20 maiores cidades do mundo para se impressionar com a grandiosidade

Escrito por Sheila Almendros

Você conhece as 20 maiores cidades do mundo? Muitas delas conhecidas por sua surpreendente arquitetura e organização, estes locais não só surpreendem em tamanho, como também em infraestrutura, e nesta lista você conhecerá as principais delas, de acordo com os dados publicados no site City Mayors:

1. Nova York

Com 8.683 quilômetros de extensão, Nova York está situada no estado homônimo e é uma das cidades mais visitadas do planeta. É também uma das áreas mais populosas e possui uma grande importância para o comércio, as finanças, mídia, arte, moda, pesquisa, tecnologia, educação e entretenimento mundial. Não é à toa que a sede da Organização das Nações Unidas (ONU) está por lá, certo?

2. Tóquio

A capital do Japão e toda a sua modernidade ocupam uma área de 6.993 quilômetros na ilha de Honshu, a maior do arquipélago. É a área mais populosa do planeta, com mais de 37 milhões de habitantes, e assim como Nova York, é um dos maiores centros financeiros do mundo, sendo também o grande centro político, financeiro, comercial, educacional e cultura do país. O turismo é uma das principais fontes de renda de Tóquio e conta com uma enorme filial da Disneyland para divertir os seus visitantes.

3. Chicago

Cerca de 2,7 milhões de habitantes ocupam a área de 5.498 quilômetros de Chicago, a cidade mais populosa de Illinois (e a 27ª mais populosa do mundo). É um importante polo das telecomunicações e transporte, e possui o 4º maior Produto Interno Bruto (PIB) do planeta. Cerca de 1,3 milhões de turistas buscam os melhores restaurantes, arquitetura, parques e museus de Chicago por ano, movimentando a economia da cidade em um número expressivo. Em 2013 foi eleita pela Condé Nast Traveler como uma das dez cidades dos Estados Unidos que devem ser visitadas.

4. Atlanta

A nona região mais populosa dos Estados Unidos marca 5.083 quilômetros de extensão no estado da Geórgia. Desde que foi fundada, em 1837, foi chamada de diversos nomes, como Terminus, Marthasville, e somente em 1845 foi batizada de Atlanta. Tornou-se a capital do estado em 1868, após a reconstrução de sua área destruída na Guerra de Secessão. Sua economia é diversificada, movimentada pela indústria logística, serviços profissionais e negócios, operações de mídia e tecnologia da informação.

5. Filadélfia

iStock

Situada na Pensilvânia, Estados Unidos, a Filadélfia abrange uma área de 4.661 quilômetros. É chamada carinhosamente de “Philly” e “City of Brotherly Love” por seus 1,5 milhão de habitantes, e é a segunda maior cidade da costa atlântica do país, perdendo somente para Nova York. É uma das cidades americanas mais antigas, desempenhando um papel importante ao país desde a época das Treze Colônias.

6. Boston

O título de sexta maior cidade do mundo fica para Boston, com seus 4.497 quilômetros de extensão. É também o município mais populoso de Massachusetts, e a 22ª dos Estados Unidos, batendo a marca de 5,8 milhões de habitantes. Boston é o principal centro cultural da América Anglo-Saxônica, e grande parte dos moradores são imigrantes de diversas partes do mundo, entre holandeses, portugueses e brasileiros.

7. Los Angeles

A cidade mais populosa da Califórnia e a segunda dos Estados Unidos possui 4.320 quilômetros de extensão. É mundialmente conhecida por ser um condado multicultural, e também onde a magia do cinema americano acontece. Foi eleita pela Forbes como a terceira cidade mais poderosa do país, perdendo somente para Nova York e Chicago — e não é à toa, já que Los Angeles se tornou o centro mundial de negócios devido ao seu comércio internacional, entretenimento, cultura, mídia, moda, ciência, tecnologia e educação.

8. Dallas / Fort Worth

O oitavo lugar desta lista é dividido por duas cidades texanas: Dallas e Fort Worth possuem, cada uma, 3.644 quilômetros de extensão. Elas estão separadas por somente 48 quilômetros de distância, mas de ambas, Dallas se destaca por seu maior número de habitantes. Além de dividirem tal título, as cidades se desenvolveram juntas com a construção de grandes linhas ferroviárias, rodoviárias, e por possuírem um dos maiores e mais movimentados aeroportos do mundo, o Aeroporto Internacional de Dallas/Fort Worth.

9. Houston

A atividade portuária e a indústria ferroviária, assim como a descoberta do petróleo em 1901, colaboraram para o crescimento populacional da nona maior cidade do mundo, com seus 3.355 quilômetros. Houston tem a sua economia movimentada pelos setores de energia, manufatura, aeronáutica, transportes e saúde, e o Centro de Controle de Missões da Nasa está situada na cidade, movimentando também o turismo local.

