20 curiosidades sobre a Lua que você não conhecia

Escrito por Aline Saab

O satélite natural da Terra provoca interesse em todos nós pelo mistério que lá existe. Afinal, há anos os cientistas pesquisam sobre todos os aspectos da Lua. Mas você sabia que existe água na Lua? Ou que vemos sempre o mesmo lado dela voltado para a Terra? Isso mesmo. E para você conhecer essas e outras curiosidades, listamos 20 fatos interessantes sobre a Lua que provavelmente você não sabia.

1. Sempre enxergamos o mesmo lado da Lua

iStock

Você não leu errado, é isso mesmo, da Terra nós sempre vemos o mesmo lado da Lua. Isso acontece porque o tempo que a Lua demora para girar ao seu redor (rotação) é o mesmo que ela demora para girar ao redor da Terra (translação), no período de aproximadamente 28 dias. Esse é o motivo pelo qual a Lua sempre está com o mesmo lado virado para a Terra.

2. O primeiro objeto atingiu a Lua em 1959

O primeiro objeto construído pelo homem a atingir a superfície lunar foi a sonda Luna 2 em 1959 enviada pelos soviéticos. Porém, apenas a sonda Luna 3 que enviou as primeiras imagens da face oculta da Lua.

3. Nós vemos um pouco mais da metade da Lua

Muitos livros de história dizem que nós só conseguimos ver a metade da Lua, porém isso não é bem verdade. A realidade é que enxergamos 59% da Lua (quase três quintos) e isso acontece porque o movimento de rotação e o movimento completo da Lua em torna da Terra não se mantém em perfeita sintonia a todo momento, mesmo que acabem juntos ao final do mês. Esse efeito chama-se libração de longitude.

4. É preciso milhares de Luas para igualar o brilho do sol

A proporção do brilho do sol para a Lua equivale a diferença de 398.110 a 1. Se o céu é de 360 graus (incluindo abaixo do horizonte) e a Lua mede apenas meio grau de diâmetro, você pode encher todo o céu com 206.264 Luas cheias e ainda assim faltaria centenas de Luas para se igualar ao brilho do sol.

5. As crateras da Lua são nomeadas em homenagem a pessoas importantes

iStock

As crateras lunares são formadas por asteroides e cometas que atingiram a Lua. Apenas no lado mais próximo da Lua da Terra, existem aproximadamente 300 mil crateras com mais de 1 km de extensão. Elas são nomeadas por cientistas, artistas, exploradores. Por exemplo, existe a Cratera Copernicus em homenagem ao astrônomo polonês Nicolaus Copernicus, e ainda a Cratera de Arquimedes em homenagem ao matemático grego Arquimedes. A IAU (International Astronomical Union) é a responsável por nomear as crateras.

6. A Lua engloba uma faixa de temperatura enorme

A temperatura do equador lunar varia de uma temperatura extremamente baixa como -173 ºC à noite à extremamente alta como 127 ºC durante o dia. Em algumas crateras que são muito profundas, perto dos pólos da Lua, a temperatura pode chegar perto de -240 ºC.

7. A Lua tem seu próprio fuso horário

Kenneth L. Franklin foi um dos principais astrônomos do Hayden Planetarium de Nova York e ele inventou um relógio que poderia ser usado em solo lunar. A medida do tempo na Lua ele chamou de “lunações” e cada lunação equivale a 29,5 dias na Terra. Com base nos meridianos de 12 graus de largura, Franklin idealizou fusos horários lunares semelhantes aos fusos horários da Terra e nomeou-o de Tempo Lunar (TL).

8. As pegadas dos astronautas ainda estão lá

Uma vez que na Lua não existe vento e nem água em estado líquido, acredita-se que, provavelmente, as pegadas dos astronautas que já pisaram na Lua ainda estão lá e podem permanecer por milhões de anos. Assim como a bandeira que o astronauta Neil Armstrong colocou em solo lunar.

9. A Lua é oval

A Lua não é redonda ou esférica, mas sim, oval. O centro da massa da Lua não está no centro geométrico do satélite, está a cerca de 2 km de distância do centro. Por isso a Lua tem um formato mais parecido com um ovo, apesar de nos parecer redonda.

10. A Lua está se afastando de nós

iStock

Você não leu errado, a Lua está, de fato, se afastando da Terra! A cada ano que passa a Lua utiliza parte da energia rotacional da Terra para se movimentar 3,8 centímetros mais alto em sua órbita. Alguns pesquisadores acreditam que quando se formou, a Lua estava a uns 22.530 km da Terra e agora está, em média, a 385.000 km de distância.

