15 filmes de artes marciais para quem gosta de ação e pancadaria

Escrito por Mariana Bianchini

Os filmes de artes marciais são um subgênero dos filmes de ação e têm como principal característica de roteiro a presença de diversas lutas entre os personagens da trama. Bruce Lee é considerado por muitos o artista de artes marciais mais influente de todos os tempos, mas Jackie Chan, Jet Li e Sammo Hung são outros nomes importantes. Confira!

1. O Grande Mestre

O primeiro filme da lista é O Grande Mestre, de 2008, porque ele conta a história real de Yip Man, mestre de kung fu e professor e mentor de alunos que se destacaram nas artes marciais. Seu aluno mais famoso foi Bruce Lee, que foi lutador de artes marciais e um grande ator desse gênero de filmes.

2. Operação Dragão

Um dos filmes de maior sucesso de Bruce Lee foi Operação Dragão, mas, infelizmente, esse também foi seu último filme completo, já que o ator e mestre faleceu três semanas antes da estreia. Uma outra curiosidade dessa produção é que Jackie Chan trabalhou como coadjuvante e lutou com Bruce Lee, sem saber que se tornaria referência em artes marciais no cinema anos depois.

3. Os Sete Samurais

Os Sete Samurais é um filme japonês de 1954 e é ambientado em uma aldeia que está sendo constantemente invadida por bandidos. Por isso, o samurai Kambei e seis outros companheiros samurais são chamados para defendê-la e treinar seus moradores para lutar.

4. Kung-Fusão (2004)

Dirigido e estrelado por Stephen Chow, Kung-Fusão é um filme chinês de 2004. Aqui, Sing e Bones fingem ser bandidos para enganar os moradores de Pig Sty Alley, mas tudo se complica quando eles encontram os verdadeiros criminosos e precisam ser defendidos por um mestre das artes marciais. Assista na Netflix!

5. Kill Bill

Kill Bill é um clássico de Quentin Tarantino. Inicialmente pensado como um volume único, foi dividido em duas partes por conta de sua duração, que totalizava quatro horas. A história gira em torno da vingança de Beatrix Kidd – personagem eternizada por Uma Thurman – contra seus antigos companheiros.

6. Os Cinco Venenos de Shaolin

Nesse filme, um velho mestre de artes marciais prepara e envia seu último aluno, Yang Tieh, para encontrar seus cinco antigos discípulos e descobrir qual deles está usando seus ensinamentos para o mal. Esse filme está disponível na Netflix.

7. O Dragão Chinês

Disponível no Prime Video, da Amazon, O Dragão Chinês é mais um filme de artes marciais estrelado por Bruce Lee. No roteiro, Cheng Chao-An é um chinês que mora na Tailândia e trabalha em uma fábrica de gelo. O dono dessa fábrica, entretanto, está envolvido com drogas e prostituição e Cheng Chao-An deve derrotá-lo com seus conhecimentos em artes marciais.

8. O Jovem Mestre do Kung Fu

Esse filme foi dirigido, escrito e estrelado por Jackie Chan, que interpreta Dragon, um jovem lutador de kung fu que descobre que seu amigo e parceiro Tiger está traindo o grande mestre. Entretanto, quando Tiger é acusado de um crime que não cometeu e Dragon é confundido com ele, a inocência de ambos será colocada à prova.

9. A Hora do Rush

Mais um filme com Jackie Chan na lista! Além dele, o famoso ator de comédia Chris Tucker também está no elenco do longa de 1998. Aqui, Chan é o Inspetor Lee e precisará ajudar na missão de resgate da filha de um diplomata chinês. O sucesso do filme foi tão grande que duas sequências foram lançadas em 2001 e em 2007.

10. Romeu Tem Que Morrer

Disponível na Netflix, Romeu Tem Que Morrer é um filme americano que gira em torno do personagem Han Sing. Ele é filho do comandante da máfia chinesa de São Francisco, mas está cumprindo pena por um crime que não cometeu em Hong Kong. Quando ele descobre que seu irmão foi morto, escapa da prisão e vai para os Estados Unidos em busca de vingança.

11. O Tigre e o Dragão

Esse filme chinês foi dirigido por Ang Lee e escrito com base no livro homônimo de Du Lu Wang, e recebeu dez indicações ao Oscar de 2001, incluindo melhor filme e melhor diretor. Diferente dos outros filmes dessa lista, o longa tem duas fortes mulheres como protagonistas, que são interpretadas pelas atrizes Michelle Yeoh e Zhang Ziyi – o que é incomum para o gênero.

12. O Mestre das Armas

Em O Mestre das Armas, o famoso mestre Huo Yuanjia acaba tendo que lutar para defender a honra da China depois que estrangeiros dominam o país, porque eles decidem organizar um torneio cujo objetivo é mostrar a superioridade de outros povos frente aos guerreiros chineses.

13. Ong Bak – Guerreiro Sagrado

Aqui, uma importante estátua com a cabeça do buda Ong Bak é roubada de uma pequena cidade na Tailândia. Então, o jovem guerreiro Ting precisa usar seus conhecimentos em artes marciais para recuperá-la enfrentando uma gangue criminosa do país.

14. O Mestre Invencível

Nesse longa-metragem, que pode ser encontrado para exibição na Netflix, Jackie Chan interpreta Wong Fei-hong, um jovem desobediente e travesso que é mandado por seu pai para treinar com seu tio – um mestre impiedoso das artes marciais. Quando ele descobre que seu pai está correndo perigo, ele volta à sua cidade natal para resgatá-lo das mãos de assassinos.

15. Kung Fu Panda

Para finalizar a lista, Kung Fu Panda é um respiro de leveza e humor. Essa animação de 2008 tem Po como protagonista, um panda que sonha em se tornar um mestre de kung fu. O filme foi produzido pela DreamWorks e distribuído pela Paramount e teve John Stevenson na direção.

Se você curtiu todos os filmes indicados nessa lista, provavelmente gosta bastante de curtir uma ação, certo? Então, confira uma lista de filmes de aventura com títulos que prometem muita emoção!