20 livros de terror que vão tirar seu sono de tão arrepiantes

Escrito por Flávia Resende

Um bom livro é aquele que mexe com nossas emoções e, em se tratando de livros de terror, livro bom é aquele que desperta nosso medo. Com histórias carregadas de tensão e acontecimentos estranhos, eles nos transportam para um mundo onde eventos sobrenaturais são comuns e onde criaturas espreitam a cada virada de página.

Se você está à procura de um livro de terror com uma história que vai te arrepiar, confira nossas indicações.

1. A Pequena Caixa de Gwendy – Stephen King e Richard Chizmar (2018)

Há três maneiras de chegar a Castle View a partir de Castle Rock. Uma delas é pela Escada Suicida, que Gwendy, de 12 anos, sobe todos os dias do verão de 1974. Certo dia, ela ouve um estranho chamado de um homem: “Ei, garota. Vem aqui um pouco. A gente precisa conversar, você e eu”.

Então ela vê um homem sentado em um banco na sombra vestido com camisa branca desabotoada no alto, casaco preto, calça preta e um chapéu preto. Gwendy não sabe que um dia terá pesadelos com isso.

2. O Terror – Dan Simmons (2017)

A obra arrepiante de Dan Simmons virou uma série de TV cuja primeira temporada foi lançada em 2018. No livro acompanhamos a Expedição Franklin, da Marinha Britânica, uma exploração marítima no século XIX. Infelizmente, a tripulação de mais de 100 homens ficou presa durante a investida da expedição à Passagem Noroeste. Os homens tiveram que lutar pela sobrevivência em um lugar que, além de hostil, tinha um predador desconhecido.

3. Criaturas e criadores – Carolina Munhoz, Frini Georgakopoulos, Raphael Draccon e Raphael Montes (2017)

Nesse livro, quatro autores brasileiros se uniram para criar quatro releituras de clássicos do terror como Frankestein e Drácula. Já imaginou Frankestein vivendo em uma favela do Rio ou Drácula sendo dono de uma boate badalada?

4. O Menino que desenhava Monstros – Keith Donohue (2016)

A obra não é apenas uma história de terror psicológico, mas também uma mistura de fantasia e realidade. Jack é um menino de 10 anos que tem Síndrome de Asperger. Desde que quase se afogou no mar, há três anos, ele só sai de casa para ir ao médico. Ele tem certeza que há monstros em todos os cantos, inclusive, debaixo de sua cama. A mãe de Jack fica preocupada e tenta buscar ajuda, enquanto o pai acredita que tudo é só uma fase. Até que o pai de Jack também começa a ver coisas estranhas e a mãe dele começa a ouvir sons vindos do mar. E tudo ao redor de Jack fica mais aterrorizante quando os monstros que ele desenha ganham vida.

5. Caixa de Pássaros – Josh Malerman (2014)


No livro, acompanhamos um mundo onde os seres humanos vivem de olhos vendados para evitar olhar para uma ameaça que desencadeia impulsos que levam ao suicídio. Cinco anos depois do início do surto, Malorie e seus dois filhos pequenos são alguns dos poucos sobreviventes. Com o objetivo de viver em um lugar seguro, eles vão enfrentar o desconhecido e fugir de casa.

6. O Demonologista – Andrew Pyper (2013)

No livro, conhecemos o demonologista David Ullman, professor da Universidade de Columbia. Especializado na figura literária do demônio, ele acredita que o Anjo Caído é somente um ser mítico.

Quando ele aceita um convite para testemunhar um suposto fenômeno sobrenatural em Veneza, para onde ele viaja com a filha, ele passa a mudar de opinião sobre suas crenças. Ele terá que usar tudo que aprendeu para salvar sua filha do inferno.

7. As Ruínas – Scott Smith (2006)

Em As Ruínas, é contada a história de quatro estudantes que estão passando férias em Cancun, no México. Eles conhecem Mathias, um alemão que vai sair em busca do irmão que foi atrás de uma jovem pela qual se apaixonou. Com um mapa que a jovem deixou para trás, eles seguem junto com um grego as indicações até a escavação, mas acabam se tornando reféns de nativos de uma aldeia maia. É aí que o horror começa e eles irão desejar voltar para as férias que eles consideravam tediosas.

8. O Desfiladeiro do Medo – Clive Barker (2001)

Todd Pickett é um astro de Hollywood que, depois de uma cirurgia malsucedida, esconde-se em uma mansão no Coldheart Canyon até que as cicatrizes desapareçam. Mas seu sumiço não passa despercebido. A presidente de seu fã-clube decide ir para Los Angeles para desvendar o seu desaparecimento. Tanya acaba descobrindo segredos sombrios sobre o Coldheart Canyon.

