15 filmes de zumbi que exploram os mortos-vivos de diferentes maneiras

Escrito por Mariana Bianchini

Ama assistir filmes de zumbi? Então, pegue a pipoca e se prepare para conhecer os títulos abaixo. Esse tipo de filme começou a ser produzido nos anos 30 e fez tanto sucesso ao longo das décadas que, hoje em dia, é difícil inovar no gênero. Apesar da saturação, alguns longas que surgiram nos últimos anos conseguiram explorar os mortos-vivos de maneiras diferentes. Confira:

1. Invasão Zumbi (2016)

A Coreia do Sul está sempre mostrando qualidade em seus filmes e “Invasão Zumbi” não é exceção. Com bons efeitos visuais, o longa de 2016 acompanha a jornada de um pai e de uma filha a bordo de um trem rumo à Busan, uma cidade que ainda não foi infectada pela epidemia zumbi que assombra o país. Veja na Netflix!

2. Zumbilândia (2009)

Com Jesse Eisenberg, Emma Stone, Woody Harrelson e Abigail Breslin no elenco, “Zumbilândia” se tornou um sucesso pelo seu humor. No enredo, mais da metade da população dos Estados Unidos foi transformada em zumbi e alguns dos poucos sobreviventes se unem para tentar chegar a um parque de diversões em Los Angeles – um lugar supostamente livre de mortos-vivos.

3. A Noite dos Mortos-Vivos (1968)

“A Noite dos Mortos-Vivos” é um filme de terror que foi dirigido por George A. Romero de maneira independente e em preto e branco em 1968. Esse filme não foi o primeiro filme de zumbi a ser lançado, mas deu início ao subgênero “apocalipse zumbi”. Além disso, também foi responsável por moldar o arquétipo contemporâneo de zumbis na cultura popular.

4. Despertar dos Mortos (1978)

10 anos depois de “A Noite dos Mortos-Vivos”, George A. Romero lançou “Despertar dos Mortos” que, apesar de fazer parte da série Living Dead, não faz uso de nenhum dos personagens do filme anterior. Em 2008, ambos os longas foram nomeados pela revista Empire como um dos 500 melhores filmes de todos os tempos.

5. Todo Mundo Quase Morto (2004)

Esse filme foi bem avaliado pela crítica e pelo público e até ganhou um BAFTA de Melhor Roteiro! Com referências aos filmes de zumbi George A. Romero – clássicos do gênero -, “Todo Mundo Quase Morto” gira em torno de Shaun que, mesmo sendo um cara monótono, decide virar um herói e tentar salvar as pessoas que ama de uma epidemia zumbi.

6. Meu Namorado é um Zumbi (2013)

Fugindo dos clichês, em “Meu Namorado É um Zumbi”, Nicholas Hoult interpreta um zumbi que se apaixona por uma humana e dá início ao que se tornaria a cura para o zumbinismo: o amor. Teresa Palmer, Analeigh Tipton, Rob Corddry, Dave Franco e John Malkovich completam o elenco principal.

7. Guerra Mundial Z (2013)

Com Brad Pitt no elenco, “Guerra Mundial Z” conta a história de Garry Lane, que conseguiu escapar de um ataque zumbi com a esposa e duas filhas. Eles são levados para um grupo da Marinha dos Estados Unidos em alto mar. Lá, ele é coagido a acompanhar oficiais do Governo até a Coreia do Sul para encontrar o primeiro caso de surto zumbi e tentar criar uma cura.

8. Zumbis na Neve (2009)

Nesse filme de origem norueguesa, oito estudantes de medicina viajam para uma estação de esqui isolada. Em meio a histórias que não fazem sentido e conversas assustadoras advindas de um velho estranho e maluco, os jovens acabam reerguendo um exército de zumbis nazistas.

9. Cargo (2018)

Produzido pela Netflix, “Cargo” é um filme de zumbi australiano. Na história, o protagonista Andy foi infectado pelo vírus que o transformará em morto-vivo e tem apenas 48 horas para encontrar um lugar seguro e pessoas dispostas a cuidarem de sua filha. Para além de sua temática principal, o longa dialoga sobre amor, família e compaixão.

10. Os Mortos Não Morrem (2019)

O diretor Jim Jarmusch e o elenco de peso – composto por Adam Driver, Bill Murray, Selena Gomez, Chloë Sevigny, Tilda Swinton, Steve Buscemi, Austin Butler, RZA, Tom Waits, Danny Glover, Caleb Landry Jones, Rosie Perez e Carol Kane – chamam a atenção para esse filme de zumbi de 2019 que mistura comédia e terror.

11. Extermínio (2002)

Nessa história, o apocalipse zumbi começou depois de um ataque de macacos infectados. Aqueles que ainda não foram infectados estão buscando por seus entes queridos, quando descobrem que há um local seguro para onde podem seguir. Resta saber se conseguirão chegar lá vivos ou morto-vivos!

12. Planeta Terror (2007)

Estranhos ataques deixam inúmeras pessoas feridas, incluindo Cherry, uma dançarina que perdeu uma das pernas e a trocou por uma arma, tornando-se assim a líder do grupo que vai tentar se proteger de demais ataques zumbis.

13. Madrugada dos Mortos (2004)

Num cenário apocalíptico, um grupo de pessoas consegue se refugiar dos ataques zumbis em um shopping center. Porém, a medida que os suprimentos se esgotam, esse grupo se vê encurralado para sair de lá e tentar sobreviver.

14. Dia dos Mortos (1985)

Outro dos filmes de zumbi de George A. Romero, com uma história de arrepiar. Aqui, um grupo de cientistas e militares conseguiram se refugiar e estão tentando descobrir a cura para acabar com os zumbis. Mas um desentendimento entre eles pode colocar tudo a perder.

15. Fome Animal (1992)

Um encontro desagradável fez com que a mãe de Lionel contraísse raiva e se tornasse um zumbi. A partir daí, o rapaz precisa tentar escondê-la dos demais para que o caso não se torne uma epidemia.

Se você é superfã de histórias que fogem da realidade, confira uma lista bastante especial com títulos imperdíveis de filmes de fantasia e aproveite!