30 melhores goleiros do mundo que defenderam lances incríveis

Escrito por Mariana Bianchini

Quer saber quais são os melhores goleiros do mundo? Em 1987, a FIFA estabeleceu uma premiação anual para reconhecer o desempenho destes jogadores. Além disso, também premiou os destaques do século XX e do século XXI.

A lista abaixo foi definida considerando esses prêmios, então, conheça um pouquinho sobre a história dos nomes que marcaram a defesa do futebol nos últimos 120 anos.

1. Gianluigi Buffon

Atualmente, o goleiro italiano Gianluigi Buffon joga pelo Paris Saint-Germain, mas começou sua carreira no Parma e fez história como estrela do Juventus. Além disso, também fez parte do elenco titular da Seleção Italiana que foi campeã da Copa do Mundo de 2006. Foi eleito cinco vezes o melhor goleiro do mundo pela FIFA e ficou em segundo lugar em outros seis anos. Ainda, ganhou o prêmio de melhor goleiro da primeira década do século XXI e de melhor goleiro da história entre os anos de 1987 e 2012.

2. Iker Casillas

Iker Casillas começou sua carreira no Real Madrid, mas, hoje, joga no Porto. O goleiro espanhol, que também jogou pela seleção de seu país, recebeu cinco vezes o prêmio de melhor goleiro do mundo da FIFA e ficou duas vezes em segundo lugar. Também recebeu os títulos de segundo melhor goleiro da primeira década do século XXI e segundo melhor goleiro da história entre os anos de 1987 e 2012, ficando atrás apenas de Gianluigi Buffon.

3. Manuel Neuer

Capitão da Seleção Alemã e do Bayern de Munique, Manuel Neuer também já jogou pelo Schalke 04, onde começou sua carreira em 1996 e apenas 10 anos depois assinou um contrato profissional. Ele ganhou o prêmio de melhor goleiro do mundo em quatro anos diferentes e ficou na vice-liderança outras duas vezes. Ainda, foi parte do time que derrotou o Brasil no famoso 7×1 da Copa do Mundo sediada em nosso país.

4. Oliver Kahn

Atualmente com 49 anos, Oliver Kahn foi um goleiro alemão que jogou pelo Karlsruher, pelo Bayern de Munique e também pela seleção de seu país. A FIFA o nomeou três vezes o melhor jogador do mundo e uma vez o vice-campeão. Ainda, também ficou em quinto lugar nos prêmios de melhor goleiro da primeira década do século XXI e de melhor goleiro da história entre os anos de 1987 e 2012.

5. Lev Yashin

Domínio Público

Lev Yashin faleceu em 1990, quando tinha 60 anos, mas antes disso foi goleiro do Dínamo de Moscou por toda sua carreira, que durou 22 anos. Naturalmente, também jogou pela Seleção Soviética nas Copas do Mundo de 1958, 1962, 1966 e 1970. Seu talento e trabalho foi reconhecido pela FIFA que lhe deu o título de melhor goleiro do século XX.

6. Gordon Banks

Domínio Público

Quem ficou em segundo lugar no prêmio da FIFA de melhor goleiro do século XX foi Gordon Banks. O inglês foi goleiro titular no Leicester City, no Stoke City e na Seleção Inglesa entre os anos de 1963 e 1972. Banks faleceu em fevereiro de 2019, quando tinha 81 anos.

7. Dino Zoff

Domínio Público

Dino Zoff ficou em terceiro lugar na lista da FIFA de melhores goleiros do século XX. O italiano entrou para a história como o jogador de futebol mais velho a ser campeão de uma Copa do Mundo, em 1982, quando já tinha 40 anos. Ele atuou como jogador profissional nos times Udinese, Mantova, Napoli e Juventus, além, é claro, de ser parte da Seleção Italiana entre 1958 e 1983.

8. Sepp Maier

Atualmente com 75 anos, Sepp Maier aproveita sua aposentadoria depois de ter jogado como goleiro profissional no Bayern de Munique por quase 15 anos. O futebolista, que também representou a Alemanha na Seleção oficial do país entre 1966 e 1979, foi eleito o quarto melhor goleiro do século XX pela FIFA.

9. Ricard Zamora

Domínio Público

Nascido em janeiro de 1901, Ricard Zamora foi um goleiro espanhol e viveu em Barcelona depois de sua aposentadoria até sua morte em 1978. Durante sua carreira como futebolista, ele jogou pelo Real Español, pelo Barcelona, pelo Real Madrid e pelo Nice – esse último é um time francês. Ainda, foi parte das Seleções da Espanha e da Catalunha. Ficou em quinto lugar na lista de melhores goleiros do século XX.

