20 livros de suspense para quem gosta de uma leitura eletrizante

Escrito por Mariana Bianchini

A leitura nos permite visitar outros mundos e cenários diversos. Por vezes, somos levados a histórias de amor. Por outras, nos aventuramos em descobrir mais sobre o nosso passado. Universos fantasiosos também são destinos constantes. Entretanto, se seus livros favoritos são os livros de suspense, você está no lugar certo. Abaixo, você encontra títulos aclamados que envolvem grandes mistérios. Boa viagem!

1. Origem – Dan Brown (2017)

Ambientado na Espanha, Origem é o sétimo livro de ficção do escritor Dan Brown. Além disso, é o quinto a ser protagonizado pelo personagem Robert Langdon – que também aparecem em Anjos e Demônios, O Código Da Vinci, O Símbolo Perdido e Inferno. A obra foi lançada em setembro de 2017 nos Estados Unidos e no mês seguinte no Brasil.

2. A Mulher na Janela – Dan Mallory (2017)

Anna Fox é uma psicóloga que, depois de uma experiência traumática, desenvolveu agorafobia – um distúrbio de ansiedade que a impede de sair de casa. Alcoólatra e solitária, Anna passa a maior parte de seus dias observando a vida de seus vizinhos pela janela. Quando a família Russel se muda para a vizinhança, ela acredita fielmente que viu algo aterrorizante acontecer na casa deles.

3. Quem Era Ela – JP Delaney (2016)

Depois de um rigoroso processo seletivo, Jane Cavendish se muda para o nº 1 da Folgate Street, uma casa linda e minimalista que foi projetada pelo arquiteto Edward Monkford. Entretanto, a casa dos sonhos se transforma em um lugar ameaçador quando ela descobre que a inquilina anterior teve uma morte trágica ali.

4. Canção de Ninar – Leila Slimani (2016)

Nesse thriller da autoria franco-marroquina Leila Slimani, Myriam é mãe de duas crianças pequenas e que exigem toda sua atenção. Ela, com o apoio de seu marido, decide voltar a trabalhar e os dois começam uma busca pela babá perfeita. Então, contratam Louise, sem saber que ela seria a responsável pelo assassinato de seus filhos.

5. A Garota no Trem – Paula Hawkins (2015)

Esse livro de suspense psicológico é de autoria da escritora britânica Paula Hawkins e foi publicado em 2015. Todas as manhãs, Rachel pega o mesmo trem das 9h04 de Ashbury para Londres e observa a casa de número 15, habitada por um casal que ela chama, em sua cabeça, Jess e Jason. Um dia, Jess desaparece e Rachel acredita que pode ajudar nas investigações.

6. Dias Perfeitos – Raphael Montes (2014)

Dias Perfeitos é um best-seller de terror e suspense escrito pelo carioca Raphael Montes! O protagonista da história é Téo, um estudante de medicina jovem e solitário. Em um churrasco, conhece e fica encantando com Clarice, uma aspirante a roteirista de cinema. Diante da resposta negativa por parte dela, Téo decide tomar uma atitude drástica: ele sequestra a garota.

7. Caixa de Pássaros – Josh Malerman (2014)

Esse foi o livro que inspirou o filme de sucesso da Netflix estrelado por Sandra Bullock, Birdbox – ou, em português, Caixa de Pássaros. Nessa história, Malorie e seus dois filhos pequenos tentam sobreviver em um mundo onde não se pode abrir os olhos, já que isso poderia matá-los. Eles, então, começam uma viagem em busca de um lugar seguro.

8. O Chamado do Cuco – Robert Galbraith (2013)

Publicado sob o pseudônimo de Robert Galbraith, O Chamado do Cuco é um livro d J. K. Rowling. O detetive particular Cormoran Strike começa a investigar o suicídio de uma modelo, já que o irmão dela não acredita que ela tenha tirado sua própria vida. Quanto mais ele entra no mundo da jovem, mais esquisitas e perigosas ficam as coisas.

9. Joyland – Stephen King (2013)

Todo mundo sabe que Stephen King é referência quanto o assunto é livros de suspense, certo? Aqui, o jovem universitário Devin Jones começa um trabalho temporário no parque Joyland. Anos antes, uma garota havia sido assassinada ali e existe uma lenda de que seu espírito ainda assombre o local. Devin, então, decide juntar as pontas soltas do caso e solucionar o mistério.

10. Garota Exemplar – Gillian Flynn (2012)

O livro Garota Exemplar, da aclamada escritora de suspense Gillian Flynn, gira em torno de um relacionamento em crise. No dia de seu aniversário de casamento de cinco anos, Amy desaparece. Tudo indica que um crime violento aconteceu e as suspeitas caem sobre seu marido Nick, que tenta provar sua inocência.

