40 curiosidades sobre o Brasil que podem te surpreender

Escrito por Flávia Resende

Às vezes, achamos que conhecemos o bastante sobre o nosso próprio país, mas quanto mais informações nós temos, mais parece que falta muito para conhecer sobre o Brasil. Por isso, selecionamos algumas curiosidades sobre o Brasil que podem te deixar surpreso e se perguntando “como eu não sabia disso?”.

Listamos algumas curiosidades como o nome bem peculiar de uma cidade gaúcha, um porta-avião da marinha que foi colocado à venda em um local bem inesperado e um estádio que foi construído sobre a Linha do Equador. Não sabia disso? Conheça essas e outras curiosidades a seguir.

1. Melhor praia

iStock

Segundo o TripAdvisor, a melhor praia do mundo fica em território brasileiro. É a Praia do Sancho, localizada em uma baía de mesmo nome, em Fernando de Noronha, Pernambuco.

2. Árvore mais velha

A árvore mais antiga no Brasil é um jequitibá-rosa com 3.020 anos que fica no Parque Estadual de Vassununga em Santa Rita do Passa Quatro, em São Paulo.

3. Maior bandeira

A bandeira do Brasil hasteada na Praça dos Três Poderes, em Brasília, é a maior bandeira hasteada do mundo.

4. Frota de helicópteros

O Brasil tem a frota de helicópteros que cresce mais rápido no mundo. Em São Paulo está a maior frota de helicópteros privados no mundo com mais de 400 helicópteros fazendo 1.500 decolagens e pousos por dia.

5. Aeroportos

iStock

O Brasil é o segundo país com o maior número de aeroportos no mundo, 4.093.

6. Línguas faladas

Antes do descobrimento do Brasil, mais de 1.000 línguas eram faladas por aqui. Hoje, 180 ainda sobrevivem e apenas 11 são faladas por mais de 5.000 pessoas.

7. Tráfico de escravos

O Brasil importou cerca de 4,8 milhões de escravos da África. Esse número é quase metade de todos os escravos nas Américas.

8. Cirurgia plástica

O país é o segundo no ranking de países com o maior número de cirurgias plásticas realizadas.

9. Catolicismo

O Brasil é o país com o maior número de católicos no mundo: mais de 123 milhões.

10. Produção e exportação de café

iStock

O país tem sido o maior produtor e exportador de café do mundo por mais de 150 anos. No ano de 1920, por exemplo, foram exportados cerca de 80% do café mundial.

11. Número de habitantes

O Brasil é o quinto país mais populoso do mundo, com aproximadamente 210 milhões de habitantes em uma área de 8,518 milhões de quilômetros quadrados. O país fica atrás de China, Índia, Estados Unidos e Indonésia.

12. Turistas

Cerca de 6,4 milhões de turistas visitam o país todo ano. Metade deles tem como destino o Rio de Janeiro.

13. Trabalho à força

Brasil foi a primeira nação das Américas a trazer pessoas para trabalharem à força e a última a libertá-las quando a escravatura foi abolida em 1888.

14. Olimpíadas

O Brasil foi o primeiro país da América do Sul a receber os Jogos Olímpicos (2016).

15. Capital de Portugal

iStock

Você sabia que o Rio de Janeiro já foi capital de Portugal? Pois a informação é verdadeira. A cidade foi a primeira e única capital europeia fora do continente europeu.

16. Construção de Brasília

Brasília foi desenhada por Oscar Niemeyer. Quando vista do alto, a cidade tem o formato de um avião.

17. Cirurgia de mudança de sexo

Desde 2008, o Brasil oferece a cirurgia de mudança de sexo gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS). São poucos os países que fazem isso.

18. Escolaridade

O nível de escolaridade no Brasil é bem baixo. Menos de 50% da população tem o ensino médio. Entre os adultos com idade entre 25 e 64 anos, somente 46% concluíram o ensino médio.

19. Língua Portuguesa

Segundo o The World Fact Book, a Língua Portuguesa é a quinta língua mais falada do mundo. Cerca de 191 milhões de pessoas falam português.

20. Recorde de público em um jogo de futebol

iStock

A final da Copa de 1950, no Brasil, ficou marcada pela derrota da seleção brasileira por 2 a 1 para o Uruguai e pelo recorde de público. Desde então, o estádio do Maracanã detém o recorde de partida com o maior público. Segundo a Fifa, quase 200 mil pessoas assistiram ao jogo no dia 16 de julho de 1950.

21. Teatro mais antigo

No Brasil há um teatro que está em atividade há mais de 200 anos. O teatro de Ouro Preto funciona desde o ano 1769.

22. Locomotiva mais antiga

Em Minas Gerais, entre São João Del Rei e Tiradentes, a Maria Fumaça mais antiga do mundo está a pleno vapor desde 1881, fazendo um percurso de 12 quilômetros.

