80 desenhos animados antigos para fazer você voltar a ser criança

Escrito por Karyne Santiago

O tempo passa tão rápido que muitas vezes não percebemos que já se foram algumas décadas desde que éramos crianças. Você se lembra do tempo em que chegava da escola, jogava a mochila de lado e almoçava na frente da TV assistindo aos seus personagens preferidos? São muitos desenhos animados antigos que marcaram a vida das crianças e se fazem presentes até hoje.

Que tal rever alguns dos seus personagens favoritos e matar a saudade com essa seleção de 80 desenhos animados antigos? Com certeza você já assistiu muitos deles.

1. Hi Hi Puffy AmiYumi (2004)

Essa série norte-americana de desenho animados, com duração de 22 minutos por episódio, foi baseada na banda japonesa PUFFY. O desenho foi lançado pelo canal fechado Cartoon Network em novembro de 2004 nos Estados Unidos, e conta a história de Ami, uma menina super meiga, sua melhor amiga Yumi, uma roqueira enérgica, e sobre como é a rotina das duas viajando em turnê com o ônibus da banda, dirigido por seu empresário Kaz.

2. A Mansão Foster para Amigos Imaginários (2004)

Do mesmo criador de “As Meninas Superpoderosas” e também exibida pelo Cartoon Network, esse desenho com episódios de 22 minutos estreou nos Estados Unidos em agosto de 2004. A história gira em torno de Mac, um garoto de 8 anos que foi obrigado pela mãe a abandonar seu amigo imaginário Bloo. Porém, para não abandonar totalmente seu parceiro, o garoto encontra a Mansão Foster, um abrigo para amigos imaginários. Ao levar Bloo para lá, Mac conhece vários outros amigos.

3. As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy (2003)

Mais uma série exibida pelo Cartoon Network, As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy tem cerca de 22 minutos de duração. A história conta o cotidiano dos dois melhores amigos, Billy, um garoto emotivo, porém ignorante e Mandy, uma menina que não expressa nenhuma emoção. Mas as aventuras só começam, quando Billy conhece Puro Osso, e ele e Mandy se tornam amigos do ceifador. Juntos os três vivem situações sobrenaturais graças aos poderes de seu novo amigo.

4. Mucha Lucha (2002)

Essa série estadunidense e canadense produzida pela Warner Bros, foi lançada em agosto de 2002 e teve 52 episódios de aproximadamente 22 minutos cada. O desenho traz a história de três amigos, alunos da Escola Internacional de Lucha, onde irão aprender tudo o que precisam para lutar na “Lucha Libre”. A série foi transmitida no Brasil pela emissora SBT.

5. KND – A Turma do Bairro (2002)

KND – A turma do bairro é um desenho com aproximadamente 22 minutos por episódio, produzida pelo Cartoon Network e lançada em dezembro de 2002 nos Estados Unidos. A animação conta a história de um grupo de cinco crianças, que possui uma casa na árvore chamada de Quartel General, onde possuem armas e várias tecnologias incríveis que usam para lutar contra o autoritarismo dos adultos.

6. Baby Looney Tunes (2002)

Exibido no Brasil pelo SBT, Cartoon Network e Tooncast, esse desenho foi baseado em uma série de filmes com o mesmo nome e lançada em setembro de 2002. A história narra a vida dos principais personagens da Looney Tunes (Pernalonga, Patolino, Frajola, Piu-Piu, Lola e Taz), porém como bebês que são cuidados e zelados pela famosa Vovó, de Piu-Piu e Frajola.

7. As Três Espiãs Demais (2001)

Focada no público adolescente, essa animação francesa une ação, comédia, suspense, aventura e ficção científica em um único desenho. O desenho lançado em novembro de 2001, tem seis temporadas e sua história gira em torno das três amigas, Sam, Alex e Clover, que tentam separar suas vidas de jovens adolescentes comuns para a sociedade e de agentes secretas da Organização Mundial de Proteção Humana, a WOOHP.

8. As Aventuras de Jimmy Neutron, o Menino Gênio (2001)

Conhecido por ser o décimo programa de TV mais assistido do mundo, essa animação foi lançada pela Nickelodeon em 2001, e já passou pelas emissoras Rede Globo, Rede Bandeirantes, Futura, TV Cultura e SBT. O desenho conta a história de James Isaac Neutron, um menino extremamente inteligente que mora com sua família em uma cidade pequena e adora criar invenções geniais, vivendo muitas aventuras com seus melhores amigos Caio e Sheen.

9. Hamtaro (2000)

Esse anime japonês lançado em julho de 2000 fez um enorme sucesso, não só no Japão, mas em diversos países. Exibido no Brasil pelos canais Rede Globo, Cartoon Network e Boomerang, o desenho conta a história de um hamster chamado Hamtaro, que se reúne com os amigos para ajudar seus donos nos problemas cotidianos.

10. As Aventuras de Jackie Chan (2000)

Lançada em setembro de 2000 e com apenas 5 temporadas, essa série animada americana foi exibida pelo Cartoon Network e pela Rede Globo aqui no Brasil. Com episódios de aproximadamente 25 minutos, a animação conta a história da vida fictícia de Jackie Chan, baseado em seus filmes cheios de lutas. No desenho, Chan é arqueólogo, e na primeira temporada precisa buscar por 12 talismãs e protegê-los, mas só conseguirá isso se contar com a ajuda de Jade, sua sobrinha, e de seu tio.

