15 filmes antigos que fizeram sucesso na história do cinema

Escrito por Mariana Bianchini

A origem do cinema não é muito clara, entretanto, a primeira exibição de um curta-metragem aconteceu em Pais, no final de 1895, quando os Irmãos Lumière fizeram uma apresentação da invenção que deram o nome de Cinematógrafo. De lá pra cá, muita coisa mudou. As técnicas e tecnologias do Cinema evoluíram muito, mas algumas produções marcaram décadas dessa história. Veja uma lista com filmes antigos lançados no século XX!

1. Três Homens em Conflito (1966)

Clint Eastwood, Lee Van Cleef e Eli Wallach interpretam os protagonistas de Três Homens em Conflito, filme dirigido por Sergio Leone e lançado em 1966. No longa, eles são pistoleiros competindo para encontrar uma fortuna enterrada no meio das batalhas da Guerra Civil dos Estados Unidos.

2. Fugindo do Inferno (1963)

Durante a Segunda Guerra Mundial, um grupo de soldados aliados é preso em um campo de concentração na Alemanha. Eles estão determinados a fugir do local, apesar das tentativas frustradas. O filme foi escrito por James Clavell e por W.R Burnett, dirigido por John Sturges e lançado em 1963.

3. O Sol é para Todos (1962)

Ambientando depois da Crise de 1929, O Sol é Para Todos conta a jornada dos irmãos Jem e Scout, que foram criados apenas pelo pai Atticus Finch, um advogado bastante respeitado, com a ajuda de uma babá negra. Atticus resolve defender um homem negro acusado de ter estuprado uma moça branca e vê a cidade em que mora se voltar contra ele.

4. Psicose (1960)

O maior clássico do diretor Alfred Hitchcock! Psicose é um filme de 1960 do gênero suspense estrelado por Anthony Perkins, Vera Miles, John Gavin e Janet Leigh. Aqui, Marion Crane vai parar no Motel Bates depois de roubar 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha. Então, ela conhece o estranho Norman sem saber que sua vida corre perigo.

5. Ben-Hur (1959)

O filme Ben-Hur, de 1959, teve o maior orçamento e um dos maiores cenários já construídos na história do cinema até aquele momento. Depois de um acidente, o rico mercador Ben-Hur é condenado como escravo por seu amigo de infância Messala e promete vingança contra ele. William Wyler é o diretor, Sam Zimbalist é o produtor e Karl Tunberg é o roteirista.

6. Intriga Internacional (1959)

O publicitário Roger Thornhill é confundido com um agente chamado George Kaplan e, por isso, é perseguido por membros de uma misteriosa organização nesse filme de 1959. Dirigido por Alfred Hitchcock, o roteiro é de Ernest Lehman e Cary Grant interpreta o personagem principal.

7. Cantando na Chuva (1952)

Não podia faltar um musical nessa lista, certo? Cantando na Chuva se passa nos anos 20 durante a transição do cinema mudo para o cinema falado e foi dirigido e coreografado por Gene Kelly e Stanley Donen. O filme ocupa o primeiro lugar na lista dos 25 Maiores Musicais Americanos de todos os tempos do American Film Institute.

8. Fúria Sanguinária (1949)

Fúria Sanguinária é considerado um dos filmes de gângsters clássicos do cinema. Aqui, Cody Jarrett é o líder de uma quadrilha de criminosos. Depois de não ter sucesso em uma tentativa de roubo de um trem, ele é preso e as autoridades tentam plantar um agente disfarçado em sua cela.

9. Casablanca (1942)

Casablanca é um filme de 1942 dirigido por Michael Curtiz e protagonizado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Inspirado na peça de teatro Everybody Comes to Rick’s, a história gira em torno do dilema do protagonista Rick, que precisa decidir se vai ou não ajudar Ilsa a escapar de Casablanca com seu marido que é um dos líderes da resistência Tcheca e da luta contra os nazistas.

10. O Grande Ditador (1940)

Lançado em outubro de 1940, antes dos Estados Unidos entrar na Segunda Guerra Mundial, O Grande Ditador é um sátira ao nazismo de Adolf Hitler e ao fascismo de Benito Mussolini. Esse foi o primeiro filme falado de Charles Chaplin e recebeu cinco indicações ao Oscar de 1941 – melhor filme, melhor ator, melhor roteiro original, melhor trilha sonora e melhor ator coadjuvante.

Você sabia que foi a partir dos anos 20 que o cinema falado começou a se desenvolver? O último filme mudo da história de Hollywood foi lançado em 1929 – com exceção de algumas obras-primas de Charles Chaplin que vieram depois, confira outros filmes antigos para adicionar na sua lista.

11. …E o Vento Levou (1939)

12. Tempos Modernos (1936)

13. Metrópolis (1927))

14. Bancando o Águia (1924)

15. O Gabinete do Dr. Caligari (1920)

Quer ampliar e aprofundar sua lista de filmes antigos? Então, veja também essa seleção de filmes clássicos que todo cinéfilo deve assistir. Prepare a pipoca!