40 livros que viraram filmes que você não pode deixar de ver

Escrito por Karyne Santiago

Ler um livro é algo extraordinário. Sentado em algum lugar, com um livro na mão você pode viajar pelo mundo sem qualquer tipo de barreira. E imagina essas histórias ganham formas e rostos… Esse é o intuito dos livros que viraram filmes.

As adaptações cinematográficas dão cor, forma e faces para toda a nossa imaginação, e nos faz visualizar quase de uma forma real, toda aquela história pela qual nos apaixonamos em algum momento de nossas vidas. Foi pensando nisso que nós separamos 40 livros que foram adaptados para a telinha que você não pode deixar de assistir.

1. Orgulho e Preconceito – Jane Austen (1813)

Escrito a mais de dois séculos, o livro narra a história de Elizabeth Bennet, uma jovem de 21 anos, com espírito livre, diferente das mulheres da época. Ao lado de suas quatro irmãs com personalidades fortes e diferentes, uma mãe casamenteira e um pai proprietário rural, Elizabeth vai lidar com problemas relacionados à sua educação, a cultura, a moral e a sociedade conservadora de sua época.

O livro foi adaptado duas vezes para o cinema, primeiramente em 1940 com a atriz Greer Garson, e na versão mais atual em 2005 com a atriz Keira Knightley, que ganhou uma indicação ao Oscar pela sua atuação como Elizabeth.

Confira o trailer dessa envolvente história do século passado.

2. O Morro dos Ventos Uivantes – Emily Brontë (1847)

O Morro dos Ventos Uivantes é outro clássico de 1800, aclamado até os dias atuais. O livro retrata a história de Heathcliff, um jovem que foi adotado por um homem rico, porém que carrega dentro de si sentimentos de ódio e ressentimento por todos de sua nova família, menos por sua irmã Catherine, por quem é apaixonado. Apesar de o amor ser recíproco, é completamente proibido, e Catherine decide se casar com outro homem.

Após a decisão da amada, Heathcliff some, e quando volta está decidido a se vingar de todos aqueles que os separaram. O filme foi adaptado algumas vezes para o cinema, mas a mais famosa das adaptações é a de 1992, com Ralph Fiennes como Heathcliff. Existe também uma adaptação de 2011.

Assista um pedacinho do filme lançado em 2011.

3. Madame Bovary – Gustave Flaubert (1857)

Mais um clássico de 1800, na época em que foi lançado, o romance foi criticado e o autor acusado de ofensa à moral e à religião, já que sua história trazia adultério como tema. A trama conta história de uma jovem que, após se casar, percebe que o casamento não é como esperava.

Entediada de sua vida monótona como esposa e mãe, se envolve com outros dois homens para satisfazer seus desejos como mulher. Ao decepcionar-se também com os amantes, Emma acaba cometendo suicídio, e seu marido, após descobrir a traição, acaba morrendo de tristeza em seguida. O livro foi adaptado em 2014 para o cinema, trazendo Mia Wasikowska como a protagonista Emma.

Assista ao trailer dessa trama incrível.

4. O Grande Gatsby – F. Scott Fitzgerald (1925)

Essa trama lançada em 1925, nos mostra uma contradição do sonho americano juntamente com um drama romântico envolvente. O livro acontece na época do Jazz e sua história gira em torno de Jay Gatsby, um homem milionário e ambicioso que gostava de dar festas em sua mansão com o secreto desejo de rever Daisy, a mulher que acredita ser o amor de sua vida.

O filme baseado nesse drama romântico foi lançado em 2013, estrelando Leonardo DiCaprio como o milionário Jay Gatsby. Confira o trailer.

5. Assassinato no Expresso do Oriente – Agatha Christie (1934)

Esse romance policial da famosa escritora Agatha Christie foi baseado num caso de sequestro que aconteceu em 1932 nos Estados Unidos. A história nos leva a um luxuoso trem que acaba ficando preso na neve devido a uma grande tempestade. Diante dessa situação, um crime ocorre e um homem é encontrado morto em sua cabine. O famoso detetive Hercule Poirot, um dos passageiros do trem, terá que investigar esse crime em busca do assassino.