11. Super Choque (2000)

Essa animação de quatro temporadas, foi produzida pela Warner Bros e lançada em setembro de 2000 nos Estados Unidos. O desenho traz a história de Virgil, um adolescente, até então comum, que mora em Dakota com sua irmã e seu pai, mas que após entrar em contato com um elemento estranho adquire superpoderes. A série além de contar as aventuras de Virgil como o Super Choque, levanta temas como desigualdade social, uso de drogas e outras coisas super atuais em nossa sociedade.

12. Os Sete Monstrinhos (2000)

Lançado em setembro de 2000 e com 40 episódios de 22 minutos, esse desenho canadense foi baseado em um livro de mesmo nome e produzido pela Nelvana (uma empresa canadense produtora de animações). A série animada aqui no Brasil já foi reprisada pela TV Cultura, pelo Discovery Kids e pelo Cartoon Network. Ela conta a história de uma família muito unida, formada por sete monstrinhos com diferentes personalidades que são criados por uma mãe muito zelosa. Juntos essa turma apronta muitas confusões e vivem diversas aventuras.

13. X-Men Evolution (2000)

Essa série animada traz os conhecidos heróis da Marvel (Ciclope, Wolverine, Tempestade, Jean Grey, Noturno, Lince Negra e Vampira) como jovens adolescentes que moram no Instituto do Professor Xavier, e que tentam conciliar suas vidas como heróis, vivenciando diversas aventuras, e como estudantes comuns. A animação com 52 episódios foi produzida pela Warner Bros e lançada em novembro de 2000.

14. Du, Dudu e Edu (1999)

Produzido pelo Cartoon Network, esse desenho com episódios entre 11 e 25 minutos é originário dos Estados Unidos e do Canadá. A animação foi lançada 1999 e conta a história de três amigos com o mesmo nome, “Eduardo”. Apelidados de Du, Dudu e Edu, os garotos vivem em uma cidade canadense, e estão sempre em busca de conseguir dinheiro para comprar seu doce preferido, as famosas balas de caramelo.

15. Bob Esponja (1999)

Criada por um biólogo marinho, e produzida pela Nickelodeon, a série animada que conquistou milhares de crianças, adolescentes e adultos em todo o mundo foi lançada em maio de 1999. Cada episódio da animação conta uma história diferente das aventuras de Bob junto com Patrick Estrela, seu melhor amigo um tanto estúpido, Lula Molusco, seu vizinho mal-humorado, Sr. Sirigueijo, seu patrão no Siri Cascudo e Sandy Bochechas, uma esquilo super inteligente que resolveu deixar o Texas para morar no fundo do mar.

16. Coragem, o Cão Covarde (1999)

Essa animação produzida pelo Cartoon Network carrega como gênero humor negro, terror e comédia, e com certeza já deixou muitas crianças morrendo de medo. Esse desenho horripilante, mas engraçado, conta a história de um cachorro medroso, que vive com seus donos, Muriel, uma senhorinha muito bondosa, e Eustácio, um velho rabugento, em uma fazenda no Kansas. E é nessa fazendinha no meio do nada que coisas sobrenaturais acontecem, amedrontando Coragem e obrigando-o a salvar seus donos de monstros, alienígenas, zumbis e outros diversos perigos.

17. Os Camundongos Aventureiros (1998)

Lançada em abril de 1998, a série possui três origens diferentes: estadunidense, canadense e francesa. Produzida pela HBO em parceria com outras duas produtoras, a animação narra as aventuras de dois camundongos que viajam pelo mundo visitando pessoas da família. Além disso, no decorrer das viagens sempre aparecem mistérios para serem solucionados, e como bons investigadores, Emily e Alexander sempre resolvem os casos, voltando para casa com boas histórias.

18. Os Thornberrys (1998)

Essa animação criada e produzida pela Nickelodeon, conta a história de uma família que foge do comum. Os Thornberrys vivem viajando pelo mundo e procurando lugares selvagens para fazer documentários sobre tudo que vivenciam. Eliza, a filha caçula do casal, em uma das viagens, sem querer recebeu o dom de falar com os animais, porém, para manter o dom ela não pode compartilhar esse segredo com ninguém. Mesmo sem poder contar seu segredo, é o seu dom que irá fazê-los sobreviver a muitas aventuras.

19. Yu-Gi-Oh (1998)

Adaptado de um mangá de mesmo nome, esse anime foi produzido pela Toei Animation e lançado em abril de 1998. A história é sobre um garoto extremamente tímido que adora jogos, e que um dia foi presenteado pelo seu avô com peças de um jogo chamado Enigma do Milênio. Algo sobrenatural ocorre quando Yugi monta o jogo, e ele passa a defender seus amigos corajosamente desafiando os inimigos para os “Jogos das Sombras”, uma espécie de jogo que revela as verdadeiras intenções do coração dos participantes.

