25 músicas clássicas que vão lhe abrir as portas para o estilo erudito

Escrito por Mariana Bianchini

O que se pode dizer sobre músicas clássicas? Algumas pessoas são indiferentes a elas, outras as consideram entediante, mas existe muita gente que é apaixonado pelo estilo erudito e sente uma tranquilidade absurda ao escutá-las.

A lista abaixo apresenta algumas das músicas clássicas mais conhecidas do mundo, então, se você faz parte do terceiro grupo, provavelmente já ouviu a maioria dos títulos. Entretanto, se você é leigo no assunto e quer conhecer o essencial, essa seleção pode ser perfeita!

Músicas clássicas: Beethoven

iStock

Ludwig van Beethoven foi um compositor alemão durante o Classicismo e o Romantismo. Ele é um dos músicos mais conhecidos e elogiados no mundo inteiro e é considerado um dos pilares da música ocidental. Ele faleceu em 1827, aos 56 anos de idade, deixando uma obra impressionante como legado. Aqui, você pode conhecer cinco de suas principais composições.

  1. A Sonata do Luar (Ludwig van Beethoven)
  2. Para Elisa (Ludwig van Beethoven)
  3. Quinteto Para Piano (Ludwig van Beethoven)
  4. Sinfonia n.° 9 (Ludwig van Beethoven)
  5. Sinfonia n.° 7 (Ludwig van Beethoven)
  6. Músicas clássicas: piano

    iStock

    Quando pensamos em música clássica, um dos instrumentos que, inevitavelmente, nos vem à cabeça é o piano. Ele é instrumento musical de cordas percussivas e, geralmente, possui 88 notas musicais. Confira agora mesmo uma seleção de composições clássicas famosas tocadas no piano!

  7. Clair de Lune (Claude Debussy)
  8. Marche Funèbre (Frédéric Chopin)
  9. Arabesque (Robert Schumann)
  10. Rondó Alla Turca (Wolfgang Amadeus Mozart)
  11. Rapsódia Húngara n.º 2 (Franz Liszt)
  12. Músicas clássicas: violino

    iStock

    Classificado como instrumento de cordas friccionadas, o violino foi inventado por Gasparo de Salò, um italiano que viveu entre os anos de 1540 e 1609. O violino possui quatro cordas e é o instrumento mais agudo de sua família. Conheça algumas músicas clássicas que foram compostas para ele:

  13. Concerto para Violino (Piotr Ilitch Tchaikovsky)
  14. Partita para Violin No. 2 (Johann Sebastian Bach)
  15. Sonata em Violino No. 3 (Johannes Brahms)
  16. Concerto em Violino (Felix Mendelssohn)
  17. Romance para Violino e Orquestra (Ludwig van Beethoven)
  18. Músicas clássicas para relaxar

    iStock

    Você sabia que as músicas clássicas podem ajudar quem tem dificuldade para dormir ou ainda quem sofre de crises de ansiedade? Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, descobriram que esse tipo de música ajuda a combater insônia, enquanto um outro estudo provou que os níveis de estresse e depressão de mulheres grávidas são reduzidos ao ouvir 30 minutos de música clássica!

  19. Adagio (Orquestra Filarmônica de Londres)
  20. Tristesse (Frédéric Chopin)
  21. Sinfonia No. 3 (Johannes Brahms)
  22. Suíte Para Orquestra No. 3 (Johann Sebastian Bach)
  23. Valsa das Flores (Pyotr Ilitch Tchaikovsky)
  24. Músicas clássicas brasileiras

    iStock

    A música erudita brasileira teve início ainda na colonização portuguesa, quando vários compositores nacionais foram fortemente influenciados pela cultura europeia. Como praticamente toda expressão cultural que chega ao nosso país, esse estilo musical incorporou elementos e instrumentos genuinamente brasileiros e se tornou uma grande mistura de expressões. Abaixo, veja algumas das músicas clássicas brasileiras mais famosas abaixo:

  25. Bachianas Brasileiras (Heitor Villa-Lobos)
  26. Corta-Jaca (Chiquinha Gonzaga)
  27. Odeon (Pixinguinha)
  28. Apanhei-te, Cavaquinho (Ernesto Nazareth)
  29. Mourão (César Guerra-Peixe)

Se você quer ter essas músicas no seu celular de maneira simples e rápida, confira 15 aplicativos para baixar músicas que vão facilitar a sua vida!