23 jogos de tabuleiro para reunir a galera em um rolê divertidíssimo

Escrito por Karyne Santiago

Nessa era em que a tecnologia toma conta de tudo e os jogos preferidos são os de celulares e videogames, os jogos de tabuleiro acabam ficando esquecidos no fundo do armário. Mas para aproveitar o tempo livre de um jeito diferente, que tal tirar a poeira da caixa daquele Banco Imobiliário que você tem aí e chamar a galera?

Separamos 23 jogos de tabuleiros muito dinâmicos e interessantes para reunir a família e os amigos na sala e brincar até o dia amanhecer. Vem conferir!

1. Ludo – 400

Seu nome original é Parcheesi e ele foi criado na Índia por volta do ano 400 d.C. No Brasil, conhecido como Ludo, o jogo é super popular, ganhando até mesmo versões online e aplicativos. O Ludo pode ser jogado por até 4 pessoas, e a idade mínima é de 4 anos. Seu objetivo é mover os peões de quatro cores diferentes, ao longo do tabuleiro até chegar ao centro dele. Geralmente ele vem acompanhado pelo jogo de damas no verso de seu tabuleiro.

2. Banco Imobiliário – 1994

Lançado pela empresa Estrela, o Banco Imobiliário é um dos jogos mais comprados do Brasil. Ele pode ser jogado por até 6 jogadores e sua faixa etária é para maiores de 8 anos. O objetivo do jogo é que os jogadores, após lançar os dados, andem pelas casas do tabuleiro, comprando ou vendendo propriedades, com o intuito de não chegar à falência. Quem falir sai do jogo, até que reste somente o vencedor.

3. Detetive – 1949

Com um tabuleiro simulando uma mansão e com várias peças simbolizando objetos da casa, Detetive pode ser jogado por até 6 jogadores maiores de 8 anos. O objetivo do jogo é descobrir quem cometeu o crime, qual arma o assassino usou e em que cômodo aconteceu. Os jogadores, no decorrer do jogo, poderão fazer acusações. Quem acertar vence o jogo, mas em caso de erro o jogador é eliminado.

4. Jogo da Vida – 1960

Também lançado pela Estrela, o Jogo da Vida pode ser jogado por até 8 jogadores a partir dos 8 anos. O objetivo do jogo consiste em permitir que o jogador, ao girar a roleta, explore algumas situações da vida, além de fazer escolhas sobre Educação, Profissão, Negócios, Compra de Casas, e vivenciar situações como se casar e ter filhos. O jogo não elimina jogadores, mas o vencedor será aquele que finalizar o jogo com mais dinheiro.

5. Operando – 1965

Podendo ser jogado de 1 a 6 jogadores, Operando, lançado pela Hasbro consiste em um jogo que existe destreza dos jogadores, para extrair partes do corpo de um paciente sem encostar a pinça nas bordas do buraco onde se encontra a peça a ser retirada. Os itens a serem retirados do paciente são sorteados através de cartas, e cada item retirado de maneira correta contabiliza dinheiro para o jogador. Ao final, vence quem tiver mais dinheiro.

6. Batalha Naval – 1967

Batalha Naval é um jogo lançado no Brasil pela empresa Grow e pode ser jogado por no máximo dois jogadores maiores de 8 anos de idade. O jogo, que é de estratégia, consiste nos jogadores dispararem tiros de seus supostos navios com o intuito de acertar a embarcação do adversário, porém, sem ver onde este está localizado no tabuleiro. Vence quem derrubar todas as embarcações do adversário primeiro.

7. War – 1972

Com sua primeira versão lançada em 1972, esse jogo da Grow é para até 6 jogadores maiores de 10 anos de idade. O tabuleiro consiste num mapa mundi dividido em América do Norte, América do Sul, Oceania, Ásia, Europa e África. No início do jogo, cada jogador recebe uma carta sortida com um objetivo específico para realizar durante o jogo, que pode durar em média 2 horas. Vence a disputa o jogador que realizar o objetivo primeiro e declará-lo para os adversários.

8. Cara a Cara – 1979

Para no máximo dois jogadores, recomendado para crianças maiores de 6 anos e com uma duração de em média 20 minutos, o intuito do jogo é que os jogadores façam perguntas um para o outro, em busca de tentar desvendar quem é a pessoa que o adversário tirou na carta sorteada no início do jogo. Vence o jogo quem descobrir primeiro.

9. Imagem & Ação – 1986

Lançado a 32 anos, para crianças maiores de 10 anos e um número máximo de jogadores de 20 pessoas, Imagem e Ação já ganhou versões mais atualizadas. O objetivo inicial é que um dos jogadores desenhe uma palavra sorteada entre as cartas do jogo para o seu grupo, que terá um tempo limite para descobrir o que é o desenho. Ganha a equipe que tiver mais acertos.

10. Perfil – 1988

Podendo ser jogado por até 7 jogadores, com idade mínima de 8 anos, o jogo consiste em cartas com 20 dicas sobre uma determinada coisa, pessoa, ano ou lugar, e os jogadores precisam tentar desvendar a resposta. O problema é que quanto mais dicas se usa, menos pontos se ganha, ou seja, o objetivo é descobrir com o menor número de dicas possíveis para ser o vencedor.

11. Catan – 1995

Lançado pela Grow em 1995, Catan é um jogo de estratégia em que os jogadores precisam coletar recursos da ilha de Catan para construir suas próprias cidades, além de fazer negócios, construir estradas e comprar cartas para o seu desenvolvimento. O jogo que pode ser jogado por até 4 pessoas maiores de 10 anos. Só define um ganhador quando um dos jogadores consegue acumular 10 pontos antes dos demais.

