7 países inusitados que têm o português como idioma oficial

Escrito por Jonara Cordova

Mais ou menos 80% das pessoas que falam português no mundo são brasileiras. Mas, você sabia que além de Portugal e do Brasil, existem sete outros países que têm o português como idioma oficial? A maioria deles fica no continente africano, e um é situado na Ásia.

Além destes países, em outros locais, você também pode encontrar muitas pessoas falando português, mesmo não sendo o idioma oficial. Macau, na China, Goa e Damão e Diu, na Índia, e Malaca, na Malásia, são os alguns dos lugares onde mais se houve a língua.

Mas, se você quer saber quais são os países que têm o português como idioma oficial e constituem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, confira essa lista:

1. Guiné-Bissau

Foto: Pixabay

O português é o único idioma oficial de Guiné-Bissau. No entanto, a maior parte da população se comunica utilizando o crioulo de Guiné-Bissau, que mistura a língua crioula com o português. Mesmo assim, o português é ensinado nas escolas e está nos livros, no jornalismo, na legislação e na administração.

2. Angola

Foto: Pixabay

A Angola é outro país que faz parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Na África, esse é o país onde mais se fala a língua portuguesa. Mais de 70% da população se comunica em português. Mas, assim como em Guiné-Bissau, existem outros idiomas na Angola, que são africanos e variam conforme a região do país.

3. Cabo Verde

Foto: Pixabay

Apesar do idioma oficial de Cabo Verde ser o português, assim como em Guiné-Bissau, esta não é a língua mais falada. O crioulo cabo-verdiano é o mais utilizado, principalmente na comunicação oral. Já nas comunicações oficiais, como nas escolas, na legislação e na literatura, o português é mais usado.

4. Moçambique

Foto: Pixabay

O português se tornou a língua oficial de Moçambique em 1975, na independência do país. Mais da metade da população fala português, mas a maioria tem os idiomas africanos de origem bantu como suas línguas maternas.

5. Timor-Leste

Foto: Pixabay

Timor-Leste é o único país dessa lista que não está no continente africano. O país fica no Sudeste asiático e tem o português como idioma oficial, junto com o tétum (com muitas palavras derivadas do português e do malaio), sua língua nacional. Além disso, o indonésio e o inglês são considerados idiomas de trabalho.

6. São Tomé e Príncipe

Foto: iStock

A população de São Tomé e Príncipe tem o português como idioma oficial. O português falado pela classe geral neste país africano é bastante semelhante ao do Brasil. Já, a classe política e a alta sociedade usam o português europeu. No entanto, em São Tomé e Príncipe também se utiliza muitas línguas africanas.

7. Guiné Equatorial

Foto: Pixabay

O país que entrou na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa há menos tempo é Guiné Equatorial. A partir de 2010, o país passou a ter o português como idioma oficial, junto com o espanhol e o francês. Assim como nos outros países da África, também são faladas línguas originárias do continente.

Apesar de todos esses países falarem português, o mais interessante é que cada um mistura suas línguas originárias ao idioma. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos influências de linguagens indígenas e até mesmo africanas. Isso faz com que cada país que tem o português como idioma oficial, se comunique de uma forma única!