20. As Meninas Superpoderosas (1998)

Essa série animada conhecida mundialmente, e considerada uma mania nos Estados Unidos, foi produzida pelo estúdio de animação Hanna-Barbera, que repassou os direitos anos depois para o Cartoon Network. Lançada em novembro de 1998, a animação conta a história de três garotinhas criadas pelo cientista Professor Utônio. Enquanto ele as criava, acabou derramando um elemento poderoso que fez as meninas nascerem superpoderosas. E é com esses superpoderes que elas enfrentam todo o mal que surge na cidade de Townsville.

21. Os Padrinhos Mágicos (1998)

Produzida pela Frederator Studios e Billionfold Studios, essa animação é distribuída pela Nelvana e transmitida pela Nickelodeon, sendo um dos programas mais assistidos da emissora. A série foi lançada em setembro de 1998 e tem cerca de 10 temporadas com episódios de 11 minutos. Ela traz a história de Timmy, um menino de 10 anos que um dia recebe a visita de Cosmo e Wanda, seus padrinhos mágicos. Com a mágica e a ajuda dos atrapalhados padrinhos, o garoto consegue realizar qualquer desejo, desde que não viole o “Livro de Regras”.

22. Caillou (1997)

Essa animação canadense com episódios de até 30 minutos, foi lançada em setembro de 1997 e narra a história de um garotinho de apenas 4 anos. Ela aborda temas interessantes da infância, como comportamento social, a expressão de sentimentos e como a criança reage a suas emoções. O desenho tem 5 temporadas e aproximadamente 95 episódios. No Brasil é transmitido atualmente pelo Discovery Kids, mas já passou pela TV Cultura e pelo Canal Futura.

23. A Vaca e o Frango (1997)

Com uma duração de 22 minutos por episódio e produzido pelo Cartoon Network, essa animação foi lançada em julho de 1997. O desenho conta a história de uma vaca de 7 anos que acredita ser uma super-heroína, e um frango de 11 anos que é um tanto temperamental. Ambos são irmãos e filhos de dois humanos que nunca tiveram seus rostos apresentados. Como todo casal de irmãos, os dois vivem brigando entre si e se metendo em confusões.

24. Pokémon (1997)

Transmitida pela TV Tokyo e lançada em 1997, com 960 episódios que ainda estão em andamento, o anime conta a história de Ash, um jovem de 10 anos que deseja ser um Mestre Pokémon, e mostra a jornada dele para conquistar seu sonho. Ao iniciar a jornada, Ash acaba ficando com Pikachu, um Pokémon teimoso que foi o único que sobrou na distribuição dos primeiros Pokémons lançados. Apesar de um início ruim e conturbado, os dois se tornam melhores amigos e juntos batalham para que Ash consiga se tornar um Mestre.

25. Johnny Bravo (1997)

Produzido pelo Cartoon Network, o desenho foi lançado em julho de 1997 e conta de uma maneira cômica o cotidiano de um homem musculoso, vaidoso e egocêntrico que sempre usa óculos escuros, um topete enorme, e que ainda mora com a mãe. Os episódios sempre mostram as tentativas fracassadas de Johnny que sempre acaba sendo rejeitado em seus encontros e nunca consegue arranjar uma namorada.

26. Hey Arnold (1996)

Lançada em outubro de 1996, essa série animada estadunidense foi ao ar pela primeira vez pela Nickelodeon, e tem episódios de cerca de 25 minutos. O desenho gira em torno de Arnold, um garoto que mora em uma pensão com os avós e está na quarta série. O que é diferente na série e chamou de atenção de muita gente quando foi lançada, é que o desenho é um dos únicos que retrata situações realistas do cotidiano de uma criança de 9 anos e como ela vivencia as experiências alegres e tristes de sua rotina.

27. Laboratório de Dexter (1996)

Esse desenho que mistura comédia, aventura, ação e ficção cientifica, foi produzido pelo estúdio Hanna-Barbera e transmitido pelo Cartoon Network.. A animação narra a história de um menino cientista e muito inteligente que em seu laboratório secreto inventa coisas inimagináveis. O desenho também se passa na cidade de Townsville, a mesma cidade onde vivem as Meninas Superpoderosas, que por sinal aparecem algumas vezes nesta série.

28. O Máskara (1995)

Baseado numa história em quadrinhos que leva o mesmo nome, essa animação estreou em agosto de 1995 e contou com 54 episódios distribuídos em 3 temporadas. A animação conta a história de Stanley, um solteirão um tanto atrapalhado que não tem muita sorte com as mulheres. No enredo, Stanley encontra uma máscara estranha e ao usá-la se transforma no Máskara, um indivíduo estranho de cara verde, festeiro, mulherengo, engraçado e com superpoderes.

29. Pinky e Cérebro (1995)

Antes de estrelarem seu próprio programa, Pinky e Cérebro fizeram algumas participações na série animada “Animaniacs”. Mas, em setembro de 1995, eles finalmente estrearam na telinha seu desenho próprio, onde usam o Laboratório Acme como uma espécie de Quartel General para planejar como irão dominar o mundo. Pinky é um rato um tanto infantil, e um pouco inocente, que sempre acaba estragando, sem querer, os planos de seu amigo Cérebro. Já Cérebro, é um rato inteligente e ambicioso que está sempre planejando algo mirabolante para dominar o mundo. Juntos eles vão se meter em muita confusão e viver muitas aventuras.

