35 filmes de comédia brasileiros para espantar a bad

Escrito por Jonara Cordova

A vida levada muito a sério acaba ficando sem graça. Rir faz bem, nos tira das tensões e preocupações, nos motiva a seguir, mesmo quando as coisas estão difíceis. Talvez por isso o nosso povo seja tão bem humorado. Os filmes de comédia brasileiros refletem essa nossa preferência pela alegria. Confira 35 obras nacionais que vão fazer rir e espantar a bad!

1.  Os Farofeiros (2018)

O feriadão de quatro colegas de trabalho tinha tudo para ser perfeito, dividindo o aluguel de uma casa na praia com as famílias. No entanto, ao chegarem no lugar, descobrem que a casa não fica em Búzios, conforme o prometido, mas sim em Maringuaba. E esse é só o início da confusão, porque o local alugado está caindo aos pedaços e a praia, sempre lotada.

2. Não Se Aceitam Devoluções (2018)

Juca Valente é um solteiro convicto que se envolve com várias mulheres, mas não assume nenhum relacionamento. Sua farra acaba quando uma ex-namorada norte-americana reaparece, deixa um bebê nos seus braços, e vai embora. Então, ele vai até os EUA em busca da mulher, para devolver a criança, mas nesse meio tempo, começa a se afeiçoar com a filha.

3. Bingo: O Rei das Manhãs (2017)

Este filme é baseado na história real de Arlindo Barreto, conhecido na década de 1980 como Bozo, o palhaço que apresentava um programa matinal no SBT. Apesar de toda a fama com o personagem, ele jamais era reconhecido publicamente, quando estava sem fantasia. Isso fez com que Arlindo acabasse se envolvendo com o uso de drogas pesadas, como cocaína e crack.

4. Dona Flor e Seus Dois Maridos (2017)

Neste remake da comédia de 1976, Dona Flor era casada com o jovem e bonito Vadinho. Seu marido é muito apaixonado, no entanto, é irresponsável e viciado em jogos de azar, enquanto ela sustenta a casa sozinha. Após a morte repentina de Vadinho, Dona Flor se casa com outro homem, o médico Teodoro, que é o oposto de marido anterior. Então, durante a nova relação dela, o espírito de Vadinho reaparece.

5. TOC: Transtornada, Obsessiva, Compulsiva (2017)

A atriz Kika K é uma celebridade em todo o país, estrelando novelas e campanhas publicitárias. Apesar da carreira de sucesso e dos milhares de fãs, ela está passando por problemas com seu namorado sem noção, com a empresária autoritária e com um fã que a persegue. Além disso, Kika tem que lidar com seu TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo).

6. A Comédia Divina (2017)

Raquel é uma jornalista recém-formada que é contratada para trabalhar em um telejornal como repórter. Enquanto se relaciona com o âncora e precisa lidar com um ex-namorado que trabalha na produção, ela descobre um furo de reportagem que faz sua carreira decolar: uma igreja é inaugurada na Terra pela primeira vez pelo próprio Diabo.

7. Gostosas, Lindas & Sexies (2017)

A jornalista Beatriz, a atriz Tânia, a dona de uma franquia de salões de beleza Ivone e a misteriosa Marilu são quatro amigas que vivem no Rio de Janeiro e têm algo em comum: são gordas e estão ótimas com isso. O filme retrata o dia a dia das quatro, que passam por aventuras e desafios, tanto na profissão, quanto na vida amorosa.

8. O Shaolin do Sertão (2016)

Nesta história que se passa nos anos 1980, o cearense Aluísio é um grande fã de artes marciais. Ao descobrir que um grande lutador aposentado está desafiando os valentões da cidade a competirem, Aluísio decide participar e tenta se tornar um mestre como os seus ídolos que lutam nos filmes de artes marciais.

9. De Onde Eu Te Vejo (2016)

Um casal de meia idade se divorcia e Fábio vai morar no prédio da frente da sua ex-esposa Ana Lúcia. Além disso, ambos enfrentam problemas no trabalho, enquanto a filha deles vai sair de casa para fazer a faculdade em outra cidade. A partir deste contexto, o filme retrata toda a situação dramática da família de forma muito bem humorada.

