40 filmes tristes que te deixarão com os olhos inchados de tanto chorar

Escrito por Sheila Almendros

Se tem uma coisa que Hollywood sabe fazer bem são os filmes tristes. Os títulos podem ser dos mais variados, desde algum romance água com açúcar, passando por longas baseados em best sellers com uma bela mensagem sobre a vida, até chegar nos relatos de guerra que fazem com que desacreditemos no que o ser humano é capaz de fazer. E se você acordou hoje com vontade de se emocionar, não deixe de conferir esta lista caprichada, com 40 filmes que vão te levar as lágrimas:

1. Perfeita Para Você (2018)

Abbie e Sam são inseparáveis desde crianças, e depois de adultos, vivem um romance de contos de fadas e estão até de casamento marcado. Mas quando a moça é diagnosticada com câncer terminal, tudo tomará um novo rumo, inclusive as decisões de Abbie sobre a vida de seu querido parceiro.

2. Já Estou com Saudades (2015)

Jess e Milly são amigas de infância, e mesmo com vidas tão distintas, elas possuem uma ligação genuína. Quando Jess consegue finalmente engravidar, desejo esse que ela carrega por muitos anos, Milly é diagnosticada com câncer de mama. Juntas, elas vão tentar superar os obstáculos da vida sem perder a conexão tão poderosa desta amizade.

3. A Culpa é das Estrelas (2014)

Haze é uma adolescente que, por conta de sua saúde debilitada, procura não se envolver sentimentalmente com ninguém. Mas tudo muda quando ela conhece Augustus em um grupo de apoio para pacientes com câncer, e essa paixão a motivará a correr atrás de seu maior sonho.

4. Se Eu Ficar (2014)

Mia é uma jovem brilhante com um futuro promissor, e tem uma família amorosa que a apoia incondicionalmente. A jovem se vê dividida entre ingressar em Juilliard, uma famosa escola de música, ou viver intensamente o seu romance com Adam, por quem é perdidamente apaixonada. Mas essa decisão só será tomada depois que uma grande tragédia acontecer em sua vida.

5. O Melhor de Mim (2014)

Ainda adolescentes, Amanda, uma garota de família tradicional, e Dawson, filho de pais pobres, se apaixonaram. Os pais da menina não aceitavam o namoro, e com isso, suas vidas acabaram tomando rumos diferentes. Após 20 anos, o ex-casal se reencontra na cidade onde tudo começou, e os sentimentos do passado voltam com uma força que eles jamais imaginariam que seria possível.

6. Para Sempre Alice (2014)

A professora Alive Howland é especialista em linguística, e conquistou tudo o que almejou em sua vida. Mas quando ela é diagnosticada precocemente com Alzheimer, sua rotina mudará radicalmente, e ela usará toda sua experiência e conhecimento para que a doença não afete a sua qualidade de vida.

7. Dois Lados do Amor (2014)

Um trágico acontecimento separa o casal Eleanor Rigby e Conor Ludlow. Ele ainda é completamente apaixonado, e tenta entender da melhor maneira possível tudo o que aconteceu. Já ela decide desaparecer, e tenta recomeçar a sua vida e esquecer o passado. Mas o que será que o destino reservará a eles?

8. Como Eu Era Antes de Você (2013)

Lou Clark é uma jovem alegre que busca uma oportunidade profissional para ajudar no sustento de sua família. Ela é contratada para ser cuidadora de Will Traynor, um jovem que se tornou paraplégico depois de um grave acidente. O rapaz não é um dos mais simpáticos, e acaba colocando todo o bom humor de Lou em constante teste.

9. A Menina que Roubava Livros (2013)

Liesel é uma jovem que vive dias nebulosos em meio à Segunda Guerra Mundial. Ela aprendeu a ler com a ajuda de seu pai adotivo, e usa os livros como um escape, tanto para se distrair com suas histórias, como partilhando-os com seus amigos, incluindo um judeu refugiado que vive escondido em sua casa.

