30 livros mais vendidos de todos os tempos que você precisa ler

Escrito por Karyne Santiago

Se você é apaixonado por livros, provavelmente já andou pesquisando por aí uma lista com os livros mais vendidos de todos os tempos, para tê-los em sua coleção. Então para te ajudar nessa caçada, preparamos uma lista com os 30 livros mais vendidos de todos os tempos com mais de 30 milhões de cópias vendidas que você precisa ler.

Com diversos temas, faixas etárias e datas de publicação, pode ser que aqui você encontre uma nova história preferida. Então vem com a gente conferir!

30. E o Vento Levou – Margaret Mitchell

Com sua primeira publicação em 1936, o livro com 30 milhões de cópias vendidas retrata os Estados Unidos durante a Guerra Civil que ocorreu entre 1865 e 1877 e a rebelião sulista que ocorria também nesta época. Além disso, traz como personagem principal, Scarlett O’Hara, uma moça rica, filha de um fazendeiro que vive histórias de amor turbulentas cansando-se três vezes. A história que une romance e política tem um enredo extremamente diferente para a época, que é o seu grande diferencial. O livro foi adaptado para o cinema em 1939, três anos após a sua publicação.

29. Diário de Anne Frank – Annelies Marie Frank

O nome desta obra, publicada em 1955, por si só já conta sua história. O livro foi escrito por Annelies Marie Frank, durante a Segunda Guerra Mundial e traz relatos da garota que juntamente com sua família teve que se esconder para sobreviver à guerra. Anne foi separada da família e levada para o campo de concentração Benger-Belsen onde morreu aos 15 anos. Com pouco mais de 30 milhões de cópias vendidas, o livro faz um grande sucesso até os dias atuais.

28. O Caçador de Pipas – Khaled Hosseini

Publicado em 2003, esse romance possui cerca de 31,5 milhões de cópias vendidas e em 2007 foi adaptado para um filme de mesmo nome. O caçador de pipas narra a história de Amir, um menino rico do Afeganistão, melhor amigo de Hassan, filho do empregado de seu pai, que tem a sua idade. Um fato triste ocorre na amizade entre os dois amigos, e Amir se sente extremamente culpado. O enredo se arrasta por longos anos, até a vida adulta de Amir, onde segredos serão revelados gerando um final emocionante e inesperado para a história.

27. Pássaros Feridos – Colleen Mccullough

Esse romance escrito por Colleen McCullough retrata a vida da família Clearys, que passa a morar em uma enorme fazenda na Austrália, pertencente à irmã viúva de Paddy, o pai da família. O que eles não esperavam é que iriam enfrentar grandes dificuldades na nova moradia. O desenrolar da história traz inúmeras surpresas para o leitor, além de um romance puro daqueles que não se vê todo dia. O livro tem cerca de 33 milhões de cópias vendidas em todo o mundo e foi adaptado para uma minissérie em 1983, pela emissora ABC.

26. Guerra e Paz – Liev Tolstói

Escrito por Liev Tolstói e lançado em 1865, o livro com mais de 36 milhões de cópias vendidas narra o cotidiano de cinco famílias nobres que viviam na Rússia invadida por Napoleão Bonaparte no início de 1800. A obra foi considerada como uma das literaturas mais volumosas de todo o mundo e ainda hoje faz sucesso.

25. Anjos e Demônios – Dan Brown

Esse romance policial de Dan Brown foi lançado em 2000 e tem cerca de 39 milhões de cópias vendidas. O livro conta a história de um professor de Harvard que é convidado a participar de uma investigação sobre um símbolo desconhecido. Durante as investigações um assassino rouba uma arma poderosa, e o professor juntamente com uma equipe de cientistas terá que tentar impedir um ato dos Illuminati contra a Igreja Católica.

24. O Jardim dos Esquecidos – John Allyn

O primeiro livro da série Dollanganger, foi escrito por V. C. Andrews e publicado em 1979. Com aproximadamente 40 milhões de cópias vendidas o livro conta a história de quatro irmãos que após a morte do pai, vão com a mãe morar com os avós. O que as crianças não esperavam era descobrir um segredo de família entre seus pais, e por conta desse segredo ser maltratadas pela avó que acredita que eles são frutos do demônio. O enredo que promete diversas surpresas foi adaptado para o cinema em 1987 e novamente em 2014.