A história já ganhou duas adaptações cinematográficas, sendo a mais recente lançada em 2017, estrelando Kenneth Branagh como o detetive Poirot. Assista o trailer dessa recente adaptação.

6. O Hobbit – J.R.R. Tolkien (1937)

Esse romance conta as aventuras de Bilbo, um hobbit, que está em busca do tesouro guardado por Smaug, um dragão que, após saquear um reino inteiro, dorme em cima de seu tesouro para protegê-lo. Nessa busca, Bilbo irá encontrar diversas criaturas diferentes como elfos, trolls, goblins, wargs etc.

Apesar de antigo, o livro foi adaptado para o cinema, sendo dividido em três filmes: Uma Jornada Inesperada (2012); A Desolação de Smaug (2013) e A Batalha dos Cinco Exércitos (2014). Confira o trailer do primeiro filme da trilogia.

7. O Senhor dos Anéis – J.R.R. Tolkien (1954)

Planejado para ser único, mas publicado em três partes, este livro é uma continuação de “O Hobbit”. O primeiro livro da trilogia foi lançado em 1954 e conta a história de Frodo, um hobbit que recebe de seu tio o dever de guardar um anel que carrega consigo muito poder.

Frodo, ao lado de Sam, Merry e Pippin, passará por muitos obstáculos e aventuras para proteger o anel, e a história será desenvolvida pelos dois livros seguintes. Seu sucesso foi tão grande que os três livros foram adaptados para o cinema em 2001, 2002 e 2003 respectivamente. Assista ao trailer de “O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel”, de 2001.

8. O Poderoso Chefão – Mario Puzo (1969)

Lançado como “O Chefão” inicialmente, seu nome foi alterado para “O Poderoso Chefão” devido ao sucesso da adaptação cinematográfica. O livro conta a história de uma família italiana de mafiosos que se muda para os Estados Unidos, além de trazer alguns flashbacks da infância e adolescência do chefe da máfia, Don Corleone. Para o cinema, o livro acabou sendo divididos em três filmes, lançados em 1972, 1974 e 1990 respectivamente.

Assista ao trailer de um dos filmes mais clássicos do cinema americano.

9. O Iluminado – Stephen King (1977)

Foi com esse livro de terror psicológico que Stephen King consolidou o seu sucesso como escritor do gênero. A obra narra a história de Jack Torrance, que aceita um emprego de zelador em um hotel enquanto tenta se recuperar de seu vício em álcool. Jack leva para o hotel sua esposa e filho e, depois de uma tempestade de neve tê-los deixados presos no estabelecimento, forças sobrenaturais passam a assombrá-los, colocando a família de Jack em risco.

O livro fez tanto sucesso que ganhou uma adaptação cinematográfica em 1980, estrelando Jack Nicholson como o protagonista da obra. Confira o trailer dessa história assustadora.

10. It a Coisa – Stephen King (1986)

Mais um famoso livro de Stephen King. O enredo traz a história de sete quase adolescentes que nas férias de verão se deparam com um palhaço horripilante que se alimenta de crianças e aparece a cada 27 anos para saciar sua fome. O grupo decide investigar o passado da cidade, e faz a promessa de destruir Pennywise juntos.

O livro já ganhou algumas adaptações para o cinema, mas a mais recente foi lançada em 2017 intitulado de “It: Chapter One”, dirigido por Andy Muschietti e estrelando Bill Skarsgard como Pennywise. Assista ao trailer dessa história horripilante.

11. O Silêncio dos Inocentes – Thomas Harris (1988)

Com um filme lançado em 1991, estrelado por Jodie Foster e Anthony Hopkins, esse suspense conta a história de uma inexperiente agente do FBI que, depois da morte de cinco mulheres em diferentes cidades dos Estados Unidos, terá que lidar com mentes perversas para entender o pensamento do assassino e, assim encontrá-lo. Mas, quanto mais ela se envolve no caso, mais corre risco de vida.

Vem conferir o trailer dessa trama de suspense envolvente.

