30 grupos de K-Pop que você precisa ouvir para entender o fenômeno

Escrito por Mariana Bianchini

O K-Pop é um gênero musical que surgiu na Coreia do Sul e que se caracteriza, além da música pop, por uma diversidade de elementos audiovisuais. Ele surgiu com o Seo Taiji and Boys, um dos primeiros grupos de K-Pop já registrados, que nasceu em 1992.

Aqui, você pode conhecer os 30 nomes mais famosos e relevantes de grupos de K-Pop!

Grupos de K-Pop mais famosos

Não há dúvidas de que o K-Pop é, de fato, um fenômeno. Esses grupos já alcançaram uma carreira internacional, vencendo prêmios nos Estados Unidos e na Europa e acumulam uma legião de fãs em vários países, inclusive no Brasil. Veja, abaixo, quais os grupos de K-Pop mais famosos e mais ouvidos no mundo!

1. BLACKPINK

BLACKPINK é um dos maiores grupos de K-Pop atuais. Formado pela YG Entertainment, o lançamento da banda aconteceu em agosto de 2016 com o lançamento de três músicas simultaneamente: Boombayah, Whistle e Square One. Essa última foi a primeira música de trabalho do BLACKPINK, que é formado pelas garotas Jisoo, Jennie, Rosé e Lisa.

2. BTS

Na ativa desde 2013, o BTS sempre vem à cabeça quando falamos de K-Pop. O grupo, que é formado por sete integrantes – Jin, Suga, J-Hope, RM, Jimin, V e Jungkook – coleciona nomeações a premiações internacionais, como o American Music Awards, o Billboard Music Awards, o People’s Choice Awards, MTV Europe Music Awards e outros tantos, além, é, claro, de seu reconhecimento regional.

3. Twice

Formado no reality show Sixteen pela JYP Entertainment, o Twice é composto por nove integrantes: Nayeon, Jeongyeon, Momo, Sana, Jihyo, Mina, Dahyun, Chaeyoung e Tzuyu. As meninas já lançaram dois álbuns de estúdio e diversos EPs com foco comercial na Coreia do Sul e no Japão desde 2015, ano em que o grupo foi criado.

4. EXO

O conceito do grupo EXO é um pouco diferente dos grupos tradicionais – ele foi pensado, inicialmente, para ser subdivido em dois grupos, o K e o M, sendo que o primeiro promoveria as canções da banda na Coreia do Sul em coreano e o segundo trabalharia na China cantando em mandarim. Anteriormente com 12 integrantes, hoje o EXO possui nove membros e já não funciona com subgrupos.

5. Red Velvet

Em atividade desde 2014, quando foi formado pela SM Entertainment, as cinco meninas do Red Velvet – Irene, Seulgi, Wendy, Joy e Yeri – já contabilizam dois álbuns de estúdio, sete EPs em coreano e um EP em japonês. Em fevereiro de 2018, o Red Velvet foi classificado pela revista Time como um dos melhores grupos de K-Pop da atualidade.

6. Big Bang

O Big Bang é um grupo de K-Pop masculino que existe desde agosto de 2006. Com origens no hip hop, o grupo é formado por G-Dragon, T.O.P, Taeyang, Daesung e Seungri e, inicialmente, não obteve tanto sucesso. Foi com o lançamento da canção Lies, em 2007, que os meninos atingiram seu primeiro grande êxito.

7. Girls’ Generation

Também conhecido como SNSD, o Girls’ Generation é um grupo feminino que teve sua estreia em 2007 com o single Into The New World. Entretanto, seu reconhecimento veio, de fato, em 2009 com o lançamento da música Gee, que foi nomeada a canção mais popular da década. O grupo era inicialmente formado por Taeyeon, Sunny, Tiffany, Hyoyeon, Yuri, Sooyoung, Yoona, Seohyun e Jessica, porém, a última saiu do grupo em 2014 em meio a controvérsias.

8. Seventeen

O grupo Seventeen possui treze membros e é dividido em três unidades, ou seja, ainda que todos façam um pouco de tudo, os integrantes são separados nas seguintes áreas de especialização: hip-hop, vocal e performance. Isso acontece porque S.Coups, Jeonghan, Joshua, Jun, Hoshi, Wonwoo, Woozi, DK, Mingyu, The8, Seungkwan, Vernon e Dino participam ativamente das etapas criativas de suas músicas e coreografias.

9. 2NE1

Formado em 2009, o 2NE1 foi um dos grupos de K-Pop mais premiados da história, mas teve suas atividades encerradas em novembro de 2016, meses depois da saída de uma de suas integrantes. Em respeito aos fãs que viram seu grupo favorito acabar de uma hora para outra, as meninas do 2NE1 decidiram trabalhar em uma música de despedida intitulada Goodbye.

10. Got7

Composto por Ark, JB, Jackson, Jinyoung, Youngjae, BamBam e Yugyeom, o Got7 lançou sua primeira música, Girls Girls Girls, em 14 de janeiro de 2014 e em novembro do mesmo ano apresentaram Identify, seu álbum de estreia. Desde então, lançaram outros dois álbuns de estúdio coreanos e mais sete EPs. Ainda, investiram no mercado japonês, lançando cinco álbuns nessa língua.