23. A Odisséia – Homero

Essa inesquecível obra grega de Homero é possivelmente a obra mais conhecida do autor, escrita no século VIII a.C., trata-se de um poema com 12 mil versos que descrevem as jornadas incríveis de Ulisses (herói grego) depois da guerra de Tróia. O exemplar já conta com cerca de 45 milhões de cópias vendidas em todo o mundo e é a continuação da obra “Ilíada”.

22. As Pontes de Madison – Robert James Waller

Esse romance com cerca de 50 milhões de cópias vendidas foi publicado em 1992 por Robert James Waller e por seu sucesso chegou a ganhar uma adaptação cinematográfica em 1995. O enredo traz a história de uma fazendeira mãe de família que acaba se apaixonando por um fotógrafo de paisagens que surge em sua cidade. A paixão arrebatadora vivida por ambos durou apenas quatro dias, mas foi o suficiente para que Francesca escrevesse em seu diário todas os maravilhosos momentos que viveu naqueles quatro dias, o que seria revelado aos seus filhos apenas depois de sua morte provocando novas reflexões nas vidas deles.

21. O Nome da Rosa – Umberto Eco

Lançado em setembro de 1980 esse romance escrito pelo italiano Umberto Eco conta a história de um frei que recebe a difícil missão de investigar uma série de mortes que ocorreram num mosteiro. O desenrolar da história se dá com a descoberta dos crimes que está ligada à biblioteca do mosteiro. Aproximadamente 50 milhões de cópias foram compradas em todo o mundo.

20. Beleza Negra – Anna Sewell

Com aproximadamente 50 milhões de cópias vendidas, apesar de não parecer, o livro se trata de uma literatura juvenil escrita por Anna Sewell. Publicado em novembro de 1877, o livro conta a história de um cavalo que após trocar de donos algumas vezes e sofrer inúmeros maus tratos, decide escrever uma autobiografia.

19. Charlotte’s Web – Elwyn Brooks White

Publicado por E. B. White em 1952, este exemplar que também se enquadra na literatura infanto-juvenil já teve aproximadamente 50 milhões de cópias vendidas no mundo todo. O enredo conta a história de Wilbur, um porco que se torna amigo de uma aranha chamada Charlotte. É Charlotte quem salva Wilbur inúmeras vezes de ir para o abate, fazendo o porquinho ganhar muita fama e notoriedade. O livro foi adaptado para desenhos pelo estúdio Hanna-Barbera Productions em 1973 e em 2006 também foi adaptado para o cinema.

18. Anne de Green Gables – L. M. Montgomery

Com cerca de 50 milhões de cópias vendidas, esse romance canadense conta a história de uma menina órfã, esperta e alegre, que por engano foi adotada por um casal de irmãos. O romance foi publicado em 1908 para leitores de todas as idades, mas recentemente tem sido caracterizado como literatura infanto-juvenil.

17. Lolita – Vladimir Nabokov

Publicado em 1955 por Vladimir Nabokov, esse livro que já ganhou uma adaptação cinematográfica em 1962 e tem cerca de 50 milhões de cópias vendidas. O enredo gira em torno de um professor que usa o nome falso de Humbert para não ser identificado, e Dolores, uma garota de 12 anos por quem Humbert se apaixona e tem relações sexuais. O livro se tornou um clássico e já foi incluído na lista dos 100 melhores romances da língua inglesa.

16. Cem Anos de Solidão – Gabriel García Márquez

Esse romance colombiano do autor Gabriel García Márquez, publicado em 1967 é considerado atualmente uma obra importantíssima para a literatura latino-americana. Com cerca de 50 milhões de cópias vendidas, a narrativa é contada pela matriarca da primeira geração de uma família de seis pessoas, moradores da aldeia fictícia de Macondo. O desenrolar do enredo acontece passando de geração para geração até chegar ao último da linhagem.

15. O Alquimista – Paulo Coelho

Não podia faltar um best-seller brasileiro nessa lista, não é mesmo? O livro de Paulo Coelho, lançado em 1988 e traduzido para 70 idiomas diferentes, já teve cerca de 65 milhões de cópias vendidas. O enredo traz a história da jornada de Santiago, um pastor que tem um sonho recorrente que acredita ser profético. Em busca da profecia do sonho, Santiago irá fazer inúmeras viagens pelo mundo, e após muitas reflexões expandirá seu autoconhecimento.

