20 maiores torcidas do Brasil que apoiam seus times

Escrito por Mariana Bianchini

Quer saber quais são as maiores torcidas do Brasil quando o assunto é futebol? Essa lista vai te dizer! Dica: Flamengo e Corinthians encabeçam a pesquisa.

Não é novidade pra ninguém que o brasileiro ama torcer pelo seu time favorito, vibrando a cada vitória e sofrendo em cada derrota e, por esse motivo, o futebol é, sem dúvidas, uma das maiores paixões nacionais – ao lado do Carnaval, do pão de queijo e do brigadeiro. Veja:

1. Flamengo

O Flamengo é o time de futebol mais popular do Brasil e possui uma torcida estimada em cerca de 39 milhões de pessoas espelhadas por todo o país. Quando o assunto é torcida organizada, o Flamengo foi pioneiro e fundou uma das primeiras no Brasil, a Charanga Rubro-Negra, e também a primeira torcida de gênero do nosso país, fundada em 1979 e chamada de Fla-Gay.

2. Corinthians

Criado em setembro de 1910, o Sport Club Corinthians Paulista – mais conhecido como Corinthians ou pelo apelido de Timão – é um clube da cidade de São Paulo. Sua torcida é chamada por muitos de Fiel e é composta por aproximadamente 27 milhões de torcedores. A Gaviões da Fiel é a maior das torcidas organizadas corinthianas e tem mais de 100 mil sócios.

3. São Paulo

O São Paulo Futebol Clube é um time de futebol paulista fundado em 1930 e tem o Morumbi como estádio casa. Ainda, o São Paulo é o segundo maior time do estado em número de torcedores e foi um dos times pioneiros em torcidas organizadas. Hoje, suas principais torcidas são a Torcida Independente, a Torcida Dragões da Real e a Falange Tricolor.

4. Palmeiras

De acordo com o Datafolha, a Sociedade Esportiva Palmeiras possui cerca de 16 milhões de torcedores em todo o Brasil. A Torcida Uniformizada do Palmeiras, fundada em 1970, é a torcida organizada mais antiga do time e a segunda maior em número de sócios, ficando atrás apenas da Mancha Verde.

5. Vasco

O Club de Regatas Vasco da Gama oscila, ano após ano, entre a quarta e a quinta posição de maior torcida do país. Força Jovem do Vasco, Ira Jovem Vasco, Torcida Rasta do Vasco, Torcida Organizada do Vasco, Pequenos Vascaínos, Renovascão, União Vascaína e Mancha Negra do Vasco são apenas algumas das torcidas organizadas deste time.

6. Cruzeiro

A torcida do Cruzeiro Esporte Clube é conhecida como Nação Azul ou como China Azul – já que teve um enorme crescimento nas últimas décadas. O time possui quase 9 milhões de torcedores ao redor do Brasil e é a maior torcida do país fora do eixo Rio-São Paulo. Quando o assunto é torcidas organizadas, a mais popular do Cruzeiro é a Máfia Azul.

7. Grêmio

Sendo considera uma das torcidas mais fanáticas do Brasil, a torcida do Grêmio Fott-Ball Porto Alegrense está sempre comprando produtos e sendo presente nos estádios. Os gremistas ou tricolores, como são conhecidos, compõem a sétima maior torcida do Brasil e são, principalmente, da região sul. A Torcida Jovem do Grêmio e a Geral do Grêmio são duas das principais torcidas organizadas do time.

8. Santos

Fundado em 14 de abril de 1912, o Santo Futebol Clube possui uma torcida estimada em 3,4% da população brasileira. Na década de 60, este time teve a segunda maior torcida do Brasil, quando era liderado por Pelé. No programa de sócios do Santos, o clube conta com mais de 60 mil associados.

9. Internacional

O Sport Club Internacional possui, aproximadamente, 6 milhões de torcedores espalhos pelas regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil. Seu programa de sócio-torcedor foi o primeiro lançado no Brasil, em 2003, e possui mais de 125 mil associados. Atualmente, o Inter é representado por três torcidas organizadas oficiais: a Camisa 12, a Super F.I.C.O e a Nação Independente.