Grupos de K-Pop femininos

Quer conhecer mais grupos de K-Pop femininos? Confira, então, mais 10 nomes de bastante influência no cenário musical que têm conquistado cada vez mais seu espaço.

11. EXID

Inicialmente, o EXID era formado por seis meninas: LE, Hani, Junghwa, Dami, Yuji e Haeryung. Entretanto, em abril de 2012, Dami, Yuji e Haeryung saíram do grupo e foram substituídas por Solji e Hyerin. As meninas têm quatro EPs lançados e apenas um álbum de estúdio, mas são bastante reconhecidas nas premiações coreanas.

12. Mamamoo

A estreia do grupo Mamamoo, em 2014 com a música Mr. Ambiguous, foi considerada uma das maiores estreias de K-Pop do ano. Formado por quatro integrantes – Solar, Moonbyul, Wheein e Hwasa -, o grupo já lançou até hoje treze singles, oito EPs e um álbum de estúdio e, apenas em seu ano de estreia, recebeu sete indicações a premiações.

13. 4MINUTE

Apesar de ter tido uma duração relativamente curta, o 4MINUTE ainda é bastante lembrado quando o assunto são grupos de K-Pop femininos. Formado pela Cube Entertainment em 2009, teve sua estreia em 18 de junho do mesmo ano com o lançamento digital do single Hot Issue. Em dezembro de 2010, lançaram seu primeiro álbum de estúdio japonês e em abril de 2011, seu primeiro álbum em coreano. Seu fim foi anunciado em junho de 2016.

14. f(x)

Formado em 2009, o grupo tinha cinco integrantes: Victoria, Luna, Krystal, Amber e Sulli. Em 5 de setembro de 2009, as meninas fizeram sua estreia com o lançamento digital do single La Cha Ta. Seu primeiro álbum de estúdio, intitulado Pinocchio, foi lançado em 2011. Em agosto de 2015, Sulli anunciou sua saída do grupo, então, o f(x) continuou com apenas quatro integrantes.

15. Apink

Apink é um grupo sul-coreano na ativa desde 2011. Atualmente, é composto por seis integrantes – Chorong, Bomi, Eunji, Naeun, Namjoo e Hayoung, porém, sua formação original incluía Yookyung, que decidiu deixar o grupo em abril de 2013. Até hoje, o grupo lançou quatro álbuns de estúdio e cinco EPs.

16. Sistar

O Sistar, apesar de ser bastante popular, teve apenas três anos de duração. Formado pela Starship Entertainment, o grupo tinha quatro integrantes e teve seu primeiro single – Push Push – apresentado em 3 de junho de 2010. Com três álbuns de estúdio e sete EPs lançados, seu fim foi anunciado em maio de 2017.

17. AOA

A estreia do AOA aconteceu oficialmente em julho de 2012 com o single Elvis. Inicialmente, o grupo era formado por sete integrantes – Jimin, Yuna, Hyejeong, Mina, Seolhyun, Chanm e Choa -, porém Choa anunciou sua saída em 2017 e as outras meninas seguiram os trabalhos sem ela. Ainda, a girl band tem investido nos mercados coreano, japonês e chinês, tendo lançado músicas e álbuns em todas essas línguas.

18. T-ara

O grupo feminino T-ara teve uma estreia bastante esperada e que gerou muito interesse, já que estavam ensaiando desde 2006 e só foram apresentadas ao público em 2009. Originalmente, o grupo era formado por cinco integrantes – Hana, Jiwon, Eunjung, Hyomin e Jiyeon, entretanto, antes da estreia oficial, Hana e Jiwon saíram do grupo e as artistas Boram, Soyeon e Qri foram adicionadas. O T-ara se consolidou, então, como um grupo de K-Pop de seis integrantes.

19. Girl’s Day

No mercado desde 2010, Girl’s Day era originalmente formado por Jihae, Jisun, Jiin, Sojin e Mina. Dois meses depois da estreia oficial do grupo, em setembro de 2010, Jisun e Jiin anunciaram suas saídas e foram substituídas por Yura e Hyeri. Em 2012, Jihae também decidiu se afastar do Girl’s Day e as outras quatro meninas seguiram com a banda sem ela. Os maiores sucessos do grupo incluem as músicas Twinkle Twinkle, Hug Me Once, Expectation, Something, Darling e Ring My Bell.

20. KARA

O Kara foi um grupo sul-coreano feminino formado em 2007. Sua discografia possui quatro álbuns de estúdio em coreano, cinco álbuns de estúdio em japonês e outros oito EPs. Depois de quase 10 anos de atividade, em 2016 algumas das integrantes atuais decidiram não renovar seus contratos, o que levou ao fim da banda. Entretanto, a DSP Media, responsável pelo agenciamento das meninas, não descarta a possibilidade de projetos futuros para a KARA.