10. José Luis Chilavert

Domínio Público

Além de ocupar a sexta posição na lista de melhores goleiros do século XX, José Luis Chilavert foi eleito o melhor jogador do mundo três vezes pela FIFA e ainda ganhou o título de sétimo melhor goleiro da história entre os anos de 1987 e 2012. O futebolista paraguaio jogou por vários times durante sua carreira, incluindo times do Paraguai, da Argentina, da Espanha, da França e do Uruguai.

11. Peter Schmeichel

Eleito duas vezes o melhor goleiro do mundo pela FIFA, o dinamarquês Peter Schmeichel também ficou sem segundo lugar outras duas vezes. Ele, que jogou por sete times profissionais durante sua carreira – sem contar a Seleção da Dinamarca – também foi eleito o sétimo melhor goleiro do século XX e o quarto melhor goleiro da história entre os anos de 1987 e 2012.

12. Walter Zenga

Walter Zenga é um goleiro italiano que jogou pela Seleção Italiana e por outros 7 clubes de futebol. Além disso, depois de se aposentar como goleiro, tornou-se treinador e treinou 16 times de nacionalidades variadas. Recebeu três vezes o título de melhor goleiro do mundo e ficou em oitavo lugar na lista de melhores goleiros da história entre os anos 1987 e 2012.

13. Petr Čech

Atualmente, Petr Čech joga pelo Arsenal, um clube de futebol inglês – apesar de possuir nacionalidade tcheca. Foi eleito, em 2005, o melhor goleiro do mundo pela FIFA e ocupou a segunda posição da premiação em 2004 e em 2007. Também ficou em terceiro lugar como melhor goleiro da primeira década do século XXI e em sexto lugar na lista de melhores goleiros da história entre os anos de 1987 e 2012.

14. Michel Preud’homme

Domínio Público

Michel Preud’homme é um treinador e ex-goleiro da Bélgica. Em sua carreira, jogou pelos times Standard de Liège, KV Mechelen e Benfica – além, obviamente, da Seleção nacional de seu país. Em 1989 e 1990, ficou em segundo lugar na briga pelo título de melhor goleiro do mundo da FIFA e apenas em 1994 recebeu o título de campeão.

15. Rinat Dasayev

Domínio Público

O goleiro russo Rinat Dasayev começou sua carreira profissional no time Volgar Astrakhan e ainda jogou também pelo Spartak Moscou, pela Sevilla e pela Seleção Soviética. Recebeu o título de melhor goleiro do mundo em 1988, na segunda edição do prêmio, depois de ter ficado em segundo lugar em 1987, quando a premiação começou.

16. Fabien Barthez

Domínio Público

Eleito o segundo melhor goleiro do mundo em 1998 e o melhor goleiro do mundo em 2000, Fabien Barthez jogou em seis clubes profissionais durante sua carreira: Toulouse, Olympique de Marseille, Monaco, Manchester United, Olympique de Marseille e Nantes. Ainda, o francês fez parte da Seleção de seu país entre 1994 e 2006.

17. Thibaut Courtois

Thibaut Courtois recebeu o título de melhor goleiro do mundo em 2018, depois de ter ficado em segundo lugar no ano de 2014. Este goleiro, que tem origem belga, atualmente joga pelo Real Madrid e pela Seleção de seu país, mas já passou pelo Genk, pelo Chelsea e pelo Atlético de Madrid.

18. Jean-Marie Pfaff

Domínio Público

Também de origem belga, Jean-Marie Pfaff jogou pelo Beveren, pelo Bayern de Munique, pelo Lierse e pelo Trabzonspor, totalizando 506 jogos até 1990, ano em que decidiu se aposentar. Ainda, representou a Bélgica em sua Seleção entre os anos de 1976 e 1987, onde jogou 64 vezes. Foi o primeiro goleiro a receber um título de melhor goleiro do mundo pela FIFA, em 1987.

19. Edwin van der Sar

Apesar de nunca ter sido eleito melhor jogador do mundo pela FIFA em seu prêmio anual, o holandês Edwin van der Sar ficou em quarto lugar na lista de melhores goleiros da primeira década do século XXI e em terceiro lugar na lista de melhores goleiros da história entre os anos de 1987 e 2012. Durante sua carreira, jogou em seis times, incluindo a Seleção nacional dos Países Baixos.

