20 filmes de luta imperdíveis para quem curte muita ação

Escrito por Flávia Resende

Os filmes de luta agradam os brasileiros há décadas, desde a ascensão de Bruce Lee, que conseguiu fazer com que as artes marciais se tornassem populares no cinema. Seja um filme de boxe ou artes marciais, esses filmes têm muita ação e golpes que agradam os fãs do gênero.

Você está procurando uma lista com os melhores filmes de luta? Então confira a seguir 20 filmes cheios de ação com alguns dos atores mais consagrados do gênero como Bruce Lee, Jackie Chan e Jet Li.

1. Kickboxer: A Retaliação (2018)

Sequência de Kickboxer: O Desafio do Dragão, o filme começa um ano depois dos eventos do primeiro filme. Kurt continua cumprindo sua promessa de não voltar à Tailândia, mas é sedado e enviado ao país à força para lutar contra um Mongkut. Se Kurt vencer o lutador de mais de 2 metros de altura, ele ganhará a sua liberdade e 2 milhões de dólares.

2. Nocaute (2015)

Nocaute é outro filme que vai agradar os fãs de filmes de luta. Nele, o lutador Billy enfrenta várias tragédias em sua vida pessoal enquanto segue seu caminho em busca do título de campeão. Além de lutar nos ringues, ele terá que também lutar para conquistar o respeito e o amor da filha.

3. Creed: Nascido para Lutar (2015)

Em Creed, Adonis tem a luta no sangue e resolve competir boxe profissionalmente. Depois de muita insistência, Rocky Balboa aceita treinar Adonis. Um luta pela vida, enquanto o outro pelo sucesso.

4. Tapped Out – A Revanche (2014)

No filme, acompanhamos a história de um adolescente que tem que prestar serviços comunitários em uma escola de luta. Ao entrar para esse universo, ele resolve se inscrever em um torneio de MMA para lutar com o homem que matou seus pais.

5. O Imbatível 3: Redenção (2010)

O filme mostra o primeiro campeonato internacional de lutadores em uma prisão disputado por oito presidiários de várias partes do mundo. Em uma disputa de vida ou morte e de apostas milionárias, o campeão vai receber o prêmio mais cobiçado por todos: a liberdade.

6. O Lutador (2008)

Recomendado para quem gosta de filmes de luta, principalmente boxe, O Lutador conta a história do campeão mundial de boxe George ‘Iceman’ Chambers que, depois de uma armação, é preso por tráfico de drogas na Rússia. Ele vai usar suas habilidades no ringue quando um lutador de artes marciais desafiá-lo.

7. Quebrando Regras (2008)

Voltado para as artes marciais, o filme é sobre Jake Tyler, que tem a vida mudada quando ele se envolve com o clube de luta secreto de sua escola. Ele começa a levar a luta mais a sério e se concentra na luta contra seu principal rival quando fica sabendo que sua família e seus amigos estão correndo perigo.

8. O Grande Mestre (2008)

Em O Grande Mestre é contada a história de Ip Man, que foi mestre de Bruce Lee, e cresceu em uma China separada pelo preconceito e pela guerra. Ele ganhou destaque depois de participar de várias lutas contra lutadores de kung fu e mestres do wushu.

9. O Mestre das Armas (2006)

Huo Yuanjia foi o mais famoso mestre de toda a China, mas uma grande guerra fez com que o país fosse dominado por estrangeiros. Os novos governantes então organizaram um torneio com guerreiros de vários países e foram surpreendidos com a decisão de Huo de também participar da competição.

10. Cão de Briga (2005)

O filme tem Jet Li no elenco que, ao lado de Jackie Chan, é considerado um dos atores asiáticos mais bem-sucedidos de Hollywood. O longa conta a história de Danny, que foi retirado das ruas por Bart aos 4 anos e desde então foi tratado como um cão e, inclusive, treinado para atacar. Com uma simples ordem, Danny é capaz de avançar em qualquer pessoa. Mas tudo muda quando Danny encontra o cego Sam, que junto de Victoria, faz com que ele enxergue seu outro lado humano. Quando a percepção de vida de Danny muda drasticamente, Bart e seus adeptos decidem matá-lo.