12. Munchkin – 2001

Para ser jogado entre 3 ou 6 jogadores, Munchkin é um jogo de cartas, recomendado para pessoas maiores de 10 anos. Feito para jogadores de RPG, o jogo de estratégia consiste em matar monstros, trapacear os amigos, fazer negociações e parcerias favoráveis e arrecadar valiosos tesouros. A cada monstro que o jogador mata, ele sobe um nível. Vence aquele jogador que conseguir chegar no nível 10 antes dos demais.

13. Puerto Rico – 2002

Lançado pela Grow em 2002, esse jogo para até 5 jogadores maiores de 12 anos consiste tentar conduzir seus próprios negócios mantendo o cultivo de suas plantações num alto padrão e tendo armazenamento suficiente para tudo que produzir. A cada rodada os participantes recebem papéis diferentes como prefeito, construtor ou capitão, não podendo fazer nada além de seu papel durante a rodada. Vence o jogo aquele que possuir mais bens no final.

14. Identidade Secreta – 2003

Com duração média de 30 minutos e recomendado para no máximo 6 jogadores na faixa etária de 7 anos, o jogo Identidade Secreta tem como objetivo que cada jogador assuma a identidade de um astro de Hollywood e tente andar pelas ruas da cidade sem ser reconhecido pelos paparazzi. Vence quem conseguir realizar todo o trajeto do tabuleiro sem ser reconhecido.

15. Ticket to Ride – 2004

Lançado pela Galápagos, o jogo é recomendado para crianças maiores de 8 anos e pode ser jogado no máximo por 5 pessoas. O objetivo de Ticket to Ride é que o jogador crie estratégias para atrapalhar os adversários e consiga chegar aos seus destinos escolhidos no início do jogo. Vence quem fizer as trilhas até seus destinos primeiro.

16. Jogo da Mesada – 2010

Lançado pela Estrela, recomendado para até 6 jogadores maiores de 8 anos, o jogo tem como objetivo que os jogadores saibam administrar o dinheiro da mesada para todas as coisas que precisa fazer e ainda contar com a sorte para ganhar um dinheirinho extra em bolão de esportes ou concursos musicais. O jogo é interessante pelo fato de ensinar as crianças a lidarem com dinheiro e com responsabilidades de uma maneira descontraída. O vencedor será aquele que finalizar o mês com uma quantia maior em dinheiro.

17. Zombicide – 2012

Zombicide é um jogo de estratégia colaborativo, ou seja, os jogadores, que assumem a identidade de sobreviventes em um ataque zumbi, precisam usar suas habilidades num trabalho em equipe buscando finalizar o jogo com todos a salvo. Porém armadilhas e desafios aparecerão no caminho deixando o jogo cada vez mais difícil. O jogo lançado pela Galápagos tem duração média de 2 horas e meia e pode ser jogado por até 6 jogadores com mais de 13 anos.

18. Quartz – 2015

Para até 5 jogadores, recomendado para maiores de 14 anos, este jogo lançado pela empresa Mandala gira em torno da história da descoberta de uma mina. Os jogadores assumem papéis de anões e terão que contar com a sorte para explorar a mina atrás de pedras preciosas. O vencedor será aquele que terminar a exploração com mais dinheiro e consequentemente se tornará o dono da mina.

19. 13 Clues – 2016

Para no máximo 6 jogadores maiores de 8 anos, o jogo gira em torno da história de um crime ocorrido em Londres no século 19. Para desvendar as 13 pistas deixadas, os jogadores deverão se tornar detetives, mas sua investigação sempre estará baseada nas cartas tiradas para outro jogador e não para si mesmo. Ganha o jogo quem desvendar as 13 pistas antes dos adversários.

20. Scythe – 2016

Lançado pela Ludofy Creative, esse jogo com duração média de 3 horas, pode ser jogado por até 5 jogadores e sua faixa etária é para maiores de 14 anos. O objetivo de Scythe é que cada jogador trabalhe para fazer com que seu país escolhido no início do jogo conquiste cada vez mais territórios. O jogo, que se passa em 1920 numa realidade alternativa, é completamente dirigido por cartas e não tem eliminação de jogador. O jogador com maior valor em dinheiro e mais bens vence o jogo.

21. Quem Quer Ser Um Milionário – 2017

Indicado para pessoas maiores de 12 anos, este jogo baseado em um programa de perguntas e respostas, consiste em desafiar o conhecimento do jogador sobre temas gerais. Quem Quer Ser Um Milionário foi lançado pela Estrela e pode ser jogado em até 6 jogadores, com duração média de 45 minutos. Além disso, vence o jogo aquele que mais ganhar dinheiro acertando as perguntas.

22. Projeto Gaia – 2017

Projeto Gaia é indicado para jogadores maiores de 12 anos e pode ser jogado por até quatro pessoas. Lançado pela Mandala Jogos, ele consiste em os jogadores se dividirem em facções diferentes para colonizar diferentes planetas, buscando recursos e melhorias para sua colônia. Vence o jogador que possuir um maior desenvolvimento das habilidades de sua facção e que tiver colonizado um maior número de planetas. O jogo pode durar em média 2 horas e meia.

23. Certo ou Errado? – 2018

Feito para no máximo 6 jogadores, este jogo com média de 1 hora de duração consiste num jogo de perguntas e respostas, em que os jogadores terão que responder verdadeiro ou falso para as perguntas sorteadas dentre as 400 cartas. Conhecimentos gerais são essenciais para vencer este jogo e, claro, o ganhador é aquele que acertar mais perguntas. A idade mínima para jogar é de 7 anos.

Com esses jogos, a diversão com os amigos é garantida! Mas se você quiser se divertir sozinho, tudo bem; é só conferir a lista com jogos para Android.