10. Doze Anos de Escravidão (2013)

Solomon leva uma vida em paz ao lado da sua família, quando aceita um trabalho que o faz mudar para outra cidade. Durante o percurso, ele é sequestrado, acorrentado e vendido como escravo. Durante doze anos, ele terá que superar as humilhações físicas e emocionais causadas por seus senhores.

11. Questão de Tempo (2013)

Tim descobre que herdou de seu pai um poder bastante curioso: ele pode viajar no tempo! O rapaz aproveita esta habilidade para conquistar a mulher de sua vida, e também ajudar um amigo a não acabar com sua carreira. Mas as coisas começam a se complicar nessas idas e vindas ao passado, e Tim precisará tomar cuidado para não modificar para sempre o destino das pessoas que o cercam.

12. A Tentação (2011)

Gavin é ateu e vive com um amigo gay. Ele conhece Shana, sua vizinha, casada com um religioso fervoroso e preconceituoso. Os dois passam a ter um caso, e quando o marido traído descobre o romance, dá um ultimato ao rapaz: ou ele se joga do alto de um prédio, ou sua amada será morta.

13. Um Dia (2011)

Emma e Dexter se conheceram na faculdade, e desde então mantiveram uma forte conexão ao longo dos anos. No dia 15 de julho de cada ano, suas histórias serão retratadas neste filme, baseado em um best-seller de David Nicholls.

14. Pronta Para Amar (2011)

A jovem Marley leva a vida despreocupada e de forma leve, além de ser bem sucedida em todos os aspectos. Em uma consulta de rotina, a moça descobre que sofre de uma doença grave, e durante o seu tratamento, acaba desistindo de ser solteira por opção quando se apaixona pelo seu charmoso médico.

15. Lembranças (2010)

Uma tragédia na família transformou Tyler em um jovem rebelde e problemático, transformando a relação com seu pai em algo complicado. Quando o rapaz conhece Ally, tudo parece mudar, mas alguns segredos podem ameaçar drasticamente este relacionamento.

16. Namorados para Sempre (2010)

Dean e Cindy decidem fazer uma viagem durante o final de semana para tentarem melhorar o clima no casamento. Eles passam por uma fase complicada, marcada pela batalha de ambos para levarem uma vida digna, e também por conta de memórias de um passado não muito distante.

17. Sempre ao seu Lado (2009)

Em um dia comum, Parker encontra um filhote de cachorro durante o seu retorno do trabalho para casa. O homem cria um apego sentimental muito grande pelo bichinho, que o acompanha diariamente até a estação de trem, e fica aguardando pacientemente a sua volta na porta do edifício, despertando a curiosidade de todos os transeuntes. Baseado em fatos reais.

18. Um Olhar do Paraíso (2009)

A adolescente Susie é brutalmente assassinada pelo seu vizinho George enquanto voltava da escola. Seus pais se recusam a aceitar a morte da filha, e passam a desconfiar do homem mesmo quando a polícia não o inclui na lista de suspeitos. Enquanto isso, a garota se vê presa entre o paraíso e a Terra, e precisará lidar tanto com seu sentimento de vingança como a vontade de ajudar a família a superar a sua perda.

19. Preciosa (2009)

Claireece Jones tem apenas 16 anos, mas sofre de constante abuso promovido pela mãe e está grávida pela segunda vez de seu próprio pai. Ela vê uma oportunidade de mudar o seu destino quando é transferida para uma escola alternativa, e passa a trabalhar com sua autodeterminação com a ajuda da professora Rain.

20. Uma Prova de Amor (2009)

Anna foi concebida para servir como doadora oficial de Kate, sua irmã que sofre de leucemia. Em apenas poucos anos, ela passou por inúmeras cirurgias, fato este que fez a menina levar seus pais ao tribunal com a intenção de ser emancipada, e a partir daí poder tomar suas próprias decisões em relação as constantes operações.

