Categories: Entretenimento

30 praias mais bonitas do Brasil para incluir no seu roteiro de viagem

Se você é daquelas pessoas que adora o calor e não vê a hora de chegar as férias de verão para planejar a sua viagem, então você vai gostar dessa lista com as 30 praias mais bonitas do Brasil. Com certeza nenhum desses destinos deixará a desejar no cenário paradisíaco para o seu descanso merecido. Sendo assim conheça esses lugares e não esqueça de anotar os seus preferidos para incluir no seu roteiro!

1. Baía dos Porcos, Fernando de Noronha (PE)

A Baía dos Porcos é o cartão-postal do arquipélago Fernando de Noronha, localizada no estado de Pernambuco. A praia, que apresenta a famosa paisagem do Morro Dois Irmãos, tem um visual único que ostenta piscinas naturais com águas cristalinas, nas quais pode-se praticar o mergulho. Mesmo com apenas 100 metros de extensão, essa praia já foi eleita a mais bonita do Brasil.

2. Praia do Farol, Arraial do Cabo (RJ)

A praia da Ilha do Farol, é tão bonita que já foi considerada pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) como uma das mais belas do país, pela transparência do mar e pela areia branca e fofa que formam uma paisagem indescritível. A água é fria, mas com certeza vale a pena fazer um mergulho e admirar os encantos do fundo do mar. A praia é uma área de proteção marinha e tem acesso de barco, mas é limitado por apenas 250 pessoas a cada 45 minutos. Essa praia é um cenário espetacular e único da natureza.

3. Praia do Leão, Fernando de Noronha (PE)

A praia do Leão, assim tem esse nome, devido à ilha bem à sua frente que possui as rochas no formato do bicho leão-marinho. Essa praia é conhecida por ser a principal da região pela desova de tartarugas marinhas, podendo te fazer viver um momento indescritível ao observar a caminhada desses bichinhos ao mar, sob supervisão do Projeto Tamar, essencialmente no período de janeiro a junho.

4. Praia do Espelho, Trancoso (BA)

Rodeada por falésias e localizada no sul da Bahia, a praia do Espelho, como o próprio nome sugere, tem as águas azuis e esverdeadas, principalmente nos dias de sol. Na baixa estação é uma praia para quem procura sossego, mas também conta com restaurantes pé na areia e pousadas nas redondezas, porém com preços pouco atrativos. Na maré baixa, formam-se piscinas naturais sendo possível ver o reflexo do céu e das falésias na água, fazendo jus ao nome da praia. Uma paisagem deslumbrante para adicionar ao seu roteiro.

5. Praia dos Carneiros, Tamandaré (PE)

Com certeza você já viu uma foto de uma praia com uma igreja charmosa no meio dela. Sim, essa é a praia dos Carneiros, localizada no município de Tamandaré, em Pernambuco. A famosa capela que aparece nas fotos é a Igreja de São Benedito que foi construída no final do século XVIII em frente ao mar e tornou-se atração dos turistas. Mas a beleza do lugar vai além disso, claro, com 6km de extensão de praia, o mar verde, os coqueiros altos e a areia branca compõem um espetáculo da natureza.

6. Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)

Com o mar azul piscina, a areia branca fofa e o visual para o Morro Dois Irmãos, essa é uma das praias que não podem ficar de fora do seu roteiro quando visitar Fernando de Noronha. Cacimba do Padre é ótima para os surfistas, campeonatos de surf são sediados no local, além de ter uma paisagem deslumbrante e ser muito boa para a prática de mergulho.

7. Praia de Moreré, Ilha de Boipeba (BA)

A apenas algumas horas da capital Salvador, Moreré é uma vila que faz parte da Ilha de Boipeba. Sua praia é um lugar relaxante, ideal para quem procura acalmar o ritmo acelerado da cidade, mesmo em alta temporada. Como é uma região mais isolada, o percurso para acesso ao local é feito parte via terrestre e parte via aquática. O diferencial dessa localidade é que pela manhã é possível caminhar metros na areia entre os mangues com água nos joelhos e chegar às piscinas naturais.

8. Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande (RJ)

Com cerca de 3km de areia branca, Lopes Mendes é a praia mais famosa de Ilha Grande em Angra dos Reis. O mar desta praia possui pouca profundidade e também uma transparência admirável, além disso, é um mar com ondas agitadas tornando a região uma ótima opção para praticar o surf. É uma área de proteção ambiental e só é possível ter acesso à praia por meio de uma longa caminhada em uma trilha ou por um passeio de barco. A praia é deserta e não oferece lugares para comer, portanto não esqueça de levar sua comida quando for visitar.

9. Taipu de Fora, Maraú (BA)

Localizada no município de Maraú, na Bahia, Taipu de Fora entra na lista das mais belas praias do Brasil, principalmente por suas piscinas naturais, de água morna, que acontecem na maré baixa (fenômeno que ocorre duas vezes ao mês). Ideal para a prática do mergulho livre para os turistas nas suas águas transparentes. Com pousadas, restaurantes e bares ao redor, é um ótimo lugar para passar as férias de família.

10. Praia da Lagoinha do Leste, Florianópolis (SC)

Para conhecer a praia da Lagoinha não é tão simples, é preciso desbravar longas trilhas e passar por trechos difíceis e íngremes, porém a vista do alto é tão encantadora quanto a dificuldade para alcançá-la. A areia branca e um pequeno morro com vegetação separa o mar forte de uma pequena lagoa, por isso o nome Lagoinha do Leste. Mesmo com ondas agitadas, esta é uma praia sossegada e preservada com apenas vegetação ao seu redor. Em cima do morro há uma formação rochosa em que a vista é única e proporciona fotografias incríveis.

11. Praia do Bonete, Ilhabela (SP)

No sul da Ilha, a praia do Bonete é lar para cerca de 100 famílias de caiçaras que vivem da pesca e do artesanato. Com areia branca e mar agitado a praia atrai turistas que gostam do surf. Os 600 metros de sua orla é rodeada por árvores, possibilitando fazer trilhas, conhecendo cachoeiras disponíveis ao ecoturismo. Ou seja, a praia atrai tanto os aventureiros que procuram atividades praticadas na natureza como aqueles que curtem relaxar na beira do mar.

12. Praia do Forno, Arraial do Cabo (RJ)

A praia do Forno é uma das mais belas do município de Arraial do Cabo e tem seu acesso por barcos ou por uma trilha íngreme, mas com uma vista estonteante do topo. O indicado é ir em baixa temporada, se possível, pois a praia costuma ficar cheia em alta temporada. A beleza da cor da água é deslumbrante e um banho de mar é para revigorar o corpo. Vale a pena conhecer esse paraíso.

13. Baía do Sancho, Fernando de Noronha (PE)

A Baía do Sancho é uma praia isolada e permite a parada de embarcações para o banho no mar. Recoberta por vegetação e com areia branca, a praia é uma das poucas da ilha em que se encontram corais, por isso praticar o mergulho livre nessa água é uma experiência sensacional. Em período de chuva (fevereiro a junho) formam-se duas cachoeiras nos morros. Esta praia está entre as mais lindas do mundo, ou seja, imperdível de conhecer, não é mesmo?

14. Praia do Patacho, São Miguel dos Milagres (AL)

De fácil acesso, a praia do Patacho é pouco explorada e ideal para quem busca tranquilidade. O mar é calmo e quando a maré fica baixa formam-se piscinas naturais com metros de areia proporcionando uma paisagem deslumbrante, perfeita para uma caminhada ao pôr-do-sol.

15. Baía dos Golfinhos, Tibau do Sul (RN)

A cerca de 85km da capital Natal, a praia mais conhecida como Baía dos Golfinhos é ideal para o banho de mar e, quem sabe, ter um encontro com esses mamíferos que costumam aparecer no local. A praia é protegida por falésias que criam um lindo visual. Praia ideal para uma caminhada pela orla e prática de surf ou caiaque, ou apenas natação livre na água quente e limpa. Para chegar a essa praia é preciso é caminhar pela Praia do Centro ou Praia do Madeiro, mas para isso é necessário que a maré esteja baixa.

