15 séries sobrenaturais que vão te deixar de cabelo em pé

Escrito por Mariana Bianchini

É apaixonado por fantasia e ficção científica? Então, as séries sobrenaturais que aparecem nesta lista são obrigatórias para você. Supernatural, The Walking Dead e True Blood, por exemplo, foram grandes sucessos da televisão americana e Stranger Things e Dark, por outro lado, são algumas das principais produções da Netflix. Aproveite!

1. Stranger Things

Quando Will, um garoto de 12 anos, desaparece da cidade de Hawkins, sua família e amigos se unem à polícia local para tentar encontrá-lo. Aos poucos, e com a ajuda de uma garota com habilidades telecinéticas, todos eles começam a descobrir os experimentos secretos e paranormais que o governo anda fazendo por ali.

2. The Vampire Diaries

Baseada na série de livros de mesmo nome, “The Vampire Diaries” surgiu em 2009 e durou oito anos. A história acompanha o triângulo amoroso vivido por Elena Gilbert e os irmãos e vampiros Stefan e Damon Salvatore enquanto eles precisam destruir todas as ameaças sobrenaturais que assombram a cidade de Mystic Falls.

3. O Mundo Sombrio de Sabrina

Essa série é uma versão mais sombria de “Sabrina, Aprendiz de Feiticeira”, também inspirada na personagem Sabrina Spellman das histórias em quadrinhos da Archie Comics. Com três temporadas lançadas até agora e uma quarta temporada já confirmada, a produção acompanha Sabrina enquanto ela tenta conciliar sua vida mortal com sua vida bruxa.

4. Supernatural

Em “Supernatural”, os irmãos Sam e Dean Winchester viajam pelos Estados Unidos investigando eventos paranormais e combatendo criaturas místicas. Inicialmente, a série teria cinco temporadas, porém, com o enorme sucesso, foi expandida por mais 10 anos, somatizando um total de 327 episódios!

5. Teen Wolf

Durante suas seis temporadas, “Teen Wolf” acompanhou Scott McCall, um estudante do ensino médio que teve sua vida virada de cabeça para baixo ao se tornar um lobisomem. Ele, então, precisa lidar com essa mudança e também com sua vida adolescente. Para isso, tem a ajuda de seu melhor amigo, Stiles, de seu interesse amoroso, Allison, e da melhor amiga dela, Lydia.

6. American Horror Story

“American Horror Story” é uma série norte-americana antológica de terror, o que significa que cada temporada conta uma história independente. Criada e produzida por Ryan Murphy e Brad Falchuk, a produção abordou ao longo de seus nove anos uma casa mal assombrada, um hospício, bruxas, um circo de aberrações, um hotel macabro e mais.

7. True Blood

Com sete temporadas e um Emmy por melhor elenco de série dramática, “True Blood” foi exibida entre setembro de 2008 e agosto de 2014 e teve sua história baseada nos livros “The Southern Vampire Mysteries”, da escritora Charlaine Harris. A série fala sobre como vampiros e humanos precisam coexistir na pequena cidade fictícia de Bon Temps.

8. Dark

“Dark” é a primeira série original alemã da Netflix e tem viagem no tempo como principal tema. Com 2 temporadas e 18 episódios lançados até o momento, a série se passa, inicialmente, nos anos 1953, 1986 e 2019. Baran bo Odar e Jantje Friese são os criadores da produção.

9. Lúcifer

Aqui, acompanhamos um Lúcifer que está cansado de ser o Senhor do Inferno e decide tirar férias em Los Angeles. A série estreou na Fox em 2016, mas foi cancelada pela emissora depois da terceira temporada. Assim, a Netflix adquiriu os direitos autorais para produzir as temporadas quatro e cinco da série e finalizá-la apropriadamente.

10. A Maldição da Residência Hill

Essa série de terror da Netflix trabalha a relação perturbadora que existe entre a Mansão Hill e a família Crain. Em 1992, o casal Hugh e Olivia se muda com os filhos para a velha Mansão Hill com o objetivo de reformá-la e vendê-la. Entretanto, eventos sobrenaturais começam a acontecer na casa e a interferir em suas vidas. Anos depois, os irmãos já crescidos precisarão lidar novamente com fantasmas do passado.

11. Shadowhunters

“Shadowhunters” é a segunda adaptação feita da série de livros “Os Instrumentos Mortais”. Depois das críticas negativas que o filme de 2013 recebeu, a rede de televisão Freeform decidiu adaptar a história para a televisão. A protagonista da série é Clary, uma jovem que descobre em seu aniversário de 18 anos que é uma caçadora de sombras, ou seja, é uma humana que possui sangue de anjo e deve proteger o mundo de demônios.

12. Penny Dreadful

Produzida por John Logan e Sam Mendes – sim, o diretor do filme “1917” que tanto se destacou no Oscar de 2020 -, “Penny Dreadful” é uma série de fantasia exibida entre 2014 e 2016 nos Estados Unidos que entrelaça lendas urbanas, seres místicos e personagens famosos da literatura de terror, como Frankenstein e Drácula, em uma Londres vitoriana.

13. Once Upon a Time

De 2011, “Once Upon a Time” revisita as clássicas histórias da Disney. A série se passa na cidade fictícia de Storybrooke, cujos moradores são todos personagens de contos de fadas que perderam suas memórias ao serem transportados para o mundo real através de uma poderosa maldição. A única pessoa que pode salvá-los é Emma Swan, filha de Branca de Neve que foi enviada pelos pais para o mundo real ainda bebê antes que a maldição fosse lançada.

14. The Walking Dead

No primeiro episódio de “The Walking Dead”, o xerife Rick Grimes acorda no hospital semanas depois de ter sido baleado durante uma perseguição e encontra um mundo pós-apocalíptico dominado por zumbis. Então, os poucos sobreviventes precisam se manter em segurança e vivos. A série estreou em 2010 e ainda está em andamento.

15. The Umbrella Academy

“The Umbrella Academy” é uma adaptação das histórias em quadrinhos de mesmo nome criada por Gerard Way e pelo quadrinista brasileiro Gabriel Bá. Em 1989, 43 mulheres que não estavam grávidas deram à luz. Na época, um milionário excêntrico consegue adotar sete delas e as transforma em um time de super-heróis. Quando ele morre, os irmãos acabam se reaproximando.

Além das séries sobrenaturais, esse universo também é comumente criado para o cinema. Confira uma lista com filmes de fantasia que vão te levar para outros mundos!