14. O Apanhador no Campo de Centeio – J.D. Salinger

Lançado nos Estados Unidos em 1945 como uma revista e em 1951 formatado para se tornar um livro, este romance de J. D. Salinger já vendeu cerca de 65 milhões de exemplares. O livro traz o jovem Holden Caulfield, que foi expulso de uma escola renomada após se meter em confusão com um dos colegas. Após ser expulso, em vez de retornar para a casa, o garoto decide refletir sobre a vida, viajando por vários lugares e reencontrando pessoas do passado em busca de uma direção para o seu futuro. O livro traz a tona sentimentos de confusão, angústia, alienação e revolta, vivido por quase todos os adolescentes. Na época em que foi lançado, fez grande sucesso entre os jovens e foi incluído na lista dos 100 melhores romances da língua inglesa em 2005.

13. Pense e Enriqueça – Napoleon Hill

Esse livro de gênero “realização pessoal”, traz os 13 mandamentos que uma pessoa deve seguir para obter sucesso na vida. Baseado na Filosofia da Conquista, o autor afirma que a base do sucesso é desejo, fé e persistência, além de pregar o princípio de pensamentos positivos. Publicada em 1937, a obra possui aproximadamente 70 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.

12. O Código Da Vinci – Dan Brown

Escrito por Dan Brown e publicado em 2003, esse livro possui cerca de 80 milhões cópias vendidas em todo o mundo, e devido ao seu sucesso foi adaptado também para o cinema. A narrativa traz uma história envolvente onde um professor de iconografia tenta desvendar enigmas e segredos protegidos pela sociedade secreta Priorado de Sião desde os tempos de Jesus Cristo. O livro apesar de causar polêmica por contestar a santidade de Jesus Cristo, até hoje faz grande sucesso.

11. O Leão, a Feiticeira e ao Guarda-Roupa – C.S. Lewis

Esse é o primeiro livro da série de “As Crônicas de Nárnia” e ele foi publicado em 1950 pela primeira vez, atingindo cerca de 85 milhões de cópias vendidas até hoje. A história traz quatro irmãos (Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia) em meio ao caos da II Guerra Mundial. Tentando encontrar um lugar seguro, os garotos se distanciam da cidade e vão para a casa de um conhecido professor que morava num campo. Já na casa os meninos descobrem um antigo roupeiro e quando o abrem encontram um portal para um mundo completamente diferente de onde estão. Em Nárnia os quatro irmãos farão inúmeras descobertas e irão ajudar o povo daquela terra a serem libertos da “Feiticeira Branca”.

10. Ela, a Feiticeira – Henry Rider Haggard

Com aproximadamente 100 milhões de cópias vendidas, este livro foi publicado em 1887 e se tornou a obra mais conhecida do autor. O enredo se trata de uma viagem para a África, feita por um professor, Horace Holly e seu aluno Leo Vincey, que com instruções deixadas pelo pai de Leo, descobrem um reino perdido comandado por uma rainha tão bela que tem o poder de hipnotizar os homens. A história promete muitas aventuras e surpresas.

9. O Sonho da Câmara Vermelha – Cao Xueqin

Escrito no século XVIII por Cao Xueqin, esse livro chinês com 100 milhões de cópias vendidas é considerado um dos quatro maiores romances da China. A história contada trata-se de um triângulo amoroso vivido por nobres chineses que estão em declínio, e as implicações disso em suas vidas. Uma curiosidade sobre este livro é que suas primeiras publicações foram anônimas por conta da dinastia Ging. Outra curiosidade é que algumas pessoas especulam que o livro se trata de uma “semi-biografia” de Cao Xueqin.

8. O Hobbit – J.R.R. Tolkien

Publicado em 1937, esse romance de J. R. R. Tolkien conta as aventuras de Bilbo, um hobbit, que está em busca do tesouro guardado por Smaug, um dragão que após saquear um reino inteiro, dorme em cima de seu tesouro para protegê-lo. Nessa busca, Bilbo irá encontrar diversas criaturas diferentes como elfos, trolls, goblins, wargs etc. O livro tem números de venda que estão entre 100 e 110 milhões de cópias.

