Das antigas às atuais: 20 músicas francesas para conhecer e apreciar

Escrito por Aline Saab

A França é um país conhecido por ter uma cultura rica em arte e música. A música francesa produziu clássicas composições conhecidas mundialmente, sejam elas mais antigas ou atuais. Muitas delas também foram sucesso aqui no Brasil. Pensando nisso, conheça 20 músicas francesas que te farão entrar nessa outra cultura e admirar esse país. Será que você conhece algumas delas? Confira!

Sucessos da música francesa

A música francesa tem clássicos que foram sucesso em todo o mundo. Neste tópico você vai conhecer 5 dessas canções que chamaram atenção e foram apreciadas por milhares de pessoas.

1. Non, je ne regrette rien – Édith Piaf

Gravada pela primeira vez em 1960 pela cantora Édith Piaf, essa foi uma das músicas que mais fizeram sucesso no Brasil. A canção foi composta por Michel Vaucaire e Charles Dumont.

2. Viens boire un p’tit coup à la maison – Licence IV

Lançada em 1987 pelo grupo musical Licence IV, a canção “Viens boire un p’tit coup à la maison” permaneceu por 13 semanas no topo dos Top 50 de singles da França e foi disco de platina. A música fala sobre bebidas, amigos e festas.

3. La Vie En Rose – Édith Piaf

Outra música francesa de sucesso é “La Vie En Rose” da famosa cantora Édith Piaf, lançada em 1947. Muitos artistas regravaram esta canção que, em versão singles de discos, vendeu milhões de cópias por todo o mundo.

4. Je T’aime…Moi Non Plus – Jane Birkin e Serge Gainsbourg

Mesmo proibida em diversos países, essa canção é do cantor e compositor Serge Gainsbourg e alcançou sucesso mundial. A letra com conteúdo erótico foi direcionada para a atriz Brigitte Bardot e não agradou os países mais conservadores.

5. La Bohème – Charles Aznavour

Ator, cantor e compositor, Charles Aznavour é um dos nomes mais populares da França. Em 1965, fez sucesso com a canção “La Bohème” que fala sobre a vida boêmia de um jovem.

Esses são alguns dos inúmeros clássicos que a música francesa possui. Reconheceu algum desses sucessos? Provavelmente você já ouviu eles por aí, mesmo que em outras vozes.

Músicas francesas dos anos 70

Os anos 70 renderam lindas canções para vários gêneros musicais em todo o mundo, e na França não seria diferente. Lindas melodias apareceram nesta época, então confira algumas delas neste tópico:

6. Et Si Tu N’Existais Pas – Joe Dassin

Lançada em 1975, “Et Si Tu N’Existais Pas” é a primeira faixa do álbum Joe Dassin. A letra é de Pierre Delanoë e fala sobre amor e paixão. A melodia é de é de Salvatore Cutugno e Pasquale Losito.

7. À toi – Joe Dassin

Outra música do cantor Joe Dassin, “À Toi” foi lançada em 1976 e faz parte do seu álbum “Le Jardin du Luxembourg”. A canção foi regravada por Richard Anthony em 1996.

8. She – Charles Aznavour

”She” é a versão conhecida no mundo todo da canção “Tous Les Visages de L’amour” lançada em 1974. O cantor Aznavour regravou sua canção, em inglês, logo após a divulgação da original.

9. Mon amour, mon ami – Marie Laforêt

Marie Laforêt é uma cantora e atriz francesa que passou por gêneros como pop, rock e folk. Em 1974, lançou a música “ Mon amour, mon ami” que é uma canção pop escrita pelo compositor André Popp.

10. Le Crabe – Françoise Hardy

”Le Crabe”, lançada em 1970, foi um sucesso da década internacionalmente. Pela Rede Globo, a canção foi trilha da novela conhecida como “Carinhoso”, que se passou na mesma década.

