiros” é referência quando o assunto é série de vampiro. Na história, a adolescente Buffy foi escolhida pelo destino para se tornar uma caçadora de vampiros, demônios e outros seres malignos. Então, ela concilia sua vida como estudante do ensino médio com a sua missão de lutar contra o mal.

2. Angel (1999)

“Angel” é um spin-off – ou seja, uma produção derivada – da série “Buffy, A Caça-Vampiros” e tem o vampiro Angel como protagonista. Depois de ter tido sua alma restaurada por uma maldição cigana, ele decide trabalhar como detetive particular em Los Angeles, lutar contra o mal e ajudar pessoas inocentes.

3. Blood Ties (2007)

Baseada na série de livros Blood Books, da escritora Tanya Huff, essa é uma produção canadense de 2007. A história gira em torno da detetive particular Christina, que se une ao vampiro Henry para investigar casos sobrenaturais. Bruxas e demônios também aparecem na narrativa.

4. Being Human (2008)

Já pensou em uma casa onde moram juntos um vampiro, um lobisomem e um fantasma? Essa é a proposta de enredo da série “Being Human”. Essa é uma série britânica que foi criada por Toby Whithouse para a BBC Three e tem Lenora Crichlow, Russell Tovey e Aidan Turner como protagonistas.

5. True Blood (2008)

No universo de “True Blood”, cientistas japoneses inventaram um sangue sintético para que vampiros pudessem se alimentar – ao invés de fazerem os humanos de comida. A sociedade, por sua vez, ainda tem opiniões divididas quanto a confiar ou não nestes seres e a cidade de Bon Temps é prova disso.

6. The Vampire Diaries (2009)

Com oito temporadas, o triângulo amoroso de uma humana e dois irmãos vampiros em “The Vampire Diaries” conquistou toda uma geração. Apesar de focada em vampiros, a série – que deu origem aos spin-offs “The Originals” e “Legacies” – apresenta a cidade de Mystic Falls como o lar de outros seres sobrenaturais, como bruxas e lobisomens.

7. The Originals (2013)

“The Originals” foi a primeira série derivada de “The Vampire Diaries”. As cinco temporadas da produção são focadas na família Mikaelson – os chamados vampiros originais, ou seja, os primeiros vampiros do mundo. A série foi finalizada em 2018.

8. Drácula (2013)

O vampiro mais famoso da ficção, criado por Bram Stoker, já foi adaptado para diferentes produções audiovisuais e a série de 2013 é mais uma delas. Aqui, Drácula acaba de chegar a Londres e está determinado a se vingar das pessoas responsáveis pela sua imortalidade.

9. The Strain (2014)

Quando um avião aterrissa no aeroporto JFK de Nova Iorque com as luzes apagadas e as portas fechadas, o Dr. Ephraim Goodweather e sua equipe são chamados para investigar. Eles encontram mais de 200 corpos e poucos sobreviventes, porém, ainda não sabem que estão lidando com uma epidemia vampiresca que pode afetar toda a humanidade.

10. Preacher (2016)

A série “Preacher” é uma adaptação das histórias em quadrinhos de mesmo nome. A primeira temporada estreou em 2015 e é focada em um ex-pastor possuído por uma entidade que fugiu do Paraíso e se chama Gênesis. Ele, então, adquire o poder de fazer com que todo mundo o obedeça. Ao lado de um vampiro irlandês e de sua ex-namorada, o pastor Jesse decide tentar encontrar Deus.

11. Midnight, Texas (2017)

“Midnight, Texas”, como o próprio nome já diz, se passa em uma cidadezinha do Texas chamada Midnight. Lá, a lista de moradores inclui vampiros, bruxas, lobisomens, transmorfos, videntes, fantasmas e anjos. Essa série de vampiros é de 2017 e teve duas temporadas.

12. Immortals (2018)

Será que você já ouviu falar de “Immortals”? Essa série é uma produção turca e narra a jornada de vingança de Mia, que foi recentemente transformada em vampira por Dmitry, uma criatura cruel. A série está disponível na Netflix e é composta por apenas 8 episódios.

13. Legacies (2018)

Com o fim de “The Originals”, os fãs do universo de “The Vampire Diaries” acharam que ficariam órfãos, mas o anúncio de uma segunda série derivada não demorou muito para acontecer. “Legacies” acompanha uma nova geração de seres sobrenaturais, incluindo a filha de Klaus Mikaelson, Hope, e as gêmeas bruxas de Alaric, Lizzie e Josie.

14. Apocalipse V (2019)

Essa é a mais nova série de vampiros da Netflix. A produção conta com Ian Somerhalder como protagonista, mas, diferente de seu papel em “The Vampire Diaries”, aqui ele interpreta o ciente Luther Swan, que precisa lidar com um vírus capaz de aguçar os sentidos, fornecer propriedades de cura e provocar dependência de sangue – ou seja, o vírus do vampirismo.

15. The Passage (2019)

“The Passage” foi a série de vampiros de 2019 lançada pela Fox. Aqui, uma garotinha é selecionada para ser a nova cobaia de um vírus que pode salvar a humanidade, mas que tem tido resultados negativos ao transformar pessoas em uma espécie de vampiros. Entretanto, o agente federal que deveria levá-la ao laboratório decide fugir com ela para salvá-la.

Adora conhecer produções audiovisuais sobre vampiros? Esses seres mitológicos ganham diferentes contextos e características dependendo da história – veja também uma lista variada de filmes de vampiros.