60 melhores universidades do mundo que respiram conhecimento

Escrito por Karyne Santiago

Terminar o ensino médio, prestar vestibular, escolher o que cursar e onde cursar faz parte da vida de diversos jovens ao redor do mundo. A escolha da universidade e do curso parece ser um fator crucial para o bom desempenho da vida acadêmica e profissional. Conheça um pouco mais sobre as 60 melhores universidades do mundo que são sonho de consumo para muitos jovens estudantes.

1. Universidade de Harvard (Estados Unidos)

Fundada em 8 de setembro de 1636, a Universidade Harvard está situada no estado de Massachusetts nos Estados Unidos. A Universidade é membro da Liga Ivy (uma conferência que une os times esportivos de 8 instituições privadas de ensino superior dos EUA), e é considerada como a melhor universidade do mundo. Ela recebeu esse nome em homenagem ao primeiro benfeitor do local, John Harvard, e seu lema é a palavra “Verdade”. Em todos esses anos, oito presidentes dos Estados Unidos se formaram por lá e aproximadamente 150 ganhadores do Prêmio Nobel.

2. Universidade Stanford (Estados Unidos)

Com o lema “O Vento da Liberdade Sopra”, a Leland Stanford Junior University tem 127 anos e foi fundada em 1 de outubro de 1891. Ela está localizada do estado da Califórnia, nos Estados Unidos e é considerada a universidade com o maior número de cursos de graduação do país. Stanford é uma universidade privada com um orçamento anual de cerca de 7 bilhões de dólares. Seu sistema de admissões de alunos é extremamente rigoroso, aceitando apenas aqueles que possuam um histórico escolar impecável além de qualidades pessoais que tenham a ver com o perfil da universidade.

3. Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Estados Unidos)

Com 157 anos de história, o MIT foi fundado em 10 de abril de 1861, e está localizado no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos. A universidade é privada e carrega o lema “mente e mãos”. Além disso, possui seis faculdades: Arquitetura e Urbanismo; Engenharia; Humanidades, Artes e Ciências sociais; Gestão; Ciências e Ciências da Saúde e Tecnologia.

O MIT carrega em sua história, 85 ex-alunos ganhadores do Prêmio Nobel, 34 ex-alunos astronautas e 2 ex-alunos ganhadores da Medalha Fields, uma medalha concedida apenas para pessoas influentes que fizeram grandes contribuições para as Ciências Matemáticas.

4. Universidade de Cambridge (Reino Unido)

Ela é a segunda universidade mais antiga do Reino Unido, sendo fundada em 1209. Rival da Universidade de Oxford, a Universidade de Cambridge já foi considerada a segunda melhor universidade do mundo, perdendo apenas para Harvard. Ela é uma universidade pública e atualmente tem o total de 18.396 estudantes, além de 8.614 docentes. Seu lema é “A partir daqui, a luz e as taças sagradas”, e ela tem em seu histórico 82 ex-alunos vencedores do Prêmio Nobel e personalidades como Isaac Newton, James Clerk Maxwell, John Joseph Thomson, Ernest Rutherford, Paul Dirac, Charles Darwin, John Maynard Keynes, Bertrand Russel e Andrew Wiles.

5. Universidade de Oxford (Reino Unido)

Apesar de não haver uma data exata de sua fundação, evidências mostram que a Universidade de Oxford foi fundada em 1096, sendo a universidade mais antiga do Reino Unido. Oxford é uma universidade pública, carrega o lema “O Senhor é minha luz” e faz parte do Grupo Coimbra, que reúne as principais universidades europeias. Além disso, possui o maior conjunto de bibliotecas do país e tem em seu histórico 27 ex-alunos vencedores do Prêmio Nobel e 26 ex-alunos que se tornaram Primeiros-Ministros.

6. Universidade da Califórnia (Estados Unidos)

“Faça-se a luz” é o lema da Universidade da Califórnia, que é distribuída por diversas cidades como Berkeley, Davis, Irvine, Los Angeles, Merced, Riverside, Santa Barbara, Santa Cruz e San Francisco. A universidade é pública e foi fundada em 1868, mas iniciou suas atividades apenas em 1969, com apenas 38 alunos e 10 membros do corpo docente e alcançando atualmente 238 mil estudantes e 190 mil professores e funcionários. A UC é especializada em pesquisa voltadas para as áreas de biotecnologia, ciência da computação, arte e arquitetura.

7. Universidade de Princeton (Estados Unidos)

A Universidade de Princeton é uma universidade privada, originalmente fundada como uma instituição presbiteriana, que está localizada em Nova Jersey e foi fundada em 22 de outubro de 1746 com o lema “Sob o poder de Deus prosperará”. Prestigiada como membro da Liga Ivy, ela é especializada nas áreas de matemática, física e astronomia, economia, história e filosofia e reconhecida como uma das universidades mais ricas do mundo.