12. As Pontes de Madison – Robert James Waller (1992)

Publicado em 1992 por Robert James Waller, o enredo traz a história de uma fazendeira mãe de família que acaba se apaixonando por um fotógrafo de paisagens que surge em sua cidade. A paixão arrebatadora vivida por ambos durou apenas quatro dias, mas foi o suficiente para que Francesca escrevesse em seu diário todos os maravilhosos momentos que viveu naqueles quatro dias. Isso seria revelado aos seus filhos apenas depois de sua morte, provocando novas reflexões nas vidas deles.

O livro ganhou uma adaptação cinematográfica em 1995, estrelando Maryl Streep. Assista ao trailer do filme.

13. O Diário de Bridget Jones – Helen Fielding (1996)

O livro, escrito na forma de um diário, conta a história da uma mulher inglesa, solteira, de 30 anos, chamada Bridget Jones. Em seu diário, Bridget escreve sobre todos os acontecimentos de sua rotina, desde seu trabalho, suas amizades e família até seus enlaces amorosos e coisas sobre sua autoestima.

A história da inglesa ganhou uma adaptação para os cinemas lançado em 2001 e estrelada por Renée Zellweger, que na época foi nomeada para o Oscar de melhor atriz. Assista a um trecho dessa história.

14. Harry Potter – J.K. Rowling (1997)

Com um total de sete livros, a saga conta a história de um garoto criado pelos tios que no aniversário de 11 anos descobre que é um bruxo e que foi convidado para estudar na maior escola de magia e bruxaria, intitulada Hogwarts. Os livros giram em torno de Harry descobrindo o mundo mágico e a sua missão de salvar esse mundo do Lorde das Trevas.

A saga foi adaptada para os cinemas, sendo dividida em oito filmes: A pedra filosofal (2001); A câmara secreta (2002); O prisioneiro de Azkaban (2004); O cálice de fogo (2005); A ordem da Fênix (2007); O enigma do príncipe (2009); As relíquias da morte – Parte 1 (2010) e As relíquias da morte – Parte 2 (2011). Assista ao trailer do primeiro filme.

15. A Garota Dinamarquesa – David Ebershoff (2000)

O livro, lançado em 2000, só teve sua adaptação para os cinemas em 2015. Foi escrito inspirado na história de duas pintoras dinamarquesas, sendo considerada uma pseudo-biografia de Lili Elbe, provavelmente a primeira pessoa a submeter-se a uma cirurgia genital de mudança de sexo. Lili, nascida como Einar Mogens Wegener, se descobre mulher após sua esposa, a também artista Gerda Wegener, pedir para ele posar para alguns retratos femininos que ela está pintando. E, após essa descoberta, Lili vai em busca do seu verdadeiro eu.

O filme foi estrelado por Eddie Redmayne e Alicia Vikander como Lili e Gerda, respectivamente. Confira o trailer desse drama incrível.

16. Precisamos Falar Sobre Kevin – Lionel Shriver (2003)

Esse suspense fictício é narrado por Eva, uma mulher que nunca quis ser mãe mas que acaba ficando grávida inesperadamente e dá a luz a Kevin. A narrativa de Eva vai passar por todas as fases de sua vida como mãe, e todas as dificuldades que ela teve com seu filho desde que ele era criança até fazer 16 anos e cometer uma chacina em sua escola.

O enredo foi tão aclamado que ganhou uma adaptação cinematográfica em 2011, estrelando Tilda Swinton como Eva e Ezra Miller como Kevin. Assista ao trailer dessa comovente história.

17. O Código Da Vinci – Dan Brown (2003)

Escrito por Dan Brown e publicado em 2003, esse livro traz uma história envolvente onde um professor de iconografia tenta desvendar enigmas e segredos protegidos pela sociedade secreta Priorado de Sião desde os tempos de Jesus Cristo.

O livro, apesar de causar polêmica por contestar a santidade de Jesus Cristo, até hoje faz grande sucesso, tanto que ganhou um filme em 2006 estrelado por Tom Hanks e Audrey Tautou. Assista ao trailer dessa envolvente história.