11. Menina de Ouro (2004)

Único filme de luta da lista cuja lutadora é uma mulher, Menina de Ouro conta a história de superação de Maggie. A jovem tem um dom para o boxe e procura Frankie para que ele possa treiná-la, mas ele não aceita mulheres. Maggie não desiste e passa a treinar no ginásio até que Frankie decide dar uma chance a ela.

12. Ong Bak – Guerreiro Sagrado (2003)

Quando a cabeça de Ong-Bak, o Buda sagrado, é roubada em uma vila pobre, Ting se oferece para recuperar a relíquia representante de uma cerimônia praticada pelos moradores da cidadezinha. Ele terá que ir contra seus princípios e usar o Muay Thay em um combate para evitar o sofrimento de seu povo.

13. O Terno de 2 Bilhões de Dólares (2002)

Um dos vários filmes estrelados por Jackie Chan, o Terno de 2 Bilhões de Dólares conta a história de Jimmy Tong, que acaba experimentando o terno de seu chefe. Seria algo comum se o terno fosse um simples terno. A roupa é, na verdade, computadorizada e dá vários poderes a quem usá-lo. A partir de então, Jimmy se vê envolvido em intrigas de espionagem.

14. Lutar ou Morrer (1994)

Para quem curte os filmes de artes marciais mais antigos, Lutar ou Morrer é uma boa pedida. Na trama, o chinês Chen é estudante de engenharia e está apaixonado pela filha do diretor. Quando fica sabendo que seu mestre de kung fu foi morto durante uma luta contra o japonês Ryuichi Akutagawa, ele volta para Shangai. Chen tenta provar que seu mestre, na verdade, morreu envenenado. Isso vai dar início a uma disputa entre China e Japão.

15. Dragão: A História de Bruce Lee (1993)

O filme é baseado no livro escrito por Linda Lee Cadwell, esposa de Bruce Lee. Nesse filme, os fãs de lutas podem conhecer a história do lutador que conseguiu tornar as artes marciais populares no cinema. Bruce Lee morreu aos 33 anos, em 1973, vítima de um edema cerebral.

16. O Grande Dragão Branco (1988)

Em O Grande Dragão Branco, Jean-Claude Van Damme interpreta um lutador de artes marciais que passou anos sendo treinado para participar de um torneio mundial de artes marciais. Nesse torneio, é comum ver um participante deixando o local machucado ou até mesmo morto. Frank desobedece a ordens do exército e vai para a competição. Lá ele descobre que seu principal oponente já matou alguns de seus adversários.

17. O Último Dragão (1985)

No filme, o lutador Leroy quer conquistar o nível mais alto das artes marciais. Mas, durante essa jornada, ele vai ter que enfrentar Sho’nuff, o Shogun do Harlem, e salvar uma cantora de um empresário obcecado.

18. Karatê Kid: A Hora da Verdade (1984)

O filme Karatê Kid marcou uma geração com Daniel Sam e o Sr. Miyagi e é o melhor dos quatro filmes da franquia Karatê Kid. No filme acompanhamos a história de Daniel, um menino que se muda com a mãe para a Califórnia e não se adapta em seu novo lar. Tudo muda quando o ex-namorado de uma garota que gosta dele começa a persegui-lo com sua gangue. Certo dia, Daniel é salvo pelo Sr. Miyagi, mestre na arte do karatê. Para que Daniel seja capaz de se defender da gangue de Johnny, o senhor se dispõe a ensiná-lo os ensinamentos do karatê.

19. Rocky: Um Lutador (1976)

Esse foi o primeiro filme da franquia Rocky. Sylvester Stalone interpreta Rocky Balboa, um lutador de boxe que tem a oportunidade de lutar contra o campeão mundial dos pesos-pesados. O que para Apollo Creed é um jogo de marketing, para Rocky é algo sério que faz com que ele treine intensivamente para enfrentar o lutador.

20. A Fúria do Dragão (1972)

No filme, Bruce Lee interpreta Chen Jun. Quando ele volta para a escola em Shangai, ele descobre que seu mestre de kung fu morreu em condições suspeitas. Então ele decide investigar a morte de seu professor, ao mesmo tempo em que enfrenta maus momentos devido às tensões sociais que cobrem a área.

Com essas indicações você vai poder curtir filmes de luta com cenas de ação de tirar o fôlego, além de conhecer mais sobre o mundo das artes marciais e do boxe. Prepare a pipoca e dê o play! E se você se considera um cinéfilo, confira essa lista com os melhores filmes clássicos.