10 maiores vulcões do mundo para você conhecer e se impressionar

Escrito por Aline Saab

Para quem adora se aventurar na natureza em busca de paisagens incríveis e que dão aquele frio na barriga, conhecer os admirados vulcões é uma ótima opção. Dentre os vulcões mais impressionantes do mundo, selecionamos aqueles que têm as maiores altitudes para você se encantar e pensar em se jogar em uma aventura.

1. Ojos del Salado

iStock

O Ojos del Salado é o vulcão ativo mais alto do mundo e se localiza na Cordilheira dos Andes, na fronteira entre o Chile e a Argentina. A sua altitude alcança 6.893 metros possuindo duas cúpulas em sua montanha, sendo a mais alta, a cúpula no lado do Chile.

O seu nome origina-se devido aos depósitos de sal que se formam nos glaciares da montanha com a aparência de “olhos”. A atividade mais recente do vulcão foi uma emissão de gás e cinzas em 1993. Uma mistura de beleza e perigo, não é mesmo?

2. Tamu Massif

Com cerca de 140 milhões de anos sendo descoberto apenas em 2013, o Tamu Massif possui 6.400 metros de altura. Como demoraram tanto para conhecê-lo? Este é um vulcão submarino, situado nas águas do Oceano Pacífico, por volta de 1.500km a leste do Japão.

Até 2013, os pesquisadores acreditavam que ele era um complexo de vulcões com múltiplos orifícios, mas descobriram que os fluxos de lavas emergem de uma única abertura e suas composições apresentam aproximadamente a mesma idade, tornando-o um enorme vulcão com uma área do tamanho do Novo México. Assustador, não é?

3. Chimborazo

iStock

Chimborazo é o vulcão ativo mais alto do Equador com 6.310 metros de altitude. Nos últimos 10 mil anos ele entrou em erupção, pelo menos, sete vezes e essas erupções foram explosivas com alguns fluxos atingindo até 3.800 metros de altitude, ou seja, é um vulcão perigoso. Porém, a sua beleza não deixa de encantar com um cenário deslumbrante.

4. Monte Kilimanjaro

iStock

O Monte Kilimanjaro é o vulcão mais famoso da África e também o ponto mais alto do país com altitude de 5.895 metros. Conhecido também como “montanha branca” por ter o topo coberto de neve, este é um antigo vulcão localizado no meio de uma planície de savana que oferece uma paisagem deslumbrante, cercado por uma uma rica fauna, inclusive de animais em extinção.

Após uma demorada caminhada, é possível escalar o monte até o topo, como algumas pessoas fazem para admirar o cenário incrível acima das nuvens.

5. Mauna Loa

iStock

Localizado na Ilha Havaí, Mauna Loa é um dos maiores vulcões ativos do mundo atingindo 4.169 metros de altura e 90 km de largura, ultrapassando, em altitude, o vulcão Mauna Kea localizado na mesma região. Acredita-se que Mauna Loa está ativo há, pelo menos, 700.000 anos e sua última erupção foi registrada no ano de 1984.

Durante os últimos dois séculos contam-se 33 erupções deste vulcão, algumas destruindo aldeias próximas. Desde 1912 existem dois observatórios no topo do vulcão o monitorando incessantemente.

6. Monte Fuji

iStock

O Monte Fuji, situa-se em Tóquio, no Japão, e é um vulcão com 3.776 metros de altura que, apesar de passar mais de trezentos anos sem erupção, ainda é considerado um vulcão ativo. O Monte tornou-se adorado como um santuário e utilizado para atividades de diversão, principalmente para turistas. Além, é claro, de apresentar uma paisagem incrível.

7. Monte Teide

iStock

Situado na ilha de Tenerife, na Espanha, o Monte Teide é um vulcão com altitude de 3.718 metros, o que o torna o pico mais alto do país. É possível visitá-lo por meio de teleféricos ou escaladas com autorização.

Mesmo que seja considerado um vulcão ativo, sua última erupção foi em 1909 e quase sem fluxo de lavas, portanto é um local seguro para quem busca começar sua jornada de visita e aventura para conhecer essa paisagem extraordinária.

8. Ichinsky

iStock

Localizado na Península de Kamchatka, na Rússia, Ichinsky é um vulcão em formato de cone, modelado pelas lavas das erupções já ocorridas. Apesar de estar ativo, a sua última erupção foi no ano de 1740. Com 3.607 metros de altitude o vulcão é um dos maiores da península e do mundo.

Em seu topo, coberto por gelo, há uma caldeira vulcânica de 3 por 5 km com dois cones de lava que são os picos mais altos do vulcão. Em sua maior erupção, o vulcão já expeliu fluxos que percorreram até 15km.

9. Monte Etna

iStock

O Monte Etna é o maior vulcão da Europa e possui 3.329 metros de altitude. Situado na parte oriental da Sicília, na Itália, você pode visitá-lo por meio de teleférico, passeio de jipe ou mesmo uma caminhada com o traje adequado.

Ocasionalmente o Monte sopra anéis de fumaça e está quase em constante erupção, mas não oferece grande risco à população que vive próxima. Especula-se que sua última erupção foi no ano passado (2017).

10. Sierra Negra

iStock

Com altitude de aproximadamente 1500 metros acima do nível do mar, o Sierra Negra é um vulcão localizado na Ilha Isabela, em Galápagos, sendo um dos picos mais ativos da região, com recente erupção no começo de 2018. A caldeira do vulcão é elíptica e tem de 7 a 10 km de extensão e de 100 a 140 metros de profundidade, em que grande parte do chão é coberto por fluxos de lavas.

Quando a beleza e o perigo andam juntos a curiosidade também aflora, não é mesmo? Estes são ótimos vulcões para quem gosta de paisagens belíssimas e uma boa aventura. Mas tenha cuidado, esses gigantes podem também ser responsáveis por grandes desastres naturais.