18. P.S. Eu te Amo – Cecelia Ahern (2004)

Esse romance nos apresenta à história de Gerry e Holly, que se conheceram ainda jovens e ficaram juntos desde então. Casados, morando em Nova Iorque, os dois levam suas vidas simples completamente apaixonados, até que o inesperado acontece e Gerry acaba falecendo, deixando a esposa devastada. Com o aniversário de 30 anos de Holly chegando, ela descobre um pacote de cartas deixadas por Gerry que irão guiando-a para fora do luto e fazendo-a retomar sua vida sem ele.

O livro ganhou sua versão cinematográfica em 2007, estrelado por Hilary Swank e Gerard Butler. P.S. você precisa assistir esse trailer antes de passar para o próximo livro da lista.

19. Crepúsculo – Stephenie Meyer (2005)

O romance que ganhou inúmeros prêmios e conquistou o coração de quase todos os jovens da época, conta a história de Bella Swan, uma jovem adolescente que se muda para a pacata cidade de Forks para morar com o pai. Na nova cidade, Bella acaba conhecendo e se apaixonando pelo misterioso Edward Cullen, e, apesar de suas condições impedirem que eles fiquem juntos, os dois vão lutar por esse amor quase impossível.

A saga é composta por quatro livros: Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer. Os livros ganharam adaptações cinematográficas lançadas entre 2009 e 2012. Assista ao trailer do primeiro filme.

20. Marley e Eu – John Grogan (2005)

Baseado na história real do escritor e jornalista John Grogan, o livro, que se tornou um best-seller nos Estados Unidos, conta a vida do cachorro do escritor, Marley, um labrador que fez parte do cotidiano de John por cerca de 13 anos. A narrativa traz histórias de momentos cômicos e tristes do cachorro ao lado de John e sua esposa.

O livro fez tanto sucesso que ganhou um filme dirigido por David Frankel em 2008, estrelado por Owen Wilson e Jennifer Aniston. Assista ao trailer dessa história sobre o melhor pior cachorro do mundo.

21. A Menina Que Roubava Livros – Markus Zusak (2005)

Do escritor australiano Markus Zusak, a história conta sobre a vida de uma jovem garota da Alemanha em meio à terrível época do nazismo. Narrada por nada mais nada menos que a morte, no decorrer das páginas vamos nos deparar com diversas situações tristes vividas por Liesel Meminger, que como o próprio título do livro afirma, roubava livros por onde passava.

O filme baseado na história foi lançado em 2013 estrelando Sophie Nélisse como a nossa protagonista. Confira o trailer dessa emocionante história.

22. O Menino do Pijama Listrado – John Boyne (2006)

A história, que ocorre durante o Holocausto, nos apresenta a um garoto de nove anos, filho de um militar alemão que se muda com toda a família para um casarão numa região isolada. Sem saber muito bem sobre o trabalho de seu pai, e entediado por estar sozinho, o garoto se aventura nos arredores de sua casa, encontrando um local estranho, com um cercado alto e que o separa de diversas pessoas vestidas de “pijama”.

Neste local, Bruno acaba encontrando um garoto da sua idade, Shmuel, e a amizade dos dois leva a um desfecho emocionante e surpreendente. O livro foi tão aclamado pela crítica, que ganhou um filme em 2008 estrelando Asa Butterfield e Jack Scanlon como Bruno e Shmuel respectivamente. Assista a um trecho dessa triste história.

23. A Cabana – William P. Young (2007)

O livro nos apresenta a história de Mack Allen Phillips, um pai de três filhos que após a “grande tristeza” recebe um bilhete que ele acredita ter sido escrito por Deus. Querendo enfrentar todos os sentimentos ruins desde a morte de sua filha caçula, Mack segue as instruções deixadas no bilhete, e acaba, inesperadamente, se deparando com Deus na cabana. Esse encontro o fará refletir sobre sua própria vida, e levantará temas como amor, ódio, perdão e dor.

O livro ganhou uma adaptação cinematográfica em 2017, estrelada por Sam Worthington e Octavia Spencer. Confira o trailer dessa história incrível.

24. Cidades de Papel – John Green (2008)

O terceiro romance escrito pelo queridíssimo John Green, traz a história de Quentin, um garoto que sempre foi apaixonado secretamente por sua vizinha, Margo. Sem ter muito contato com a garota, Quentin é surpreendido em uma noite pelo aparecimento dela em sua janela, pedindo para que ele ajude-a a se vingar de algumas pessoas da escola. Os dois vivenciam uma madrugada emocionante, porém, pela manhã Quentin descobre que sua paixão de infância fugiu de casa, e daí em diante fará de tudo para encontrá-la.