10. Detroit

Berço da produção de automóveis em massa nos Estados Unidos, esta décima maior cidade do mundo, com seus 3.267 quilômetros de extensão, teve os seus anos dourados entre as décadas de 1950 e 1960. Mas com o crescimento da concorrência no setor industrial, má administração pública, corrupção e mudança em massa de um grande número de moradores para o subúrbio, a “Motor City” entrou em um declínio gradativo, decretando falência oficialmente no ano de 2013.

Atualmente, todos os esforços para revitalizar Detroit estão sendo feitos pelo atual governo, mas há ainda muito trabalho a ser feito para que esta cidade em Michigan se livre de uma dívida de quase 20 bilhões de dólares adquiridas ao longo dos anos.

11. Washington

A capital e o distrito federal dos Estados Unidos fica em Columbia, e abrange uma área de 2.996 quilômetros. Abriga as sedes dos três braços do governo dos Estados Unidos: o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, além do Fundo Monetário Internacional, do Banco Mundial, da Organização dos Estados Americanos, entre outras instituições importantes.

12. Miami

A famosa cidade litorânea da Flórida possui 2.891 quilômetros de extensão e possui um número expressivo de moradores imigrantes, formado principalmente por cubanos, porto-riquenhos, brasileiros e mexicanos. O turismo é a principal fonte de renda da cidade desde a década de 1920, recebendo cerca de 12 milhões de visitantes anualmente a procura de suas belíssimas praias, centro de compras, festas e eventos populares.

13. Nagoia

O maior distrito da região de Chubu, no Japão, é também a décima terceira maior cidade do mundo, com seus 2.875 quilômetros de extensão. É considerada também o maior centro econômico do país, e abriga o maior porto da região, responsável por fazer de Nagoia a terceira cidade japonesa mais rica, perdendo para Tóquio e Osaka.

14. Paris

Quem nunca se viu apaixonado por uma simples imagem da Cidade da Luz? Paris e todo o seu encanto possui uma área de 2.723 quilômetros e é a capital do mundo francófono. Seus palácios reais, ricas abadias, museus, parques e linda arquitetura, além de sua importante história, chamam a atenção de cerca de 25 milhões de turistas de todo o mundo.

15. Essen / Düsseldorf

iStock

Essas duas cidades alemãs dividem o posto de décima quinta maior cidade do mundo, com seus 2.642 quilômetros de extensão. Ambas estão localizadas na Renânia do Norte-Vestfália, mas Essen é considerada o oitavo maior município do país e Düsseldorf o nono por desempate populacional. Enquanto Essen já foi um grande centro de extração de carvão e de produção de aço, Düsseldorf é conhecida por ser um grande centro econômico e cultural, fazendo parte da Megalópole renana.

16. Osaka / Kobe / Quioto

Com 2.564 quilômetros de extensão cada uma, Osaka, Kobe e Quioto formam juntas uma aglomeração urbana de 17,4 milhões de habitantes. Osaka é uma das cidades mais antigas do Japão, e ainda mantém intactos alguns desses vestígios histórico. Kobe leva o título de um dos mais importantes centros econômicos do país e possui um dos maiores portos do Japão e do mundo, de onde partiu o primeiro navio com refugiados para o Brasil. Já a antiga capital do Japão na era Imperial, Quioto, é conhecida como a cidade dos Samurais.

17. Seattle

Conhecida como a capital do grunge, Seattle fica no estado de Washington, ocupando uma área de 2.470 quilômetros. É uma das cidades americanas que mais crescem no país, e possui um importante porto marítimo próximo da fronteira com o Canadá, além de uma forte indústria tecnológica aquecendo a economia local.

18. Joanesburgo / East Rand

Com 2.396 quilômetros de extensão cada, Joanesburgo e East Rand são cidades vizinhas na África do Sul. E a ligação entre elas não está somente na proximidade e no título de décima oitava maior cidade do mundo — a história delas se fundem de forma curiosa. Foi por conta da Corrida do Ouro em 1886 em East Rand, quando diversos europeus migraram para a região, que Joanesburgo surgiu. Atualmente, o município caçula tornou-se o principal núcleo urbano, industrial, comercial e cultural do país.

19. Minneapolis / St. Paul

Minnesota possui duas grandes cidades nesta lista, com 2.316 quilômetros de extensão: Minneapolis e Saint Paul (sua capital), sendo que a primeira é a mais populosa, e também a mais popular. Aliás, quem colaborou com a fama da cidade foi de seus nativos ilustres: o cantor Prince.

20. San Juan

Município da Cidade Capital São João Batista, San Juan ocupa uma área de 2.309 quilômetros, e é a mais populosa de Porto Rico. É também o maior centro industrial, financeiro, cultural e turístico da ilha, sendo que grande parte de seus visitantes se concentram em “Condado Beach”, local que abriga numerosos hotéis e resorts luxuosos.

Há alguma cidade desta lista que você já tenha conhecido ou deseja conhecer?