18 brincadeiras antigas para relembrar a sua infância

Escrito por Vanessa Fenelon

Na época de nossos pais e avós, a imaginação era essencial para criar novos jogos e garantir a diversão. Sem muita tecnologia, o jeito era fazer brincadeiras de roda, utilizar papel, usar as mãos… Bateu uma nostalgia dos tempos de criança? Confira a lista que preparamos com brincadeiras antigas que vão te fazer relembrar o passado e voltar à infância.

1. Bets

iStock

Essa brincadeira antiga para jovens é muito popular entre os que cresceram na era das brincadeiras de rua. Geralmente é jogado em duas duplas, que utilizam tacos para rebater uma bolinha e tentar derrubar garrafas (podem ser também outros objetos), posicionadas no campo da equipe adversária.

2. Trava-língua

Os travas-línguas são divertidos e desafiadores. Eles trazem palavras com sons parecidos que, colocadas lado a lado, formam sequências difíceis de pronunciar. O riso é garantido e o desafio é conseguir articular a frase inteira sem se atrapalhar.

3. Cabo de guerra

iStock

O cabo de guerra pode ser feito em qualquer lugar: só precisa de uma corda e de pessoas dispostas a se divertir. Os participantes são divididos em dois grupos, que se posicionam nas pontas opostas da corda e puxam o mais forte que puderem.

4. Pular corda

Essa é uma das brincadeiras antigas que nossos avós brincavam! Duas pessoas seguram as extremidades de uma corda, batendo em movimentos rápidos e circulares, enquanto outras se colocam entre elas e pulam sempre que a corda se aproxima do chão. O desafio é ficar atento e pular no momento certo!

5. Pião

iStock

Esse brinquedo afunilado, normalmente de plástico ou de madeira e com uma ponta de ferro, é também muito popular entre os mais idosos. Com o auxílio de uma corda ou barbante, o pião é lançado e entra em rotação. O objetivo é que ele gire rápido e pelo maior tempo possível.

6. Cinco Marias

Para essa brincadeira, podem ser usadas cinco pedras ou cinco saquinhos cheios de areia ou arroz. Eles são lançados para o alto em diferentes combinações, e o objetivo é que o jogador tenha agilidade, velocidade e não os deixe cair. Nossas avós adoravam!

7. Amarelinha

iStock

A amarelinha é outra brincadeira que divertiu gerações… E só precisa de uns gizes e de uma pedrinha. Para brincar, são desenhados no chão 10 quadrados enumerados e os jogadores devem percorrer o caminho tocando cada um deles com um só pé. A cada rodada, a pedrinha é colocada em um quadrado diferente, que deve ser pulado.

8. Forca

Essa é uma das brincadeiras antigas com papel mais simples. Nesse jogo, um dos participantes pensa em uma palavra, desenha no papel uma lacuna para cada letra e os demais tentam adivinhar a palavra com a ajuda de uma dica. Quanto mais letras errarem, maior o risco de irem para a forca!

9. Jogo da Velha

iStock

O jogo da velha só precisa de papel e de dois jogadores! Com duas linhas verticais e duas horizontais, são desenhados nove quadrados e os jogadores preenchem, a cada rodada, um deles com o seu símbolo (X ou O). Ganha o primeiro a completar uma sequência de três símbolos iguais.

10. Stop

Para jogar stop, cada participante desenha uma tabela e separa, no cabeçalho, uma coluna para cada categoria (nome, fruta, animal, cidade…). É sorteada uma letra diferente a cada rodada e os jogadores, o mais rápido possível, devem registrar uma palavra iniciada com ela para cada categoria. Quanto mais categorias preenchidas, maior a pontuação!

11. Abre-fecha

iStock

Para fazer um abre-fecha, você só precisa de um quadrado de papel, que é dobrado para formar um brinquedo que pode ser aberto e fechado. Dependendo da quantidade de vezes, fica à vista uma das partes do papel. O mais comum é escrever adjetivos nesses espaços, mas você pode usar a criatividade e inventar sua própria brincadeira!

12. Dança da cadeira

Para brincar, só precisa de música e de algumas cadeiras. Os participantes, em roda, dançam em volta das cadeiras ao som de uma música e, quando ela é interrompida, devem achar uma cadeira para se sentar. Quem fica em pé, sai da brincadeira!

13. Ciranda cirandinha

iStock

Ciranda cirandinha é uma clássica brincadeira antiga de roda, ótima para as crianças! Os participantes, de mãos dadas, dançam em roda e seguem os comandos da música. Para finalizar, as crianças são chamadas, uma a uma, para o meio da roda. Cada uma recita um verso antes de sair da brincadeira e a roda vai se desfazendo.

14. Reloginho

Essa brincadeira antiga de roda é ótima para fazer ao ar livre e precisa apenas de uma corda. Um dos participantes fica no centro, girando a corda rente ao chão, e os demais formam um círculo em volta dele. O desafio é não deixar a corda te tocar, pulando toda vez que ela passar por você!

15. Lenço-atrás

iStock

Nessa brincadeira, os participantes sentam de pernas cruzadas, em círculo. Um deles fica de fora da roda com um lenço nas mãos, cantando e correndo ao redor dos outros, e joga o lenço nas costas de alguém. Quem recebe o lenço deve correr atrás dele e tentar pegá-lo… Se não conseguir, vai ser o próximo corredor!

16. Gol de dedos

Essa é uma tradicional brincadeira antiga com as mãos, que só precisa de dois participantes e de uma tampinha. Para brincar, um deles deve entrelaçar os dedos e apoiar as mãos em uma mesa, de forma que os polegares funcionem como uma barreira e possam ser movimentados. O outro jogador, com um peteleco, tenta fazer a tampinha entrar no gol.

17. Peteca

iStock

Essa é uma ótima opção de brincadeira ao ar livre. É muito fácil improvisar uma peteca e dá para jogar em dois participantes ou mais. O objetivo é manter o brinquedo no ar, impulsionando-o apenas com tapas ou com uma raquete. O jogador que deixar a peteca cair ou segurá-la com as mãos, sai do jogo ou perde pontos.

18. Passa anel

Nessa brincadeira, um dos participantes carrega um anel e passa suas mãos unidas entre as mãos dos outros jogadores. Ele deve deixar o anel cair na mão de um deles e, ao fim, escolher outro para tentar adivinhar com quem ficou o anel. É preciso estar atento a todos os movimentos!

Gostou da nossa seleção de brincadeiras antigas? Veja também uma lista com desenhos animados antigos para fazer você voltar a ser criança e relembrar os tempos de infância!