Menores países do mundo: 18 nações pequeninas para você conhecer

Escrito por Laura Cecilio

Você sabia que a Cidade do Vaticano é um país? Que Liechtenstein, apesar de ser um país minúsculo, é um dos mais ricos do mundo? Essas e outras curiosidades sobre os menores países do mundo você pode conferir nesta matéria e ainda te damos inúmeros motivos para conhecer cada um desses países.

1. Cidade do Vaticano

iStock

Ao contrário do que muitos pensam, a Cidade do Vaticano é considerada um Estado independente, apesar de ter uma enclave direta de entrada por Roma, capital da Itália. A capital do Vaticano, que é a sua única cidade, tem 0,44 km² de extensão territorial, é povoada por 800 pessoas e sua língua mais falada é italiano. É regida pela monarquia do papa e pode emitir documentos, como passaporte e certidão de nascimento.

2. Mônaco

Pexels

É uma cidade-estado situada no sul da França, perto de Nice. Tem 38,5 mil habitantes, com 2km² de extensão territorial e o idioma oficial é francês. O tipo de regime político é de monarquia constitucional, que dialoga com o monarca e outros poderes distribuídos.

3. Nauru

iStock

Esse país com pouco mais de 200 anos fica na Oceania e, antes de ter declarado independência, há pouco mais de 50 anos, era uma designação da Austrália ocupada pelo Japão. Tem 21 km² de extensão territorial, 10 mil habitantes que falam nauruano e está ameaçada, junto a tantos outros países insulares, pelo aquecimento global. O nível do do mar no seu litoral subiu 20 cm desde o início do século XXI e tem previsão de subir até 2 metros em poucos anos.

4. Tuvalu

Pexels

Tuvalu, que significa “grupo de oito”, é composta por 8 ilhas da Polinésia. Infelizmente, seus 30 km² de território com pouco mais de 10 mil habitantes também está ameaçado de extinção ainda neste século, não apenas pelo aquecimento global, mas também por conta da seca que assola sua região. Suas oito ilhas são divididas por territórios de corais e regidas por uma monarquia constitucional cujas eleições são divulgadas entre as famílias cidadãs.

5. San Marino

Visualhunt

Poucas pessoas sabem, mas San Marino é o país mais antigo do mundo fundado 300 anos d.C. e, por isso, foi declarado patrimônio da humanidade pela UNESCO. Por estar situado dentro da Itália, o idioma mais falado é italiano, com pouco mais de 30 mil habitantes em 60 km² de território.

6. Liechtenstein

Visualhunt

Entre os alpes da Áustria e da Suíça, está o principado de Liechtenstein, um dos países mais ricos do mundo. Onde se fala majoritariamente alemão, o país tem 160 km² de território com 38 mil habitantes e, assim como Mônaco, seu regime político é de monarquia constitucional.

7. Ilhas Marshall

iStock

Formado por mais de mil ilhas do oceano Pacífico, as Ilhas Marshal formam um país da Oceania com 180 km² de território e 53 mil habitantes que falam, em sua maioria, marshalês.

8. São Cristóvão e Nevis

iStock

É o menor estado soberano da América, de 260 km², com 54 mil pessoas cujo idioma mais falado é o inglês. É um país localizado nas Caraíbas e já foi colônia dos ingleses e dos franceses.

9. Maldivas

Visualhunt

Com mais de 1000 ilhas, o país insular está no Oceano Índico, com mais de 300 km² e mais de 417 mil habitantes. É um dos mais procurados destinos para lua-de-mel pela sua beleza das praias asiáticas. O idioma mais falado é o divehi, língua local oriunda do árabe.

10. Malta

iStock

Se o destino anterior é o dos casais, este é o dos estudantes brasileiros. As Ilhas Malta são famosas pela boa combinação de custo e estilo de vida europeu. É formada por 8 cidades, com um total de 320 km² de extensão territorial e 431 mil habitantes. O idioma mais falado é o maltês, mas por ter uma grande rotatividade de intercambistas, o inglês é bastante predominante também.

11. Granada

iStock

Conhecida por ser a “Ilha das Especiarias”, Granada é um país caribenho formado por ilhas do mesmo nome e por Ilhas Granadinas. Tem 344 km² de território, com 108 mil habitantes e inglês crioulo como idioma predominante. O país tem pouco mais de 40 anos de independência, já que, no século XV, foi colonizado por ingleses.

12. São Vicente e Granadinas

iStock

Vizinha de Granada, a República de São Vicente e Granadinas tem 389 km² de território e 109 mil habitantes. Conhecida por ser a “Ilha dos Veleiros”, a república fala predominantemente inglês, tem pouco mais de 30 anos de idade e tem governo parlamentarista. Terremotos acabam por ser ocasionais no país, mas, apesar disso, é famoso por ter paisagens lindas e se sustenta pelo turismo.

13. Barbados

iStock

Barbados, colônia inglesa, tem 430 km² com 286 mil habitantes e é grande alvo de turistas, facilitado pelo seu idioma inglês. Suas praias lindas não são tudo, a vida noturna dos bairros interiores também é bastante ativa e é conhecida por ter a mais antiga destilaria de rum do mundo, a Mount Gay.

14. Antigua e Barbuda

Visualhunt

O país situado no caribe tem 442 km², com 100 mil habitantes e idioma predominantemente inglês chama a atenção dos turistas pelos festivais que propõe ao longo do ano, entre eles, o carnaval caribenho, que chega a durar 10 dias.

15. Seychelles

iStock


O país com 115 ilhas espalhadas pelo oceano índico está situada a nordeste de Madagascar, tem 455 km² de extensão territorial com pouco mais de 90 mil habitantes. Lá, eles falam seychellense, inglês e francês. Você pode surfar de maio a setembro, experimentar a gastronomia do país que explora além dos frutos do mar e desfrutar da estadia em ilhas praticamente desertas – já que maior parte da população está em Mahe, ilha capital.

16. Palau

iStock

Com apenas 20 mil habitantes e uma extensão de 459 km², o Palau reserva ao turista mais de 250 ilhas paradisíacas. Entre as mais buscadas, as Rock Islands são ilhas de rochas calcárias com uma vegetação densa, cujo conjunto forma uma paisagem muito bonita.

17. Andorra

iStock

Entre o Nordeste da Espanha e Sudoeste da França, esse país tem 468 km² e 80 mil habitantes. O idioma mais predominante é o espanhol de Catalão, mas também fala-se inglês e francês. Lá, você pode esquiar em uma área de mais de 300 km, tomar de um dos melhores vinhos da Europa e conhecer o centro histórico cujo 10% do terreno é patrimônio da humanidade!

18. Santa Lúcia

iStock

Santa Lúcia, situado no caribe, é um país com pouco mais de 600 km² de extensão, com 178 mil habitantes que fala crioulo de Santa Lúcia e inglês. É um lugar principalmente destinado para casais, mergulhadores e amantes do mar. O país tem um vulcão inativo que, por causa do clima ainda quente no solo, proporciona lama que tem minerais e gases naturais saudáveis para a pele e o metabolismo.

Você conhecia todos esses países? Se gostou, comente aqui qual seria seu primeiro destino entre estes. Aproveite o embalo para conhecer os maiores países do mundo também!