14 filmes de robôs para mergulhar nesse universo

Escrito por Bruna Soder

Filmes de robôs fazem nossa mente viajar naquilo que é, até então, desconhecido, pensando em como será o mundo quando convivermos naturalmente com essas criaturas programadas. Para explorar sua imaginação, veja nossa lista de filmes e aproveite!

1. Transformers (2007)

Um dos filmes de robôs mais famosos, Transformers, faz parte de uma franquia de brinquedos e desenhos animados dos anos 80. No primeiro filme, duas raças inimigas de uma espécie alienígena de robôs gigantes trazem sua batalha para a Terra, e acabam envolvendo Sam, que não esperava que seu recém comprado carro fosse um desses robôs disfarçados.

2. Bumblebee (2018)

Bumblebbe, o simpático robô de Transformers, ganhou em 2018 seu primeiro filme solo. No filme, o personagem é encontrado em um ferro velho pela jovem Charlie, mas na forma de um Fusca caindo aos pedaços. Após consertar o que seria o seu primeiro carro, Charlie descobre que aquele não é apenas um automóvel. Essa divertida aventura mostra uma amizade inusitada, mas que pode colocar ambos em perigo.

3. Gigantes de Aço (2011)

Em Gigantes de Aço são os robôs que lutam nos ringues, e os boxeadores estão aposentados. Nesse cenário, Charlie, um ex-lutador, se vê encurralado por seu filho para treinar um robô em grandes duelos. Isso até se depararem com seu maior rival!

4. Círculo de Fogo (2013)

Este é um filme disponível na Netflix, e conta a história de um futuro onde robôs gigantes lutam contra monstros chamados Kaiju. A luta parece perdida até que um velho robô, dado por vencido, compra a briga e passa a ser comandado por um piloto e uma treinadora.

5. Eu, Robô (2004)

Este é um filme sobre um futuro não muito distante, onde os robôs fazem parte do cotidiano. Um detetive é chamado para investigar uma morte. E, contrariando a programação que impede as máquinas de cometer qualquer tipo de violência contra um humano, o principal suspeito desse crime é um robô.

6. A.I.: Inteligência Artificial (2001)

Nessa ficção futurista, conhecemos a jornada de David, um robô programado para agir como uma criança e amar seus pais. Após ser adotado por uma família humana, David tem que lidar com os desafios de ser aceito e encontrar seu lugar no mundo.

7. Ex Machina: Instinto Artificial (2014)

Em Ex Machina, um jovem programador chamado Caleb é o sorteado para participar de um experimento envolvendo inteligência artificial. Aos poucos, Caleb passa a desconfiar de Nathan e de sua proposta, mas não podia imaginar os segredos por trás desse experimento.

8. O Exterminador do Futuro (1984)

Em um futuro distópico em que as máquinas se rebelaram contra os humanos, um robô é enviado para o passado com a missão de exterminar Sarah Connor, a mãe do principal líder da resistência contra as máquinas. Além disso, um humano também é enviado para o passado para protegê-la e garantir a sobrevivência da humanidade.

9. O Homem Bicentenário (1999)

Um robô humanoide encarregado das tarefas domésticas é o novo integrante da família. Com o passar do tempo, todos percebem que Andrew, o robô, demonstra ter características humanas, como a sensibilidade e a curiosidade. Em meio a esse cenário, Andrew caminha em busca da liberdade para se tornar o mais próximo de um ser humano.

10. I Am Mother (2019)

A trama original da Netflix conta a história de uma jovem que foi criada por um robô, a quem chama de mãe. Sua missão é repopular a Terra, mas novas informações sobre o lado de fora de onde vive trancada podem balançar sua relação com sua mãe robô.

11. O Gigante de Ferro (1999)

Nessa animação clássica do final dos anos 90, conhecemos a história de um solitário garoto que encontra um robô gigante vindo de outro planeta. O inusitado encontro resulta em uma amizade sincera, e mostra que o Gigante de Ferro também tem sentimentos. Mas logo a notícia chega às autoridades, que encaram o robô como uma ameaça.

12. Robôs (2005)

Rodney Lataria é um robô sonhador, que sai de sua cidade em busca de um sonho. Mas esses planos são interrompidos por grandes decepções e uma disputa contra aqueles que desejam o fim das latarias antigas. Esse é um dos filmes de robôs mais envolventes e divertidos!

13. WALL-E (2008)

Nesse filme, o personagem principal é um robô compactador de lixo, um Wall-E, o único que ainda funciona na Terra e tenta limpá-la sozinho. A humanidade foi toda transferida para uma nave que permanece em movimento sem saber quando poderá voltar ao seu planeta. E é nesse contexto que o robozinho supersimpático conhece Eva, e os dois embarcam em uma aventura para tentar salvar a Terra.

14. Operação Big Hero (2014)

Um garoto apaixonado por robótica e um robô atrapalhado se unem para salvar a cidade de perigos eminentes. Mas eles não estão sozinhos: uma equipe tão inexperiente quanto eles se une nessa jornada. O filme arranca boas lágrimas e risadas e está disponível na Netflix.

Depois dessa seleção de filmes de robôs, que tal conferir outra lista com filmes de fantasia para não perder o ritmo? Com certeza tem um filme perfeito para você!