Lembrou de alguma dessas músicas? Mesmo depois de tanto tempo as canções ainda conseguem se manter vivas em nossas vidas, não é mesmo?

Músicas francesas românticas

Não importa o gênero ou a língua, a música romântica sempre é bem vinda! É com melodias leves, letras lindas e uma voz suave que ela nos faz divagar em paixão. Confira algumas músicas românticas francesas:

11. Tu T’en Vas- Alain Barriere & Noelle Cordier

A canção “Tu T’en Vas” foi gravada em 1975, escrita por Alain Barrière para o álbum “Musikalische Wundertüte”. A música trata de um amor que vai embora e todas as lamentações e sofrimento que isto causa.

12. La question – Françoise Hardy

Além de ser uma canção, “La Question” é como o nome do sexto álbum da cantora Françoise Hardy é reconhecido por seu público. Esta é a música de maior sucesso comercial da cantora. A letra desta canção descreve sobre dúvida e amor.

13. Emmanuelle – Pierre Bachelet

Com uma suave e romântica voz, Pierre Bachelet além de cantar, compôs esta canção junto com o músico Hervé Roy. A música foi lançada em 1974 e a letra trata de uma declaração de amor. A música já foi trilha sonora de filmes.

14. Joseph – Georges Moustaki

Lançada em 1999, “Joseph” é uma canção romântica escrita e cantada por Georges Moustaki, com melodias calmas e voz suave. A música trata sobre apenas querer ser feliz com a pessoa amada, mas com teor religioso.

15. Que c´est triste Venise – Charles Aznavour

Lançada em 1964 e composta pela escritora Françoise Dorin, esta canção fala sobre como a cidade de Veneza parece triste aos olhos de quem já não consegue mais amar. A música foi um sucesso internacional.

E aí? Se apaixonou por essas músicas? Certamente elas despertam emoção dentro de nós. Aproveite e compartilhe uma delas com o seu amor!

Músicas francesas atuais

Às vezes, quando pensamos em músicas francesas sempre nos vêm à mente gêneros mais clássicos e antigos. Porém, as músicas atuais e mais pop também possuem destaque e encantam o país. Confira algumas delas:

16. Je veux – Zaz

“Je Veux” foi o maior sucesso da cantora Zaz e ficou em primeiro lugar das paradas de vários países da Europa. A dona de uma voz rouca e delicada já foi comparada à cantora Édith Piaf. Seu estilo mistura jazz, soul e acústico.

17. Andalouse – Kendji Girac

O cantor Kendji se tornou conhecido após vencer a edição do programa The Voice na França. O artista já ganhou prêmios e seu gênero musical é uma mistura de pop e flamenco. A música “Andalouse” chega a quase 300 milhões de visualizações em seu clipe no Youtube.

18. J’me tire – Maître Gims

Maître Gims é rapper francês, líder do grupo Sexion d’Assaut e tem uma carreira solo com mais de 800 mil cópias vendidas. O videoclipe da sua música “J’me tire” ultrapassou a marca de 200 milhões de visualizações.

19. Cette année-là – Matt Pokora

Conhecido por toda a França, o cantor e dançarino Matt Pokora também é professor de música e suas canções são ótimas para quem quer aprender a língua. Por exemplo, com sua canção “Cette année-là”, de 2016, que apresenta quase 50 milhões de views no Youtube.

20. Soulman – Ben L’Oncle Soul

Com uma melodia dançante e uma voz suave, L’Oncle Soul canta tanto em francês como em inglês. O seu estilo pende para o soul, com referências dos anos 50/60, como pode-se perceber no videoclipe da música “Soulman”.

Viu como o pop e soul também fazem parte da cultura musical francesa? A versatilidade dos estilos musicais é um dos motivos que tornam rica a cultura do país.

Gostou desta seleção? Mostramos um pouco da cultura musical da França que é tão diversificada em gêneros e estilos. Compartilhe com os amigos e conheça também as músicas internacionais românticas mais tocadas no mundo!