O livro ganhou sua versão para os cinemas em 2015, estrelando Cara Delevingne como Margo e Nat Wolff como Quentin. Se liga no trailer desse romance cheio de surpresas.

25. Jogos Vorazes – Suzanne Collins (2008)

Este livro, nos leva a uma era pós apocalíptica, mais precisamente num país chamado Panem. Este novo país é dominado pela Capital, uma cidade repleta de alta tecnologia e pessoas ricas e esnobes. Todos os anos são realizados os Jogos Vorazes, onde um menino e uma menina de cada um dos 12 distritos são convocados a participar, e terão que lutar até a morte para que reste somente um sobrevivente.

Os livros se tratam de uma trilogia, e os filmes foram baseados em cada um deles, sendo o último dividido em duas partes. Os filmes são Jogos Vorazes (2012), Em Chamas (2013), A Esperança Parte 1 (2014) e A Esperança Parte 2 (2015), estrelando a atriz Jennifer Lawrence como a protagonista Katniss Everdeen. Vem assistir o trailer do primeiro filme dessa história.

26. A Hospedeira – Stephenie Meyer (2008)

Esse livro da escritora de crepúsculo nos apresenta a uma história fascinante, onde os seres humanos são hospedeiros de uma raça alienígena chamadas de “almas”. Melanie, a protagonista da história, é uma humana capturada para hospedar uma alma, porém ela fará de tudo para tentar controlar o invasor que lhe habita.

O livro ganhou uma versão para o cinema em 2013, e foi estrelado pela atriz Saoirse Ronan. Confira o trailer dessa fascinante história.

27. O Lado Bom da Vida – Matthew Quick (2008)

O livro retrata a vida de Pat, um ex professor de 30 anos, diagnosticado com Transtorno Bipolar, que após passar alguns meses internado em uma instituição psiquiátrica, ganha alta médica sem se lembrar do que o fez parar naquele lugar. Ao sair, volta para a casa de seus pais e leva uma vida pacata tentando se tornar um homem por quem sua ex mulher se apaixonaria novamente.

No decorrer da história, ele irá conhecer Tiffany, uma mulher um tanto estranha que promete que o ajudará a reconquistar sua esposa, caso ele a ajude ganhar um campeonato de dança. Os dois viverão momentos interessantes e divertidos juntos, enquanto Pat tenta reconstruir sua memória.

O livro aclamado pela crítica foi adaptado para o cinema em 2012, estrelado por Bradley Cooper e Jennifer Lawrence – que por sinal ganhou o Oscar de melhor atriz pelo filme. O lado bom da lista é que você pode assistir ao trailer desse filme maravilhoso.

28. O Vendedor de Sonhos – Augusto Cury (2008)

Esse drama fictício conta a história de Júlio César, um professor universitário famoso que está tentando se suicidar, quando é interrompido por um homem desconhecido cheio de reflexões pertinentes sobre a vida. Após desistir de pular para a morte, Júlio passa a seguir o humilde homem desconhecido, e juntos eles vão se juntando a mais pessoas, com uma mensagem de libertação da rotina incessante em que os seres humanos vivem e levantando temas como perdas, conquistas, superação e evolução.

A história apesar de fazer parte de uma trilogia, e só ganhou o seu primeiro filme em 2016, criado e dirigido por Jayme Monjardim e estrelado por Dan Stulbach e César Troncoso. Confira o trailer.

29. A Última Música – Nicholas Sparks (2009)

A história conta a vida de Ronnie, uma adolescente extremamente magoada pelo divórcio dos pais, que vai passar as férias de verão na casa do pai junto ao seu irmão mais novo. Ela inicialmente se mostra como uma adolescente rebelde e rejeita qualquer aproximação de seu pai. Mas, ao conhecer Will, o garoto mais popular da cidade, Ronnie passa a olhar a vida com outros olhos, e esse romance lhe trará muitas experiências novas.

