20 filmes de viagem no tempo que te levarão a boas reflexões

Escrito por Bruna Soder

Filmes de viagem no tempo costumam aguçar a nossa criatividade, nos fazendo imaginar cenários diversos sobre um mesmo ponto de partida. Mas como essa é uma viagem que ainda não é possível na vida real, confira algumas obras com essa temática e faça um passeio pela sua mente.

1. De Volta para o Futuro (1985)

Essa famosa sequência de filmes tem início na aventura de Marty, que acaba viajando no tempo na máquina do cientista Dr. Emmett Brown. No passado, o jovem conhece sua mãe, que se apaixona por ele – o que causaria uma bagunça enorme nas linhas do tempo! Só assistindo para saber como a história terminou.

2. O Exterminador do Futuro (1984)

Em 1984, um soldado ciborgue é enviado para 2029 com uma missão perigosa. Ele precisa matar uma mulher antes que ela tenha um filho que representaria a salvação dos anos futuros. Porém, outra pessoa também viajou no tempo, mas para proteger essa mesma mulher, protegendo também a humanidade do que estaria por vir.

3. Os 12 Macacos (1995)

James Cole (Bruce Willis) é um enviado do futuro com uma missão importante: descobrir como um vírus letal se espalhou rapidamente e matou boa parte da população. Porém, uma prisão repentina pode atrapalhar os seus planos.

4. Donnie Darko (2001)

O personagem principal, que dá nome ao filme, é um jovem que tem alucinações com um coelho assustador. Com essas visões, Donnie passa a movimentar sua escola e bairro com brincadeiras de mal gosto, até que uma nova revelação surge e muda tudo: o mundo acabará em trinta dias.

5. No Limite do Amanhã (2014)

Esse é um dos filmes de viagem no tempo e ação, cujo personagem interpretado por Tom Cruise é um funcionário público mandado para a guerra, vivendo todos os dias o mesmo e terrível fim. Quando finalmente consegue algum progresso nesse loop, conhece a guerreira Rita Vrataskik, que vai ajudá-lo a pôr um fim definitivo na guerra.

6. Primer (2004)

Dois amigos cientistas descobrem, acidentalmente, como viajar no tempo, o que pode lhes abrir portas para conseguirem o que quiserem. E essa tentadora conquista vai virar suas vidas de cabeça para baixo.

7. O Predestinado (2014)

Um agente está viajando no tempo para tentar pegar um criminoso que há anos escapa de suas mãos. Ele terá apenas mais uma última chance e, dessa vez, ou o mistério acaba ou acaba com ele.

8. Contra o Tempo (2011)

Esse filme conta a missão heroica de Colter Stevens, um soldado que precisa descobrir como uma explosão em um trem aconteceu. Para isso, ele irá reviver os últimos oito minutos da vida de um dos passageiros, tempo que irá se repetir até que o mistério seja resolvido.

9. Projeto Almanaque (2015)

Nesse filme, um grupo de adolescentes descobre uma forma de construir uma máquina do tempo. Assim, seus desejos ganham mais impulso pela facilidade de reverter a situação caso algum problema aconteça, mas é justamente pela sua imaturidade que terão que lidar com as consequências dessas viagens no tempo.

10. A Garota que Conquistou o Tempo (2006)

O filme de animação, presente na Netflix, conta a história da jovem Makoto, que acidentalmente descobre que pode voltar no tempo. Com isso, a garota resolve fazer pequenas mudanças no passado, mas que terão grandes consequências no futuro.

11. Luzes no Céu: Fireworks (2017)

Outra animação japonesa, esse filme fala sobre o triângulo amoroso entre Norimichi, Yusuke e Nazuna. Os garotos recebem um pedido inusitado de Nazuna, para fugirem com ela, quando descobrem um objeto misterioso que os permite viajar no tempo.

12. Te Amarei Para Sempre (2009)

Nesse filme cheio de emoção, Clare conhece Henry, quando pequena, e descobre que o rapaz é um viajante do tempo. Os dois criam uma relação de amizade que, com o passar dos anos, torna-se um romance que só poderia ficar entre eles, por conta do segredo de Henry. Os dois terão que aprender a viver com as constantes viagens no tempo e os dilemas da vida adulta.

13. Questão de Tempo (2013)

Outro romance com viagem no tempo e que também conta com a atuação de Rachel McAdams. Aqui, Tim tem uma conversa com seu pai em que descobre que pode voltar no tempo e usa de seu novo poder para conquistar a doce e inteligente Mary. Logo ele descobrirá as consequências de alterar suas ações e terá que tomar uma decisão sobre as viagens.

14. O Homem do Futuro (2011)

Um dos filmes de viagem no tempo presentes na Netflix e que é nacional! Nessa história, o cientista Zero descobre uma forma de viajar no tempo. No passado, ele reencontra seu grande amor e tem a chance de consertar erros que os separaram.

15. Looper: Assassinos do Futuro (2012)

Em um futuro distante, a viagem no tempo foi descoberta, mas só quem tem acesso a ela são os mafiosos. Existe um grupo de assassinos, os loopers, que viajam no tempo a mando desses mafiosos e executam quem quer que eles mandem. Até que um dia o looper Joe descobre que terá que assassinar ele mesmo.

16. Déjà Vu (2006)

Nesse filme, o agente Doug está investigando um acidente em uma balsa quando descobre os poderes da mente de viajar no tempo. Com isso, suas investigações irão além e ele poderá até mesmo evitar a explosão.

17. Efeito Borboleta (2004)

O filme de 2004 conta a trajetória de idas e vindas de Evan, um homem apaixonado que descobre que pode voltar no tempo e tenta a todo custo salvar a mulher amada. Porém, como em outras várias histórias do gênero, mudanças no passado podem alterar o futuro e o personagem terá que lidar com isso.

18. Alta Frequência (2000)

Em uma noite, quando um fenômeno raro aconteceu, John Sullivan conseguiu contato com outra pessoa pelo rádio. Essa pessoa era ninguém menos que seu pai no passado. Suas conversas revelaram muitas coisas e também fizeram mudanças na linha do tempo.

19. Vingadores: Ultimato (2019)

Entre os filmes de viagem no tempo recentes temos Ultimato, em que os Vingadores não medem esforços para descobrirem uma forma de voltar no tempo na esperança de consertar erros do passado. Uma máquina é construída, problemas são resolvidos, mas há consequências que nem uma viagem no tempo poderia evitar. Assim, a obra aborda a temática de forma inteligente e diferente.

20. Click (2006)

Em Click, o personagem interpretado por Adam Sandler é um pai cansado do trabalho que descobre que, através de um controle remoto, pode brincar com o filme da sua vida: voltando, acelerando e até parando o tempo. Aqui a temática é mais lúdica que nos demais filmes da lista e vai render boas risadas!

Gostou de viajar no tempo com esses filmes? Se gosta do gênero, vai adorar outras sugestões de filmes inteligentes para assistir e fazer boas reflexões.