8. Universidade Columbia (Estados Unidos)

Mais uma das prestigiadas universidades da Liga Ivy, a Universidade Columbia foi fundada em 1754 em Nova York, nos Estados Unidos. Ela é reconhecida em seu país como a terceira universidade mais seletiva, com taxa de admissão de alunos de 5,8% e além disso possui em sua história de ex-alunos o autor da Declaração de Independência, 9 juízes da Suprema Corte dos Estados Unidos, 43 vencedores do Prêmio Nobel, 20 bilionários influentes do país, 39 vencedores do Oscar, 29 chefes de Estados e 3 presidentes dos Estados Unidos. Seu lema é “Graças à tua luz, vemos a luz”.

9. Instituto de Tecnologia da Califórnia (Estados Unidos)

Fundada em 1891 e com 127 anos, essa universidade está localizada na cidade de Pasadena, na Califórnia. O instituto já teve entre seus membros do conselho cientistas como o astrônomo George Ellery Hale, o químico Arthur Amos Noyes e o físico Robert Andrews Millikan, que ajudaram tornar a Caltech uma das primeiras universidades do mundo especializada em pesquisas centradas nas áreas de ciências naturais e engenharia. O lema dessa renomada instituição é “A verdade o tornará livre”.

10. Universidade de Chicago (Estados Unidos)

“Crescat scientia; vita excolatur”, algo como “o crescimento da ciência é o desenvolvimento da vida”, é o lema desta universidade privada localizada em Illinois. Atualmente, ela possui cerca de 16 mil alunos distribuídos entre suas cinco divisões de pesquisas acadêmicas e sete escolas profissionais.

A universidade é reconhecida por seus esforços em pesquisas acadêmicas e por ter a maior editora universitária do país. Além disso, tem como ex-alunos, funcionários e professores, 98 ganhadores do Prêmio Nobel, além de 34 membros do corpo docente e 17 ex-alunos vencedores do Prêmio MacArthur “Genius Grant”, dentre outros ex-alunos ganhadores de prêmios renomados.

11. Universidade de Yale (Estados Unidos)

Fundada em 9 de outubro de 1701 com o nome Collegiate School, a Universidade de Yale é a terceira universidade mais antiga do país. Membro da Liga Ivy, a universidade se encontra na cidade de New Haven em Connecticut e já formou inúmeros ganhadores do Prêmio Nobel, diversos juízes do Supremo Tribunal dos Estados Unidos e presidentes como Willian Howard Taft, Gerald Ford, George H. W. Bush, Bill Clinton e George W. Bush. Uma grande rival de Harvard, Yale também é extremamente seletiva com seus alunos, com um número baixo de admissões mesmo com um número grande de vagas.

Uma curiosidade sobre essa Universidade é que ela possui cursos de licenciatura orientados de forma liberal, incentivando os alunos a explorarem matérias acadêmicas que não fazem parte do seu curso.

12. Universidade de Tóquio (Japão)

Conhecida como a universidade mais renomada do Japão, a Universidade de Tóquio foi fundada em 1877, inicialmente com apenas quatro faculdades: Direito, Ciências, Literatura e Medicina. Ela possui cinco campus distribuídos pelo Japão, sendo eles Hongo, Komaba, Kashiwa, Shirokanedai e Nakano, com 10 faculdades e 11 institutos de pesquisa.

13. Universidade da Pensilvânia (Estados Unidos)

A Universidade da Pensilvânia é uma universidade privada, localizada na Filadélfia, no estado da Pensilvânia. Ela foi fundada em 1740, por Benjamin Franklin inicialmente como faculdade, tornando-se universidade anos depois. Seu lema é “Leis sem moral são vazias” e ela também faz parte da Liga Ivy, além de possuir um capital de 928 milhões de dólares como orçamento para pesquisa, sendo uma das instituições de ensino e pesquisa mais poderosas do mundo.

14. Universidade de Cornell (Estados Unidos)

Outra universidade membro da Liga Ivy, esta universidade privada foi fundada em 1865 por Ezra Cornell e Andrew Dickson White, na cidade de Ithaca em Nova York. Contendo sete faculdades e com campus distribuídos em diversas cidades como Manhattan, Ilha Roosevelt, Geneva, Washington, Doha e Roma, ela possui entre seus 245 mil ex-alunos, 44 ganhadores do Prêmio Nobel e um orçamento anual de 6,2 milhões de dólares.