30. Os Mistérios de Piu-Piu e Frajola (1995)

Produzida pela Warner Bros e baseada em “Looney Tunes”, essa animação traz comédia, ação, aventura e suspense em sua trama. Com episódios de 22 minutos e originalmente lançada em setembro de 1995, o desenho conta a história da “Vovó” que, junto do seu gato Frajola, do pássaro Piu-Piu e seu cachorro Hector, tenta desvendar inúmeros mistérios, além de lidar com a rivalidade de seus bichinhos que estão sempre tentando tramar algo uns contra os outros.

31. Timão e Pumba (1995)

Eles apareceram pela primeira vez no filme “O Rei Leão” em 1994, mas o sucesso da dupla foi tão grande que em setembro de 1995, ganharam o próprio desenho animado produzido pela Walt Disney Animation Television. Vivendo as próprias aventuras, Timão e Pumba aparecem em selvas de inúmeros países em busca de sossego e bichinhos diferentes para petiscar. Aqui no Brasil, o desenho já foi transmitido pelo Disney Channel, pelo SBT e pela Rede Globo.

32. O Pequeno Urso (1995)

Essa série canadense estreada em novembro de 1995, foi produzida pelo estúdio Nelvana e baseado em uma série de livros com o mesmo nome. Com 65 episódios, a animação narra a história de um ursinho inteligente e curioso que descobre o mundo ao lado de seus amigos: o Gato, a Pata, a Galinha, a Coruja, e sua amiga humana Emily, além de compartilhar momentos com seus pais, Mamãe-Urso e Papai-Urso.

33. As Trigêmeas (1994)

Baseado em uma série de livros da escritora Roser Capdevila, o desenho animado foi produzido pela Televisió de Catalunya e lançado em diversos idiomas em 1994. No Brasil, a animação já passou pelo Canal Futura, pela Rede Globo, pelo Cartoon Network, pela Disney Junior e pelo Boomerang. A história narra as vivências das trigêmeas, Anna, Teresa e Helena, que eram mandadas para dentro de histórias e contos de fadas quando desobedeciam a Bruxa Onilda.

34. Animaniacs (1993)

Com 99 episódios, essa série animada foi transmitida pela primeira vez pela Warner Bros em setembro de 1993. Aqui no Brasil, a série já foi exibida por diversas emissoras como Rede Globo e SBT, além dos canais fechados Cartoon Network e Boomerang. O desenho trazia um show de humor sem uma história pré-estabelecida. Com diversos personagens, cada episódio possuía até três miniepisódios embutidos, trazendo narrativas diferentes e divertidas.

35. Rugrats: Os Anjinhos (1991)

Produzido e exibido pela Nickelodeon, a animação estreou em agosto de 2001, e seu sucesso foi tão grande que até ganhou uma estrela na Calçada da Fama. O desenho conta a história de cinco bebês. Tommy, Chuckie, Phil e Lil podem se comunicar entre eles sem que os adultos entendam, mas Angélica, a mais velha, com 3 anos, consegue se comunicar tanto com os bebês quanto com os adultos, habilidade que ela usa para conquistar o que quer. Juntos, os bebês vão descobrindo o mundo a partir de uma visão muito diferente, e vivem diversas aventuras.

36. Doug (1991)

Essa série de comédia dramática da Nickelodeon, com 117 episódios, foi lançada em 1991. Ela conta a história de um menino de 12 anos que relata sua rotina num diário, onde deposita todos os seus sentimentos e aflições. Muito criativo, Doug gosta de imaginar diversas situações futuras e irreais. Em suas aventuras, sempre estão presentes seu cachorro Costelinha e seus melhores amigos Skeeter e Patti, por quem é apaixonado em segredo.

37. As Aventuras de Tintim (1991)

Baseado em uma coleção de quadrinhos criada por um autor belga, a animação traz a história Tintim, um jovem viajante que também é repórter e que em cada episódio desvenda um mistério diferente. Tintim vive todas essas aventuras ao lado de seu cão Milu, que o ajuda em situações perigosas. Juntos, essa dupla faz o espectador viajar por um mundo cheio de mistérios e humor.

38. O Fantástico Mundo de Bobby (1990)

Criado pelo comediante Howie Mandel, esse desenho narra as histórias imaginadas por um garoto de quatro anos, chamado Bobby, com uma mente extremamente criativa para fantasiar o seu próprio mundo. A animação, que já foi transmitida no Brasil pelas emissoras de TV SBT, Cartoon Network e Fox Kids, faz você viajar por um mundo fantástico de fantasias.

39. Tiny Toon (1990)

Produzida e exibida pela Warner Bros, a série é parecida com animação “Baby Looney Tunes”, porém com os personagens um pouco mais velhos. Conta a história de Perninha, Lilica, Plucky Duck, Presuntinho, Roy Corrói, Frajuto, entre outros, que estudam na Acme Looniversity, onde irão aprender tudo que precisam para se tornarem a próxima geração de personagens da série animada Looney Tunes.