Grupos de K-Pop masculinos

Se você gosta de vozes masculinas, não pode deixar de conhecer mais grupos formados apenas por meninos. Os 10 nomes abaixo apresentam grande número de acessos no Spotify e forte presença em diversos continentes.

21. Monsta X

O Monsta X é um grupo de K-Pop recente: formado em 2015 pela Starship Entertainment, já lançou 6 EPs, 2 álbuns de estúdio em coreano e 1 álbum de estúdio em japonês. O grupo é formado por Shownu, Wonho, Minhyuk, Kihyun, Hyungwon, I.M e Jooheon e tem mantido sua formação inicial.

22. SHINee

O grupo SHINee foi formado pela S.M. Entertainment em 2008. Sua formação original consistia nos integrantes Onew, Jonghyun, Key, Minho e Taemin. Entretanto, em 18 de dezembro de 2017, Jonghyun faleceu após inalar monóxido de carbono. Aos 27 anos de idade, ele foi encontrado insconsciente em seu apartamento. Depois da tragédia, o grupo decidiu continuar com quatro membros.

23. WINNER

Atualmente, este grupo é composto por quatro integrantes – Jinu, Hoony, Mino e Yoon -, mas, em seu início, Taehyun também fazia parte da formação. Formado em 2014, o grupo foi apresentado no reality show chamado Who is Next: WIN, como o time A que competia com o time B para debutarem como o primeiro grupo masculino da YG Entertainment em oito anos. Ambos eram trainees da produtora. O time A virou o WINNER e o time B foi lançado posteriormente como iKON.

24. iKON

Composto por sete integrantes, Jinhwan, Yunhyeong, Bobby, B.I, Donghyuk, Junhoe e Chanwoo, o grupo iKON surgiu em 2015, agenciado pela YG Entertainmen e tem estado na ativa desde então. Sua discografia possui dois álbuns de estúdio em coreano, além de produções para o mercado japonês.

25. NCT 127

O NCT 127 é uma subdivisão do NCT e teve sua estreia em 2016 logo depois do surgimento do grupo de origem. Atualmente, o grupo é formado por Taeil, Johnny, Taeyong, Yuta, Doyoung, Jaehyun, Winwin, Jungwoo, Mark e Haechan. Desde seu surgimento, lançaram um álbum de estúdio e cinco extended plays.

26. Super Junior

Inicialmente formado com doze integrantes, o Super Junior recebeu mais um membro cerca de seis meses depois de sua estreia. Em seu auge, o grupo era formado por Leeteuk, Heechul, Han Geng, Yesung, Kangin, Shindong, Sungmin, Eunhyuk, Donghae, Siwon, Ryeowook, Kibum e Kyuhyun. Entretanto, Han Geng e Kibum se despediram da banda no meio do caminho. Ainda, além disso, subgrupos foram derivados do Super Junior – esta estratégia tinha como objetivo não limitar as atividades dos integrantes a apenas um tipo de música e explorar as possibilidades do cenário musical. Com exceção de Kibum, todos os outros meninos participam de pelo menos um dos cinco subgrupos.

27. Stray Kids

Em 2017, começou um reality show sul-coreano chamado Stray Kids que daria origem a um grupo masculino de mesmo nome. Os integrantes foram, então, escolhidos: Chan, Woojin, Lee Know, Changbin, Hyunjin, Han, Felix, Seungmin e I.N compõem o grupo. Sua estreia oficial aconteceu em março de 2018 com o lançamento do álbum I am Not.

28. VIXX

Os meninos que fazem parte do VIXX – N, Leo, Ken, Ravi, Hongbin e Hyuk – foram escolhidos através de um sistema de eliminação no reality show MyDOL em 2012. Desde então, lançaram três álbuns de estúdio, quatro EPs em coreano, um álbum de estúdio e um EP em japonês.

29. TVXQ

Este grupo teve sua estreia em 2003 como um quinteto formado pelos integrantes U-Know Yunho, Max Changmin, Hero Jaejoong, Micky Yoochun e Xiah Junsu. Em julho de 2009, Hero Jaejoong, Micky Yoochun e Xiah Junsu entraram na justiça contra a SM Entertainment, responsável pelo agenciamento do grupo. Isso fez com que o TVXQ pausasse todas as suas atividades e aparições públicas. Depois de um hiato de dois anos e três meses, o grupo voltou como um duo formado apenas por Yunho e Changmin.

30. Highlight

Inicialmente, este grupo levava o nome de BEAST e era formado pelos integrantes Doojoon, Junhyung, Gikwang, Yoseob, Dongwoon e Hyunseung. Sob esse nome, lançaram três álbuns de estúdio e oito EPs em coreano e diversas produções também em japonês. Em abril de 2016, o grupo anunciou a saída de Hyunseung e em fevereiro de 2017 optaram por seguir com um novo nome: Highlight.

Já conhecia o K-Pop? Esse gênero tem tudo para se tornar o seu favorito! Ainda, confira quais são as músicas internacionais românticas mais tocadas no mundo.