10 mistérios do mundo para quem gosta de enigmas

Escrito por Bruna Soder

Como seres racionais, buscamos encontrar soluções lógicas para todos os acontecimentos. Mas quando nem a ciência, nem a tecnologia são capazes de explicar esses fatos, damos a eles o nome de mistério. Por isso, que tal conhecer alguns mistérios do mundo hoje?

1. Triângulo das Bermudas

iStock

Um dos maiores mistérios do mundo é a região do Triângulo das Bermudas. Localizada no Oceano Atlântico, a área é considerada um mistério pelos desaparecimentos de embarcações e aviões que navegam por ali. Acredita-se que o mistério começou a se disseminar após uma publicação feita no jornal Miami Herald que, em 1950, relatava uma série de desaparecimentos incomuns.

Hipótese de solução: apesar das hipóteses sobre alienígenas e monstros marinhos na região, a suposição mais aceita por pesquisadores e cientistas é de que a região possui um mau tempo, podendo conter ondas de até 30 metros. Além disso, a Corrente do Golfo seria capaz de dispersar qualquer escombro de embarcações.

2. Manuscrito Voynich

O Manuscrito Voynich é um livro medieval de cerca de 200 páginas, considerado um livro incompreensível tanto por sua escrita em uma língua desconhecida/criptografada, quanto pelo seus diversos desenhos indecifráveis remetendo a botânica, astrologia e biologia.

Muitos tentaram, ao longo do tempo, decifrar a escrita e até mesmo os mais de 100 desenhos de plantas desconhecidas. Entretanto, até o momento atual, só temos suposições de seus significados.

3. Ilha de Páscoa

iStock

Outro mistério do mundo são as estátuas Moais localizadas na Ilha de Páscoa, no Oceano Pacífico. A ilha, uma das mais isoladas do mundo, contém mais 800 Moais espalhados por seu pequeno território. Além disso, sabe-se que as estátuas possuem corpos por debaixo da terra, deixando o mistério ainda mais intrigante.

Hipótese de solução: uma das hipóteses que explicariam a razão da construção dos Moais seria uma homenagem aos antepassados dos moradores da ilha, além de serem um pedido de benção e proteção.

4. A inscrição de Shugborough

Conhecido também como o Monumento do Pastor, a inscrição de Shugborough, na Inglaterra, desafia historiadores até hoje. Localizado dentro de um arco de pedra que se assemelha a uma entrada, o monumento contém uma inspiração esculpida da pintura “Os pastores de Arcadia” e o seguinte texto jamais decifrado: “D-O-U-O-S-V-A-V-V-M”.

Hipótese de solução: várias teorias foram criadas sobre o real significado da mensagem, como uma declaração para uma antigo amor ou até mesmo a localização do Santo Graal. Entretanto, talvez esse seja mais um dos mistérios que continuarão sem solução por muito tempo – até mesmo para todo o sempre.

5. Linhas de Nazca

iStock

Outro mistério do mundo são as linhas de Nazca, consideradas como um Patrimônio Mundial pela UNESCO. Os mais de cem geoglifos localizados no deserto de Nazca, no Peru, vão de complexidades simples, como formas geométricas, até desenhos complexos de animais que chegam a ter mais de 200 metros de diâmetro.

Hipótese de solução: estudiosos afirmam que a hipótese mais aceita até então seria de que a antiga civilização Nazca teria criado os desenhos para que pudessem ser vistos pelos deuses no céu.

6. Taos Hum

Taos Hum é um fenômeno relatado em várias partes do mundo e ainda sem explicação. O fenômeno é compreendido por um zumbido de baixa frequência que “aparece” e “desaparece” em diferentes lugares do mundo, deixando muitas pessoas incomodadas e sem saber de onde surgiu. No Brasil, existem vários relatos do som, principalmente no período de 2011 à 2013.

Hipótese de solução: muitas hipóteses foram criadas, porém sem muito fundamento. Elas vão desde transmissão de dados por rádio, abduções alienígenas e até tentativas de comunicação com a quarta dimensão.

7. Stonehenge

iStock

O patrimônio mundial da UNESCO, o Stonehenge é um monumento pré-histórico que ainda gera muitos questionamentos sem respostas. Este mistério do mundo antigo fica localizado no sul da Inglaterra e levanta dúvidas que vão desde seu propósito até questões sobre como a estrutura foi construída naquela época.

Hipótese de solução: apesar de não haver uma resposta no qual todos concordam, cientistas provaram que mesmo demorando muitos anos, a construção do círculo de pedras poderia, sim, ter sido feita por humanos. Contudo, alguns historiadores acreditam que teria sido uma obra das geleiras em alguma Era do Gelo.

8. Cifras de Beale

As cifras de Beale são três mensagens cifradas deixadas por Thomas Beale a um amigo em 1822. Considerado um dos maiores mistérios de criptografia do mundo, dentre as três mensagens deixadas, apenas a segunda foi decifrada e supostamente indica a localização de um tesouro deixado por ele.

Caso possua interesse em criptografia e mistérios, quem sabe não pode ser o próximo a decifrar as mensagens que estão faltando?

9. Atlântida

iStock

A cidade de Atlântida existiu mesmo? Descrita pela primeira vez por Platão, a civilização de Atlântida teria existido como uma civilização forte e teria conquistado grande parte da Europa e da África nos tempos pré-históricos, porém desaparecida sob as ondas.

Não há evidências científicas de que a cidade tenha existido, mas muitas pessoas não desistem de provar sua existência até mesmo nos dias atuais.

10. SS Ourang Medan

Este é um dos grandes mistérios náuticos do mundo. Em 1947, o navio SS Ourang Medan enviou um sinal de socorro dizendo que todos os oficiais e, possivelmente, toda a tripulação estaria morta. Ao encontrarem o barco, a afirmação pôde ser feita: todos no barco estavam mortos sem nenhum ferimento visível, mas com o rosto aparentando desespero.

Além disso, ao tentarem rebocar o navio para que fosse melhor investigado, o mesmo explodiu e afundou no oceano como se quisesse esconder um possível segredo do que havia acontecido ali.

E aí? Gostou de conhecer estas histórias de mistérios do mundo? Então, continue no clima e veja também estes filmes de suspense. Bom divertimento!