10. O Roubo da Taça (2016)

Baseado em um caso real, este filme conta a história de Peralta, um corretor de seguros que passa por dificuldades financeiras. Enquanto Peralta é cobrado de dívidas antigas, sua namorada impõe um casamento entre eles. Sem saber de onde tirar dinheiro para resolver tudo, ele chama seu amigo Borracha para roubar a Taça Jules Rimet da CBF.

11. Tô Ryca (2016)

A frentista Selminha leva uma vida simples, até que descobre ser dona de uma herança de trezentos milhões de reais. No entanto, para entregar o dinheiro, seu tio desafiou a moça a gastar 30 milhões de reais em 30 dias, sem acumular bens no seu nome, nem contar nada para ninguém.

12. Mato Sem Cachorro (2013)

Deco é um músico introvertido que conhece a radialista Zoé e seu cachorro Guto por acaso e acaba se apaixonando pelos dois. Após dois anos de namoro, Zoé decide terminar a relação e arranja um novo namorado, além de levar Guto consigo. Então, Deco resolve se vingar sequestrando o cachorro, com a ajuda de um primo seu.

13. O Concurso (2013)

Um concurso para juiz, no Rio de Janeiro, está em sua última etapa. O gaúcho Rogério Carlos, o paulista Bernardinho e o cearense Freitas vão para o Rio para concorrer ao final da seleção e lá conhecem o carioca Caio, que também é candidato. Caio propõe uma ideia que envolve roubar o gabarito da prova e todos topam, entrando em várias confusões.

14. Vai Que Dá Certo (2013)

Danilo trabalha em uma transportadora de valores e tem problemas financeiros. Então, seus amigos Rodrigo, Vaguinho, Amaral e Tonico, que também precisam de dinheiro se reúnem com Danilo para praticar um golpe no local onde ele trabalha. No início parece que tudo está bem esquematizado, mas na hora de colocar o plano em prática, as coisas começam a dar errado. Então, eles resolvem pedir ajuda para outro amigo, o político Paulo.

15. Vai Que Dá Certo 2 (2016)

Continuando a comédia anterior, em busca de conseguir dinheiro fácil, os amigos armam um golpe. Desta vez, eles descobrem um DVD com um vídeo comprometedor que pode causar muita confusão se for visto. Então, eles decidem chantagear Elói, que aparece no vídeo, mas outras pessoas acabam querendo tirar vantagem da situação também.

16. Minha Mãe É Uma Peça (2013)

Hermínia é dona de casa e mãe de Marcelina e Juliano, dois jovens que ela trata como crianças. O pai de seus filhos se divorciou dela para ficar com uma mulher mais nova. Um dia Hermínia escuta seus filhos reclamarem dela e decide sair de casa sem avisá-los. Então, enquanto eles se preocupam com a mãe, ela desabafa na casa de uma tia sua.

17. Minha Mãe é Uma Peça 2 (2016)

Dona Hermínia já não é mais só uma dona de casa comum, agora ela apresenta um programa na TV e se tornou rica e famosa. No entanto, ela vai ter que lidar com o fato de que seus filhos Juliano e Marcelina cresceram e estão saindo de casa. Enquanto isso, o filho mais velho Garib aparece com o neto de Hermínia, e a sua irmã Lúcia Helena, que vive nos EUA há anos, também decide fazer uma visita.

18. Até que a Sorte nos Separe (2012)

Tino era um homem simples, que levava uma vida comum com sua família, até que ganha na loteria e muda completamente de rumo. Após quinze anos gastando sem se preocupar com nada, sua riqueza acaba sem que ele perceba. Então, com a ajuda do consultor de finanças e vizinho Amauri, Tino busca alguma forma de resolver a situação. Enquanto isso, tenta evitar que sua esposa, que está grávida do terceiro filho do casal, descubra o que ocorreu, para não estressá-la durante a gestação.

