20 bandas de reggae para você conhecer e ficar mais paz e amor

Escrito por Jonara Cordova

O reggae é um gênero musical que veio da Jamaica e teve seu grande auge da década de 70, se tornando popular em todo o mundo. O movimento rastafári foi uma das principais influências para o estilo. No Brasil, o reggae começou no Maranhão, estado que até hoje é conhecido como a Jamaica brasileira.

Se você gosta desse estilo musical, precisa conhecer essas 20 bandas de reggae, que vão fazer você se sentir na Jamaica, curtindo a paz de Jah! Confira:

1. Natiruts

Formada em Brasília, no ano de 1996, a banda de reggae Natiruts tem músicas que falam desde amor e outros temas mais pessoais, até questões sociais e políticas. Atualmente, o grupo é composto por Alexandre Carlo, Luís maurício, Kiko Peres, Pedro Mamede, Bruno Wambier, Denny Conceição, João Ferreira, Bruno Patrício, Loyd Moraes, Cláudia e Guigui Trotta. No total, a banda já lançou sete álbuns de estúdio e cinco álbuns ao vivo. O trabalho mais recente chama-se “Índigo Cristal” e surgiu em 2017.

2. Chimarruts

Em atividade desde o ano 2000, a banda Chimarruts se iniciou em Porto Alegre, capital gaúcha. O grupo é formado por Rafa Machado, Nê, Diego Dutra, Vinícius Marques, Emerson Alemão, Sander Fróis e Rodrigo Maciel. A banda se iniciou a partir de rodas de violão e chimarrão entre amigos em parques da cidade. Os temas principais das músicas do Chimarruts são o amor e a paz, bem característicos do reggae. O primeiro CD foi lançado em 2002 e, ao longo da carreira, foram criados mais quatro álbuns, sendo o mais recente de 2016, chamado “A Diferença”.

3. Planta & Raiz

A paulista Planta & Raiz iniciou seus trabalhos em 1998, tocando em feiras, casas noturnas e bares. O grupo iniciou focando nos covers de nomes do reggae como Bob Marley, Gilberto Gil e Edson Gomes. Mais pra frente lançaram sua primeira demo com quatro músicas autorais. Em 2000 gravaram o primeiro álbum “Que Brota da Terra”. No total, produziram nove álbuns de estúdio e dois ao vivo. O último, chamado “Exército Delirante” foi lançado em 2017. Atualmente, a banda conta com Zeider, Fernandinho, Franja, Samambaia e Juliano Hodapp.

4. Ponto de Equilíbrio

Ponto de Equilíbrio é uma banda que surgiu em 1999 no Rio de Janeiro, com os integrantes Hélio Bentes, Marcio Sampaio, Pedro Caetano, Lucas Kastrup, Marcelo Campos e Tiago Caetano. O grupo leva a filosofia rasta para as suas músicas, cantando sobre igualdade, justiça e amor. O nome da banda faz referência ao equilíbrio entre dois extremos, como céu e terra. Lançado em 2016, o álbum mais recente do grupo se chama “Essa é a Nossa Música”. No total, foram gravados quatro álbuns de estúdio e um ao vivo.

5. Maneva

O grupo formado em São Paulo por Tales, Diego, Fábio, Fernando e Felipe começou fazendo música para se divertir e em 2015 tornou-se banda, espalhando o reggae em shows por todo o Brasil. Maneva é uma palavra de origem africana que significa prazer, algo que é levado a sério pelo grupo. Suas músicas carregam mensagens sobre viver a vida com prazer e também denunciam desigualdades sociais. Ao longo da carreira, a banda lançou quatro álbuns de estúdio.

6. Vibrações

Nascido em Maceió, Alagoas, em 1998, o grupo Vibrações procura unir as influências do reggae jamaicano ao som popular brasileiro, em especial do nordeste. Na estrutura rítmica, as músicas trazem os batuques afro-brasileiros e indígenas. Além disso, carregam temas importantes para o reggae como denúncia social e o apelo pela paz e pelo amor. O primeiro disco da banda, chamado “Vibrações Rasta” foi lançado em 2003. Posteriormente foram produzidos mais cinco álbuns. O mais recente, lançado em 2018, chama-se “Lei da Atração” e conta com várias participações especiais. O grupo é formado por Luiz de Assis, Sidney Sena, Jair Virgilio, João Paulo e Walter Lima.