15. Universidade Johns Hopkins (Estados Unidos)

Localizada em Baltimore, Maryland, a Universidade Johns Hopkins foi fundada em 22 de fevereiro de 1875 baseada num modelo que tinha ênfase em pesquisa acadêmica e até hoje é reconhecida como uma das melhores instituições acadêmicas em pesquisa do mundo. Além de seu campus nos Estados Unidos, também possui centros de pesquisa na Itália e em Singapura. Seu lema é “A verdade vos libertará” e em 2007 ela estava entre as três melhores universidades do país.

16. Universidade de Toronto (Canadá)

Com 191 anos, fundada em 15 de março de 1827, sob o lema “Como uma árvore através do tempo”, a Universidade de Toronto é uma instituição pública, localizada em Toronto, na região do Queen’s Park. Quando foi fundada, era originalmente comandada pela Igreja da Inglaterra e só se tornou uma instituição secular em 1850. A universidade possui 16 faculdades e diversos institutos de pesquisa. Em sua história acadêmica possui marcos como a descoberta da insulina, das células-tronco e o desenvolvimento do primeiro microscópio eletrônico, além de sempre estar nos rankings das melhores universidades do mundo.

17. Universidade de Michigan (Estados Unidos)

A Universidade de Michigan foi fundada originalmente em 1817 na cidade de Detroit, mas em 1837 mudou-se para a cidade Ann Arbor, onde está localizada até hoje. Conhecida como a mais antiga universidade do estado de Michigan, ela é pública e formou alunos como Michael Phelps, Ben Carson, Gerald Ford e Larry Page. Ela tem um orçamento anual de cerca de 7,1 bilhões de dólares e atualmente possui um total de 41 mil estudantes.

18. Universidade de Washington (Estados Unidos)

Situada em Seattle, essa universidade pública foi fundada em 1861 e possui outros dois campus em Tacoma e Bothell. Apesar de ser pública, é renomada por oferecer ensino compatível com as universidades da Liga Ivy. A universidade também é uma das principais instituições de pesquisa dos Estados Unidos tendo ótimas avaliações nos rankings universitários Academic Ranking of World Universities e no Times Higher Education e possui 12 membros (ex-alunos e docentes) ganhadores do Prêmio Nobel.

19. Universidade do Noroeste (Estados Unidos)

Com 190 disciplinas, essa universidade privada renomada em todo o mundo foi fundada em 1851 e está situada em Evanston. A Universidade do Noroeste tem um dos maiores índices de pesquisa do mundo e atualmente financia cerca de 1.500 laboratórios de pesquisa entre seus campus. Entre seus ex-alunos estão 19 ganhadores do Prêmio Nobel, 38 vencedores do Prêmio Pulitzer, 6 ganhadores do MacArthur Genius Fellows, 65 membros da Academia de Artes e Ciências dos Estados Unidos e dois juízes da Suprema Corte do país, além de atores e diretores vencedores do Oscar.

20. University College London (Reino Unido)

A University College London é uma universidade pública, fundada em 1826 e localizada em Bloomsburry em Londres. Ela foi a primeira universidade de Londres e um de seus principais fundadores foi Jeremy Bentham, além disso, foi uma das primeiras instituições universitárias a admitir alunos independente da religião e também a primeira a aceitar alunas mulheres. A universidade tem grande laço com a Universidade de Yale, tendo uma colaboração internacional priorizada na área de Ciências Humanas e Sociais.

21. Universidade Duke (Estados Unidos)

A Duke University é uma instituição privada, fundada em 1924 em Durham, na Carolina do Norte. A universidade está cotada em cerca de 7 bilhões de dólares sendo uma das instituições acadêmicas mais ricas dos Estados Unidos. Entre seus ex-alunos estão o presidente americano Richard Nixon e Melinda Gates, esposa de Bill Gates e considerada, em 2005, pela Forbes como a décima mulher mais poderosa do mundo.

22. Universidade de Nova Iorque (Estados Unidos)

Com o campus em Greenwich Village, a Universidade de Nova Iorque é uma instituição privada, fundada em 1831 que atualmente é considerada como uma das universidades mais influentes do mundo. A instituição acadêmica leva em sua história professores e ex-alunos vencedores do Prêmio Nobel, do Prêmio Pulitzer e do Oscar, além de chefes de estados, realeza, matemáticos influentes, inventores, medalhistas olímpicos e astronautas.

23. Universidade de Kyoto (Japão)

Fundada em 1897 a Universidade de Kyoto é a segunda universidade mais antiga do Japão. Com três campus distribuídos em Yoshida, Katsura e Uji, a universidade possui 10 faculdades de graduação, 16 unidades de pós-graduação, 13 institutos de pesquisa, 21 centros educacionais, 1 museu próprio, um hospital e inúmeras bibliotecas. Entre seus ex-alunos estão 5 vencedores do Prêmio Nobel, 2 ganhadores da Medalha Fields e 1 vencedor do Prêmio John Maddox.

