15 filmes coreanos para conhecer melhor esta cultura

Escrito por Bruna Soder
Em 07.05.20

Após o grande sucesso do filme Parasita, de Bong Joon Ho, os filmes sul-coreanos têm sido alvo de interesse tanto por parte da crítica quanto pelos amantes de cinema. Por isso, para ajudar na escolha do próximo título a ser assistido, trouxemos 15 filmes coreanos muito aclamados. Confira todos e escolha o seu favorito!

1. Parasita (2019)

O primeiro da lista é Parasita, ganhador do Oscar de Melhor Filme de 2020. O filme conta a história do encontro das famílias Kim e Park, unidas pelo destino e forçadas a lidarem com seus preconceitos. A trama é superinteligente ao cruzar realidades opostas vivendo em um mesmo lugar. Se você ainda não viu, não perca esta produção incrível!

2. Oldboy (2003)

Oldboy é outro título de peso desta lista. No filme, o personagem DaeSu tem sede de vingança. Por ter sido preso durante quinze anos sem nenhuma explicação, ele não medirá esforços para encontrar quem o sequestrou e descobrir o porquê. Entretanto, isso pode lhe causar outros problemas inimagináveis e lhe custar caro demais.

3. A Criada (2016)

A Criada, obra que tem como diretor Park Chan Wook (o mesmo diretor de Oldboy), acontece na Coreia do Sul na década de 30 durante a ocupação japonesa. A trama, carregada de violência e sensualidade, conta como um plano maligno da criada Sookee contra Hideko acaba tomando rumos diferentes.

4. Memórias de um Assassino (2003)

Outro filme consagrado de Bong Joon Ho, temos Memórias de um Assassino, de 2003. O filme policial é retratado no ano de 1986 em uma pequena província coreana. A trama começa quando casos similares de assassinatos brutais de mulheres sugerem que um serial killer estaria solto. Dois detetives locais, sem nenhuma experiência em casos similares, tentam encontrar pistas do assassino.

5. Casa Vazia (2004)

Casa Vazia é um drama romântico que nos apresenta Taesuk, um jovem com o hábito de entrar na casa de estranhos e viver lá enquanto os donos estão fora. Retribuindo a “hospitalidade”, ele lava roupas e faz pequenos reparos nas casas. Contudo, sua vida muda ao encontrar uma mulher em uma mansão que está pronta para escapar de seu casamento abusivo.

6. Mother – A Busca Pela Verdade (2004)

Em sexto lugar, temos mais um filme dirigido por Bong Joon Ho: Mother. A trama gira em torno do drama de uma mãe, ao saber que o filho foi acusado de assassinar brutalmente uma menina, se vê entre provar a inocência do filho ou deixá-lo preso. A decisão está em suas mãos!

7. O Homem de Lugar Nenhum (2010)

Em sétimo lugar, está O Homem de Lugar Nenhum, filme coreano a atingir a maior bilheteria no país no ano de 2010. Este longa cheio de ação segue a história de um ex-agente que parte em busca de sua vizinha Somi, raptada por traficantes de órgãos.

8. O Rei dos Porcos (2011)

O Rei dos Porcos é uma animação coreana de 2011 que foi indicada a vários prêmios. A animação contém um certo teor de violência por tratar não só de um assunto polêmico como o bullying, mas também por representar a temática com o peso de sua dor e nos colocar, de fato, no lugar do próximo.

9. Invasão Zumbi (2016)

O filme coreano de terror Invasão Zumbi começa com uma viagem aparentemente tranquila de um pai e sua filha em um trem-bala indo de Seul à Busan. Entretanto, durante a viagem, um apocalipse zumbi começa e o pai se vê então no desespero de tentar salvar a si e sua família diante do cenário caótico.

10. Em Chamas (2018)

Em Chamas, filme de 2018, envolve drama e mistério em sua trama. A história segue JongSu que, ao esbarrar em uma conhecida do bairro, aceita a missão de cuidar de seu gato enquanto ela viaja à África. Ao voltar, ela apresenta Ben, um cara misterioso que conheceu por lá e possui um hobby um tanto incomum.

11. Swing Kids (2018)

Neste drama musical que se passa durante a Guerra da Coreia, podemos sentir a leveza que a dança pode trazer às nossas vidas. Liderados por um ex-dançarino da Broadway e um combatente norte-coreano, os soldados de um campo de prisioneiros de guerra criam um programa para distrair a si mesmos e aos prisioneiros das dificuldades dos combates.

12. Rastros de um Sequestro (2017)

Rastros de um Sequestro é um dos filmes coreanos da Netflix que conta uma história de suspense e mistério. Após seu irmão sequestrado retornar sem qualquer lembrança dos últimos dezenove dias, JinSeok tenta descobrir a verdade por detrás do que teria acontecido.

13. 71: A Prova de Fogo (2010)

71: A Prova de Fogo é um filme dramático de 2010 que conta a história de setenta e um “soldados” estudantes que foram alocados para proteger os perímetros de uma escola nos primeiros dias de luta na Guerra da Coreia. O filme conta com a participação do idol T.O.P, do grupo Big Bang, em uma atuação de encher os olhos de lágrimas.

14. Pure Love (2016)

Pure Love é um filme coreano de romance com a participação de D.O., do grupo EXO. Durante uma transmissão ao vivo, um DJ de rádio recebe uma carta que compartilha histórias de um grupo de amigos de uma vila de pescadores há 23 anos. O filme transita entre presente e passado relembrando as histórias e mostrando um amor verdadeiro entre os jovens.

15. Steel Rain (2017)

Steel Rain, de 2017, também é um filme que pode ser encontrado na Netflix e está na lista de filmes coreanos de ação. A trama conta sobre um agente norte-coreano que foge para o sul com o líder do país ferido na tentativa de mantê-lo vivo e, ao mesmo tempo, impedir uma guerra.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre algumas obras coreanas, que tal escolher uma e assisti-la hoje mesmo? Além destes títulos, dê uma olhada também nestes outros filmes de aventura e tenha um bom divertimento!