15 maiores cobras do mundo para você se impressionar

Escrito por Jonara Cordova

Saber precisamente o tamanho de uma cobra é uma tarefa difícil, já que medi-la com precisão demanda paciência e técnicas profissionais. Além disso, as espécies variam bastante de tamanho. Portanto, para determinar as maiores cobras do mundo, precisamos nos basear na média de comprimento de cada espécie. Quer saber quais são elas e de onde são? Confira a lista das 15 maiores cobras do mundo já encontradas!

1. Sucuri-verde (3 a 6 metros)

iStock

A sucuri-verde é a maior espécie entre todas as cobras. Ela costuma atingir até 3 metros, mas pode chegar aos 6 metros ou até mais, em alguns casos. Seu peso, em geral, varia entre 30 e 70 quilos, mas há registros de sucuris com mais de 100 kg. A espécie pode ser encontrada na América do Sul. No Brasil, elas habitam todas as regiões. Apesar de ser perigosa pelo seu tamanho e força, a sucuri não é peçonhenta. Ela mata suas presas por constrição, ou seja, se enrola no corpo da vítima interrompendo seu fluxo sanguíneo.

2. Píton-reticulada (1,5 a 6 metros)

iStock

A píton-reticulada é uma espécie que faz parte da família das pítons e está entre as maiores cobras do mundo. Seu comprimento pode variar entre 1,5 e 6 metros e o seu peso costuma atingir até 75 kg. No entanto há casos raros de serpentes dessa espécie que são maiores do que a média. A píton-reticulada pode ser encontrada no Sudeste da Ásia, em geral, próximas de rios e lagos, por serem ótimas nadadoras. Assim como as demais categorias de pítons, ela não é peçonhenta, mas sim constritora.

3. Píton-ametista (até 5 metros)

iStock

A píton-ametista pode ser encontrada na Austrália, em Pápua Nova Guiné e na Indonésia. Ela está entre as maiores espécies de cobras do mundo. O seu nome se dá pela coloração das escamas, que têm um brilho leitoso como a cor de uma ametista. A píton-ametista costuma atingir até 5 metros, no entanto, há registros de espécimes que excederam 6 metros de comprimento. As fêmeas são sempre bem maiores e mais pesadas do que os machos.

4. Píton-africana (até 5 metros)

iStock

A cobra píton-africana habita a África Subsariana e costuma ter até 5 metros de comprimento. Porém, há relatos de algumas que chegariam a atingir 8 metros. Apesar de serem nativas do continente africano, atualmente, elas podem ser encontradas na Flórida e em parte do sudeste estadunidense. Isso ocorre por terem sido trazidas aos EUA para serem criadas como animais de estimação.

5. Píton-birmanesa (3,5 a 5 metros)

iStock

Essa cobra pode ser encontrada no sudeste e sudoeste asiático. Elas costumam ter em média 3,5 metros, mas há registros de píton-birmanesa com mais de 5 metros de comprimento. Assim como as demais pítons, elas não possuem veneno, mas são muito fortes e matam suas presas por constrição.

6. Píton-indiana (até 3 metros)

iStock

Assim como seu nome sugere, a píton-indiana é nativa da Índia e do sudeste asiático, podendo ser encontrada em ser encontrada em Bangladesh, China, Mianmar, Nepal, Paquistão e Sri Lanka. Ela costuma medir aproximadamente 3 metros de comprimento e pesar até cerca de 55 kg.

7. Jiboia-constritora (2 a 4 metros)

iStock

A jiboia-constritora, também conhecida apenas como jiboia, é considerada uma serpente-peixe. Muito comum no Brasil, essa cobra pode ser encontrada na região amazônica, no nordeste, no sul e no sudeste. Elas costumam medir entre 2 e 4 metros e são bastante ativas durante a noite, tendo olhos com a pupila vertical para enxergarem melhor no escuro.

8. Sucuri-amarela (2 a 4 metros)

iStock


A sucuri-amarela é menor do que a verde, atingindo um comprimento entre 2 e 4 metros, e o peso médio de 30 kg. Ela não é peçonhenta e mata suas presas por constrição. Essa cobra pode ser encontrada em países da América do Sul, como Brasil, Uruguai, Argentina, Bolívia e Paraguai.

9. Cobra-real (3 a 4 metros)

iStock

Reconhecida como a maior cobra peçonhenta (venenosa), a cobra-real costuma ter entre 3 e 4 metros de comprimento, sendo que a maior já registrada tem mais de 5 metros. Essa espécie pode ser encontrada na Índia, no sul da China e no sudoeste asiático. Seu veneno tem toxicidade moderada, mas ela pode aplicar grandes quantidades em uma mordida, fazendo com que seja bastante perigosa. Em geral, ela evita contato com humanos, mas pode ficar muito agressiva caso se sinta ameaçada.

10. Mamba-negra (2 a 4 metros)

iStock

A mamba-negra é uma espécie nativa do continente africano, podendo ser encontrada na África do Sul, Quênia, Tanzânia, Zâmbia, Zimbábue, Moçambique, Botswana, Angola e Namíbia. Seu tamanho varia entre 2 e 4 metros de comprimento. É uma cobra bastante perigosa por seu veneno neurotóxico que causa paralisia, e pela sua velocidade, chegando a se deslocar a 20 km/h.

11. Cobra de Índigo (2 a 2,5 metros)

iStock

A cobra de índigo pode ser encontrada na região oriental dos EUA e é reconhecida como a maior espécie de serpente do país. Seu tamanho médio varia entre 2 e 2,5 metros de comprimento, enquanto que seu peso fica em torno de pouco mais de 2 kg. Ela não é uma cobra venenosa.

12.Taipan-do-interior (até 2 metros)

iStock

A taipan-do-interior é nativa da Austrália central e costuma ser encontrada em planícies secas e em regiões com gramados. Ela mede, em média, 2 metros de comprimento. Essa cobra é considerada a mais venenosa do mundo, pois o seu veneno é extremamente tóxico. Apesar disso, ela não costuma atacar.

13. Crotalus Adamanteus (até 2 metros)

iStock

A crotalus adamanteus é uma espécie de cobra encontrada no sudeste dos Estados Unidos. Seu comprimento não costuma passar de 2 metros. Ela é uma cobra venenosa, com presas bastante longas em relação ao seu corpo. Ela possui um chocalho no final da cauda, que alerta suas presas quando ela se aproxima.

14. Cascavel do Texas (até 1,8 metro)

iStock

Também conhecida como cascavel diamante ocidental, essa cobra costuma ser encontrada em lugares desérticos, como o México e os Estados da Califórnia, Texas e Arizona, nos EUA. A cascavel do Texas pode chegar a ter 1,8 metro, em média. Ela é uma cobra bastante peçonhenta, ou seja, possui muito veneno. Além disso, tem como característica os anéis na sua cauda, que fazem um som quando ela está rastejando.

15. Cobra-rei-castanha (até 1,5 metro)

iStock

A cobra-rei-castanha é considerada a cobra mais venenosa da Austrália, além de ser bastante agressiva. Sua picada pode causar paralisia progressiva, impedindo coagulação do sangue. Seu comprimento médio é de 1,5 metros, mas há registro de uma cobra-rei-castanha com mais de 2 metros.

Existem milhares de espécies de cobras espalhadas por todo o planeta. Se você encontrar com uma, evite tentar matá-la, pois além de ser perigoso, é configurado como crime pelo Ibama. O certo é ligar para o Corpo de Bombeiros ou para a Polícia Florestal para que eles façam a remoção correta.