Séries medievais: 15 opções para se aventurar na Idade Média

Escrito por Flávia Resende

Se você gosta de séries que te transportam para uma outra época, as séries medievais são ideais para você. Através delas é possível não apenas conhecer mais detalhes sobre os momentos que marcaram a Idade Média (século V ao XV), como também entender os impactos desses fatos históricos em nossa vida.

A seguir, listamos algumas séries medievais que retratam importantes períodos da história como a Guerra das Rosas, a vida do rei Henrique VIII da Inglaterra e fatos sobre o Império Romano. Confira!

1. The Tudors (2007)

A série teve quatro temporadas que foram transmitidas de 2007 a 2010. Baseada na história do rei Henrique VIII da Inglaterra desde 1518 até a sua morte em 1547.

2. Merlin (2008)

No ar de 2008 a 2012, a série chegou ao fim após cinco temporadas. A série se passa em Camelot e conta a história do jovem mago Merlin que se envolve em vários conflitos para proteger Arthur quando ele ainda não era rei.

3. 1066: A Batalha pela Terra Média (2009)

A minissérie conta em dois episódios a história de três homens e o que eles passaram ao longo de três grandes batalhas. O número 1066 refere-se ao ano de morte do rei inglês Edward O Confessor, que deixou sua coroa para o anglo-saxão Harold Godwinson, causando uma guerra sangrenta pela sucessão do trono.

4. Os Pilares da Terra (2010)

A minissérie é baseada no livro homônimo de Ken Follet, lançado no Brasil em 1991. Com oito episódios, a história gira em torno da construção de um templo grandioso a Deus e tem como pano de fundo uma Inglaterra movimentada por lutas entre os prováveis sucessores ao trono de Henrique I, que morreu sem deixar descendentes.

5. Game of Thrones (2011)

No ar desde 2011, Game of Thrones é a série que mais ganhou prêmios Emmy. Em 2018, inclusive, ganhou o prêmio de melhor série de drama de 2017. GOT também aparece no Livro dos Recordes como a série com a maior transmissão simultânea do mundo (segundo episódio da quinta temporada). A série acompanha a disputa pelo poder entre os Stark, Lannister, Bolton, Targaryen e Tyrell. A oitava e última temporada de GOT tem previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2019.

6. Camelot (2011)

A série chegou ao fim após uma única temporada. Quem acompanhava a série apenas ficou sabendo do cancelamento e os motivos não foram explicados pela emissora. Com 10 episódios, Camelot é baseada na lenda do Rei Artur.

7. Mundo sem Fim (2012)

Continuação de Os Pilares da Terra, a minissérie é baseada em Mundo Sem Fim, segundo livro da trilogia Os Pilares da Terra, de Ken Follet. Ambientada na Inglaterra em 1327, a minissérie mostra a vida na cidade inglesa fictícia de Kingsbridge cerca de 200 anos depois dos eventos de Os Pilares da Terra.

8. A Rainha Branca (2013)

Baseada no livro The Women of the Cousins War, da autora Phillippa Gregory, a série se passa durante a famosa Guerra das Rosas, que já foi retratada em várias produções, período em que os Yorks e os Lancasters lutaram por longos 30 anos pelo controle da Inglaterra.

9. Vikings (2013)

Há quem diga que Vikings é melhor que Game of Thrones. Lenda ou não, a série que acompanha a saga dos navegadores nórdicos que exploram e conquistam novos territórios na Idade Média, vem conquistando muitos fãs de séries do gênero. A segunda parte da quinta temporada tem data de estreia prevista para o dia 28 de novembro de 2018.

10. Reign (2013)

Embalada por suspense e romance, a série conta a história de Mary Stuart, Rainha da Escócia, que, junto com suas quatro amigas, tem que sobreviver a várias intrigas até chegar ao poder. Reign chegou ao fim após quatro temporadas.

11. The Last Kingdom (2015)

Baseada na série literária Crônicas Saxônicas de Bernard Cornwell, The Last Kingdom apresenta em duas temporadas a história da Grã-Bretanha dos séculos IX a X.

12. Knightfall: A Guerra do Santo Graal (2016)

Knightfall acompanha a queda, a perseguição e queima na fogueira dos Cavaleiros Templários durante o século XIV.

13. Roma – Império de Sangue (2016)

A minissérie de seis episódios é baseada em fatos históricos sobre o Império Romano e conta a história de Cômodo.

14. A Princesa Branca (2017)

É mais uma série baseada em uma obra de Philippa Gregory, A Princesa Branca. Na série acompanhamos a história de Elizabeth de York, a filha da Rainha Branca (cuja história é apresentada na série A Rainha Branca) e seu casamento com Henry VII.

15. A Catedral do Mar (2018)

Série da Netflix baseada no livro homônimo do escritor Ildefonso Falcones. A Catedral do Mar acompanha a vida de Arnau Estanyol e sua ascensão de servo a barão, mostrando como pano de fundo a construção de um templo gótico medieval, a igreja de Santa Maria do Mar em Barcelona, na Espanha. A série tem uma única temporada com oito episódios.

O que não falta nas séries listadas acima é aventura em todos os episódios e uma grande dose de conhecimento. São ou não são boas aulas de História? Lembrou de alguma série medieval que não poderia ter ficado de fora da lista?