7. Mato Seco

A banda Mato Seco surgiu em 2002, em São Caetano do Sul, São Paulo, a partir do encontro de sete amigos de infância. Com pouco conhecimento teórico sobre música, os integrantes foram autodidatas, aprendendo a tocar os instrumentos por conta própria. Para eles, o propósito sempre foi passar mensagens de resistência por meio do reggae. O grupo é formado por Rodrigo Piccolo, João Ataide Paz, Carlos Eduardo Gonçalves, Tiago de Rezende, Mauro Peres, Eric de Oliveira e Osvaldo Ciziniauskas. O trabalho mais recente é o EP chamado “O Que Vale Mais Pra Você?”.

8. The Congos

Formada em 1970, na Jamaica, a banda vocal The Congos é um dos clássicos do reggae jamaicano. O grupo é formado por Cedric Myton, Roydell “Ashanti” Johson, Kenroy “Talash” Fyffe e Derrick “Watty” Burnett. Ao longo da carreira foram gravados quatorze álbuns, sendo que o “Heart of The Congos” é considerado pela Billboard e pela Revista Rolling Stone como um dos melhores da história da música. O The Congos já gravou um clipe com o
grupo brasileiro Ponto de Equilíbrio, para a música “Novo Dia”.

9. The Wailers

Inicialmente chamada de Wailing Wailers, a banda foi formada em 1963 por Bob Marley, Bunny Wailer e Peter. Alguns anos depois, a banda foi rebatizada como The Wailers e suas músicas passaram a ter influências rastafaris, devido ao envolvimento dos integrantes com a religião. A banda foi mudando de integrantes ao longo dos anos. Mas sempre teve uma função muito clara no cenário musical, fazendo com que o reggae fosse conhecido mundialmente. The Wailers foi um grupo de extrema importância para o gênero, por conquistar espaço quando somente o rock’n’roll era levado a sério pelas gravadoras, e por influenciar diversas bandas de reggae até hoje.

10. Maskavo

Formada em Brasília, em 1993, a banda Maskavo faz músicas sobre temas como amor, natureza e espiritualidade. Atualmente, os integrantes são Marceleza, Prata, Rodrigo Celestino, Felipe Passos, Nato Marolado e Vini Gomes. O primeiro disco da banda foi lançado em 1995. Ao todo, foram gravados sete álbuns de estúdio e três ao vivo. O single mais recente da banda, lançado em 2017, se chama “O Mar Pro Sonhador”, e teve seu clipe gravado na Ilha Fernando de Noronha, mostrando o trabalho do Projeto Tamar de recuperação e preservação das tartarugas marinhas.

11. Filosofia Reggae

A banda Filosofia Reggae foi formada em 1998 por Ras Portuga e Veto, na cidade de São Caetano do Sul, em São Paulo. Em 2002, Veto foi confundido com um assaltante e assassinado por um policial. Então, Ras se juntou com as três irmãs Danuza de Paula David, Daiane de Paula David e Domenica de Paula David. Em 2005, após um desentendimento, ele saiu do grupo, e elas seguiram com a banda. O trio feminino chegou a lançar dois discos e está produzindo o terceiro, que se chamará “Bola Pra Frente”.

12. Tribo de Jah

Tribo de Jah é uma banda que se iniciou em 1986, em São Luís do Maranhão. A história começou na Escola de Cegos de Maranhão, onde os quatro músicos cegos e um músico com visão parcial começaram a descobrir a música e tocar juntos. Então, o radialista Fauzi Beydoun se juntou ao grupo e assim se iniciou a Tribo de Jah. A banda teve dificuldades no início, já que o reggae ainda era pouco conhecido e mal visto no país. Mas suas músicas com mensagens de amor, paz e políticas sociais acabaram conquistando o Brasil e tornando a Tribo de Jah a pioneira no reggae aqui. Os membros que estão na banda desde o início são Fauzi, José Orlando, João Rodrigues, Frazão e Aquiles Rabão. O que se somaram ao grupo são Jesiel, Pedro, Neto e Marlon.