O livro ganhou uma adaptação cinematográfica em 2011, estrelando Miley Cyrus, Greg Kinnear e Liam Hemsworth. Assista ao trailer desse romance emocionante.

30. Um Dia – David Nicholls (2009)

Emma e Dexter se conheceram e se apaixonaram em 15 de julho de 1988, mas, depois desse dia, cada um seguiu a sua vida, sempre relembrando aquela data especial. O livro vai trazer flashbacks durante os 20 anos seguintes e dos encontros espontâneos que a vida preparou para eles, sempre no dia 15 de julho, nos mostrando que o amor é algo que ultrapassa as barreiras do tempo.

O livro foi estreado no cinema em 2011, com Anne Hathaway interpretando a protagonista Emma Morley. Assista ao trailer desse filme incrível.

31. Se Eu Ficar – Gayle Forman (2009)

Mia é uma garota nerd que ama tocar violoncelo e não tem uma família muito comum. Com pais divertidos e descolados e um irmão menor muito apegado a ela, eles levam a vida normalmente até o dia do terrível acidente. Após o acidente, Mia acorda no meio da estrada, sem saber direito o que houve, e vê seu corpo e o de seus pais sendo retirados dos destroços. Ela irá acompanhar, numa jornada de 24 horas, os esforços médicos para ter sua vida salva, enquanto seus amigos e o grande amor de sua vida aguardam esperançosos na sala de espera.

O filme foi lançado em 2014, dirigido por R. J. Cutler e estrelado por Chloë Moretz como Mia. Vem conferir o trailer dessa trama.

32. O Quarto de Jack – Emma Donoghue (2010)

O livro, narrado pelo pequeno Jack de 5 anos, conta a história sobre o que ele conhece como mundo, um quarto de apenas 7m² onde vive com sua mãe. O que Jack não sabe, é que este “mundo” é, na verdade, um cativeiro, onde sua mãe tem vivido por anos contra a vontade e de onde não pode sair. A narrativa nos apresenta a uma história emocionante sobre o amor materno.

O livro, lançado em 2010, ganhou uma adaptação cinematográfica em 2015, com um roteiro da própria escritora, e estrelado por Brie Larson e Jacob Tremblay. Assista ao trailer dessa comovente história.

33. Cinquenta Tons de Cinza – E.L. James (2011)

O livro é narrado pela protagonista Anastasia Steele, uma estudante de literatura de 21 anos. A pedido de uma amiga, se encontra com o jovem empresário Christian Grey para entrevistá-lo. Ana só não contava em se apaixonar por esse homem enigmático e cheio de poder. O romance se desenvolve no decorrer de três livros, que ganharam seus respectivos filmes, Cinquenta Tons de Cinza (2015), Cinquenta Tons Mais Escuros (2017) e Cinquenta Tons de Liberdade (2018), estrelados por Dakota Johnson e Jamie Dornan.

Confira o trailer do primeiro filme dessa trilogia envolvente.

34. Divergente – Veronica Roth (2011)

Numa época futura, onde a sociedade tem que se dividir entre cinco facções, a jovem Beatrice, que cresceu na Abnegação, decide tomar outro rumo e escolhe a facção da Audácia, abandonando seus pais. Na nova facção, ela ganhará uma nova identidade, além de conhecer e se apaixonar por Quatro, um garoto mais velho e experiente. Juntos, no decorrer de três livros, os dois irão passar por muitas aventuras e situações difíceis, descobrindo verdades assustadoras sobre as facções.

Os três livros ganharam seus respectivos filmes, Divergente (2014), Insurgente (2015) e Convergente (2016), e foram estrelados por Shailene Woodley e Ansel Elgort, os mesmos atores de “A Culpa é das Estrelas”. Assista ao trailer do primeiro filme da trilogia.

35. A Culpa é das Estrelas – John Green (2012)

Um dos livros mais conhecidos de John Green. Ele conta a história de Hazel Grace, uma jovem de 18 anos que aos 13 descobriu um câncer terminal no pulmão. Após participar de um grupo de apoio, mesmo contra sua vontade, Hazel conhece Augustus Waters, um garoto que teve osteossarcoma e acabou ganhando uma perna mecânica. Inicialmente como amigos que discutem sobre livros e vivem diversas aventuras, independente de suas limitações, os dois se apaixonam e precisam enfrentar a questão da finitude humana juntos.