24. Universidade de Wisconsin-Madison (Estados Unidos)

Localizada em Madison e fundada em 1848, a Universidade de Wisconsin-Madison é a maior do estado com cerca de 42 mil alunos em cursos de graduação e pós graduação. A universidade é dividida entre 20 faculdades, dentre elas Agricultura e Ciências Biológicas, Business, Estudos Contínuos, Educação, Engenharia, Estudos Ambientais, Escola de Pós-Graduação, Ecologia Humana, Estudos Internacionais, Jornalismo e Comunicação de Massa, Direito, Letras e Ciências, Biblioteconomia e Informação, Medicina e Saúde Pública, Musica, Enfermagem, Farmácia, Relações Públicas, Serviço Social e Veterinária.

25. Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (Suíça)

Fundada em 1853, o Instituto Federal de Tecnologia de Zurique é uma universidade pública, localizada em Zurique, na Suíça. A instituição é considerada como a quinta melhor do mundo na área de engenharia e tecnologia, a quarta melhor escola de arquitetura do mundo e a melhor universidade da Europa. Entre os 20 ex-alunos e professores vencedores do Prêmio Nobel está Albert Einstein.

26. Imperial College London (Reino Unido)

O Imperial College of Science, Technology and Medicine é uma universidade britânica, fundada em 1907 e localizada em Kensington. Com o lema “Conhecimento de Glória e Defesa” a instituição é tem o foco nas áreas de ciências, engenharia e medicina e em 2008 foi considerada como a sexta melhor universidade do mundo pela avaliação do THES. A universidade é considerada com uma das mais seletivas do Reino Unido, tem uma porcentagem de 17,5% de alunos admitidos dentre os que se inscreveram para graduação.

27. Universidade do Texas em Austin (Estados Unidos)

Essa universidade com o lema “A disciplina é a proteção do Estado”, é uma instituição pública, localizada em Austin, no Texas e fundada em 15 de setembro de 1883. Sua metodologia de ensino é tão boa, que ela recebeu o título de Public Ivy, pois apesar de ser pública, tem o nível de excelência das universidades da Liga Ivy, assim como a Universidade de Washington. A universidade é um centro importante de pesquisas acadêmicas e possui 7 museus e 17 bibliotecas.

28. Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (Estados Unidos)

Fundada em 1867 a Universidade de Illinois em Urbana e Champaign é uma instituição pública localizada entre as cidades gêmeas de Urbana e Champaign, considerada a segunda universidade mais antiga do estado de Illinois. Ela possui cerca de 150 cursos de graduação e quatro mil especialidades, além de cursos pré-profissionais nas áreas de odontologia, direito, medicina, enfermagem, terapia ocupacional, optometria, farmácia, terapia física e medicina veterinária. Entre seus professores e ex-alunos têm 20 vencedores do Prêmio Nobel e 20 vencedores do Prêmio Pulitzer, além de diversos atletas famosos.

29. Universidade de Edimburgo (Reino Unido)

A Universidade de Edimburgo, fundada em 1583, é uma das instituições acadêmicas públicas mais antigas da Escócia, além de ser uma das mais renomadas do Reino Unido. Membro do Grupo Coimbra, ela tem cerca de 24 mil estudantes em seu campus e tem como ex-alunos Charles Darwin, David Hume, James Clerk Maxwell, Max Born, Peter Higgs e Pippa Middleton.

30. Universidade de Minnesota (Estados Unidos)

Com o lema “Lugar para todas as artes”, ela foi fundada em 1851 e está localizada em Minneapolis e Saint Paul. Com um total de cerca de 52 mil estudantes, a universidade é pública e conta com 16 faculdades organizadas em Escola Carlson de Administração, Faculdade de Ciências Biológicas, Faculdade de Educação Continuada, Escola de Odontologia, Faculdade de Desenho, Faculdade de Educação e Desenvolvimento Humano, Faculdade de Alimentos, Ciências Agronômicas e Recursos Naturais, Faculdade de Artes Liberais, Faculdade de Assuntos Públicos, Faculdade de Tecnologia, Faculdade de Direito, Faculdade de Medicina, Escola de Enfermagem, Faculdade de Farmácia, Escola de Saúde Pública e Faculdade de Medicina Veterinária.

