10 melhores filmes de terror para quem adora o estilo

Escrito por Jonara Cordova

Quais são os melhores filmes de terror para você? Normalmente, quando pensamos no gênero, logo lembramos daquelas produções que nos deixaram morrendo de medo por dias! Claro que essa vibe aterrorizante é um ponto importante para definir os melhores filmes de terror. Mas ela é subjetiva, porque uma produção que te fez ter pesadelos, pode ser bem mais ou menos para outra pessoa, por exemplo.

Então, resolvemos bolar uma lista com os 10 melhores filmes de terror, nos baseando em fatores além do medo que eles provocam. Pensamos em fotografia, referências, interpretações, temática, trilha sonora, inovação… Então, se você é fã do gênero, continue lendo e se ligue nessas dicas!

1. It: A Coisa (2017)

It: A Coisa é sobre uma galerinha nada popular no colégio, que vive sofrendo bullying dos valentões. Típico, né? Então, quando algumas crianças começam a desaparecer na cidadezinha de Derry, eles se unem para enfrentar a criatura com forma de palhaço que anda aterrorizando os jovens.

Diferente do livro, o filme foi adaptado para os anos 80. Essa década é a queridinha do momento, vide o sucesso de Stranger Things. Além das referências oitentistas, é importante falar que It retrata problemas como pedofilia, racismo e gordofobia. Então, o terror vai além do palhaço, ele está presente em questões bastante reais e pesadas.

2. O Iluminado (1980)

Esse é um clássico entre os melhores filmes de terror, dirigido por Kubrick, com a atuação de Jack Nicholson e baseado em uma obra de Stephen King. Esses fatos já são motivo suficiente para assistir. Mas vamos dar uma palhinha sobre a história, para você se convencer de vez.

Basicamente, a família Torrance fica sozinha por meses em um hotel isolado de tudo, onde o marido (Jack) será zelador. O filho do casal (Danny) tem dons sobrenaturais e consegue saber de coisas que ainda não aconteceram. Com o isolamento, vai perdendo o controle e se tornando agressivo. Até o final do filme, você estará sem fôlego!

3. O Chamado (2002)

Pessoas assistem, por acaso, um vídeo com imagens surrealistas e perturbadoras e, após sete dias, elas morrem. Essa é a ideia de O Chamado, um filme que trata o sobrenatural no contexto urbano e atual.

A contagem dos dias torna tudo mais agoniante, pois traz a urgência na resolução da história. Mas sem dúvidas, o ponto mais aterrorizante da história é Samara Morghan, a menina responsável pelas mortes, que morreu presa em um poço e sai de dentro da televisão para matar suas vítimas.

4. A Bruxa de Blair (1999)

Um marco nos melhores filmes de terror, A Bruxa de Blair foi uma das produções mais baratas e rentáveis da história. Esse filme foi lançado como uma história real, gravado por três estudantes de cinema que desapareceram na floresta, ao tentar fazer um documentário sobre a Bruxa de Blair.

Nada disso era real, mas a gravação em primeira pessoa, feita pelos próprios personagens, passava uma veracidade assustadora. Além disso, os próprios atores não sabiam de tudo que estava acontecendo, porque não existia um roteiro nem falas definidas, então, vários sustos que eles tomaram foram reais.

5. Invocação do Mal (2013)

Uma família se muda para uma casa, onde começam a acontecer coisas sobrenaturais. Quadros caem da parede, portas se fecham, sons de respiração são escutados, entre outras coisas que nos deixam morrendo de medo. Então, a família procura um casal de investigadores paranormais, que descobrem que realmente tem algo maligno na casa.

O filme é baseado em fatos reais, que aconteceram com a família Perron na cidade de Harrisville, em Rhode Island. A dupla de médiuns também é verdadeira e, no final, aparecem fotografias da história que aconteceu em 1970. Tenso, né?

6. Annabelle 2 (2017)

Uma boneca que aparece rapidamente em Invocação do Mal acaba gerando o spin-off Annabelle, em 2015. O filme se passa nos anos 70 e é sobre um casal que espera o primeiro filho, quando coisas sobrenaturais envolvendo Annabelle passam a acontecer, e o bebê corre risco de vida.

Mas o nosso foco é na sequência, que foi lançada em 2017. Annabelle 2, se passa antes do primeiro filme e mostra como a boneca de tornou amaldiçoada. O princípio de tudo acontece em um orfanato. Não vamos falar muito mais pra não dar spoilers, mas garantimos que o segundo é bem melhor do que o primeiro!

7. Os Outros (2001)

Essa história se passa durante a Segunda Guerra Mundial, quando uma mãe e seus filhos vivem em uma casa e aguardam pelo pai da família, que está batalhando na guerra. Então, várias coisas estranhas começam a acontecer, empregados novos surgem e uma suposta presença sobrenatural se manifesta.

O interessante desse filme é que parece ser mais uma história sobre uma casa mal assombrada, mas ele surpreende muito, conforme vai se encaminhando pro final. Então, se você gosta de histórias de terror que fogem do padrão e são criativas, vale muito a pena assistir!

8. A Orfã (2009)

Por falar em histórias que surpreendem, A Orfã é mais uma dessas. Um casal que recentemente perdeu um bebê, resolve adotar uma menina, mesmo já tendo outros dois filhos.

No início, a menina parece um doce, mas aos poucos, ela vai falando coisas pesadas e tendo atitudes bastante malignas. Você vai passar o filme se perguntando como uma criança é capaz de fazer e falar aquelas coisas. E pode apostar em um final bastante chocante!

9. 1408 (2007)

Mais um dos melhores filmes de terror baseados em uma história de Stephen King, 1408 é sobre um escritor que decide escrever sobre eventos sobrenaturais. Ele resolve passar uma noite em um hotel, no quarto 1408, onde já ocorreram 56 mortes e dizem que existe uma força maligna.

A história nos envolve de uma forma que chegamos a confundir o que é ilusão do escritor e o que é real. Você vai passar nervoso com esse terror psicológico, que deixa até os mais céticos, confusos.

10. Corra! (2017)

Esse é um dos mais originais, angustiantes e melhores filmes de terror que você verá. “Corra!” é sobre um homem negro que namora uma mulher branca e vai conhecer a família dela, passando um final de semana na casa deles, em outra cidade.

Se você gosta de Black Mirror, verá que existem semelhanças com alguns episódios. Mas a história vai muito além, porque tem diversas críticas sociais incríveis, bastante explícitas. Outro ponto interessante é que, apesar de ser um terror bastante pesado, tem ótimos toques de humor.

Agora é só preparar a pipoca e escolher qual você vai assistir primeiro!