20 live-actions mais lembrados por quem ama cinema

Escrito por Mariana Bianchini

De maneira geral, os live-actions são filmes que usam pessoas ao invés de imagens animadas. É um termo usado para categorizar histórias que fazem releituras de desenhos, quadrinhos ou jogos eletrônicos usando atores e atrizes para interpretar seus personagens. Abaixo, você confere uma lista com os títulos mais lembrados, que inclui – mas não se limita a – as produções da Disney.

1. Dora e a Cidade Perdida (2019)

O filme que encabeça essa lista é uma adaptação da popular série infantil animada da Nickelodeon, Dora, a Aventureira. A história acompanha Dora enquanto ela precisa enfrentar o Ensino Médio, salvar seus pais e solucionar um mistério envolvendo uma civilização inca perdida.

2. O Rei Leão (2019)

Os live-actions da Disney são sempre um sucesso, mesmo quando a crítica acaba pegando um pouco pesado nos comentários. O Rei Leão acabou decepcionando alguns fãs pelas versões realistas demais – e sem expressividade facial – dos animais. As dublagens do filme foram feitas por nomes de peso: Beyoncé, Donald Glover, James Earl Jones, John Oliver, Chiwetel Ejiofor e mais.

3. Turma da Mônica: Laços (2019)

Esse filme brasileiro não poderia ficar de fora da lista. Produzido pela Maurício de Sousa Produções, dirigido por Daniel Rezende e roteirizado por Thiago Dottori, Laços é baseado nos personagens e histórias dos quadrinhos da Turma da Mônica. Aqui, o cachorro de Cebolinha, Floquinho, desaparece e ele reúne seus amigos Mônica, Magali e Cascão para tentar encontrá-lo.

4. Aladdin (2019)

Aladdin é mais um dos clássicos animados da Disney transformados em live-action. O filme é estrelado por Mena Massoud, Naomi Scott e Will Smith e a história você já conhece: um jovem ladrão, chamado Aladdin, encontra uma lâmpada habitada por um gênio capaz de lhe conceder três desejos e decide se passar por príncipe para conquistar o coração da princesa Jasmine.

5. Pokémon: Detetive Pikachu (2019)

Pokémon: Detetive Pikachu se consolidou como o filme baseado em videogame mais bem recebido pela crítica até hoje. Lançado em maio de 2019, o longa tem direção de Rob Letterman e foi produzido pela Legendary Entertainment, em parceria com The Pokémon Company, Tōhō e Warner Bros. Pictures. O famoso personagem Pikachu leva a voz de Ryan Reynolds.

6. Dumbo (2019)

Dirigido por Tim Burton e escrito por Ehren Kruger, este filme é um remake em live-action do clássico animado “Dumbo”, lançado em 1941. Além da baixa bilheteria que obteve – foram apenas 266,9 milhões de dólares mundiais -, as críticas também foram negativas, enaltecendo, principalmente, o trabalho de Burton, mas criticando os dramas desinteressantes entre personagens humanos e a falta de magia.

7. Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível (2018)

Apesar de ser o live-action da Disney que menos arrecadou bilheteria, esse filme merece aparecer nessa lista. Na história, um adulto Christopher Robin embarca em uma aventura com o Ursinho Pooh e seus amigos, Tigrão, Bisonho, Coruja, Leitão, Coelho e os outros. O longa é uma adaptação com tecnologia CGI inspirado no livro Wiinnie-the-Pooh, de Alan Alexander Milne e Ernest Howard Shepard.

8. Death Note (2017)

Baseado na série de mangá japonesa de mesmo nome, esse longa é uma produção que conta com Nat Wolff, Keith Stanfield, Margaret Qualley, Shea Whigham, Paul Nakauchi e Willem Dafoe no elenco. Basicamente, esse live-action da Netflix segue um estudante do ensino médio que encontra um caderno sobrenatural – toda vez que ele escreve o nome de uma pessoa nele, essa pessoa morre.

9. A Bela e a Fera (2017)

Com Emma Watson no papel Emma Watson no papel de Bela e Dan Stevens interpretando a Fera, esse longa reconta essa mágica história. A luxuosidade do filme salta aos olhos com seus figurinos, cenários e direção de arte. Sua arrecadação foi de mais de 1 bilhão e 200 milhões de dólares em bilheteria e recebeu, em geral, críticas positivas.

10. Mogli: O Menino Lobo (2016)

Esse longa é o segundo remake em live-action do desenho homônimo de 1967 – o primeiro é de 1994! Esse filme foi a quinta maior bilheteria de 2016 e ganhou um Oscar de Melhores Efeitos Visuais no ano seguinte. O protagonista é interpretado por Neel Sethi e por Kendrick Reyes, quando pequeno.

Você sabia que os filmes de heróis mais famosos também são considerados live-actions? A franquia cinematográfica da Marvel, que começou com Homem de Ferro, é toda baseada nas HQs lançadas previamente pela empresa e, portanto, cumpre os requisitos da categoria. O mesmo acontece com os filmes da DC. Confira mais títulos de live-actions abaixo:

11. Cinderela (2015)

12. Malévola (2014)

13. Os Vingadores (2012)

14. Alice no País das Maravilhas (2010)

15. Old Boy (2005)

16. Peter Pan (2003)

17. Resident Evil (2002)

18. Scooby Doo (2002)

19. 101 Dálmatas (1996)

20. Os Flintstones (1994)

Você, sem dúvidas, já sabe que a Disney vai muito além dos live-actions. Então, que tal conferir uma lista com os 70 melhores filmes da Disney para todas as idades se divertirem?