31. Universidade McGill (Canadá)

Localizada em Montreal, a Universidade McGill é uma instituição pública que foi fundada em 1821 e já foi considerada como uma das dez melhores universidades do mundo, sendo hoje em dia a melhor universidade do Canadá. Dentre professores e ex-alunos a instituição possui cerca de 12 vencedores do Prêmio Nobel e 3 do Prêmio Pulitzer, além disso carrega em seu histórico invenções importantes como os mecanismos de busca na internet, a descoberta da divisão de átomos, o primeiro mapa do córtex motor cerebral, entre outras coisas. Eles também fazem parte do Instituto Allan Memorial, um departamento de Psiquiatria do Hospital Royal Victoria, conhecido por desenvolver o controle da mente induzido por drogas.

32. Universidade de Colúmbia Britânica (Canadá)

Ela é uma universidade tradicional e pública localizada em Vancouver e Kelowna que foi fundada em 1908 com o nome “McGill University College of British Columbia”, tendo seu nome modificado para Universidade da Colúmbia Britânica em 1915. A universidade possui cerca de 60 mil alunos divididos nos cursos de graduação e pós-graduação e dois campus, sendo um em Vancouver e o outro em Okanagan. Além disso a universidade é dividida em 11 faculdades, dez escolas e uma escola técnica.

33. Universidade de Copenhague (Dinamarca)

“Ela contempla a luz celestial”, esse é o lema da Universidade de Copenhague, localizada na cidade de mesmo nome e fundada em 1479. A instituição é a mais antiga do país, além de ser a mais renomada em pesquisa. Dividida em seis faculdades (Humanidades, Direito, Ciências Naturais e da Vida, Ciências Sociais, Ciências da Saúde, e Teologia), ela também é membro da International Alliance of Research Universities, uma cooperativa de universidades internacionais voltada para pesquisas. Em sua história carrega vencedores de 4 Prêmios Nobel, sendo três em medicina e um em física.

34. Universidade Estadual de Ohio (Estados Unidos)

Com campus em Columbus, Lima, Mansfield, Marion e Newark, a universidade foi fundada em 1870 com o lema “Educação para a cidadania”, atualmente possui cerca de 58 mil alunos e é considerada uma universidade pública e mista. Ela está entre as 40 melhores universidades do mundo no ranking da CWUR e como a 27ª melhor universidade dos Estados Unidos. A universidade é famosa também por suas equipes esportivas intituladas Ohio State Buckeyes.

35. Universidade Rutgers (Estados Unidos)

Originalmente nomeada como Queen’s College, a Rutgers, Universidade Estadual de Nova Jersey foi fundada em 1766 com campus em New Brunswick, Piscataway, Newark e Camden. A instituição oferece 100 diferentes cursos de graduação, 100 cursos de mestrado, 80 programas de doutorados e 175 departamentos acadêmicos, além de 13 faculdades e 16 programas de pós-graduação. Em 2006 a Universidade de Rutgers ficou como a 46ª melhor universidade do mundo.

36. Universidade de Manchester (Reino Unido)

Ela foi fundada em 2004, numa fusão da Universidade Victoria de Manchester e a UMIST e carrega o lema “Conhecimento, sabedoria, humanidade” em sua história. A Universidade de Manchester é uma instituição pública e está localizada em Manchester. Com cerca de 38 mil alunos, a universidade é considerada a 9ª melhor da Europa, e entre seus professores e ex-alunos já tiveram 25 vencedores do Prêmio Nobel. Sobre seu faturamento, entre 2015 e 2016 a instituição gerou 987 bilhões de libras, ficando atrás apenas de Oxford e Cambridge.

37. Instituto Weizmann de Ciência (Israel)

Localizado em Rehovot, Israel, o instituto foi fundado por Chaim Weizmann, em 1934, e oferece apenas cursos de mestrado e doutorado voltados para as áreas de matemática, informática, física, química e biologia. A universidade possui um Prêmio Nobel em química pela professora Ada Yonath e dois Prêmios Turing pelos professores Amir Pnueli e Adi Shamir.

38. Universidade de Heidelberg (Alemanha)

Fundada em 1386 na cidade de Heidelberg em Baden-Württemberg, a universidade está entre as mais renomadas da Alemanha, e faz parte do Grupo Coimbra. Ela foi criada por Ruperto I, tendo uma base cristã, porém, durante a Guerra dos Trinta Anos, acabou passando por crise financeira e ao se recuperar, adotou o modelo das universidades americanas, passando admitir mulheres em 1899. Entre seus professores e ex-alunos estão 55 ganhadores do Prêmio Nobel, além de chefes de estados da Alemanha e de outros países.

39. Universidade de Maryland (Estados Unidos)

Essa universidade pública, está situada nos arredores de Washington, no College Park em Maryland e foi fundada em 1856. Atualmente com 41 mil alunos, a instituição é a mais renomada do estado e busca a liderança em pesquisa, empreendedorismo e inovação, além de ter programas acadêmicos, artes e atletismo diferenciados. Entre seus ex-alunos estão Raymond Davis Jr, ganhador do Prêmio Nobel de Física em 2001; Jim Henson, criador dos Muppets; Sergey Mihailovich Brin, co-fundador do Google Search e Judith Resnik, astronauta.