40. Dragon Ball Z (1989)

A história do desenho acontece depois de cinco anos do último episódio do primeiro anime, Dragon Ball, já com o personagem principal (Goku) adulto. O enredo se inicia com Raditz dizendo para Goku que ele é de uma raça alienígena que deseja dominar a terra, e quando Goku se nega a acreditar nisso, Raditz sequestra Gohan, e deste momento em diante se iniciam as batalhas épicas do anime mais conhecido de todos os tempos.

41. Os Simpsons (1989)

Lançada em dezembro de 1989, é conhecida como a primeira série de animação que fez sucesso ao ser transmitida no horário nobre. Os Simpsons retrata uma família de classe média típica dos Estados Unidos e critica, com muito humor, diferentes aspectos da sociedade contemporânea, como a educação, a consciência ambiental e até mesmo a política. A animação é tão famosa, que ganhou até uma estrela na calçada da fama de Hollywood e diversos prêmios desde que está no ar.

42. Garfield e Seus Amigos (1988)

Baseada em HQs, esse desenho com 121 episódios foi lançado em setembro de 1988 e teve 7 temporadas. A animação narra a história do cotidiano de um gato chamado Garfield, um bichano laranja que ama lasanha e é muito preguiçoso, ao lado de Odie, um cachorro que Jon, o dono de Garfield, adotou, e que o gato detesta.

43. Duck Tales – Os Caçadores de Aventuras (1987)

Produzida pela Walt Disney, essa série de animação lançada em setembro de 1987, já foi considerada como uma das séries de desenhos mais famosas da Disney. Com seus 100 episódios, a animação conta a história de Tio Patinhas, e de seus sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luizinho. Patinhas, ambicioso como é, vive viajando em busca de tesouros para aumentar ainda mais a sua fortuna, e seus sobrinhos trigêmeos participam das aventuras que surgem a cada novo episódio.

44. As Tartarugas Ninjas (1987)

Essa animação produzida pelo estúdio Murakami-Wolf-Swenson Film Productions Inc. traz as quatro tartarugas ninjas já conhecidas no mundo das histórias em quadrinho, numa versão mais cômica e menos violenta. O desenho que foi lançado em 1987, conta a história de Leonardo, Raphael, Donatello e Michelangelo, que para se esconderem da sociedade moram nos esgotos de Nova York, mas defendem a cidade lutando contras os vilões e criaturas malignas que querem destruí-la.

45. Cavalo de Fogo (1986)

Produzido pelo estúdio de animação Hanna-Barbera, este desenho foi lançado em setembro de 1986, sendo cancelado em dezembro do mesmo ano, após 13 episódios. A animação conta a história de Sara, que ainda bebê teve sua vida salva graças a um cavalo chamado Cavalo de Fogo. O enredo se desenrola quando Sara, aos 13 anos, descobre que é uma princesa e que o cavalo que a salvou é um ser místico.

46. Os Cavaleiros do Zodíaco (1986)

Lançada inicialmente como um mangá em dezembro de 1985, o desenho animado foi produzido quase um ano depois (outubro de 1986) pela Toei Animation e contou com cerca de 114 episódios. A história retrata a vida de guerreiros místicos que, com suas armaduras sagradas, precisam lutar contra os deuses do Olimpo em defesa da Deusa Athena. No Brasil, o desenho passou pela Rede Manchete, pelo Cartoon Network e pela Bandeirantes.

47. She-Ra, a Princesa do Poder (1985)

Produzido pelo estúdio Filmation em setembro de 1985, a série é quase a versão feminina do desenho He-Man. A animação conta a história da Princesa Adora (She-Ra) que depois de uma rebelião de seu povo, em Ethéria, descobre que foi sequestrada por Hordark e que na verdade é irmã do Príncipe Adam (He-Man). Aqui no Brasil, o desenho já foi exibido pela Rede Globo, e atualmente é transmitido pelo canal Gloob, além de estar disponível na Netflix.

48. Os Ursinhos Carinhosos (1985)

Eles foram originalmente criados em 1981 para estampar cartões de boas festas e aniversário, mas foi apenas em 1985 que ganharam a sua própria animação para a TV. O enredo do desenho gira em torno de uma família de ursos que possuem diferentes poderes, todos ligados aos símbolos que carregam estampados na barriga. Com os poderes e muito carinho, eles protegem a terra de sentimentos ruins e de vilões como o Coração Gelado, que planeja destruir o amor.

49. ThunderCats (1985)

Essa série de animação mistura fantasia, ficção científica, aventura e ação. O desenho conta a história de alguns dos sobreviventes do planeta Thundera que tentam viajar em segurança para o “Terceiro Mundo”, já que seu planeta de origem foi quase todo destruído por mutantes que buscavam encontrar a Espada Justiceira, uma espada que possui a fonte de poder dos ThunderCats. No Brasil a série foi transmitida pela Rede Globo, pela Warner Channel, pelo Cartoon Network e pelo SBT.

50. Muppet Babies (1984)

Com episódios de cerca de 30 minutos, essa série de animação foi transmitida pelo canal CBS pela primeira vez em setembro de 1984. O desenho retrata os personagens de Muppets ainda pequenos, zelados por uma babá que nunca teve seu rosto revelado. Apesar de ser uma série americana, o estúdio japonês Toei Animation participou de sua produção, e, além dele, foi produzida também pelos estúdios The Jim Herson Company e pela Marvel Productions.