21. Sete Vidas (2008)

Ben tem um segredo que o atormenta há anos, e para se redimir, decide mudar a vida de sete desconhecidos. Durante a sua trajetória, ele se apaixona por uma dessas pessoas, a jovem Emily, que sofre de um problema cardíaco. Este sentimento poderá colocar em risco a sua missão.

22. O Menino do Pijama Listrado (2008)

A adaptação para o cinema do best seller homônimo mostra a curiosa amizade de Bruno e Shmuel, duas crianças que vivem em lados opostos durante a Segunda Guerra Mundial: um é filho de um comandante nazista e o outro é um garoto judeu que vive do outro lado da cerca que os separam.

23. Marley e Eu (2008)

Quando se fala em filmes tristes, Marley e Eu é lembrando por unanimidade! A história também é baseada em um livro, que conta a vida de um labrador amarelo que é tão endiabrado quanto adorável, e o sentimento vivido pela família durante toda a sua trajetória será compartilhada por você, telespectador.

24. P.S Eu Te Amo (2007)

Holly se casou com o homem de seus sonhos, e vive realizada com sua vida pessoal e profissional. Gerry, seu esposo apaixonado, a faz muito feliz, mas tem a sua vida interrompida por uma doença grave, o que deixa Holly em estado de choque por muito tempo. Sabendo que sua amada reagiria exatamente desta maneira, Gerry se encarregou de deixar a ela diversas cartas antes de morrer, as quais são entregues uma a uma periodicamente. Com isso, ela aprende aos poucos não só aliviar a dor da perda como também ter vontade de reerguer a sua vida.

25. O Caçador de Pipas (2007)

Amir e Hassan eram amigos inseparáveis durante a infância vivida em Kabul. Os anos se passaram, Amir foi viver na Califórnia, e o rapaz passa a ser perseguido por conta de uma traição sofrida por Hassan anos atrás. Ao saber de uma tragédia que acabou com a vida de seu amigo, Amir terá a missão de encontrar o filho de Hassan, que também perdeu a mãe para a violência do Taliban.

26. O Amor Pode Dar Certo (2006)

Henry descobre que está com câncer terminal, e isso o motiva a viver a sua vida intensamente. Ele conhece Sarah durante uma aula de psicologia, e um sentimento entre os dois aflora instantaneamente. Depois de descobrir um segredo da garota, os dois perceberão que esta é a última chance para amar da melhor maneira.

27. À Procura da Felicidade (2006)

Chris é um pai solteiro que acaba de ser despejado de seu apartamento. Ele consegue um estágio não remunerado em uma empresa renomada, com grandes possibilidades de crescimento profissional. Durante esta trajetória, pai e filho terão que superar os obstáculos da vida.

28. O Segredo de Brokeback Mountain (2005)

Durante o verão de 1963, Jack e Ennis mantiveram um relacionado na solitária Wyoming, enquanto trabalhavam para um rancheiro. Com o fim do trabalho, cada um seguiu o seu caminho, e ficaram sem se ver por muitos anos, até que um dia, quando viviam com suas respectivas esposas, o reencontro foi inevitável.

29. Hotel Ruanda (2004)

Durante os conflitos políticos de Ruanda em 1994, que causaram a morte de quase um milhão de pessoas, o gerente do Hotel des Milles Collines decide corajosamente abrigar mais de 1.200 refugiados, sem contar com nenhum tipo de ajuda externa.

30. Diário de Uma Paixão (2004)

O operário Noah e a jovem rica Allie se apaixonam perdidamente, mas os pais da garota não aceitam o relacionamento. O rapaz é enviado para lutar na Segunda Guerra Mundial, e mesmo vivendo um namoro com um homem promissor, Allie não esquece o seu grande amor. Quando Noah retorna para a Carolina do Sul anos mais tarde, próximo do casamento de sua amada, o casal tem a comprovação de que essa paixão jamais acabou.

31. Menina de Ouro (2004)

O veterano treinador Frankie Dunn é um cara fechado, e prefere não manter nenhum tipo de relacionamento com ninguém, exceto Eddie, seu sócio e amigo de décadas. Ele é procurado por Maggie, uma jovem operária recém-chegada em Los Angeles, que deseja aprender com toda a sua experiência. A princípio ele fica relutante em treiná-la, mas quando finalmente é vencido pela insistência da moça, o vínculo entre os dois se torna inevitável.