16. Praia de Grumari, Rio de Janeiro (RJ)

A Praia de Grumari, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, é uma ótima praia para os surfistas realizarem o esporte, pois o mar é agitado e tem ondas fortes. Com vegetação de restinga e morros ao seu redor, a praia é uma área de preservação ambiental e tem um lindo visual para descansar ao ar livre, sendo acessível por trilha ou pelo mar.

17. Prainhas do Pontal do Atalaia, Arraial do Cabo (RJ)

As “prainhas” do Pontal do Atalaia assim se denominam pois são duas praias separadas por rochas, porém quando a maré está alta a praia se torna uma só. O mar, que tem águas transparentes, é calmo e perfeito para banho e a prática do mergulho. Para chegar à areia caminhando é preciso descer uma escadaria de 255 degraus que parte do morro do Atalaia. Também há a possibilidade de ir no passeio com o barco que estaciona para um banho e uma caminhada na praia. A combinação da areia branca e fofa com a água azul piscina torna a paisagem fascinante, com certeza, um paraíso.

18. Praia do Arpoador, Rio de Janeiro (RJ)

Localizada no bairro de Ipanema, a praia do Arpoador é conhecida como a praia dos surfistas por causa de suas ondas grandes e agitadas. Mesmo sendo uma praia pequena, é uma das mais famosas do Rio de Janeiro. A praia também é conhecida pela paisagem incrível ao pôr do sol, hora em que muitos turistas aproveitam para descansar e admirar a beleza desse cenário.

19. Praia de Itacoatiara, Niterói (RJ)

Com as águas cristalinas e um mar bem agitado, a praia de Itacoatiara é ótima para quem adora praticar o surf, alguns campeonatos do esporte são sediados nela. Essa é uma praia adorada pelos jovens e cercada por morros com vegetação da Mata Atlântica, o que é ótimo para a prática de escaladas e trilhas. Aventura é o que não falta para essa praia que é agitada por famílias e visitantes aos finais de semana, por isso se programe e chegue cedo para conseguir um ótimo lugar.

20. Praia da Conceição, Fernando de Noronha (PE)

A praia da Conceição é mais uma beleza que Fernando de Noronha oferece aos visitantes. Por ser uma praia extensa, ela oferece tranquilidade para descanso com a possibilidade de alugar guarda-sóis ou cadeiras. O mar tem uma cor esverdeada que casa com a areia branca e fofa formando um lindo visual, principalmente ao pôr do sol, horário que as pessoas costumam visitar bastante a praia para admirar a maravilhosa paisagem.

21. Praia do Madeiro, Pipa (RN)

A praia do Madeiro é ótima para a prática de esportes como surf, stand-up, caiaque, frescobol… ali mesmo encontra-se uma escola de surf para quem gosta de aventuras. Um atrativo que chama atenção dos turistas é o fato de que golfinhos podem ser avistados às vezes, especialmente pelo começo da manhã. Essa é uma praia que recebe bastante turistas estrangeiros e para chegar ao local é preciso descer uma longa escadaria. Próximo ao acesso à praia há o Santuário Ecológico de Pipa que também é uma boa pedida de passeio.

22. Praia de Jericoacoara, (CE)

Localizada em uma pequena vila no noroeste no Ceará, a praia de Jericoacoara tem ótimos motivos para ser um destino muito procurado pelos turistas. Você pode assistir à um belíssimo pôr do sol na famosa duna de 30 metros, nadar no mar raso e calmo ou relaxar nas espreguiçadeiras. Por causa do vento forte e constante, Jericoacoara é um local muito procurado para a prática de windsurf. Se você quer se acalmar e se conectar com a natureza, essa praia não irá te decepcionar.

23. Praia de Ponta Negra, Natal (RN)

O cartão-postal de Natal, no Rio Grande do Norte, a praia de Ponta Negra tem como marca registrada o Morro do Careca, que é uma duna de aproximadamente 110 metros cercada pelos dois lado de vegetação – passando a impressão de uma pessoa calva (como visto na imagem). A praia é agitada, banhistas, surfistas, turistas entre outras pessoas frequentam o local e lotam as barracas. É uma boa opção para quem procura diversão, boa comida, descanso e, ao mesmo tempo, uma cidade cheia de vida noturna.