40. Universidade Ludwig Maximilian de Munique (Alemanha)

Fundada em 1472 como Universidade de Ingolstadt, teve esse nome até 1802 quando recebeu o nome Universidade Ludwig e Maximilian de Munique. Ela é a terceira maior universidade da Alemanha e possui cerca de 46 mil alunos. Ela é composta por 18 faculdades, dentre elas Teologia Católica, Teologia Protestante, Direito, Administração de Empresas, Economia, Medicina, Medicina Veterinária, História e Artes, Filosofia da Ciência e o Estudo da Religião, Psicologia e Ciências da Educação, Estudo da Cultura, Línguas e Literatura, Ciências Sociais, Matemática, Informática e Estatística; Física, Química e Farmácia; Biologia e Geociências.

41. Instituto Karolinska (Suécia)

O Instituto Karolinska é uma das maiores faculdades de medicina da Europa e foi fundado em 1810 em Solna, na Suécia. Seu lema é “Contribuir para a saúde humana através da pesquisa, educação e informação” e tem um dos maiores centros de pesquisa do país. Ele foi criado como centro de treinamento para médicos do exército e seu principal fundador é Jöns Jacob Berzelius, fundador da química moderna. Entre seus professores e ex-alunos estão Hugo Theorell, vencedor do Prêmio Nobel de medicina em 1955; Torsten Wiesel, vencedor do Prêmio Nobel de medicina em 1981; Sune Bergström, também vencedor do Prêmio Nobel de medicina, mas em 1982; Ragnar Granit, vencedor do Prêmio Nobel de medicina em 1967 e Ulf von Euler ganhador do Prêmio Nobel de Medicina de 1970.

42. Universidade do Colorado Boulder (Estados Unidos)

Situado em Boulder, no Colorado, esta universidade foi fundada em 1876 e nela foi desenvolvido um novo estado da matéria que se chama Condensado de Bose-Einstein. A universidade está entre as 34 instituições acadêmicas públicas dos Estados Unidos na Associação para Universidades Americanas e busca se desenvolver nas áreas de ciências humanas, ciências sociais e tecnologia. Atualmente conta com cerca de 32 mil estudantes e sua equipe esportiva leva o nome de Colorados Buffaloes.

43. Universidade do Sul da Califórnia (Estados Unidos)

Fundada em 6 de outubro de 1880, a Universidade do Sul da Califórnia está localizada em Los Angeles e é considerada como a mais antiga universidade privada do estado, além de ser a universidade com o maior número de estudantes estrangeiros, nos Estados Unidos. Já passaram pela instituição nomes como António Damásio, médico neurologista; Murray Gell-Mann, vencedor do Prêmio Nobel de Física em 1968; Daniel McFadden, vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 2000; George A. Olah, vencedor do Prêmio Nobel de Química em 2013; além de artistas como Miranda Cosgrove, Bridgit Mendler e Lily Collins.

44. Universidade do Arizona (Estados Unidos)

Com a primeira turma formada em 1895 com duas mulheres e um homem, a Universidade do Arizona foi fundada antes mesmo do Arizona se tornar um estado. Eles são uma instituição acadêmica pública que está situada em Tucson e até 2005 possuiu 37 mil alunos em suas instalações. A universidade é parceira da NASA desde que o país decidiu mandar seu primeiro homem para a lua. Além disso, a Universidade do Arizona busca a cada dia se especializar ainda mais em Ciência Planetária e Medicina, faculdade de destaque na instituição.

45. Universidade de Osaka (Japão)

Apesar de ser uma universidade recente, fundada em 1931, a Universidade de Osaka foi originalmente fundada em 1868 com o nome “Handai” e era uma universidade frequentada pelo império japonês. Reconhecida pelo seu alto nível de excelência na metodologia de ensino, ela foca nas áreas de pesquisa, tecnologia e medicina. Entre seus ex-alunos está Hideki Yukawa, fundador da Sony que recebeu um Prêmio Nobel de Física em 1949.

46. Universidade de Paris-Sul (França)

Com um orçamento de 450 milhões de euros por ano, a Universidade de Paris-Sul é uma instituição pública fundada em 1971, localizada em Orsay. Ela possui três campus distribuídos em Essonne, Altos do Sena e Val-de-Marne e é dividida em 5 faculdades: Faculdade de Direito, Economia e Gestão; Faculdade de Medicina; Faculdade de Farmácia; Faculdade de Ciência; Faculdade de Ciências do Esporte, além do Instituto de Tecnologia e a Escola Politécnica de Engenharia. A universidade tem atualmente cerca de 32 mil estudantes, é reconhecida como uma das universidades mais renomadas da França, especializada em ciência e saúde.