9. It: A Coisa – Stephen King (1986)

Um dos livros de maior sucesso do mestre do horror, It ganhou ainda mais fama em 2017 ao lançar uma releitura do clássico filme de 1990. O livro de 1.138 páginas conta a história de sete jovens que tiveram que enfrentar A Coisa durante as férias escolares em 1958. Depois de mais ou menos 30 anos, eles voltam a se encontrar ao saberem que uma nova onda de terror está acontecendo na cidade. Eles terão que se unir novamente para vencer A Coisa.

10. A Hora do Lobisomem – Stephen King (1983)

Em A Hora do Lobisomem, Stephen King conta os mistérios que acontecem na cidade de Tarker’s Mill, onde novas cenas de horror acontecem a cada lua cheia. A população fica tomada pelo medo da criatura cujas pegadas aparecem por toda a cidade. Quem será o próximo?

11. O Cemitério – Stephen King (1983)

O Cemitério traz mais uma história assustadora na qual forças estranhas podem transformar o impossível em realidade. Quando o médico Louis se muda com a família para uma pequena cidade do Maine, ele não poderia imaginar que descobriria um cemitério próximo à sua casa onde são enterrados animais de estimação. Mais do que isso, descobrir outro cemitério que atrai pessoas com promessas irresistíveis.

12. O Iluminado – Stephen King (1977)

O Iluminado foi o terceiro livro escrito por Stephen King. No livro, Jack consegue um trabalho de zelador em um hotel antigo. Ele se muda para o hotel com a família e acredita que a vida de todos será melhor, mas acontece o contrário. Eles não sabem que os antigos corredores do hotel possuem forças malignas.

13. Carrie, a estranha – Stephen King (1974)

O livro narra a história de Carrie, a Estranha. Na adolescência, ela é perseguida por colegas e professores e super protegida pela mãe, que não deixa que ela viva como as jovens de sua idade. Mas Carrie tem um segredo: ela tem o poder da telecinese, e irá usá-lo para se vingar de todos que a prejudicaram.

14. O Exorcista – William Peter Blatty (1971)

Um dos clássicos da literatura de horror, O Exorcista é um dos livros mais macabros do gênero. Inspirado na história real de exorcismo da adolescente Regan, que começa a ter estranhas mudanças de comportamento, a obra narra um aterrorizante caso de possessão de demoníaca. O exorcismo da menina cabe a Damien Karras, um padre da universidade de Georgetown.

15. A Assombração da Casa da Colina – Shirley Jackson (1959)

O livro foi adaptado para uma série de TV e lançado em 2018. Eleanor, Theodora e Luke são convidados para passar um tempo na Casa da Colina, uma antiga mansão mal-assombrada. O que todos acreditavam ser um mito se apresenta como o pior pesadelo dos hóspedes, colocando em risco a vida e a sanidade de todos.

16. Contos de Imaginação e Mistério – Edgar Allan Poe (1902)

O livro reúne 20 contos repletos de imaginação e mistérios. Os mais famosos são Os Assassinatos na Rue Morgue, A Queda da Casa Usher e O Poço e o Pêndulo. É uma oportunidade dos leitores conhecerem outros contos não tão famosos como Leonizando, Os Fatos no Caso do Sr. Valdemar e Silêncio: uma Fábula.

17. Drácula – Bram Stoker (1897)

O conde Drácula pede a ajuda do advogado Jonathan Harker para comprar uma propriedade em Londres. O advogado então viaja para os confins da Transilvânia, mas logo nota que no Castelo Drácula nada é o que parece ser, inclusive, o conde. Uma ameaça segue para o Ocidente e fatos estranhos começam a acontecer na Inglaterra.

18. O Gato Preto – Edgar Allan Poe (1843)

Nesse conto, Poe conta a história de um homem que enforca seu próprio gato em um momento de embriaguez. Ele então adota outro animal, mas passa a ser perseguido pelo fantasma do gato. Com o tempo, o animal adotado também passa a despertar a mesma aversão em seu dono e, além disso, tem em sua pelugem a marca da forca.

19. O Poço e o Pêndulo – Edgar Allan Poe (1842)

Nesse conto, Poe traz um personagem que não sabia qual seria o seu fim. Tendo a Espanha medieval como pano de fundo, conta a história de um homem julgado pela inquisição e levado para uma cela com características especiais. Só no último minuto é que o leitor conhece o fim surpreendente do personagem.

20. Frankenstein – Mary Shelley (1818)

No livro, conhecemos a história do cientista Victor Frankenstein que deseja ser o melhor cientista de todos os tempos. Então, ele usa partes do corpo de pessoas mortas para criar um monstro gigante, o que ele logo percebe que foi um erro. O monstro foge antes que ele possa corrigir seu erro e coloca todos em perigo.

Nessa seleção mencionamos os livros de terror mais procurados pelos leitores do gênero. Alguns foram publicados há mais de 100 anos e continuam nas listas de livros que os amantes do terror não devem deixar de ler! Qual o seu favorito?