11. A revolução da Lua não demora exatos 28 dias

Revolução é o tempo que a Lua leva para dar a uma volta completa em torno da Terra. Portanto, o tempo da revolução é de 27 dias, 7 horas, 43 minutos, 11,6 segundos para orbitar a Terra uma vez e não de 28 dias, como alguns livros e sites colocam.

12. A Lua se formou de uma colisão

Segundo cientistas, a Lua se formou por meio de uma grande colisão. O que aconteceu é que um enorme objeto (aproximadamente do tamanho de Marte) colidiu com a Terra há 4.6 bilhões de anos, logo após o sistema solar começar a se formar. Assim, uma nuvem de rocha vaporizada, tanto da Terra quanto do objeto, cresceu e entrou em órbita ao redor da Terra. Ao passar do tempo, a nuvem esfriava e se condensava, tornando-se um sólido, formando a Lua.

13. Luas cheias não são todas do mesmo tamanho

O tamanho das Luas cheias dependem se a Lua está em seu apogeu (mais longe) ou em seu perigeu (mais próxima) da Terra. A Lua é geralmente 14% maior quando está em seu perigeu. Portanto, nem todas as Luas cheias são do mesmo tamanho.

14. A Lua não pode ser vista de outros planetas a olho nu

Segundo pesquisadores, a partir do planeta Marte em diante você não consegue visualizar o satélite natural da Terra a olho nu. Portanto, além de Mercúrio, Vênus e Marte (e a Terra, claro) nos outros planetas, ou seja, Saturno, Júpiter, Urano e Netuno, é preciso utilizar a ajuda de um telescópio para enxergar a Lua.

15. A Lua foi bombardeada por meteoritos

iStock

A superfície da Lua é cheia de crateras que resultou de um bombardeio violento de meteoritos que a atingiram por volta de três a quatro bilhões de anos atrás. Os cientistas chamaram isto de um período de “cataclismo lunar”. Apesar do tempo passado, a sua superfície não mudou, pois a Lua não é geologicamente muito ativa e sem vento ou chuva, com pouca erosão superficial.

16. Apenas 12 pessoas estiveram na Lua

Até o momento somente doze astronautas norte-americanos pisaram na Lua. Eles foram transportados pelas naves Apollo entre 1969 e 1972, sendo todos eles são homens, brancos e americanos. São eles: Neil Armstrong, Edwin “Buzz” Aldrin, Charles “Pete” Conrad, Alan Bean, Alan Shepard, Edgar Mitchell, David Randolph Scott, James Irwin, John Watts Young, Charles Duke, Eugene Cernan e Harrison Schimitt.

17. Se a Lua desaparecesse…

Caso a Lua desapareça, algumas consequências chegarão até nós. Por exemplo, duas delas seriam na mudança climática e no ecossistema marinho. Se a Lua desaparecer o ciclo sazonal irá mudar, alterando as zonas climáticas que provocariam zonas de glaciação nos hemisférios. Como a Lua afeta diretamente as marés, caso ela desaparecesse a corrente marinha ficaria comprometida influenciando diretamente na vida de organismos marinhos como o plâncton, que são fundamentais para a base da cadeia alimentar.

18. Há dois tipos de terrenos na Lua: o claro e o escuro

Na Lua, existe o terreno mais brilhante que é chamado de “terras altas” porque sua elevação é maior e o terreno escuro, que é chamado de lunar “maria” e tem menor elevação. Esses são os dois tipos básicos de terreno na superfície lunar. O terreno claro é mais antigo que o escuro.

19. Na Lua tem água

Em 2008, a NASA declarou que havia descoberto água na Lua através de análises rochosas coletadas por astronautas. Após anos e muitas análises descobriram que há, de fato, água em abundância na Lua, abaixo da camada de poeira rochosa. A água não está em estado líquido, mas sim em depósitos de gelo no fundo das crateras lunares . A água tem bilhões de anos, o que pode ajudar os cientistas sobre a história do satélite da Terra.

20. Cientistas levaram conexão Wi-Fi para a Lua

iStock

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da NASA conseguiram transmitir conexão de internet sem fio (Wi-Fi) para o satélite. Dados foram enviados entre a Lua e a Terra, vencendo a distância de 384,6 mil quilômetros que os separam. O sinal percorre todo o caminho da Terra irradiado por 4 telescópios infravermelhos que fornecem conexão à internet por meio dos raios laser.

Gostou dessas curiosidades? Qual foi a que mais te surpreendeu?