13. Soldiers of Jah Army (SOJA)

Também conhecida como SOJA, essa é uma banda dos Estados Unidos, que se formou em 1997. Os integrantes são Jacob Hemphill, Bob Jefferson, Ryan “Byrd” Berty, Ken Brownell, Patrick O’Shea, Hellman Escorcia, Rafael Rodriguez e Trevor Young. No total, o grupo possui sete álbuns de estúdio e dois EPs. O álbum mais recente da banda, lançado em 2017, se chama “Poetry In Motion” e trata sobre o ser humano como a poesia em movimento, mas que se perdeu em algum momento e precisa se reencontrar.

14. Cidade Negra

A banda Cidade Negra se iniciou em Belford Roxo, no Rio de Janeiro, em 1986. O primeiro álbum foi gravado no início dos anos noventa, chamado “Lute Para Viver”, com músicas sobre questões sócio-culturais e filosóficas. Em 1992, a banda foi a primeira latino-americana a tocar no consagrado festival Reggae Sunsplash Festival, na Jamaica. Ao longo dos anos, o grupo teve nove álbuns de estúdio e diversas formações. Atualmente, a Cidade Negra é composta por Toni Garrido, Bino Farias e Lazão.

15. O Rappa

O Rappa é uma banda que foi formada em 1993, no Rio de Janeiro. Suas músicas são de cunho social e mesclam o reggae com outros gêneros, como rock, rap e MPB. Marcelo Falcão, Xandão Menezes, Lauro Farias e Marcelo Lobato integram o grupo atualmente. A banda já produziu treze álbuns ao longo de sua história. O mais atual foi lançado em 2017 e se chama “Marco Zero”. Após sua turnê, no mesmo ano, o grupo anunciou um período de hiato, sem data prevista para voltar.

16. The Gladiators

The Gladiators é uma das mais antigas e importantes bandas de reggae, que foi formada na Jamaica em 1968. Ao todo, a banda chegou a gravar vinte e três álbuns de estúdio. Originalmente, o grupo foi formado a partir de Albert Griffiths, em parceria com David Webber e Errol Grandison. O primeiro grande sucesso da banda foi a música “Hello Carol”. Até hoje, a banda é uma grande referência para os artistas do reggae.

17. Sierra Leone’s Refugee All Stars

A Sierra Leone’s Refugee All Stars é uma banda de Serra Leoa, que foi formada em 2002 por um grupo de refugiados deslocados para Nova Guiné, durante a Guerra Civil do país. A banda faz turnês com o objetivo de conscientizar as pessoas de diferentes lugares sobre causas humanitárias. Ao todo, o grupo produziu quatro álbuns, além de um filme documentário, com o mesmo nome da banda, sobre a história deles, em 2005.

18 Papas da Língua

Papas da Língua é uma banda que se originou em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, no ano de 1993. O grupo une o reggae com outros gêneros musicais, como o pop rock e o soul. A banda é formada por Serginho Moah, Léo Henkin, Zé Natálio, Fernando Pezão e Cau Netto. Já foram produzidos cinco álbuns de estúdio e três ao vivo. As músicas, em geral, falam sobre amor e relacionamentos.

19. Sublime

A banda Sublime se originou na Califórnia, nos Estados Unidos, em 1988 e permaneceu em atividade até o ano de 1996. Apesar da curta existência, o grupo que mesclava reggae com hip hop e rock alternativo, se tornou mundialmente conhecido. A Sublime era formada por Bradley Nowell, Bud Gaugh, Eric Wilson e pelo cachorro dálmata Lou Dog, que era mais do que um mascote, mas sim um símbolo do grupo. A banda gravou três álbuns ao longo da sua existência e finalizou os trabalhos pouco depois da morte do vocalista Bradley, que teve uma overdose. Em 2009, alguns membros antigos se uniram com outros músicos e formaram a banda Sublime with Rome.

20. Los Cafres

A banda argentina de reggae Los Cafres iniciou seus trabalhos em 1987, em Buenos Aires. Formado por Guillermo Bonetto, Gonzalo Albornoz, Sebastián Paradisi e Claudio Illiobre, o grupo gravou seu primeiro álbum em 1994, chamado “Frecuencia Cafre”. Ao todo, foram onze álbuns lançados até então. Em suas canções, a banda Los Cafres reúne o reggae jamaicano com fidelidade, mas acrescenta o estilo da música e da cultura local.

Gostou de conhecer melhor essas bandas de reggae? Agora é só escolher as suas favoritas, colocar os fones e espalhar amor e paz por onde for.