23. Comunidade japonesa

A maior comunidade japonesa fora do Japão está no Brasil. Segundo o Consulado Geral do Japão em São Paulo, há cerca de 1,5 milhão de cidadãos brasileiros com ascendência japonesa no país. Há cerca de 400 mil em São Paulo.

24. Maior praia do mundo

Como se não bastasse possuir a melhor praia do mundo, o Brasil também tem a maior praia do mundo. Com mais de 200 quilômetros de extensão, a Praia do Cassino está localizada na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

25. Sede da Copa do Mundo

iStock

O Brasil sediou a Copa do Mundo em 2014. Das 12 cidades-sede do Mundial, 8 estavam no ranking das 50 cidades mais violentas do mundo. São elas: Salvador, Natal, Fortaleza, Cuiabá, Manaus, Recife, Brasília e Belo Horizonte.

26. Cores da bandeira

Você sabe os significados das cores da bandeira do Brasil? A maioria das pessoas pensa que os símbolos das cores são: o verde, as florestas; o amarelo, o ouro; o azul, o céu e o mar; e o branco, a paz. Mas não é o que muitos historiadores dizem. Segundo eles, o verdadeiro significado dessas cores faz referência ao brasão da família Orleans e Bragança.

27. Pau-Brasil

Muitas pessoas sabem que o nome do Brasil é derivado de Pau-Brasil, mas o que pode ser novidade para a maioria é que, em 1700, cortar a árvore podia ser motivo de pena de morte.

28. Mulheres nas Forças armadas

O Brasil foi o primeiro país da América do Sul a aceitar mulheres nas Forças Armadas, em 1980.

29. Porta-avião à venda

No eBay é possível encontrar todo tipo de produto à venda, até mesmo um porta-avião. Isso mesmo. Um porta-avião da marinha já foi colocado à venda no site, mas como o anúncio feria as políticas do site, ele foi excluído.

30. Oktoberfest

iStock

A Oktoberfest é um dos maiores festivais populares do mundo. O festival de cerveja acontece em outubro em Munique, na Alemanha, desde 1810. No Brasil, a comunidade germânica também realiza a Oktoberfest em Blumenau, Santa Catarina, para celebrar as tradições do povo germânico.

31. Primeira estrada de ferro

A primeira estrada de ferro foi inaugurada no Brasil em 1854. Com 14,5 quilômetros de extensão, a estrada liga o porto de Mauá, na baía de Guanabara, à base da Serra da Estrela, no Rio de Janeiro.

32. Estádio sobre a Linha do Equador

O estádio Milton de Souza Corrêa, em Macapá, foi construído na latitude zero. Por esse motivo, ele é conhecido como Zerão. A intenção era construí-lo de forma que a linha de meio de campo coincidisse com a Linha do Equador, mas devido a um erro de cálculo, a linha passa atrás do gol que deveria estar no Hemisfério Sul.

33. Primeira cidade

A primeira cidade brasileira foi São Vicente, no litoral de São Paulo. Foi fundada por Martim Afonso de Souza em 22 de janeiro de 1532.

34. Fronteira

Devido à sua grande extensão, o Brasil faz fronteira com quase todos os países da América do Sul. As exceções são Chile e Equador.

35. Ponto mais alto

iStock

O Pico da Neblina, no Amazonas, é o ponto mais alto do Brasil, com 2.994 metros.

36. Cidade com nome curioso

Pode parecer brincadeira, mas no Rio Grande do Sul há uma cidade com pouco mais de 17 mil habitantes que se chama Não-Me-Toque. Uma das explicações da origem do nome da cidade é a abundância da planta não-me-toque na região.

37. Moeda

O real foi implantado em 1º de julho de 1994 no governo do presidente Itamar Franco.

38. Lei sobre bronzeamento

O bronzeamento em câmaras artificiais está proibido no Brasil desde 2009, quando o equipamento foi considerado cancerígeno pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

39. Marco no YouTube

Em 2005, um comercial de Ronaldinho Gaúcho para uma marca de produtos esportivos alcançou mais de um milhão de visualizações. Foi a primeira vez que um vídeo alcançou essa marca na plataforma.

40. Voto feminino

iStock

As mulheres brasileiras conquistaram o direito de votar em 1932. Dois anos depois, esse direito foi incorporado à Constituição de 1934 como facultativo. Foi somente em 1965 que o voto passou a ser obrigatório para homens e mulheres.

Essas curiosidades sobre o Brasil são apenas algumas entre as muitas informações que ainda há para se descobrir sobre um país tão rico e com muitas histórias para explorar. Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Brasil, aventure-se e conheça mais sobre a Rússia.