47. Universidade de Genebra (Suíça)

A Universidade de Genebra que já existe há 459 anos, foi considerada pela revista Newsweek a 32ª melhor universidade do mundo. Localizada em Genebra, na Suíça a universidade possui cerca de 14 mil estudantes e foi fundada por João Calvino, originalmente como um seminário teológico, e se tornando uma universidade secular em 1873. Com aproximadamente 240 tipos de diplomas, a universidade é dividida em 7 faculdades: Ciências Humanas; Psicologia e Ciência da Educação; Ciência; Farmácia; Medicina; Ciências do meio ambiente e Informática.

48. Universidade de Boston (Estados Unidos)

Fundada em 1869, em Boston, Massachusetts, essa universidade privada possui raízes no Instituto Bíblico Newbury. A instituição possui cerca de 30 mil alunos e segundo pesquisas é a quarta instituição que mais emprega na cidade de Boston. Oferecendo cursos de licenciatura, mestrado e doutorado, a Universidade de Boston se divide em 18 faculdades e dois campus, o principal no bairro de Fenway-Kenmore e o secundário em South End.

49. Universidade de Melbourne (Austrália)

A Universidade de Melbourne é a segunda universidade mais antiga da Austrália, sendo fundada em 1853 e tendo seu campus principal em Parkville. Com foco em Artes, Ciências Humanas e Ciências Biomédicas, ela possui atualmente cerca de 49 mil estudantes e busca mesclar sua metodologia de ensino com metodologias americanas e europeias. Entre seus ex-alunos estão a cantora de ópera Nicole Car, a escritora Anna Funder, a ex-primeiro ministra da Austrália Julia Gillard, o professor e filósofo Peter A. Singer, entre outros.

50. Universidade Brown (Estados Unidos)

Com o lema “Em Deus Esperamos”, essa universidade fundada em 1764, faz parte da Liga Ivy e se encontra em Providence, Rhode Island. Fundada originalmente com o nome “College in the English Colony of Rhode Island and Providence Plantations” ela é considerada a sétima universidade mais antiga dos Estados Unidos. Com uma grande exigência para admissão de alunos, assim como todas as outras universidades da Liga Ivy, a Brown leva em seu histórico de ex-alunos 8 vencedores do Prêmio Nobel, 19 ganhadores do Prêmio Pulitzer, 8 bilionários, 1 chefe da Suprema Corte dos EUA, 4 Secretários de Estado e 55 membros do Congresso.

51. Universidade Nacional de Seul (Coreia do Sul)

Fundada em 22 de agosto de 1946 sob o lema “a verdade é minha luz”, sua criação se deu da união de dez escolas: Universidade de Gyeongseong, Colégio de Leis, Colégio Industrial, Colégio de Mineração, Colégio Médico, Colégio de Agricultura, Colégio de Negócios, Colégio de Odontologia, Colégio de Educação e Colégio de Educação para mulheres. Atualmente a universidade é dividida em 15 faculdades e 8 programas de pós-graduação. Seu orçamento anual é de 688 bilhões de won (moeda sul-coreana), cerca de 470 milhões de euros.

52. Universidade Hebraica de Jerusalém (Israel)

Ela é uma das sete universidades de Israel, e foi fundada em 1918, sendo até os dias atuais considera como a melhor universidade do país, e sempre entrando no ranking das 100 melhores universidades do mundo. Focada nas áreas de Física, Química, Ciência da computação, Matemática e Economia, ela possui entre seus ex-alunos 5 ganhadores do Prêmio Nobel (1 em Física, 3 em Química e 1 em Economia). Com cursos para Bacharelado, Mestrado e Doutorado, a universidade possui cerca de 23 mil estudantes atualmente.

53. Universidade da Flórida (Estados Unidos)

Com 165 anos, a Universidade da Flórida é uma instituição acadêmica pública, fundada em 1853 sob o lema “O bem-estar do Estado depende da moral de seus cidadãos”. Ela está localizada na cidade de Gainesville e possui um orçamento anual de cerca de 1,21 bilhão de dólares. A universidade é a maior e mais antiga do estado da Flórida e foca nas áreas de engenharia, medicina, artes e ciências. Entre o corpo docente da instituição, estão dois ganhadores do Prêmio Pulitzer.