10. Atlético Mineiro

Como uma forma de consagrar sua torcida, o Clube Atlético Mineiro decidiu aposentar a camisa 12 em homenagem à torcida, a verdadeira camisa 12 do time. A Massa, como é chamada carinhosamente a torcida do Atlético Mineiro, é uma das torcidas mais populares do país.

11. Botafogo

Inicialmente, a torcida do Botafogo de Futebol e Regatas era formada apenas por moradores dos bairros próximos ao clube carioca. Entretanto, na década de 1940, aconteceu uma popularização do time, levando-o a sua época de ouro! A estimativa é de que, atualmente, o time tenha cerca de quase 4 milhões de torcedores.

12. Fluminense

A Torcida Tricolor, como é carinhosamente chamada a torcida do Fluminense Football Club, também é formada por quase 4 milhões de adeptos. Alguns desses adeptos são famosos: os músicos Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque, por exemplo, apoiam o time. As torcidas mais representativas do Fluminense, desde os anos 80, são a Young Flu e a Força Flu.

13. Bahia

O Esporte Clube Bahia é o time que possui a maior torcida dentre os clubes da região Norte-Nordeste do Brasil! Em 1988, o Bahia venceu um jogo de virada contra o Fluminense e registrou o maior público da história do estádio Fonte Nova – 110.438 torcedores fizeram festa no local.

14. Vitória

O Vitória Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol sediado na cidade de Vitória, no Espírito Santo, e fundado em 1 de outubro de 1912. Ocupando o décimo quarto lugar nessa lista com um número significativo de torcedores espalhados pelo país, o Vitória possui, ainda, diversas torcidas organizadas – entre elas a Águia Azul, a Trovão Azul, a Peroá Azul, a Garra Alvianil, a Fanáticos 1912 e a Torcida Sangue Azul.

15. Sport

O Sport Club Recife é um time fundado em 1905 na cidade de Recife, em Pernambuco, e é conhecido pelo seu maior símbolo: o leão. Com cerca de 2,5 milhões de torcedores, o Sport é apoiado por diversas torcidas organizadas, como a Gang da Ilha, a Bafo de Leão, a Treme-Terra, a Sport Chopp e outras.

16. Portuguesa

De acordo com pesquisas do Datafolha, a Associação Portuguesa de Desportos possui cerca de 1 milhão de torcedores. A Lusa – como é carinhosamente conhecida – foi fundada em 1920 e suas cores são o vermelho e o verde, em alusão à bandeira de Portugal. Sua torcida organizada mais antiga e tradicional é a Leões da Fabulosa.

17. Atlético Paranaense

O Club Athletico Paranaense é um clube de futebol brasileiro fundado em 26 de março de 1924 na cidade de Curitiba, no Paraná, a partir da fusão de dois times antigos, o International Foot-Ball Club e o América Futebol Clube. O maior ídolo da torcida atleticana é o goleiro do time em 1934, Alfredo Gottardi, conhecido como Caju. Uma das torcidas organizadas mais importantes do time é a TOF – Torcida Organizada Os Fanáticos.

18. Santa Cruz

O Santa Cruz Futebol Clube é o segundo time de maior torcida no estado de Pernambuco, ficando atrás apenas do Sport Club do Recife. O time foi fundado em 3 de fevereiro de 1914 e é um dos mais tradicionais da região. A Inferno Coral e a Santamante são só alguma das principais torcidas organizadas do Santa Cruz.

19. Ceará

O Ceará Sporting Club é o time de maior torcida do Estado do Ceará, segundo diferentes pesquisas. Fundado em 2 de junho de 1914 na cidade de Fortaleza, é tradicionalmente ligado à população e, por isso, é conhecido como “o time mais querido” ou como “o time do povo”.

20. Seleção Brasileira

Seria impossível finalizar essa lista sem falar de uma das maiores paixões nacionais! Apesar de aparecer na vigésima posição, a Seleção Brasileira de Futebol é o time com a maior torcida de todas. Enfrentando altos e baixos desde 1914, ano em que foi formada, conquista o apoio até de quem não acompanha muito futebol. Ainda, é a seleção mais bem-sucedida da história do futebol mundial!

Além das torcidas, os jogadores trazem glória para seus times. Veja também quais foram os
40 maiores artilheiros do mundo das mais variadas seleções!