24. Praia do Forte, Cabo Frio (RJ)

A praia do Forte é localizada no centro da cidade de Cabo Frio, e tem aproximadamente 7 km de extensão. A praia é bem movimentada na alta temporada, ou seja, o verão do fim e do começo de ano. Apesar da água do mar ser bem gelada, a cor, um azul piscina transparente, é de se admirar. Além do surf, competições de vela são frequentes nessa praia que é elogiada pelos velejadores. O forte São Mateus fica do lado esquerdo, por isso o nome da praia. A cor azul clara combinada com a areia branca configura um cenário paradisíaco fazendo com que a praia entre nessa lista das mais belas do Brasil.

25. Porto de Galinhas, (PE)

A praia Porto de Galinhas situa-se no município de Ipojuca, em Pernambuco. A região é famosa por suas piscinas naturais de águas claras e mornas que formam-se em maré baixa, ao redor de corais, deixando o lugar ideal para o mergulho. Não é a toa que no verão o destino fica lotado por visitantes, tornando o preço para conhecê-lo não muito agradável. Porém, nada faz com que a beleza do local se perca, por isso a praia é tão conhecida e procurada.

26. Galés de Maragogi, Maceió (AL)

Os Galés de Maragogi são as piscinas naturais formadas por recifes de corais, quando a maré está baixa. Há, especificamente, três tipos: as galés “principais” que ficam na frente do resort Salinas Maragogi; as piscinas de Taocas que ficam na praia de Maragogi; e a que se localiza na frente da praia de Barra Grande. Nesse período as águas são cristalinas e cheias de animais marinhos, o que torna tudo ainda mais lindo. São feitos passeios de barco para conferir esse espetáculo imperdível.

27. Prainha, (RJ)

A Prainha, como referência ao próprio nome, é uma praia com apenas 150 metros de extensão, localizada entre o Recreio dos Bandeirantes e o bairro de Grumari, na zona oeste do Rio de Janeiro. A praia é quase escondida pelas montanhas que a cercam, o que a torna um ótimo refúgio para descanso.

Além da calmaria, o mar chama atenção dos surfistas com suas ondas altas e agitadas, tornando-a também muito boa para a prática do surf e por isso já sediou campeonatos até internacionais do esporte. De fácil acesso por caminhada, carro ou ônibus, a Prainha é mesmo aquela beleza escondida, refúgio dos amantes da natureza e da aventura que vivem na correria da cidade.

28. Praia do Rosa, Imbituba (SC)

Localizada no sul de Santa Catarina, na pequena cidade de Imbituba, há 80 km da capital Florianópolis, a praia do Rosa tem apenas 2km de extensão e ficou famosa por sediar campeonatos de surf. A praia tem uma areia branca e um mar azul que a torna uma das mais encantadoras do litoral catarinense. Para quem gosta também do agito da cidade, é indicado ir no verão do fim do ano, pois a alta temporada atrai turistas, principalmente jovens. Porém, é de julho a novembro, que a praia recebe visita de baleias sendo possível apreciá-las de cima dos morros.

29. Praia do Gunga, Maceió (AL)

No litoral sul de Alagoas, a praia do Gunga se destaca por ter uma vasta extensão de areia contornando a Lagoa do Roteiro, que compõe o cenário maravilhoso da praia junto com a sequência de coqueiros, o mar extenso e aberto e as grandes falésias. Com todos esses ambientes em um só lugar, o que não falta são motivos para conhecer essa praia. Além de todos esses aspectos, o mar oferece piscinas naturais ótimas para o banho e a praia contém estruturas como bares e restaurantes para você descansar sem preocupação.

30. Praia de Pipa, (RN)

A 80 km de Natal, a Praia de Pipa é uma das mais famosas do Rio Grande do Norte, o mar extenso e as falésias em conjunto com o verde da vegetação que contorna a areia branca da praia deixa o local encantador. É uma ótima praia para quem busca agito, pois a programação das festas não deixa a desejar, ainda mais na época fo fim de ano, em que se torna uma das praias mais procuradas pelos turistas.

Que o Brasil é um país cheio de belezas naturais e paisagens incríveis, não tem como negar, não é mesmo? Com certeza você não ficará desapontado em conhecer alguma dessas praias. Então pode incluir as suas preferidas no seu roteiro de viagem sem medo de se arrepender!