11. A Menina Submersa: Memórias – Caitlín R. Kiernan (2009)

Escrito em narrativa não-linear, esse livro é focado na protagonista Imp, que sofre de esquizofrenia desorganizada e, portanto, não é uma narradora confiável dos acontecimentos que cercam a história. Embarque em uma viagem através do labirinto de uma doença mental dentro de um conto de fadas, com direito a uma história de amor e a elementos sobrenaturais.

12. Boneco de Neve – Jo Nesbø (2007)

Boneco de Neve é o sétimo livro de uma série de histórias protagonizadas por Harry Hole, entretanto, as histórias são independentes e você pode ler na ordem que quiser. Quando uma mulher desaparece, a única pista sobre o caso é um cachecol encontrado em um boneco de neve bastante macabro. O livro ganhou uma adaptação cinematográfica em 2017.

13. Objetos Cortantes – Gillian Flynn (2006)

Da mesma escritora de Garota Exemplar, Objetos Cortantes narra o retorno da jornalista e repórter Camille Preaker à sua cidade natal para investigar o assassinato de uma menina e o desaparecimento de outra. Recém-saída de uma clínica psiquiatra, ela também terá que lidar com a mãe desequilibrada, o padrasto distante e a meia-irmã que mal conhece.

14. A Sombra do Vento – Carlos Ruiz Zafón (2001)

Em seu aniversário de onze anos, Daniel Sempere percebe que já não lembra mais do rosto de sua mãe falecida. Então, para lhe trazer um pouco de consolo, seu pai o leva até o Cemitério dos Livros Esquecidos um lugar misterioso e pouco conhecido no centro histórico de Barcelona que funciona como depósito para obras abandonadas. Lá, ele se encanta pelo livro “A Sombra do Vento” e, sem saber, se envolve em uma trama de mistério e loucura na vida real.

15. O Código Da Vinci – Dan Brown (2000)

Uma antiga sociedade secreta, que já teve Leonardo da Vinci, Isaac Newton e Victor Hugo como membros, protege um segredo desde os tempos de Jesus Cristo. Entretanto, o assassinato de Jacques Saunière, curador do Museu do Louvre e um dos líderes dessa fraternidade, coloca esse segredo em risco. Antes de morrer, Saunière deixa uma mensagem cifrada que apenas sua neta, a criptógrafa francesa Sophie Neveu, e um famoso simbologista de Harvard, Robert Langdon, podem desvendar.

16. O Silêncio dos Inocentes – Thomas Harris (1988)

A jovem agente do FBI, Clarice Starling, precisa encontrar o culpado pelo assassinato de cinco mulheres em diferentes cidades dos Estados Unidos. Em 1991, o livro ganhou uma adaptação para o cinema com Anthony Hopkins e Jodie Foster e levou para casa cinco estatuetas do Oscar.

17. O Cemitério – Stephen King (1983)

Considerado um dos melhores e mais assustadores livros de Stephen King, esse romance de terror gira em torno de Louis Creed, um médico de Chicago que se muda para uma cidade pequena no Maine com sua esposa e os dois filhos do casal. O que eles não sabem é que ali existe um cemitério capaz de ressuscitar seres vivos – e transformá-los em criaturas sombrias.

18. O Iluminado – Stephen King (1977)

O Iluminado foi lançado em 1977 e é o terceiro livro escrito por Stephen King. Nesse romance de horror, acompanhamos Jack Torrance que, junto com sua mulher Wendy e seu filho pequeno Danny, se mudam para um hotel isolado e mal assombrado. Lá, forças malignas tentam possuir Danny, que carrega consigo habilidades psíquicas.

19. Os Assassinatos da Rua Morgue – Edgar Allan Poe (1941)

O detetive C. Auguste Dupin se torna responsável por solucionar dois casos brutais de assassinatos de mulheres que aconteceram na Rua Morgue, em Paris, e que parecem impossíveis de resolver. Os Assassinatos da Rua Morgue é um conto escrito por Edgar Allan Poe e foi publicado pela primeira vez em abril de 1841.

20. O Assassinato de Roger Ackroyd – Agatha Christie (1926)

De julho de 1926, O Assassinato de Roger Ackroyd é um romance policial e o primeiro grande sucesso de Agatha Christie. Três assassinatos em série chamam a atenção de Caroline Sheppard, uma velha senhora que pede a ajuda do detetive aposentado Hercule Poirot para desvendar os crimes.

Se além de mistérios, você também curte ler livros assustadores, precisa conferir essa lista com livros de terror que são tão arrepiantes que vão até tirar seu sono.