54. Universidade de Purdue (Estados Unidos)

Localizada em West Lafayette, no estado de Indiana, a Universidade de Purdue foi fundada em 6 de maio de 1869, depois de uma doação de 150 mil dólares de John Purdue. Atualmente a universidade renomada é conhecida por ser a segunda universidade com o maior corpo estudantil dos Estados Unidos. Com 200 cursos de graduação de 70 programas para mestrado e doutorado, ela é dividida em 18 faculdades. Entre seus ex-alunos estão Neil Armstrong e Eugene Cernan, dois astronautas que pisaram na lua, além de 13 vencedores do Prêmio Nobel.

55. Universidade de Vanderbilt (Estados Unidos)

Situada em Nashville, no Tennessee, essa universidade privada foi fundada em 1873 por Cornelius Vanderbilt. Com cerca de 12 mil alunos, já passaram por seu campus conhecidos como dos dois vice-presidentes dos Estados Unidos, John Nance Garner e Al Gore, que também é ganhador do Prêmio Nobel da Paz, além de Muhammad Yunus, vencedor do Prêmio Nobel em Economia. A universidade tem apoio do Centro Médico Universitário Vanderbilt, tendo um enorme renome na sua metodologia de ensino. Atualmente a universidade conta com quase 7 mil alunos.

56. Universidade de Bristol (Reino Unido)

Fundada em 1876, com o nome University College, esta universidade pública focada em pesquisa é reconhecida como uma das melhores do Reino Unido e classificada entre as 10 melhores da Europa. Ela é membro do Grupo Coimbra e entre seus ex-alunos estão 11 vencedores do Prêmio Nobel, além de nomes famosos como Paul Dirac, William Ramsay, David Bohm, James Blunt, Michael Winterbottom, Emily Watson e Alberto Santos Dumont.

57. Universidade La Sapienza (Itália)

Com o lema “o futuro passou por aqui”, a universidade foi fundada em 1303 e está localizada em Roma. A Universidade La Sapienza é pública e é conhecida como uma das mais antigas universidades do mundo, bem como uma das maiores do mundo, tendo capacidade para receber 110 mil alunos. A instituição possui 21 faculdades divididas em 5 ateneus federados: Ateneu de Ciência e Tecnologia; Ateneu de Ciência Política Pública e Sanitária; Ateneu de Ciências Humanas, Arte e Meio Ambiente; Ateneu de Ciências Humanísticas, Jurídicas e Econômicas e Ateneu do Espaço e da Sociedade.

Entre seus ex-alunos famosos estão Daniel Bovet, vencedor do Prêmio Nobel em 1957, Enrico Fermi, vencedor do Prêmio Nobel em 1938, Emilio G. Segrè, vencedor do Prêmio Nobel em 1959 e Giuliano Amato, duas vezes Primeiro Ministro da Itália.

58. Universidade de Sydney (Austrália)

Considerada como uma das maiores universidade da Austrália, a Universidade de Sydney é uma instituição pública, fundada em 1850. Ela iniciou suas atividades com apenas 30 estudantes e hoje tem cerca de 42 mil, com aproximadamente 16% dessa população estudantil sendo estrangeiros. A universidade, que foi a primeira a ser fundada no país, possui 10 campus e se divide em 17 faculdades. Seu lema é “Embora as constelações mudem, a mente é universal”.

59. Universidade de Utrecht (Países Baixos)

Criada em 26 de março de 1636, com 382 anos, a Universidade de Utrecht foi originalmente nomeada como Rijksuniversiteit Utrecht. Em 2014 foi considerada como a 16ª melhor universidade da Europa e até hoje é considerada como uma das melhores e mais antigas universidades neerlandesas. Atualmente a instituição comporta cerca de 30 mil alunos e, entre seus ex-alunos estão 10 vencedores do Prêmio Nobel em diversas áreas como Física, Química, Medicina e Economia.

60. Universidade de Pittsburgh (Estados Unidos)

Com quase 29 mil alunos, a Universidade de Pittsburgh é uma universidade pública, situada no estado da Pensilvânia, que foi fundada em 28 de fevereiro de 1787, sendo uma das mais antigas universidade do país. Entre suas conquistas estão algumas descobertas sobre o DNA, a liderança no transplante de órgãos, o desenvolvimento da TV e diversas outras coisas. Entre seus ex-alunos estão Michael Chabon, vencedor do Prêmio Pulitzer, Gene Kelly, vencedor do Oscar, Billy Knight, jogador da NBA, William S. Dietrich II, líder empresarial e investidor milionário, Steven Beering, presidente da Universidade de Purdue, Wangari Maatha, vencedora do Prêmio Nobel da Paz, Philip Hench, ganhador do Prêmio Nobel de Medicina, entre outros.

Essas são apenas algumas das inúmeras universidades do mundo. Confira também uma lista com os 30 livros mais vendidos de todos os tempos!