20. Dida

Domínio Público

Dida é o primeiro brasileiro a aparecer nesta lista! Em 2005, ficou em segundo lugar no prêmio de melhor goleiro do mundo da FIFA. Ainda, também ocupou a sexta posição na lista de melhores goleiros da primeira década do século XXI. Em sua carreira, jogou por times brasileiros – Vitória, Cruzeiro, Corinthians, Portuguesa, Grêmio e Internacional – e também pelo Lugano e pelo Milan, além de ter participado da Seleção Brasileira.

21. Júlio César

Júlio César é o outro goleiro brasileiro nesta lista de melhores do mundo. Ele, que jogou pelo Flamengo, pelo Internazionale, pelo Chievo, pelo Queens Park Rangers, pelo Toronto FC, pelo Benfica e pela Seleção Brasileira, ficou em segundo lugar no prêmio de melhor goleiro do mundo de 2010 e em oitavo lugar na lista de melhores goleiros da primeira década do século XXI.

22. Jens Lehmann

O alemão Jens Lehmann foi uma vez vice-campeão na premiação de melhor goleiro do mundo da FIFA e ficou em nono lugar na lista de melhores goleiros da primeira década do século XXI. Começou sua carreira no Schalke 04 e ainda jogou no Milan, no Borussia Dortmund, no Arsenal, no VfB Stuttgart e na Seleção Alemã.

23. Andoni Zubizarreta

Domínio Público

Andoni Zubizarreta atuou como goleiro entre 1980 e 1998 e passou apenas por times espanhóis. Começou a carreira profissioan no Deportivo Alavés e seguiu, posteriormente para o Athletic Bilbao, para o FC Barcelona e para o Valencia. Também jogou pela Seleção Espanhola desde 1985 até o fim de suas atividades. Foi eleito segundo melhor goleiro do mundo em 1992 e ficou em nono lugar na lista de melhores goleiros da história entre os anos de 1987 e 2012.

24. Sergio Goycochea

Domínio Público

O goleiro argentino Sergio Goycochea ganhou destaque na Copa do Mundo de 1990, mas começou a jogar em 1979. Ele passou por 12 times diferentes durante sua carreira, inclusive pelo Internacional, clube brasileiro que tem sede em Porto Alegre. Ficou em segundo lugar como melhor goleiro do mundo em dois anos – 1991 e 1993.

25. Hans van Breukelen

Domínio Público

Hans van Breukelen foi eleito o segundo melhor goleiro do mundo em 1988, na segunda edição da premiação da FIFA. O holandês começou sua carreira profissional em 1975 no FC Utrecht e ainda jogou pelo Nottingham Forest e pelo PSV Eindhoven. Atuou na Seleção de seu país entre 1980 e 1992.

26. Thomas Ravelli

Domínio Público

Em 1994, Thomas Ravelli ficou em segundo lugar como melhor goleiro do mundo pela FIFA. O futebolista sueco começou sua carreira no Öster, onde jogou até 1988 e voltou a jogar em seu último ano de carreira em 1999. Também representou seu país na Seleção nacional entre 1981 e 1997.

27. David Seaman

O goleiro inglês David Seaman jogou por seis times ingleses e também pela Seleção de seu país durante seu período de atividade. Em 1996, foi eleito o segundo melhor goleiro do mundo pela FIFA. Uma lesão no ombro fez com que o jogador optasse pela aposentadoria em janeiro de 2004, encerrando sua carreira.

28. Angelo Peruzzi

Domínio Público

Angelo Peruzzi jogou pelo Roma, pelo Verona, pelo Juventus, pelo Inter e pelo Lazio – todos times italianos – entre 1986 e 2007. Também jogou pela Seleção Italiana entre 1989 e 2006. Em 1997, foi eleito o segundo melhor goleiro do mundo pela FIFA.

29. Oscar Córdoba

De origem colombiana, Oscar Córdoba se aposentou em 2011, depois de ter jogado seis times da Colômbia, por dois times da Turquia, pelo Boca Juniors da Argentina, pelo Perugia da Itália e, claro, pela Seleção de seu país. Em 2001, ficou em segundo lugar na competição pelo título de melhor goleiro do mundo.

30. Hugo Lloris

Hugo Lloris, diferente da maioria dos jogadores de futebol, fez sua estreia profissional na Seleção de seu país, a França e desde 2012 é o capitão do time. Ainda, jogou pelo Nice e pelo Lyon e, atualmente, joga pelo Tottenham. Em 2018, ficou atrás apenas de Thibaut Courtois na seleção de melhor goleiro do mundo da FIFA. Será que o francês ainda tem chance de ficar no primeiro lugar nos próximos anos?

Os goleiros defendem os gols, mas os outros jogadores é que são responsáveis por fazê-los, garantindo a vitória de seus times. Então, confira também, quem são os maiores artilheiros do mundo!