51. Nossa Turma (1984)

Apesar de ser um desenho americano, ele foi produzido pelo estúdio canadense Nelvana e teve seu episódio piloto exibido pela Nickelodeon em setembro de 1984. No Brasil, foi exibido pelo SBT. O enredo da animação gira em torno de um grupo de 12 jovens amigos que prezam pela cumplicidade e pelo companheirismo, e, que por meio de brincadeiras, aprendem a lidar com os defeitos e qualidades uns dos outros.

52. Caverna do Dragão (1983)

Com apenas 27 episódios de 24 minutos cada, essa série produzida pela Marvel em parceria com a Toei Animation, foi lançada em setembro de 1983 e fala sobre fantasia e aventura. O enredo gira em torno de 6 crianças que, ao passear numa montanha russa, foram transportados magicamente para o Reino da Caverna do Dragão. Buscando o caminho de volta para casa, as crianças se deparam com o Mestre dos Magos, um velho baixinho e meio careca que tenta ajuda-las a encontrarem o caminho para casa.

53. He-Man e Os Defensores do Universo (1983)

Lançado em setembro de 1983, o desenho foi considerado uma das séries mais populares da década de 80. A história acontece em torno do príncipe Adam, que é dotado de superpoderes. Sempre que ele ergue sua espada e grita uma frase específica, se transforma em He-Man, o homem mais poderoso do universo que luta para defender o seu planeta de Esqueleto, seu arqui-inimigo. O desenho já foi transmitido por emissoras como Rede Globo, SBT, Rede Record, Cartoon Network, Boomerang e Tooncast aqui no Brasil.

54. Inspetor Bugiganga (1983)

O enredo gira em torno de um inspetor que, após sofrer um acidente, vira meio robô e meio humano. Ele ganha o apelido de Inspetor Bugiganga por conta de seus novos aparatos de robô que sempre o ajudam a desvendar os mistérios que aparecem. A série teve seu fim em fevereiro de 1986, mas foi exibida aqui no Brasil pelas emissoras Rede Record e SBT nos anos 90.

55. Os Smurfs (1982)

Criados pelo autor belga Pierre Culliford em 1945, e aparecendo como coadjuvantes em um HQ em 1958, esses pequeninos azuis ganharam o coração do público, ganhando em 1981 uma produção própria de nome “Os Smurfs”. A animação conta a história do cotidiano de seis smurfs que, com muito humor, brincadeiras e aventuras, nos levam a participar de um universo de fantasias. O desenho aqui no Brasil foi transmitido pela Rede Globo na década de 80 e reprisado em 2005.

56. Capitão Caverna (1977)

Produzida pelo estúdio Hanna-Barbera essa série de suspense, aventura e comédia lançada em setembro de 1977, conta com 62 episódios curtos de 11 minutos. O enredo traz como protagonista um homem pré-histórico baixinho e peludo que tem superpoderes, como força e sua enorme capacidade de esconder objetos sob os pelos. Retratado como possivelmente o primeiro super-herói, esse baixinho atrapalhado não deixa os criminosos impunes. No Brasil, o desenho já foi transmitido pelo SBT.

57. Tutubarão (1976)

Com apenas 16 episódios, o desenho foi desenvolvido pelo estúdio Hanna-Barbera e lançado em 11 de setembro de 1976 pela emissora americana ABC. O enredo traz quatro amigos adolescentes que são amigos de um tubarão branco extremamente atrapalhado. Juntos, eles vivem em uma cidade subaquática e formam uma banda intitulada de “Os Netunos”. Mas, como se não bastasse as aventuras vivenciadas nas turnês, o grupo sempre se depara com vilões em suas viagens e são eles que enfrentam os criminosos, salvando o mundo da maldade.

58. O Vale dos Dinossauros (1974)

O Vale dos Dinossauros foi lançado em 1974 e contou com apenas 16 episódios. O enredo conta a história de uma família que, enquanto exploravam a floresta Amazônica, foram levados por um furacão para uma região extremamente diferente, onde se deparam com dinossauros e outras criaturas pré-históricas. Com isso, a família tem que aprender a lidar com os perigos do período jurássico e se adaptar a ele.

59. Os Super Amigos (1973)

Essa série animada lançada em setembro de 1973, traz os super-heróis mais poderosos do universo unidos para proteger e servir a sociedade. Em sua formação original com Superman, Mulher-Maravilha, Aquaman, Batman e Robin, a animação conta com muita ação e aventura em 109 episódios, com duração entre 40 e 60 minutos. O desenho, baseado na “Liga da Justiça” da DC Comics, foi exibido no Brasil pela Rede Globo, SBT e Tooncast.

60. Pepe Legal (1970)

Produzido pelos estúdios Hanna-Barbera e lançado em setembro de 1959, o desenho conta com 45 episódios, divididos em 3 temporadas. Transmitido no Brasil pela Rede Tupi na década de 70 e pelo Boomerang em 2000, o enredo traz a história de um cavalo com características humanas que, apesar de não ser muito esperto, é o xerife da cidade. Junto ao seu amigo Baba Looey e ao seu fiel cachorro Rafeiro, Pepe se mete em muitas trapalhadas que arrancam boas risadas do telespectador.