19. Até que a Sorte Nos Separe 2 (2013)

Nesta sequência da comédia, a família de Tino passa por dificuldades financeiras novamente. No entanto, sua esposa Jane recebe uma herança de 100 milhões de reais, após a morte de seu tio Olavinho. Enquanto isso, a família decide viajar para fazer a última vontade do tio: ter suas cinzas jogadas no Grand Canyon. Tino decide aproveitar a viagem para levar a família para conhecer Vegas, mas lá mostra que não aprendeu nada e perde todo o dinheiro da herança em jogos de azar, além de ficar devendo 10 milhões de dólares para um mafioso.

20. Até que a Sorte Nos Separe 3 (2015)

Depois de perder todo o dinheiro da família no filme anterior, Tino se vê obrigado a finalmente arranjar um emprego, no entanto, tem dificuldade de encontrar algo. Em certo dia, ele é atropelado por um homem e fica sete meses em coma. Quando acorda, ele descobre que quem o atropelou é filho do homem mais rico do país e que a sua filha e ele estão apaixonados. Então, ele é convidado para trabalhar na empresa, que é a maior do país, mas acaba deixando ela falir, fazendo com que aconteça um colapso na economia nacional.

21. Cine Holliúdy (2012)

O cearense Francisgleydisson vê seu cinema, o pequeno Cine Holliúdy, ficar para trás, quando as televisões se tornam populares nas casas dos moradores da cidade, na década de 1970. Então, apaixonado pela sétima arte, ele resolve lutar para recuperar o sucesso do Cine Holliúdy.

22. O Homem do Futuro (2011)

João, também conhecido como Zero, é um grande cientista, porém subestimado pelas pessoas. Além disso, na sua adolescência, ele foi humilhado em uma festa e perdeu a chance de ficar com Helena, por quem era apaixonado. Vinte anos depois deste dia, enquanto fazia experiências científicas, Zero acabou viajando no tempo e voltando na época em que ele se distanciou da sua paixão. Então, ele aproveita para mudar aquele acontecimento, no entanto, isso acaba mudando todo o seu destino e ele procura voltar no tempo novamente para consertar o que deu errado.

23. O Palhaço (2011)

Benjamin é filho de Valdemar e ambos formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue. Apesar do sucesso que fazem no Circo Esperança, Benjamin, que está em uma crise existencial, decide sair do trabalho no humor e buscar por própria conta o seu verdadeiro sonho em outro lugar.

24. A Guerra dos Rocha (2008)

Enquanto os três filhos da Dona Dina brigam pra resolver quem vai cuidar da mãe idosa,
ela some sem ninguém notar. Então eles começam a buscar a mãe pela cidade, quando descobrem que no IML está uma senhora que foi atropelada por um ônibus, com características muito parecidas com as de Dona Dina. Acreditando que ela morreu, os três organizam o velório da mãe, mas na realidade ela foi sequestrada por dois caras muito desastrados.

25. Saneamento Básico (2007)

Os moradores de uma pequena cidade do interior tentam resolver os problemas de esgoto do local há anos. Enquanto eles buscam verba com a prefeitura, descobrem um edital de investimento para a produção de um filme. Então os moradores decidem gravar um curta sem nunca terem se envolvido com cinema, para conseguirem o dinheiro necessário para solucionar o problema de esgoto da cidade.

26. O Homem que Desafiou o Diabo (2007)

O caixeiro-viajante Zé Araújo está acostumado a ficar com várias mulheres por onde passa. Até que ele seduz Dualiba e o pai da moça obriga Zé a se casar com sua filha. Depois do casamento, ele acaba sendo explorado pela família, trabalhando o tempo todo para o sogro. Cansado disso, Zé resolve mudar de vida e se transforma no Caboclo Ojuará, voltando a ir atrás de mulheres e tendo que enfrentar o próprio diabo.

27. Ó Paí Ó (2007)

O centro histórico do Pelourinho, em Salvador, tem um cortiço onde vivem diversos tipos de pessoas. Mas todos têm algo em comum: o gosto pelo Carnaval. Enquanto comemoravam o último dia do feriado de Carnaval com música, dança e alegria, a Dona Joana, uma senhora evangélica que é proprietária do cortiço, incomodada com a festa dos moradores, decide cortar a água do cortiço. Então, todos se unem para resolver a situação com ela.

