15 aranhas mais venenosas e perigosas do mundo

Escrito por Jonara Cordova

As aranhas não são animais muito populares. A aparência dela faz com que poucas pessoas simpatizem. No entanto, elas costumam atacar apenas quando se sentem ameaçadas, e muitas delas nem são venenosas. Conheça as 15 aranhas venenosas para não dar bobeira quando ver uma por aí!

1. Aranha-armadeira

iStock

Essa espécie de aranha é conhecida por ser bastante agressiva. O nome “armadeira” vem da sua postura de ataque, erguendo as patas dianteiras. É uma aranha originária da América do Sul, comum no Brasil, sendo facilmente encontrada na Bahia. Além da agressividade, ela também é considerada a mais venenosa do mundo, sendo necessário apenas 0,006 mg de veneno para matar um rato.

2. Aranha-marrom

iStock

A aranha-marrom é uma espécie que não tem local específico de vivência, podendo ser encontrada em boa parte do planeta. Por ser pequena, ela aparenta ser indefesa, mas é a segunda mais venenosa do mundo. Seu veneno é necrosante, matando todas as células próximas da picada. Diferente da armadeira, ela não é agressiva. Ataca somente para se defender.

3. Aranha-de-areia

A aranha-de-areia, diferente da maior parte das outras espécies, não tece teias nem persegue presas. Ela tem a capacidade de se enterrar na areia pra se camuflar e proteger. Ela é encontrada, principalmente, em regiões desérticas da África, mas também pode ser vista na América do Sul. O seu veneno é muito perigoso e não existe antídoto para ele, no entanto, ela dificilmente entra em contato com humanos, sendo muito raros os casos de picada.

4. Aranha-teia-de-funil

iStock

Essa espécie nativa da Austrália é muito agressiva e perigosa. Assim como a armadeira, elas também erguem as patas dianteiras, mostrando suas presas, quando se sentem ameaçadas. Quando ataca, ela costuma se prender com força e cravar os ferrões profundamente. Seu veneno é bastante tóxico, mas a morte pela picada é rara, uma vez que o antídoto é facilmente encontrado.

5. Viúva-negra

iStock

A viúva-negra tem esse nome pelo fato de muitas vezes a fêmea se alimentar do macho, após a cópula. Ela pode ser encontrada em diversos locais do planeta, exceto na Antártida. O seu veneno é bastante forte, sendo 15 vezes mais potente que o de uma cascavel. Ela não costuma atacar, a menos que se sinta ameaçada.

6. Aranha-das-costas-vermelhas

iStock

A aranha-das-costas-vermelhas é encontrada principalmente na Austrália. A fêmea é preta com uma risca vermelha no abdome, enquanto o macho é todo preto e menor do que ela. Elas são parecidas com as viúvas-negras e seu veneno também é muito forte. Mas atualmente, o antídoto para a sua picada está disponível.

7. Aranha-reclusa

iStock

Essa espécie é mais encontrada no sul dos EUA e no oeste da América do Sul. Elas são bastante venenosas, mas não são tão perigosas para humanos, pois, suas presas são pequenas e não alcançam a pele abaixo de tecidos. No entanto, elas podem matar alguns animais com seu veneno.

8. Aranha-rato

iStock

A aranha-rato tem semelhanças com os roedores por ser peluda e se movimentar com agilidade. Elas também são muito venenosas, mas dificilmente entram em casas, preferindo viver em covas camufladas em meio às folhagens. Geralmente, ela se encontra na Austrália. Nem sempre, elas liberam seu veneno na picada.

9. Viúva-vermelha

O habitat natural da aranha viúva-vermelha é a Flórida e ela está em extinção. Assim como a viúva-negra, ela é pequena. No entanto, se difere pelas patas vermelhas. Raramente ela entra em contato com seres-humanos, portanto, não se tem registro de pessoas que foram picadas por essa aranha. Apesar disso, após ser analisada em laboratório, seu veneno se mostrou quase tão tóxico quanto o da viúva-negra.

10. Tarântula-ornamental

iStock

A tarântula-ornamental é uma espécie muito agressiva e uma das mais rápidas da natureza. O seu veneno tem grande potência, então, uma picada sua já é o suficiente para uma internação hospitalar.

11. Aranha-de-pés-pretos

iStock

A aranha-de-pés-pretos era comum apenas na Europa, mas recentemente tem sido encontrada na América do Norte. Ela age com agressividade ao picar, deixando uma espécie de buraco na pele da vítima, que pode levar semanas para curar.

12. Aranha Hobo

iStock

Em geral, a espécie Hobo é encontrada na América do Norte. Ao picar, a pessoa, ao redor de onde a aranha depositou seu veneno, a pele pode apodrecer. A cicatriz leva muito tempo para curar completamente.

13. Viúva-marrom

iStock

Essa espécie é mais clara que a viúva negra, podendo ser de marrom até marrom escuro. Na parte de baixo do abdome, a aranha tem uma marcação em forma de ampulheta em tom alaranjado, além de suas patas terem listras. Ela é originária da África e da América do Sul, mas pode ser encontrada nos EUA, Austrália, entre outros lugares. Sua picada é bem menos perigosa do que a da viúva-negra.

14. Tarântula-babuína

iStock

A tarântula-babuína é nativa da África do Sul e tem esse nome por conta de algumas semelhanças na sua aparência com a de um babuíno, como coloração marrom e os pelos. Elas são muito grandes, podendo chegar a ter 20 centímetros. Vespas e pássaros são suas principais presas. Seu veneno é neurotóxico, causando forte dor, apesar de não ser fatal em seres humanos.

15. Aranha-golias

iStock

A aranha-golias é nativa da América do Sul, podendo ser encontrada na Amazônia brasileira, na Venezuela, entre outros locais. Ela é considerada a maior espécie de tarântula do mundo, podendo ter mais do que 30 centímetros. A aranha-golias se alimenta de morcegos, pássaros, sapos e outros animais. Seu veneno é pouco tóxico comparado ao das outras espécies dessa lista, porém, ela é bastante agressiva.

Lembre-se que todos os animais merecem respeito, então, se você se deparar com alguma destas aranhas tome muito cuidado, mas evite matá-la. A maioria delas não fará nada, se você não ameaçá-las. E caso você receba uma picada, peça ajuda de alguém para ir ao posto de saúde imediatamente e tomar o antídoto para ficar bem.