25 livros de filosofia para quem quer entender e se apaixonar pela matéria

Escrito por Johnny Giusti

A filosofia tem sido um dos saberes mais questionadores da humanidade. Desde Sócrates, muitos pensadores se perguntaram sobre os acontecimentos de seus períodos. Por não ser uma ciência exata, nem sempre trouxe respostas, mas sim uma visão crítica e indagadora sobre os assuntos debatidos.

Isso não quer dizer que seus teóricos não possam ser lidos e compreendidos por quem tem curiosidade e aquela sede de conhecimento. Separamos aqui uma lista de 25 livros de filosofia para você entender e se apaixonar por essa matéria tão questionadora:

Melhores livros de filosofia de todos os tempos

Quer começar com aqueles títulos mais recomendados e discutidos no mundo da filosofia? Então dê uma conferida nesta lista abaixo:

1. Modernidade Líquida – Zygmunt Bauman

99listas

Bauman, um dos mais importantes pensadores da contemporaneidade, descreve nessa obra sua visão crítica das nossa relações num mundo globalizado. Ele discute a “fluidez” de nossos relacionamentos: eles não são mais fixos, se transformam rapidamente e fluem para algo imediato e individualista, de acordo com o autor.

2. O Discurso do Método – René Descartes

99listas

Indo contra a maré da época, Descartes escreveu o Discurso do Método em francês, ao invés de latim, porque acreditava que a razão deveria alcançar a todos, inaugurando assim, a filosofia cartesiana. Os pensamentos contidos nessa obra foram essenciais e estão no cerne das revoluções científicas.

3. Crítica da Razão Pura – Immanuel Kant

99listas

Considerado o maior filósofo da modernidade, Kant explora nessa obra se há ou não um limite do que podemos entender e questionar. Uma obra que não pode faltar na sua lista de leituras.

4. Eichmann em Jerusalém – Hannah Arendt

99listas

Eichmann em Jerusalém se trata de uma compilação de textos da autora que cobriu o julgamento de Eichmann na época e deu origem à sua ideia mais discutida: a banalidade do mal.

5. O Anticristo – Friedrich Nietzsche

99listas

Quando se fala em Nietzsche, muitos podem entrar em desespero ou arregalar os olhos pelas obras do autor não serem tão simples. Mas, nesse título, temos um texto de uma maior clareza que pode te ajudar a entender o tão complexo pensador.

Livros de filosofia para iniciantes

Se a filosofia ainda não é a sua praia, mas desperta em você aquele desejo de a compreender melhor, então você pode iniciar a sua leitura com estes livros.

6. O Mundo de Sofia – Jostein Gaarder

99listas

Um romance que se tornou best seller e preferido na lista de leitores do mundo todo. Simples e gostoso de ler, O Mundo de Sofia caminha pelos principais pensadores da filosofia numa troca de cartas entre personagens.

7. Textos Básicos de Filosofia – Organização Danilo Marcondes

99listas

O professor Marcondes fez uma seleção incrível das principais obras da filosofia. Textos que vão desde Aristóteles e Platão, passando por Santo Agostinho e Kant, e chegando em Wittegenstein. Uma ótima maneira de dar o pontapé na temática.

8. Uma Breve História da Filosofia – Nigel Warburton

99listas

Outro livro com uma clareza textual essencial para quem quer começar a compreender o assunto. O título traz, em ordem cronológica, os principais filósofos ocidentais e seus pensamentos contextualizados de forma resumida e didática.

9. A República de Platão recontada por Alain Badiou – Alain Badiou

99listas

Às vezes os clássicos podem não ser a melhor opção para se iniciar. Se você tem dificuldades de entender uma das principais obras de Platão, Badiou explica, em um contexto atual, as ideias centrais contidas na República.

10. Explicando a filosofia com a arte – Charles Feitosa

99listas

O título já diz tudo: simples e direto, Feitosa fez um trabalho esplêndido explicando os pensamentos e teorias dos filósofos usando a cultura como uma plataforma didática. Um jeito diferenciado e gostoso de aprender!

Livros de filosofia indispensáveis

Se você quer iniciar sua leitura direto com os clássicos, não tem problema. Separamos alguns títulos essenciais da história da filosofia. Confira!

11. O Príncipe – Nicolau Maquiavel

99listas

Partindo para os clássicos, Maquiavel é uma leitura quase que obrigatória. Em O Príncipe, você consegue entender um pouco sobre a política que surgiu após o período do renascimento e também pode ter uma compreensão melhor da contemporaneidade.