28. Se Eu Fosse Você (2006)

Nesta comédia, o casamento entre o publicitário Cláudio e a professora de música Helena está desgastado pela rotina do dia a dia. Em uma briga, algo de sobrenatural acaba acontecendo e eles trocam de corpo um com o outro. Então, cada um conhece melhor os problema do outro, fazendo com que eles se entendam melhor, enquanto tentam parecer estar normais para os outros, até conseguirem resolver a questão.

29. Se Eu Fosse Você 2 (2009)

O casal Cláudio e Helena estão com problemas mais uma vez. Agora, eles estão prestes a se divorciar. Cláudio já foi morar na casa de um amigo, quando o ex-casal faz uma reunião de divórcio e no meio de uma discussão no elevador, acabam trocando de corpo novamente. Enquanto eles precisam lidar com esse problema, a filha do casal, que está grávida por acidente, busca maneiras de contar aos pais.

30. Muito Gelo e Dois Dedos d’Água (2006)

Nesta comédia de humor ácido, duas irmãs com rancor pela criação autoritária e rígida que receberam da avó na infância, decidem se vingar. Roberta e Suzana, ambas com aproximadamente 30 anos, usam medicamentos para deixá-la entorpecida e sequestram a avó, levando-a dentro do porta-malas para a casa de praia da família, onde pretendem fazer ela passar por situações traumáticas que elas também passaram.

31. O Cheiro do Ralo (2006)

O insensível Lourenço é um homem que age somente a partir de interesses próprios, enquanto explora pessoas que estão com dificuldades financeiras. Dono de uma loja que compra objetos usados, ele acredita que controla as pessoas, enquanto as enxerga como objetos. Até que, o cheiro insuportável que sai do seu ralo, obriga Lourenço a se relacionar com alguém por quem acreditava ter o domínio.

32. Meu Tio Matou um Cara (2004)

https://www.youtube.com/watch?v=1YpNkcXNh44

Após confessar ter matado um homem, Éder é preso. No entanto, seu sobrinho Duca está certo de que o tio está mentindo para livrar a pele de sua namorada, ex-mulher do morto. Então, o garoto, seu melhor amigo Kid e a colega por quem é apaixonado, chamada Isa, se juntam para tentar provar a inocência de Éder.

33. O Homem que Copiava (2003)

O jovem André trabalha em uma papelaria, fazendo fotocópias, e mora com a sua mãe, em uma vida simples. Ao ver sua vizinha Sílvia, ele acaba se apaixonando e fica espiando ela pela janela com seus binóculos. Quando ele descobre que ela trabalha em uma loja, vai até lá e finge que precisa comprar um presente para sua mãe. No entanto, sem dinheiro para isso, ele tem a ideia de copiar cédulas de dinheiro. Assim, se inicia a confusão dessa comédia.

34. Lisbela e o Prisioneiro (2003)

Leléu é um conquistador que vive se metendo em confusão. Ao chegar em uma nova cidade, ele conhece Lisbela, uma donzela romântica. Os dois acabam se apaixonando, mas
a moça já está noiva de outro. Além de ter que enfrentar a família da garota para poder ficar com ele, Leléu está prometido de morte por ter se relacionado com a esposa de outro homem.

35. O Auto da Compadecida (2000)

Baseado no livro homônimo escrito por Ariano Suassuna, esse filme de comédia narra as aventuras de João Grilo, um sertanejo malandro, e Chicó, o homem mais covarde. Juntos, eles se envolvem em confusões enganando as pessoas do vilarejo no sertão da Paraíba para ganhar dinheiro fácil. Depois de arranjarem problema até com o diabo, só a Nossa Senhora é capaz de salvá-los.

Gostou dessa seleção? Agora é só escolher os seus filmes brasileiros de comédia preferidos e fazer uma sessão de cinema com muita pipoca, na companhia dos amigos.