15 filmes de vampiros para quem gosta de histórias sobre sanguessugas

Escrito por Mariana Bianchini

Quer escolher alguns filmes de vampiro para assistir hoje mesmo? O romance escrito por Bram Stoker em 1897, Drácula, foi responsável por popularizar essas criaturas e levá-las a livros, filmes, jogos e programas de TV. Existem muitas adaptações dessa obra literária, mas também existem histórias originais sobre vampiros. Confira bons longa-metragens a seguir!

1. Deixa Ela Entrar (2008)

Sucesso de crítica e ganhador de vários prêmios, “Deixa Ela Entrar” é um filme sueco de 2008 baseado no livro de contos do escritor John Ajvide Lindqvist, que também foi responsável pelo roteiro do filme. Conta a história de Oskar – um menino de 12 anos que se aproxima de Eli, uma garota vampira.

2. Nosferatu (1922)

Esse filme é de origem alemã e é uma adaptação do romance Drácula, de Bram Stoker. Apesar dos nomes de personagens e lugares serem diferentes da história original, os detentores dos direitos autorais não autorizaram a produção e, por isso, processaram os responsáveis. A justiça ordenou que as cópias do filme fossem destruídas, mas algumas já comercializadas permaneceram escondidas até a morte da viúva de Bram Stoker.

3. Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros (2012)

Baseado no livro de mesmo nome, “Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros” tem como protagonista o 16º Presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, interpretado por Benjamin Walker. Entretanto, aqui, ele é secretamente um caçador de vampiros.

4. Entrevista com o Vampiro (1994)

Esse é outro filme baseado em um livro. Dessa vez, a história surgiu pelas mãos da escritora Anne Rice e o filme foi dirigido por Neil Jordan. Com Tom Cruise, Kirsten Dunst, Brad Bitt, Christian Slater e Antonio Banderas no elenco, “Entrevista com o Vampiro” recebeu indicações ao Globo de Ouro e ao Oscar. Veja na Netflix!

5. Drácula (1931)

Nessa adaptação da história do vampiro mais famoso do mundo, Drácula é um conde que carrega a maldição de precisar beber sangue humano para sobreviver. Em Londres, ele está determinado a transformar uma jovem em vampira, mas descobre que o pai dela é um especialista no assunto e pode acabar com ele.

6. Amantes Eternos (2013)

Em “Amantes Eternos”, Tom Hiddleston e Tilda Swinton interpretam dois vampiros envoltos em uma história de amor que dura séculos. Porém, a chegada de Ava – irmã mais nova de Eva e interpretada por Mia Wasikowska – vai abalar essa relação.

7. 2019 – O Ano da Extinção (2010)

Neste filme de 2010, o vampirismo é adquirido através de um vírus que se espalhou pelo planeta Terra. Apenas 5% da população ainda é humana e para evitar a extinção da raça, o vampiro e pesquisador Edward Dalton busca uma resposta em Elvis, um humano que antes também era um sugador de sangue.

8. Os Garotos Perdidos (1987)

Os irmãos Michael e Sam vão morar com sua mãe em Santa Clara, mas logo descobrem que seus novos amigos, na verdade, são vampiros. Sam, então, precisa salvar seu irmão, que está se apaixonando por uma dessas criaturas e quase se tornando uma delas também.

9. A Dança dos Vampiros (1967)

“A Dança dos Vampiros”, dirigido por Roman Polanski, mistura os gêneros comédia e terror. Ambientado na Transilvânia, o filme acompanha o professor Abronsius e seu aprendiz enquanto tentam aprender sobre vampiros e combatê-los.

10. Drácula: A História Nunca Contada (2014)

Disponível na Netflix, esse filme é mais um que tem como inspiração e base o romance Drácula de Bram Stoker. Aqui, Vlad é o atual príncipe da Transilvânia e, para evitar as ameaças romenas, bebe o sangue de um ser das trevas, ganha poderes sobre-humanos e se torna o Drácula.

11. Um Drink no Inferno (1996)

Os irmãos Seth e Richard são fugitivos do FBI e estão tentando cruzar a fronteira com o México. Ao chegar lá, decidem entrar num cabaré chamado Titty Twister, mas são surpreendidos: os funcionários e strippers revelam ser vampiros.

12. Academia de Vampiros: O Beijo das Sombras (2014)

Adaptação cinematográfica do livro de mesmo nome, “Academia de Vampiros: O Beijo das Sombras” gira em torno de Rose e Lissa. Lissa é uma princesa e herdeira da realeza Moroi, uma raça de vampiros mortais que sobrevivem à luz do dia e que envelhecem e morrem. Já Rose é uma dampira – cruzamento de vampiro e humano – e está sendo treinada para ser guardiã de Lissa, sua melhor amiga.

13. Drácula de Bram Stoker (1992)

Baseado no livro de Bram Stoker e dirigido por Francis Ford Coppola, “Drácula de Bram Stoker” tem Gary Oldman interpretando Drácula e outros nomes de peso no elenco, como Winona Rydercomo, Keanu Reeves, Anthony Hopkins, Richard E. Grant e outros. Em 1993, venceu o Oscar nas categorias de melhor figurino, melhores efeitos sonoros e melhor maquiagem.

14. O Vampiro da Noite (1958)

Lançado em 1958, este é o primeiro de uma série de filmes de horror do estúdio Hammer Film Productions e é mais uma releitura do clássico de Bram Stoker. Na história, o Dr. Van Helsing, um especialista em vampiros, está determinado a destruir o Conde Drácula – que transformou seu amigo Jonathan em um deles.

15. Crepúsculo (2008)

“Crepúsculo” se tornou uma febre adolescente ao apresentar a história de amor de Bella Swan, uma garota normal, e Edward Cullen, um vampiro de mais de 100 anos que tem a aparência de um jovem de 17. “Lua Nova”, “Eclipse”, “Amanhecer – parte 1” e “Amanhecer – parte 2” deram sequência ao romance, que tem até lobisomem no enredo.

Os vampiros são seres mitológicos, ou seja, não existem – pelo menos a gente nunca esbarrou com o Edward Cullen de verdade por aí, né? Se você curte outros universos fantásticos, confira uma lista com 15 filmes de magia e divirta-se!