61. A Pantera Cor-de-Rosa (1969)

Com episódios de apenas 6 minutos, essa animação estadunidense produzida pelos estúdios DePatie-Freleng Enterprises, foi lançada em setembro de 1969 na TV. Esse famoso personagem, criado para fazer parte apenas da introdução de um filme, teve tanta visibilidade que ganhou seu próprio desenho, que retrata uma pantera que se comunica somente através de mímicas. Aqui no Brasil a animação já passou pelos canais SBT, Rede Record e TV Cultura.

62. Scooby-Doo (1969)

Conhecida mundialmente, essa é a segunda animação americana com o maior número de temporadas, perdendo apenas para Os Simpsons. O enredo traz diferentes episódios em que o grupo de amigos formado por Fred, Velma, Daphne, Salsicha e Scooby-Doo, viajam pelo mundo em sua famosa van, em busca de mistérios a serem revelados. O mais legal desse desenho tão aclamado pelo público é que ele traz uma moral incrível por trás de todos os episódios: “os verdadeiros monstros são os próprios seres humanos”.

63. Dick Vigarista e Muttley (1969)

Antigamente conhecido como “Esquadrilha Abutre”, esse desenho possui cerca de 51 episódios que contam as aventuras do Dick Vigarista em busca de um pombo-correio muito esperto que transportava cartas com mensagens secretas durante a Primeira Guerra Mundial. O desenho foi desenvolvido pelo estúdio Hanna-Barbera e chegou ao Brasil apenas na década de 70.

64. Corrida Maluca (1968)

A animação retrata a vida de 11 corredores que desejam ganhar o título de “corredor mais maluco do mundo”. Os 11 corredores são, Dick Vigarista acompanhado por Muttley, Os Irmãos Rocha, a Dupla Sinistra, o Professor Aéreo, o Barão Vermelho, a Penélope Charmosa, o Soldado Meekley e o Sargento Bombarda, a Quadrilha de Morte, o Tio Tomás acompanhado pelo Chorão, o Peter Perfeito e o Rufus Lenhador acompanhado pelo Dentes-de-Serra. No Brasil, o desenho já foi exibido pela Rede Manchete, pelo SBT e pelo canal fechado Tooncast.

65. Os Impossíveis (1966)

Produzido pelos estúdios Hanna-Barbera em setembro de 1966, e com episódios curtos de aproximadamente 6 minutos, o desenho une duas coisas que estavam em alta nos anos 60, as bandas de Rock e os super-heróis. A animação conta a história de três super-heróis descolados, o Homem-Mola, o Multi-Homem e o Homem-Fluido, que além de enfrentarem as forças do mal, também eram astros do Rock.

66. Os Jetsons (1962)

Lançada originalmente em 1962, a série foi desenvolvida pelo estúdio Hanna-Barbera trazendo um tema futurístico para a época, onde no ano de 2062 os carros voam e cidades inteiras são suspensas. O desenho traz a rotina da família Jetson em meio às tecnologias, os lazeres e problemas ocasionados pelas máquinas. A animação ganhou uma nova versão em 1985 e foi finalizada com 75 episódios.

67. Os Flintstones (1962)

O desenho retrata a vida de uma família de classe média na idade da pedra, inicialmente formada apenas por Fred, Wilma e seu mascote Dino, além de seus amigos e vizinhos Barney e Betty. Fred e Barney trabalham juntos numa pedreira da cidade de Bedrock, enquanto Wilma e Betty são donas de casa. Com 166 episódios, a série é exibida no Brasil desde a década de 60, passando pelos canais Tupi, Rede Globo, SBT, Cartoon Network, Boomerang e Tooncast.

68. Manda Chuva (1961)

O enredo traz a história de um gato nova-iorquino líder de uma gangue de gatos de rua. Manda Chuva mora em uma lata de lixo luxuosa e é esperto o suficiente para tirar vantagem de tudo. Apesar de cativante, o gatinho nada inocente tem o defeito de ser extremamente egocêntrico, e só dá ouvidos àquilo que lhe interessa, perdendo grandes oportunidades por não ouvir os conselhos de seus amigos.

69. Zé Colméia (1961)

Esse urso com características humanas apareceu em diversas animações do estúdio Hanna-Barbera, mas somente em 1961 ganhou o seu próprio desenho. Baseado num jogador de baseball da década de 50, Zé Colméia é um urso animado e tranquilo que, ao lado de seu amigo Catatau, gosta de pegar escondido as comida das cestas de piquenique dos visitantes do parque Jellystone. Aqui no Brasil, o desenho já foi transmitido por várias emissoras e ainda faz muito sucesso entre o público.

70. Bibo Pai e Bob Filho (1959)

O desenho, que possui 45 episódios, conta a história das aventuras e desventuras de um pai e seu filho. Bibo é um cachorro adulto que ama dar conselhos ao seu filho Bob, um filhote que nutre uma enorme admiração por seu pai e sempre tenta deixá-lo orgulhoso. Ambos possuem uma relação de muito afeto e carinho o que torna a animação ainda mais fofa.