7. E Não Sobrou Nenhum – Agatha Christie

Intitulado inicialmente de “O Caso dos Dez Negrinhos”, esse romance policial lançado em novembro de 1939 é o livro mais vendido da autora com cerca de 100 milhões de cópias vendidas. A narrativa contada em terceira pessoa nos transporta para uma ilha em Devon, para onde, oito pessoas que não se conheciam entre si viajam para uma mansão. Tudo vai bem, até que no primeiro jantar dos hóspedes um assassinato acontece na mansão, e o desenrolar na história então parte dessa morte. Uma curiosidade é que o nome do livro foi modificado por ter gerado grande polêmica nos Estados Unidos.

6. Harry Potter e a Pedra Filosofal – J.K. Rowling

Publicado em 1997 e traduzido para mais de 65 idiomas, o livro com cerca de 130 milhões de cópias vendidas é o primeiro da saga. A história é sobre um garoto criado pelos tios que no aniversário de 11 anos descobre que na verdade é um bruxo e que foi convidado para estudar na maior escola de magia e bruxaria, intitulada Hogwarts. A saga possui sete livros que também estão na lista de livros mais vendidos tendo milhões de cópias vendidas, chegando a cerca de 400 milhões de exemplares.

5. O Senhor dos Anéis – J.R.R. Tolkien

Planejado para ser único, mas publicado em três partes, este livro é uma continuação de “O Hobbit”, escrito também por J.R.R. Tolkien em 1937. O primeiro livro da trilogia foi lançado em 1954 e conta a história de Frodo, um hobbit que recebe de seu tio o dever de guardar um anel que carrega consigo muito poder. Frodo ao lado de Sam, Merry e Pippin passará por muitos obstáculos e aventuras para proteger o anel, e a história será desenvolvida pelos dois livros seguintes. “O Senhor dos Anéis: a Sociedade do Anel” teve cerca de 170 milhões de cópias vendidas, e seu sucesso foi tão grande que os três livros foram adaptados para o cinema em 2001, 2002 e 2003 respectivamente.

4. O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry

Essa literatura infanto-juvenil lançada em 1943 e escrita por Antoine de Sant-Exupéry tem aproximadamente 180 milhões de cópias vendidas. Apesar de ser descrito como um livro infantil, a história traz uma narrativa muito bem elaborada com uma moral incrível. O livro conta a história de um aviador que após um problema em seu avião acaba caindo no Deserto do Saara, onde encontra um pequeno menino loiro, de cachecol vermelho, que diz ter vindo do Asteróide B-612, onde tem uma rosa por quem é apaixonado. A narrativa traz temas como amizade, solidão, amor e perda e já foi publicada em 220 idiomas.

3. Um Conto de Duas Cidades – Charles Dickens

Esse fictício romance inglês criado por Charles Dickens e publicado em 1859, traz a história da Revolução Francesa juntamente ao seu impacto social. O autor consegue descrever perfeitamente todas as dificuldades vividas pelos pobres que viviam em uma situação desumana. O livro teve cerca de 200 milhões de cópias vendidas.

2. O Conde de Monte Cristo – Alexandre Dumas

Com cerca de 250 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, esse romance do escritor Alexandre Dumas, foi publicado como folhetim, sendo dividido ao todo em 3 publicados (2 publicados em 1844 e 1 em 1846). A história narra a vida de Edmond Dantès, um marinheiro preso injustamente, que após fugir do cárcere se torna milionário e busca se vingar daqueles que o colocaram na prisão.

1. Dom Quixote – Miguel de Cervantes

Esse livro publicado em 1605 com 126 capítulos inicialmente publicados em duas partes, conta a história de Dom Quixote, um espanhol nobre que ao lado de seu melhor amigo, Sancho Pança, vivencia uma série de aventuras fantasiadas por ele que acabam fugindo completamente da realidade. O livro traduzido para diversos idiomas tem cerca de 500 milhões de cópias vendidas.

Bônus: a Bíblia e o Alcorão merecem lugar de destaque nessa lista. Com mais de 6 bilhões de exemplares vendidos, a Bíblia é sem dúvidas o livro mais lido do mundo. Com aproximadamente 800 milhões de unidades, o Alcorão também tem sua posição garantida aqui.

E então, o que achou da lista? Se você gosta de ler livros no celular para ter seus títulos sempre perto de você, confira 15 aplicativos para baixar livros. Compartilhe com seus amigos que são apaixonados por livros e escolha qual vai ser o próximo exemplar da sua coleção.