10 cidades com nomes estranhos que vão fazer você rir

Escrito por Jonara Cordova

Você já deve ter se deparado com uma cidade com nome estranho. Quem sabe, até mesmo vive em alguma. Aparentemente, as pessoas são muito criativas aqui no Brasil, pois existem vários municípios que foram nomeados das maneiras mais inusitadas possíveis. Selecionamos 10 cidades com nomes estranhos que vão surpreender você. Confira!

1. Anta Gorda (RS)

A cidade de Anta Gorda, que fica há 200 km de distância da capital gaúcha, se originou em 1963. Porém, os colonos (maioria vinda da Itália) já estavam ali há mais de 100 anos. O nome inusitado se deve ao fato de que o local tinha uma vegetação propícia, o que fazia com que diversas antas vivessem lá. Então, conta-se que em um dia abateram uma anta especialmente grande. As pessoas começaram a se referir ao lugar como “lá onde mataram a anta gorda”, até que esse acabou se tornando o nome do município.

2. Carrasco Bonito (TO)

Carrasco Bonito é uma das menores cidades dessa lista, com cerca de 3800 habitantes, que foi emancipada em 1991. No entanto, sua história começou em 1965, quando uma família que vivia de caça, pesca e agricultura familiar, decidiu viver naquele local. Seus primeiros habitantes vieram do Maranhão, Piauí e outros estados nordestinos. Apesar do nome parecer uma contradição, por unir um “xingamento” com um elogio, há outra explicação. Para os nordestinos, carrasco pode designar a árvore pau-pereira ou a formação vegetal muito densa.

3. Ressaquinha (MG)

A cidade mineira de Ressaquinha tem uma história mais antiga. Entre 1690 e 1698, o lugar era pouso dos bandeirantes e conhecido como Encruzilhada do Campo. Em 1882, com uma estação ferroviária sendo inaugurada, a sede do distrito é transferida para São José da Ressaquinha, que hoje é conhecida apenas como Ressaquinha. Na época, os bandeirantes chamavam as clareiras nas matas de “ressaca”, daí surgiu o nome da cidade.

4. Nova Iorque (MA)

A cidade de Nova Iorque fica no Maranhão. O local já prosperava, com a Fazenda Sussuapara, mas foi em 1871 que o estadunidense Eduardo Burnet chegou ao lugar e, em 1986, fundou a Vlia. Com o progresso do lugar, ele decidiu nomeá-lo como Nova Iorque, homenageando a sua terra natal. Mas, somente em 1938, que o lugar passou a pertencer à categoria de cidade.

5. São Miguel do Gostoso (RN)

Essa cidade tem cerca de 10 mil habitantes e várias praias ao redor. É um local muito turístico, onde se preserva a tranquilidade e a cultura dos pescadores. No início do século 19, um comerciante se curou de uma doença, após fazer uma promessa para São Miguel. Então, ele construiu uma capela em homenagem ao santo, que acabou se tornando o nome da cidade. Já, o “gostoso” foi acrescentado depois, por conta de um homem muito popular que hospedava viajantes e era conhecido como “seu gostoso”, por sua risada gostosa.

6. Passa e Fica (RN)

A história de uma das cidades com nome mais estranho do Rio Grande do Norte se iniciou em 1929, quando Daniel Laureano de Souza construiu sua casa à beira da estrada que liga Nova Cruz a Serra de São Bento. No local que era desabitado até então, começou a se criar um povoado. O habitante pioneiro criou uma pequena bodega na sua própria casa, onde recebia muita gente. Por ser um lugar muito bem quisto, dizia-se que quem passava por ele, ficava. Assim, a cidade que foi oficialmente emancipada em 1962, acabou ficando com o nome “Passa e Fica”.

7. Lagoa da Confusão (TO)

Em 1933 chegaram as primeiras famílias na região de Tocantins onde fica a cidade, atualmente. Dizem que, a primeira vista, essas pessoas enxergaram uma enorme lagoa azul com serras e pântanos ao redor. Pela dificuldade em chegar até a lagoa, eles decidiram chamar o local de Lagoa da Confusão. A cidade foi oficialmente desmembrada em 1991.

8. Chapadão do Céu (GO)

A história dessa cidade se iniciou em 1910, quando a família Garcia chegou naquela região. Em 1982, descendentes da família abriram um loteamento urbano no local. A cidade foi oficialmente emancipada em 1991. O nome escolhido pelo fundador tem a ver com a ilusão de ótica, que ocorre ao se olhar para a cidade de longe, pois parece que ela está flutuando num imenso lago no horizonte.

9. Feliz Natal (MT)

Em meados de 1978, empresários do ramo madeireiro do Mato Grosso foram para uma região onde tinha uma abundância de madeiras ainda não exploradas. Depois de muito trabalho, os trabalhadores pretendiam voltar para suas cidades, para passar o Natal com a família. Porém, eles se depararam com o transbordamento de um riacho que impedia a passagem na estrada, tendo que passar a data lá. Apesar de estarem distante de suas famílias, eles desejaram um “feliz Natal” uns para os outros. Essa história se tornou conhecida e “Feliz Natal” acabou se tornando o nome da cidade, emancipada em 1995.

10. Braço do Trombudo (SC)

Por volta de 1920 chegaram no local os primeiros exploradores, que saíam de Blumenau e região para desbravar novas terras. O nome surgiu do fato de ter muitas antas no lugar, que tinham grandes trombas. Elas eram associadas ao leito do rio, que formavam “trombas” em suas descidas. Os colonos costumavam nomear os locais a partir de características da natureza. A cidade catarinense foi emancipada em 1991.

Se pegou dando risada com essa lista? O Brasil realmente capricha nas cidades com nomes estranhos. Se você é fã de curiosidades geográficas, não deixe de conferir os menores países do mundo.