71. Dom Pixote (1958)

Antes de Zé Colméia ganhar seu próprio desenho, ele apareceu em vários episódios de Dom Pixote. O enredo traz a história de um cachorro azul com características humanas e que possui um sotaque caipira engraçado, mas que conquistava o coração dos telespectadores com a sua doçura e pureza. A animação é transmitida por aqui desde a década de 60, passando por emissoras como Tupi, Bandeirantes e SBT.

72. Pica-Pau (1957)

Apesar de o personagem ter sido criado em 1940, a animação foi transmitida pela primeira vez na TV somente em outubro de 1957. O desenho apresentava um pássaro com características humanas, desenvolvido por Walter Lantz, e distribuído pela Universal Pictures. A animação trazia diferentes situações e confusões vividas pelo pássaro que sempre gostava de bancar o esperto. No Brasil, o desenho foi exibido por diversos canais e voltou em 2016 a ser transmitido pela Rede Record devido ao grande amor do público pelo desenho.

73. Mr. Magoo (1949)

Criado e desenvolvido pela United Productions of America, essa animação lançada em 1949, que contém 130 episódios, foi exibida pelo SBT nos anos 80. A série de animação traz Sr. Quincy Magoo, um velhinho míope que não aceitava sua condição, mas que mal conseguia diferenciar um urso de um casaco de pele. As trapalhadas vividas por Mr. Magoo eram hilariantes e a cada episódio ele cativava mais seus telespectadores.

74. Gasparzinho (1945)

Gasparzinho apareceu na TV primeiramente como coadjuvante no desenho “Trio Assombrado”, junto aos seus tios malvados, mas cativou o público com sua ingenuidade e em novembro de 1945 o Famous Studios lançou próprio desenho dele. A animação mostra um pouco mais sobre a personalidade do garoto fantasma que não gosta de assustar, mas que adora fazer amigos e ajudar todos que ama nas horas de perigo.

75. O Clube da Luluzinha (1943)

Baseado em uma história em quadrinhos de mesmo nome, o desenho mostra o cotidiano de Luluzinha, uma menina inteligente de quase 10 anos que, junto ao seu amigo Bolinha, inventa divertidas histórias de aventura. Aqui no Brasil, a animação já passou pelas emissoras SBT, Rede Globo e Rede Record.

76. Droopy (1943)

Distribuído pela Metro-Goldwyn-Mayer, o desenho surgiu em 1943, porém com o personagem ainda sem nome. O desenho conta a história de Droopy, um cachorro que anda cabisbaixo e que vive incomodando “Lobo”, um personagem que vive se metendo em confusões. Com um tom bem humorado, apesar do humor depressivo de Droopy, a série conquistou muitos telespectadores, tanto que o personagem fez aparições em diversos desenhos da MGM Cartoons.

77. Tom e Jerry (1940)

Lançado em fevereiro de 1940 e distribuído pela Metro-Goldwyn-Mayer, o desenho conta com 162 episódios e já foi transmitido no Brasil pelos canais Cartoon Network, Boomerang, Tooncast e SBT. A trama traz miniepisódios diferentes onde mostram as diversas brigas e disputas vivenciadas pelos arqui-inimigos Tom, o gato, e Jerry, o rato. Com muito humor, o desenho retrata os fracassos de Tom ao tentar capturar seu rival, as armadilhas montadas por Jerry para se livrar de Tom. A animação passou por várias mudanças de produtores e criadores, o que nunca afetou no sucesso da série.

78. Popeye (1933)

Baseado em um personagem de histórias em quadrinhos, Popeye ganhou sua versão animada em 1933. O desenho mundialmente conhecido retrata um marinheiro carismático e tatuado que vive com um cachimbo em um dos cantos da boca. Na tentativa de proteger Olivia, sua namorada, come espinafre que o deixa extremamente forte, além de adquirir poderes como velocidade e resistência, para derrotar seu inimigo, Brutus. No Brasil a animação já foi exibida pelos canais pagos Cartoon Network, Boomerang e Tooncast, e emissora aberta Rede Globo.

79. Looney Tunes (1933)

O desenho conta histórias das aventuras vividas por seus personagens e é composta por músicas orquestrais, honrando a tradução do nome Looney Tunes, que significa “Músicas Loucas”. Um dos personagens mais famoso dessa animação é, sem sombra de dúvidas, o Pernalonga, dono da famosa e inesquecível frase “O que é que há, velhinho?”. Aqui no Brasil, o desenho já foi exibido pelos canais SBT, Cartoon Network, Rede Globo e Boomerang.

80. O Gato Félix (1927)

Criado ainda na época dos filmes mudos em branco e preto, o Gato Félix foi o primeiro personagem animado a se tornar popular. Mas, mesmo com seu sucesso, o desenho teve que ser reinventado em 1929, trazendo sonoridade para o desenho. A animação nos apresenta a Félix, um gato preto divertido e alegre que usa o rabo como ferramenta, vez ou outra tirando-o do próprio corpo para usá-lo. O desenho, infelizmente, acabou ficando para trás por não ter cor, mas ressurgiu novamente em 1953 com uma nova versão.

E então, gostou desta lista? Dá até vontade de ser criança de novo. Para manter esse clima de infância, confira essa seleção com os melhores filmes da Disney.