15 livros de receitas que farão você dominar a arte da culinária

Escrito por Karyne Santiago

Uns têm habilidade nata para cozinhar, já outros não tiveram a sorte de nascer com esse dom. Mas independente de saber ou não preparar alguma coisa no fogão, é indiscutível que todos gostam de saborear uma boa comida. Pensando no diversificado público, separamos 15 livros de receitas para todos os gostos e com os mais diversos níveis de dificuldade, para que até mesmo aqueles que não têm habilidade na cozinha possam se arriscar um dia. Vem conferir.

1. A Arte Culinária de Julia Child: Técnicas e Receitas Essenciais de uma Vida Dedicada à Cozinha (Julia Child – 2000)

Julia Child é uma talentosa cozinheira e escritora americana, e em seu livro “A arte da culinária” ela ensina técnicas indispensáveis para todo cozinheiro amador, além de inúmeras receitas deliciosas.

2. Le Cordon Bleu – Todas as Técnicas Culinárias (Jeni Wright e Eric Treuille – 2005)

A Le Cordon Bleu é uma das maiores escolas de gastronomia do mundo e é claro que seu livro não poderia ficar de fora desta lista. Com mais 800 técnicas, o livro traz mais de 200 receitas e segredos dos melhores chefs da escola.

3. Na Cozinha com Nigella (Nigella Lawson – 2010)

Com 190 receitas de dar água na boca, a chef de cozinha Nigella Lawson apresenta algumas de suas técnicas culinárias, mostrando uma cozinha tradicional, porém com um toque de modernidade.

4. 15 Minutos e Pronto – Refeições Deliciosas, Nutritivas e Muito Rápidas! (Jamie Oliver – 2013)

Com o desafio de pratos mais rápidos que a entrega de uma pizza, Jamie Oliver, com a ajuda de uma nutricionista, ensina neste livro receitas de pratos saudáveis e pouco calóricos, além de sugestões de organização na hora de cozinhar.

5. As Deliciosas Receitas do Tempero de Família (Rodrigo Hilbert – 2014)

Baseado no programa de mesmo nome do autor apresentado no canal GNT, este livro ensina 49 receitas feitas sob a filosofia de Rodrigo ao cozinhar, “comida caseira com sofisticação e simplicidade”.

6. Comida Caseira (Jamie Oliver – 2014)

Pensando no conforto e lembranças causadas pela comida caseira, Jamie Oliver escreveu 100 receitas que despertam lembranças afetivas. Diferentemente das receitas do livro “15 minutos e pronto”, estas são para aqueles dias onde o leitor deseja curtir um momento especial na cozinha.

7. O Grande Livro da Palmirinha – 1000 receitas deliciosas da vovó mais querida do Brasil (Palmirinha Onofre – 2014)

Detalhando minuciosamente o modo de preparo de cada receita, este livro publicado para homenagear a carreira de Palmirinha conta com dicas sobre os alimentos e regras de etiqueta, além de mil receitas deliciosas.

8. Cozinha Prática (Rita Lobo – 2015)

Baseado em seu programa de televisão apresentado pela GNT, Rita Lobo traz em seu livro 60 receitas com técnicas culinárias e sugestões de economia doméstica, que prometem mudar a vida de qualquer cozinheiro amador.

9. Diário de uma Vegana (Alana Rox – 2016)

Com 70 receitas fáceis e deliciosas, incluindo sobremesas, Alana Rox mostra que a culinária vegana tem muito sabor. A autora, além das receitas, conta sua história e dá dicas de produtos de beleza e limpeza veganos feitos em casa.

10. Bela Cozinha – Ingredientes do Brasil (Bela Gil – 2016)

Baseado em seu programa apresentado no canal GNT, o livro de Bela Gil traz 60 receitas com diversas informações e técnicas culinárias, além de ideias para substituição de ingredientes e opções de reutilização dos alimentos.

11. Todas as Sextas (Paola Carosella – 2016)

Vencedor do Prêmio Jabuti de Gastronomia, este livro da chef de cozinha Paola Carosella combina autobiografia e culinária. Com 90 receitas dos menus executivos das sextas-feiras de seu restaurante Arturito, a chef ensina suas técnicas ao mesmo tempo em que revela histórias de sua carreira.

12. O Que Tem Na Geladeira? (Rita Lobo – 2016)

Dividido em 30 capítulos, o livro com a proposta de uma comida leve e saudável apresenta 200 receitas com técnicas e dicas sobre cada tipo de alimento e a maneira adequada de preparo para eles.

13. Confeitaria Escalafobética: sobremesas explicadas tim-tim por tim-tim (Raiza Costa – 2017)

Com a união da tradição com a modernidade, a autora compartilhou em seu livro receitas exclusivas e receitas tradicionais de sucesso, além de ensinar minuciosamente técnicas da confeitaria avançada.

14. Cozinha Vegana para o Dia a Dia (Gabriela Oliveira – 2017)

Com 100 receitas totalmente livres de carne, ovos e laticínios, Gabriela ensina receitas com todos os nutrientes necessários para uma alimentação saudável. Além disso, o livro conta com receitas veganas deliciosas de pizza e hambúrgueres.

15. Tasty: As Melhores Receitas (Isabella Pacheco – 2018)

Baseado nas receitas do canal de mesmo nome do Youtube, o livro reuniu 80 dos pratos mais aclamados pelos inscritos do canal. Com dicas detalhadas, as receitas são para todos os gostos e ocasiões.

Você com certeza vai encarnar um chef de cozinha talentosíssimo com a ajuda desses livros. Tá esperando o que pra encarar o fogão?