O livro ganhou uma adaptação para os cinemas em 2014, estrelando Shailene Woodley como Hazel e Ansel Elgort como Augustus. Assista ao trailer okay?

36. Como Eu Era Antes de Você – Jojo Moyes (2012)

Numa narrativa envolvente e com personagens apaixonantes, a obra conta a história da jovem divertida Louise Clark que, ao procurar emprego, acaba aceitando a vaga de cuidadora de um homem paraplégico, chamado Will. Apesar de um início conturbado entre os dois, Louise consegue contagiar Will com sua alegria, e os dois acabam se apaixonando. Porém, nem toda história de amor acaba com o desejado final feliz.

O livro foi adaptado para o cinema em 2016 e estrelado pelos atores Emilia Clarke e Sam Claflin. Se liga no trailer dessa divertida e dramática história.

37. Extraordinário – R.J. Palacio (2012)

Esse romance conta a história de Auggie, um garoto de 10 anos que nasceu com Síndrome de Treacher Collins, uma doença que causa malformação facial. Nosso destemido protagonista nunca frequentou a escola como as outras crianças, mas ele decide ir para um colégio particular. Com sua narrativa, Auggie nos mostra os desafios vivenciados na escola diante de outras crianças e mostra que a aparência não é tudo.

O livro ganhou uma adaptação para o cinema em 2017 e foi estrelado por Julia Roberts, Owen Wilson e Jacob Tremblay. Vem conferir o trailer dessa nova jornada de Auggie.

38. Para Todos os Garotos que Já Amei – Jenny Han (2014)

Esse livro de comédia romântica nos apresenta a Lara Jean, uma garota romântica que escreve cartas que nunca envia para seus amores do passado. O que ela jamais imaginaria é que essas cartas chegariam aos destinatários sem a sua permissão, colocando-a numa hilariante situação diante de todos os garotos que já passaram por sua vida.

O livro ganhou um filme, mas diferentemente dos outros, não foi lançado no cinema e sim na Netflix, em agosto de 2018. Além disso, foi estrelado por Lana Condor e Noah Centineo. Assista ao trailer desse romance fofo.

39. A Garota no Trem – Paula Hawkins (2015)

Esse terror psicológico narra a história da jovem Rachel, que todos os dias pega o trem no mesmo horário e no caminho vai observando a paisagem. A rotina de Rachel era pacata, até o dia em que ela, pela janela do trem, vê uma cena inquietante, sobre um casal do qual ela observava todos os dias quando o trem parava no sinal vermelho. Dias depois, Rachel descobre que a moça que sempre vira estava desaparecida, e decide contar à polícia sobre o que viu naquela manhã, e quanto mais ela se envolve no desenrolar do caso mais assustadora se torna a história.

A Garota no Trem ganhou uma adaptação cinematográfica em 2016, estrelando Emily Blunt como Rachel. Confira o trailer desta envolvente história.

40. Com Amor, Simon – Becky Albertalli (2015)

O livro conta a história de Simon, um garoto de 16 anos que é gay, mas se recusa a falar sobre isso com as pessoas, não por vergonha, mas porque acha que não deve dar satisfação para ninguém sobre sua vida amorosa. Pela internet, ele conhece um garoto misterioso que se nomeia como Blue e a única coisa que Simon sabe sobre ele é que estudam na mesma escola.

Tudo vai virtualmente bem entre os dois, até que suas conversas acabam caindo nas mãos de um colega de sala, que passa a o chantagear, ameaçando divulgar as mensagens para todos da escola. Em troca de não colocar Blue em risco, Simon decide ceder a chantagem do colega, ajudando-o com uma garota.

O livro ganhou seu próprio filme em 2018 estrelando Nick Robinson como Simon. Vem assistir ao trailer desse adorável filme.

E então, o que achou da lista? Tem opções para todos os gostos. Talvez você possa se interessar também por essa lista com os livros mais vendidos do mundo.