32. As Horas (2002)

A história se passa no início do século XX, quando Virginia Woolf luta contra a sua depressão para finalizar a sua obra, intitulada “Mrs. Dalloway”. O romance se torna influente por gerações distintas, mas precisamente duas mulheres terão suas vidas tocadas pelas palavras da autora: uma dona de casa dos anos 1950 e uma mulher nos dias atuais.

33. O Pianista (2002)

Durante a Operação Reinhard, realizada durante a Segunda Guerra Mundial, um pianista judeu polonês é forçado a se separar de sua família e ir para o Gueto de Varsóvia. Ele consegue escapar, mas para se manter vivo, o rapaz se esconderá em diversas ruínas até que os prisioneiros dos campos de concentração sejam liberados.

34. À Espera de um Milagre (1999)

Paul é um carcereiro que atua no corredor da morte. Ele conhece um prisioneiro incomum: Coffey é um enorme rapaz, que apesar de parecer bruto devido a sua estatura, tem a inocência e comportamento de uma criança. Sua ingenuidade e simplicidade despertam em Paul uma empatia, principalmente após presenciar uma situação sobrenatural promovida pelo encarcerado. E essa aproximação ensinará a ele uma grande lição de vida.

35. Lado a Lado (1998)

Quando Jackie e Luke se divorciam, os dois filhos de doze e sete anos custam a aceitar a separação. As coisas se complicam ainda mais quando o pai começa um relacionamento com Isabel, uma renomada e jovem fotógrafa nova-iorquina, comprovando que as chances dos pais reatarem é praticamente nula. Mas um acontecimento inesperado mudará completamente a relação de todos estes personagens.

36. A Vida é Bela (1997)

Durante a Segunda Guerra Mundial, um homem é separado de sua esposa e é encaminhado, juntamente com o seu filho, para um campo de concentração nazista. Ele usará toda a sua criatividade para fazer a criança acreditar que tudo não passa de uma brincadeira, e assim, manter a inocência e esperança de quem ele mais ama.

37. Filadélfia (1993)

Andrew trabalha em um conceituado escritório de advocacia e tem uma carreira promissora. Ao descobrir que é portador do vírus HIV, ele é despedido de maneira nada justa, e para processar a empresa, ele contratará os serviços de um imbatível advogado, que terá que superar seus próprios preconceitos para ganhar esta causa.

38. A Lista de Schindler (1993)

Quando Oskar Schindler viu uma possibilidade de lucrar com a mão de obra judia durante a Segunda Guerra Mundial, ele não esperava a revolução que ele causaria na história da humanidade. Sua influência dentro do partido nazista facilitou para que todas as autorizações necessárias fossem conquistadas para a construção de sua fábrica. E foi assim que um alemão salvou a vida de mais de mil judeus do extermínio..

39. Meu Primeiro Amor (1991)

Vada é uma garotinha de 11 anos que se sente um tanto quanto solitária. Ela nunca conheceu a sua mãe, já que ela veio a falecer no dia de seu parto. O pai, um agente funerário, é muito dedicado ao trabalho e não lhe dá muita atenção. Vada se sente ainda mais rejeitada quando seu pai inicia um romance com a maquiadora Shelly, e será a amizade com Thomas J., um menino alérgico a tudo, que a ajudará a se sentir mais acolhida.

40. A Escolha de Sofia (1982)

Sophie é uma sobrevivente dos campos de concentração nazistas, e se apaixonada pelo judeu americano Nathan. O rapaz é obcecado por tudo que envolve o Holocausto, mas um segredo guardado a sete chaves pela moça pode comprometer a felicidade do casal.

Antes de começar algum filme desta lista, não esqueça de preparar os lencinhos. Aproveite o clima para assistir alguns filmes de drama, que tal?