12. Apologia de Sócrates – Platão

99listas

Sócrates é um dos pensadores clássicos da filosofia, mas não deixou escrito nenhum de seus ensinamentos. Para entender um pouco de suas ideias é preciso, então, ler seus alunos. Nessa obra, Platão faz uma defesa de seu professor de uma maneira precisa e simples.

13. A República – Platão

99listas

Um dos livros mais clássicos e estudados da história, A República traz diálogos de Platão que envolvem filosofia, temas sociais e política. Uma tentativa dele de entender e tentar melhorar os aspectos da sociedade em que vivia.

14. Leviatã – Thomas Hobbes

99listas

Rompendo com a visão aristotélica de política, Hobbes escreve, em Leviatã, que o homem é um ser calculista, interesseiro e que pensa no seu interesse individual. Com essa mudança de perspectiva, Leviatã entra para os clássicos da literatura filosófica.

15. Retórica – Aristóteles

99listas

Em uma de suas obras mais clássicas, Aristóteles escreve sobre a técnica da retórica, um método poderoso de linguagem, discutindo sobre a sua importância para a filosofia e colocando-a com o mesmo valor da dialética e da lógica.

Livros de filosofia para o ensino médio

O nosso primeiro contato com a filosofia, geralmente, acontece na escola com uma introdução e revisão de sua história e pensadores. Quer saber quais são os mais indicados para os alunos? Confira abaixo!

16. A inicialização da história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein – Danilo Marcondes

99listas

Com um texto claro e bem didático, Marcondes conseguiu reunir nessa obra os textos clássicos da filosofia. O livro é também muito usado na elaboração de questões de vestibulares por diversas universidades do Brasil.

17. Filosofia: Série Novo Ensino Médio – Marilena Chaui

99listas

Célebre filósofa brasileira, Chaui fez e faz parte da educação escolar de muitos brasileiros. Nessa obra, ela cumpre, de forma excelente, o papel de deixar a filosofia mais acessível e didática para alunos do ensino médio.

18. Fundamentos da filosofia: história e grandes temas – Gilberto Cotrim

99listas

Com o intuito de trazer discussões, questionamentos e novas visões, Cotrim escreve uma excelente obra que introduz e faz com que o leitor pense o conteúdo dos grandes filósofos da história.

19. Filosofando: introdução à filosofia – Maria Helena Pires Martins e Maria Lúcia de Arruda Aranha

99listas

A interdisciplinaridade da obra e o fato das autoras, com clareza e cuidado, transportarem as temática abordadas para um contexto do cotidiano do aluno, deixam o conteúdo mais instrutivo para o leitor.

20. Convite à Filosofia – Marilena Chaui

99listas

Sendo uma das filósofas de maior renome do Brasil, Chaui não poderia aparecer apenas uma vez nesta lista. Com Convite à Filosofia, a autora se volta, mais uma vez, para o universo filosófico de uma maneira prática e eficiente.

Livros de filosofia política

Em tempos de senso comum e textão de Facebook, a melhor forma de sair desse ciclo é o conhecimento. Confira alguns títulos que poderão te trazer uma visão mais crítica e ampliar o seu saber.

21. Vigiar e Punir – Michel Foucault

99listas

Foucault, com esse título, nos sugere repensar a maneira de se fazer política social. Uma leitura densa e, muitas vezes, complexa, mas que vale a pena para ter uma nova visão da sociedade.

22. Política – Aristóteles

99listas

Nesse título clássico composto por oito livros, Aristóteles disserta sobre o que é a política, separando-a da ética. Assim, Política, consegue analisar a nossa sociedade e tudo que nela consiste.

23. O liberalismo, antigo e moderno – José Guilherme Merquior

99listas

Em uma pesquisa rica sobre o liberalismo desde o século XVII até os tempos de hoje, Merquior consegue combinar informações históricas importantes da teoria liberal de forma resumida e prática.

24. Manifesto do Partido Comunista – Marx e Engels

99listas

Já caminhando por uma outra vertente, temos o Manifesto do Partido Comunista, importante obra de Marx e Engels. Seja para criticar ou apoiar, é importante ter conhecimento de lados diferentes da política para uma melhor compreensão e construção do pensamento.

25. As Origens do Totalitarismo – Hannah Arendt

99listas

Encerrando a nossa lista, Arendt, mais uma vez marca presença. Nesse estudo, a autora investiga, através da história, o surgimento e as características de regimes autoritários: o stalinismo e o nazismo.

Agora é só tirar a preguiça de cena e escolher um bom livro para começar. Depois desta lista, com certeza a paixão por esse universo da filosofia despontou em você. Ficou com vontade de aprender mais? Então arrume mais espaço na sua estante, pois você vai amar esses livros de psicologia!